Vendas de veículos elétricos com novos máximos graças a EUA, Europa e China

29 Comentários

As vendas globais de veículos elétricos ultrapassaram, pela primeira vez, a marca dos 2 milhões num único mês. Alcançando assim um recorde de 2,1 milhões de unidades em setembro de 2025. Este crescimento sem precedentes é impulsionado pelo desempenho robusto de mercados-chave como EUA, Europa e China.

Vendas veículos elétricos

Mercado de veículos elétricos em aceleração

A análise da consultora de pesquisa Rho Motion revela que, no acumulado do ano, as vendas de VEs já totalizam 14,7 milhões, representando um aumento de 26% relativamente ao ano anterior.

Os EUA avançaram rapidamente e os compradores reclamaram créditos fiscais a expirar. Já o Reino Unido teve novos recordes de novas matrículas e a Coreia do Sul bateu recordes graças à Tesla, Hyundai, Kia e aumento das importações da BYD.

Cenário global de vendas de veículos elétricos

  • Global: 14,7 milhões (+26%)
  • China: 9,0 milhões (+24%
  • Europa: 3,0 milhões (+32%)
  • América do Norte: 1,5 milhões (+11%)
  • Resto do mundo: 1,2 milhões (+48%)

Vendas veículos elétricos

A Europa aposta forte em incentivos

A Europa registou um mês recorde, com 427 mil VEs vendidos, um aumento de 36% em relação a setembro do ano anterior. O Reino Unido liderou a subida, com a procura impulsionada pelo lançamento de novas matrículas e pelo “Electric Car Grant” do governo.

O mercado europeu, no total, cresceu 32% no acumulado do ano, atingindo 3 milhões de unidades. Outros países também contribuíram para este crescimento, com a Alemanha a aprovar um novo pacote de incentivos de 3 mil milhões de euros. Itália e a Espanha registaram crescimentos de dois terços e mais do dobro, respetivamente, em comparação com 2024.

EUA e a corrida frenética contra o tempo

Na América do Norte, as vendas de VEs dispararam 66% em setembro. Foram impulsionadas pela urgência dos consumidores em aproveitar os incentivos federais que expiravam no final do mês. No entanto, a Rho Motion prevê uma desaceleração no último trimestre do ano, à medida que os créditos fiscais desaparecem.

Face a este cenário, algumas fabricantes já estão a reagir. A Hyundai reduziu os preços, a Mercedes-Benz parou a produção de quatro modelos elétricos e a GM suspendeu um turno na sua fábrica de Spring Hill, no Tennessee. A Volkswagen também interrompeu a produção do seu modelo ID.4 mo Tennessee. Já a Nissan chegou a cancelar os seus planos de fabricar VEs nos EUA.

China domina e mantém a liderança destacada

A China mantém a sua posição como a maior potência do mercado de VEs a nível mundial. Em setembro, o país asiático vendeu 1,3 milhões de veículos elétricos, com as vendas de veículos puramente elétricos (BEV) a aumentarem 28% para 800 mil unidades.

No acumulado do ano, a China já vendeu quase 9 milhões de VEs, representando um crescimento de 24%, consolidando a sua liderança e a maturidade do seu mercado.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Nos EUA, o subsídio à compra de elétricos, de 7.500 USD, terminou a 1 de outubro, por ordem de Trump. É de esperar uma quebra acentuada no 4º trimestre.
    A Tesla anunciou os novos model 3 e Y, com componentes inferiores, baixando o preço 5.000 USD, mas que não compensa o fim do subsidio.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não existem subsídios nos EUA para compra de EV, tal como diz o artigo.

      1. Avatar de LR
        LR

        “Na América do Norte, as vendas de VEs dispararam 66% em setembro. Foram impulsionadas pela urgência dos consumidores em aproveitar os incentivos federais que expiravam no final do mês.”
        Explica-nos qual a diferença prática entre subsidio e incentivo, se te for possível…

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, está a ver como não têm subsídios ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Se não sabem a diferença se um subsídio para um incentivo, está na hora de voltarem à escola.

          1. Avatar de Max
            Max

            Entras num frenesim para dizer que a compra de elétricos não é subsidiada. Qualquer um percebe que é o mesmo – receber dinheiro do estado sem obrigação de o reembolsar.

          2. Avatar de JL
            JL

            Estou a dizer o óbvio, tal como diz o artigo.

            Não preciso de entrar em frenesins isso é para quê?

            Se acham que é o mesmo, volto a repetir, está na hora de voltarem à escola.

          3. Avatar de Max
            Max

            E qual é a diferença?
            – Nos incentivos trabalhaste para o Estado e está-te a pagar a remuneração?
            – Vendes-te alguma coisa ao estado?
            – Está-te a pagar uma pensão?
            – Ou está-te a dar dinheiro, sem te dever nada e sem qualquer contrapartida? O mesmo que nos subsídios diretos.

          4. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O JL tem razão. Um subsídio e um incentivo não são necessariamente sinónimos. Um incentivo pode ser dado em forma de subsídio mas um incentivo pode ser uma dedução fiscal, por exemplo.
            Ou seja, um subsídio é uma forma de incentivo.

          5. Avatar de Max
            Max

            Eu já conheço a peça de outros carnavais.
            A questão dele não é se há outros incentivos à compra de elétricos, como as isenções fiscais em ISV e em IUC, além de não pagarem o equivalente ao que se paga nos combustíveis de ISP para a Infraestruturas de Portugal (para conservação e reparação de estradas).
            É ficar todo enxofrado por se dizer que o estado concede subsídios à compra de elétricos.

          6. Avatar de JL
            JL

            Se não houvesse diferença não existiam 2 palavras para significados diferentes.

            Quando alguém fica desempregado, recebe um incentivo de desemprego?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        “Incentivos” e não “subsídios”
        E não existem (verbo no tempo presente), porque já terminaram
        “(…)urgência dos consumidores em aproveitar os incentivos federais que expiravam no final do mês”

        1. Avatar de Max
          Max

          Nos incentivos o estado – dá dinheiro, nos subsídios – dinheiro dá. Convém fazer a distinção – que não existe 😉

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Subsídios => o estado dá (embora já tenha tirado noutra ocasião, para que depois possa “dar”)
            Incentivos => o estado não tira

          2. Avatar de Max
            Max

            Clap, clap, clap …
            O dinheiro do estado sai todo dos impostos (e da dívida pública, a pagar por impostos futuros), das contribuições sociais (tratando-se de pensões do regime contributivo) e de taxas (que umas vezes pagam serviços e outras são quase impostos).
            Só um “ilusionista” é capaz de inventar essa – que o dinheiro dos subsídios/ incentivos/ apoios ou o que se lhe queira chamar, para a compra de elétricos, não vem dos impostos. Vem da “árvore das patacas” 😉

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Ò Max, há aí um déficite de atenção, não?
            Leia o que escrevi acima.

      3. Avatar de VAOpoK
        VAOpoK

        Lê outra vez…

    2. Avatar de rui
      rui

      O subsidio apenas acabou para particulares, empresas continuam a ter apoio de 7500$, os novos teslas nisso são perfeitos, pois ficam mais em conta que que as opções tipicas da Ford ou Toyota para comerciais e similares.

      1. Avatar de Max
        Max

        O subsídio federal de 7.500 USD terminou tanto para particulares como para empresas. Foi eliminado para todos os compradores após 30 de setembro, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Aplica-se igualmente a veículos novos, usados ou sistemas de leasing para qualquer entidade.

  2. Avatar de Max
    Max

    Convém ter em atenção que a Rho Motion chama VE (veículos elétricos) à soma dos BEV (100% elétricos, a bateria) e dos PHEV e outros híbridos.
    Dá sempre uma grande trapalhada quando se compara com outras fontes que distinguem os BEV dos híbridos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é verdade, apenas junta os PHEV, e não outros híbridos.

      1. Avatar de Max
        Max

        Então vamos ao detalhe das estatísticas da Rho Motion. Como se vê no canto inferior do gráfico:
        VE = BEV + PHEV PC & LDV sales
        1) inclui os automóveis ligeiros de passageiros (PC) e os comerciais ligeiros (LDV)
        2) Nos PHEV segue o conceito de plug-in (carregamento externo da bateria), o que quer dizer que soma os PHEV com os EREV (Eletric Range Extender Vehicle). Não inclui, por isso, os HEV e os MHEV.
        Outras fontes:
        – a ACEA soma os PHEV, os MHEV e os EREV e separa os HEV. É bastante comum outras fontes somarem PHEV+MHEV.
        – aqui nos posts tem dias – às vezes os “elétricos/eletrificados” somam tudo, BEV e todos os híbridos elétricos
        – e ainda há quem use “energias alternativas” – BEV, todos os híbridos elétricos e os a GPL

      2. Avatar de JL
        JL

        Comerciais ligeiros que são eléctricos ou plugin.

        Portanto não são outros híbridos, porque erev não são híbridos.

        Errado, a acea junta phev com erev, e junto hev com mhev.

        Não é bastante comum, porque não se verifica, nem na chiba.

      3. Avatar de Max
        Max

        AI Overview (Vista geral de IA)
        “P: Por que é que não é possível saber o número de MHEV vendidos?
        R: Não é possível saber o número exato de veículos MHEV (mild-hybrid) vendidos porque os registos oficiais não categorizam as vendas por tipo de eletrificação, sendo apenas feita a distinção entre veículos de combustão, elétricos ou híbridos (sem especificação do tipo, como mild-hybrid ou plug-in). Os fabricantes também não partilham publicamente estes dados detalhados. (…)”
        Cada site soma os híbridos como entende.
        Mas gostei dessa de que os “erev não são híbridos” e logo a seguir a “acea junta phev com erev”.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é possível saber porque estos juntos dos hev.

          Eu disse bem, não são híbridos, mas eles juntam esses 2 na mesma conta, mhev também não são hev, e estão juntos.

          Não entendi qual a dúvida.

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Somente a habitual anomalia. é desta que os Elektros vão morrer

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sim vai ser mesmo desta, era para ser há 10 anos era para ser a 5 mas agora é que vai ser

  4. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Vamos ver, até onde vai aguentar, a rede elétrica.

    1. Avatar de JL
      JL

      Na Noruega antes e depois dos ve’s onde contam com 30% do parque, nem se notou…