Alemanha volta a dar subsídio para compra de carros elétricos

25 Comentários

A Alemanha vai reintroduzir, a partir de 1 de janeiro de 2026, um programa de subsídio (“Umweltbonus”) para a compra de carros elétricos, com condições mais rígidas que no passado.


Depois de um período de incerteza e da suspensão dos apoios à compra de veículos elétricos, a Alemanha prepara-se para relançar o seu programa de incentivos em 2026.

O novo pacote de medidas, mais direcionado e sustentável, pretende acelerar novamente a transição energética no setor automóvel, apoiando famílias de rendimentos médios e baixos, bem como empresas que apostem na mobilidade elétrica.

Com subsídios diretos à compra, benefícios fiscais e isenções prolongadas, Berlim quer manter o país na linha da frente da eletrificação europeia e garantir que os veículos elétricos se tornam uma opção acessível para todos.

Programa para compra de carros elétricos “oferece” 4.000 euros por veículo

  • O subsídio será de até 4.000 euros por veículo novo totalmente elétrico.
  • O preço líquido de catálogo (“Netto-Listenpreis”) do veículo deve ser inferior a 45.000 euros para se qualificar.
  • Haverá um limite de rendimento bruto mensal para quem requerer o subsídio, para beneficiar principalmente famílias de renda baixa ou média. Um valor frequentemente mencionado é cerca de 3.800 euros brutos por mês.
  • Carros usados elétricos também serão incluídos pela primeira vez no programa de subsídios.
  • Híbridos plug-in (plug-in hybrids) não serão elegíveis — apenas veículos 100% elétricos.

A isenção do imposto de circulação de veículos (“Kfz-Steuerbefreiung”) para carros elétricos está sendo estendida até 2035, para veículos que forem primeiro registados até 31 de dezembro de 2030.

O novo programa será financiado com recursos do Fundo de Clima e Transformação (Climate & Transformation Fund) e do Fundo Social Climático da União Europeia.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Deviam era ter mais postos de carregamento. De nada serve toda a gente ter carro elétrico se depois é um filme conseguir carregar.

    1. Avatar de Angélico Torres
      Angélico Torres

      Sendo que os elétricos de gama média dão para 300 km em AE e >600 em cidade, para a esmagadora maioria basta carregador em casa. E sendo que na AE, hoteis, muitos supermercados e outros sítios já têm carregadores de 150 – 250kW (ou mais), não vejo o drama… Só no meu prédio já 20% dos vizinhos têm tomada Schuko ou carregador de parede para carregar.

      1. Avatar de Morty
        Morty

        este pessoal acha que toda a gente vive numa moradia com garagem e painéis solares xD 

  2. Avatar de Max
    Max

    Não é um subsídio – é um “bónus ambiental” 😉
    Na Alemanha, um subsídio de até 4.000 €, também para usados (o que por certo diminui o valor do subsídio) e só para famílias com rendimento baixo/médio?
    Isso é pindérico – cá é que é: 4.000 €, só para veículos novos e independentemente do rendimento.
    Trump ainda é mais pindérico – acabou com os subsídios à compra de elétricos (7.500 USD).

    1. Avatar de Angélico Torres
      Angélico Torres

      Cá Portugal o subsidio é(era?) para EVs de muito baixo valor. Sendo que a maioria dos EVs decentes fica acima desse valor, esse subsidio não existe na prática. Um subsidio para EVs deveria ser independente do rendimento, para qualquer EV novo. E carregar com TODA a força nos impostos em veículos com mais de 20 anos. Diariamente vejo nuvens de fumo preto inaceitáveis, muitos dos quais até duvido que tenham a inspeção feita.

      1. Avatar de Carlos Correia
        Carlos Correia

        Sim claro é a carregar com toda a força em impostos com carros com mais de 20anos que eles querem andar com carros antigos….dessa forma vão ter ainda mais dinheiro para trocar por um recente.. se calhar é por suportarem os impostos(altíssimos) toda a vida sem ter forma de fugir como muitos que não trocam de carro…

        1. Avatar de JL
          JL

          Esses são os que pagam menos impostos.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Continuo a dizer…. Você é um visionário. Devia andar a pé antes de ter elétricos. Ao ódio de morte que tem aos a combustão…

          2. Avatar de Mário
            Mário

            A eletricidade para os carros tbm é subsidiada. E para casa tbm. Mas como não sabe o que é uma FiT limita se a desconversar.

          3. Avatar de JL
            JL

            Os antigos não são os que pagam menos impostos ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Tal como a electricidade para os a combustão. Não há diferença.

            Já tem o gerador a gasóleo em casa? Já que é tão contra a electricidade….

          5. Avatar de Mário
            Mário

            obviamente que sim. Tenho autonomia ilimitada já que tenho um posto de combustível com 60 000 litros de gasolina e gasoleo ou seja 120 000 litros de combustível e gerador para funcionar.
            Os carros antigos já pagaram imensos impostos.

          6. Avatar de JL
            JL

            Looooooool

          7. Avatar de JL
            JL

            Carros antigos pagam menos impostos, dê a volta que quiser, é um facto.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Era o que o Costa se preparava para fazer. Mas depois viu que tinha de emendar a mão, mas já não a tempo de evitar que saísse caro ao Pedro Nuno.

  3. Avatar de Vasco
    Vasco

    Já em sentido contrário aqui em Portugal dá-se subsídios e apoios a quem os pode comprar sem essas ajudas.
    Falo das empresas.

    Particulares não interessa ajudar.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      70% do mercado automóvel em Portugal é das empresas.

      Não te adianta dares incentivos que apenas vão chegar a 30% do mercado…

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        E porquê ser 70% do mercado automóvel das empresas?
        Aí está o que indiquei acima…se os apoios também chegarem aos Particulares, se calhar a cota de vendas do mercado automóvel já ficava 50%/50%.
        Até lá vai-se importando usados de outros Países, alguns bons outros sucatas, que é assim que funciona a “economia automóvel” cá em Portugal.

  4. Avatar de virus100nome
    virus100nome

    primeiro os apoios so deveria abranger marcas europeias depois deveiam era apostar no fornecimento de energia, a corrida pelo fornecimento de carros é uma derrota anunciada.

    1. Avatar de Feliz100Ti
      Feliz100Ti

      Comentei só porque gostei do teu nome que é parecido ao meu

  5. Avatar de ahahah
    ahahah

    Próxima França

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Medidas corretas, os orçamentos devem ajudar as pessoas com mais dificuldade. Por outro lado, sem subsídios os BEV tem dificuldade em vender. Sobre os carregamentos mantem-se com uma política igual à do nosso país, PCN de proximidade pelos vistos continua a não interessar, assim não é fácil.

    1. Avatar de Max
      Max

      PCN são postos de carregamento normal (lento), cm tempo de recarga que pode ir até 8 h. Com os PCN de proximidade, estás a falar em ciar um grande número de lugares de estacionamento com PCN, que permitam carregar durante a noite? Que podem ser ocupados por quaisquer automóveis ou só por elétricos? Se for só por automóveis elétricos, com a falta de estacionamento que há, contratas também guardas por causa de eventuais riscos?

  7. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Nem assim há vendas lol.

    O pessoal abriu mesmo os olhos! VIVA A GASOLINA!