Model 3 e Model Y Standard: Tesla falhou nos novos carros acessíveis?

23 Comentários

A Tesla não obteve o sucesso esperado com os seus novos Model 3 e Model Y Standard. A marca de Elon Musk não precisou de muito tempo para desiludir os seus fãs mais fiéis. Apesar dos preço acessível, este não é suficiente para compensar as falhas encontradas pelos utilizadores nestes carros.

Model 3 Model Y Standard Tesla carros

Tesla falhou nos novos carros acessíveis?

Após anos de promessas, a Tesla revelou os seus tão aguardados carros económicos, embora com nuances. O Model 3 Standard, o mais barato dos dois, custará 36.990 dólares, o equivalente a 31.800 €. O reinventado Model Y, por sua vez, é comercializado por 39.900 dólares, o equivalente a 34.400 euros. Considerando os modelos originais, a diferença é de apenas 5.000 dólares.

Para atingir este marco, a Tesla fez uma série de concessões que não agradaram aos utilizadores, sobretudo quando o desconto é tão pequeno. Na opinião dos especialistas, Musk não inovou; simplesmente eliminou uma série de características-chave, sem conseguir uma redução suficientemente atrativa para que os utilizadores vejam estes carros elétricos como uma opção realmente atraente.

Em termos de design, as alterações não são significativas. Por exemplo, o Tesla Model Y deixará de ter a barra contínua de LED que tinha na traseira e na dianteira. No entanto, as mudanças estão no interior. As versões de entrada destes dois carros têm uma autonomia reduzida. Os novos Model 3 e Model Y têm uma autonomia de 516 quilómetros. Mas os utilizadores encontraram muitas outras deficiências.

Model 3 Model Y Standard Tesla carros

Preço não compensa falhas encontradas nos carros

As redes sociais, especialmente a X, de Elon Musk, têm estado repletas de críticas a estes novos veículos, argumentando que não têm o preço certo e nem beneficiarão aqueles que desejam comprar um Tesla no futuro. Fora do Twitter, as coisas não melhoraram para os novos modelos da Tesla. No Reddit, por exemplo, os utilizadores destacaram algumas alterações que consideraram ilógicas.

No entanto, existem outros utilizadores que analisaram estes cortes da Tesla no Model 3 e no Model Y Standard com mais detalhe. Sobretudo aqueles que a própria empresa não documentou. Um avaliador descobriu que o acabamento plástico da bagageira dianteira do Model Y Standard foi completamente cortado, expondo uma parte significativa da carroçaria e reduzindo o espaço de armazenamento disponível.

A Tesla também removeu a alcatifa que revestia certas partes do interior, o que aumenta o ruído da estrada. Por outro lado, estes modelos já não poderão reclinar os bancos traseiros a partir da bagageira, pois os mecanismos de acionamento, tanto manuais como eletrónicos, foram eliminados.

Model 3 Model Y Standard Tesla carros

Model 3 e Model Y Standard ideais para frotas?

Dando continuidade aos cortes, a Tesla eliminou os compartimentos de arrumação na parte traseira dos bancos, uma das portas USB-C na consola central, os ganchos traseiros e até um dos para-choques de borracha que entram em contacto com a porta traseira para reduzir custos.

Considerando estas mudanças, os analistas acreditam que o preço de ambos os carros elétricos não corresponde ao que oferecem. Chegam a rotular o Tesla Model 3 e o Model Y Standard como produtos dececionantes. No entanto, estes novos modelos podem ser uma opção para as empresas que procuram atualizar as suas frotas e migrar para veículos elétricos. Nestes casos, a poupança pode ser considerável.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    O carro de preço acessível, que Musk anunciou e depois “desanunciou” quando se fixou nos robotáxis era uma de 25.000 dólares.
    Os Model X e Y Standard são mais baratos mas estão longe disso.
    As contas que fiz dos preços das versões para as diferenças de preços nos EUA, a entre os modelos Premium que existiam e os modelos Standard, agora anunciados, sem extras:
    – Model 3: Premium em torno dos 42.500 USD, Standard 36.990 USD, diminui 5.510 USD (-13%)
    – Model Y: Premium em torno dos 45.000 USD, Standard 39.990 USD. diminui 5.010 USD (-11%)
    A questão é mais se a Tesla não podiam fazer esse descontos … nos Premium, em vez dos cortes. É dado como exemplo o teto de vidro do Y – que continua … mas agora tapado do interior.

  2. Avatar de Rafael Domingos
    Rafael Domingos

    “o Tesla Model Y deixará de ter a barra contínua de LED que tinha na traseira e na dianteira.”
    Isso até é um ponto a favor. 😉 😀

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Depois da marca Tesla ter sido arrasada pelo próprio CEO (era a Apple dos EVs), a margem de manobra para erros é quase inexistente. Além de que a competição já ultrapassou os carros da Tesla em muitos capítulos.

  4. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Pessoalmente a maioria dos cortes não é tão problemática assim , a barra de luz na frente, atras e nos interiores é dispensável, o teto ser recoberto, eu até já tinha recoberto o meu, bem mais confortável no verão e acredito que também seja um bom absorver de ruido de rolamento, o regular manual do volante é bem mais preferível, muito mais simples, e a nivel de autonomia , 534km com jantes de 18″ é 100km mais do que o Y de há 3 anos , que custava 50,000€ . Portanto , são 15,000€ menos e com 100km mais. De que se queixam?
    Não vejo nenhum chinês que se aproxime em preço, prestações e consumos.
    Mas não se sabe se isto vem para a Europa

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      O standard deixou de ter auto-radio (porquê? e mantem o tejadilho de vidro, algumas das “poupanças” não fazem sentido.
      Melhor era mesmo um carro mais curto e estreito para o mercado europeu pelo menos.

  5. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Entretanto, já saíram os preços para Portugal e tal como eu temia, não foi feita a conversão linear do preço USA , mas a convergencia , assim o preço passou para 40,000€ , menos 10,000€ que o modelo seguinte .
    De tudo o que falta, o que faz mais falta é o tapa mala (que não sei quanto custa como extra), e o rádio, para mim que viajo bastante a falta do rádio é motivo suficiente para não o comprar, é omeu companheiro horas e horas, esquecam lá essa história de o ouvir pela NET, falha muito e obriga a gastar 10€/mes em ligacao premium. E não é prático

    1. Avatar de Max
      Max

      Olha que na Europa os Model 3 e Y sempre tiveram uma versão Premium e uma Standard (mesmo que o nome não dissesse “standard” ou “standard range”). O mais certo é que os preços que encontraste para os “standard” não saíram … já tinham saído … e nada têm a ver com as alterações agora anunciadas – nos EUA.

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      que radio?

      a descida de preço é pouca para o que removeram…

    3. Avatar de Nuno Marque Pinto
      Nuno Marque Pinto

      Como que falta rádio, o analógico? Muito estranho…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        As radiações das baterias interferem com as frequências de rádio AM e não só. Tbm prococam tumores na cabeça

        1. Avatar de JL
          JL

          Looool, mais uma mentira pegada.

          Desde quando as baterias emitem radiação ?

          1. Avatar de JL
            JL

            O link já não está disponível, mas onde dizia lá que as baterias emitem radiação ? Então os que lá andam não tinham baterias ?

            Looool, com cada disparate, que só por aqui mesmo.

            Então e o seu entra lá ? Porque será ?

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Ahahah , Yamahia julgava-o uma pessoa letrada, as radiações das baterias? Palavra? Consegue escrever isso sem se rir, ou no fundo está a gozar com tudo e com todos? Eheh, coitadas das pessoas que usam auriculares para ajudar a ouvir, parece que aquilo também tem umas pilhas de litio, vai provocar tumores cerebrais de certeza, ali juntinho ao cérebro…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não se brinca com coisas sérias,sr. Engº.

          2. Avatar de JL
            JL

            Coisas sérias ? Mas o que disse parece ser de brincar.

        3. Avatar de PJA
          PJA

          Não se consegue ter uma conversa decente sobre este tema aqui. São alucinados a favor ou contra os BEV. Qual é o raio de radiação que um circuito elétrico de 800V no máximo emite? Tumores?

  6. Avatar de rui
    rui

    Já podes comprar em Portugal, mas fez a versão Premium ficar mais cara, pois o antigo standard foi eliminado e passou a ser apenas o premium long range por 50k o mais barato e o novo standard por 40k.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Ou seja, os carros já eram uma treta, agora são uma treta ainda maior.

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso chama-se inveja.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Lol, tadinhos.

        1. Avatar de JL
          JL

          É a confirmação ?

  8. Avatar de PJA
    PJA

    A Tesla a definhar, comprem marcas europeias, da coreis do sul, ou mesmo chinesas, dos EUA não. A sua elite considera-vos como alguém que não está ao seu nível, a juntar ao seu CEO ser apoiante de ideias deploráveis.