Manuel Dias poderá ser o novo diretor de sistemas do Estado (CTO)

14 Comentários

Em julho de 2025, foi a aprovada a simplificação e digitalização transversal a todos os ministérios com recurso a IA. Já e sabia que Portugal iria ter também ter um CTO! O nome apontado é de Manuel Dias, ex-Microsoft.

Manuel Dias poderá ser o novo diretor de sistemas do Estado (CTO)


CTO do Estado: diretor de sistemas e tecnologias

Segundo revela o ECO, Manuel Dias, ex-Microsoft, poderá em breve assumir o cargo de diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Administração Pública, equivalente a um CTO (Chief Technology Officer). Como já referido, o CTO de Portugal será simultaneamente presidente da ARTE, garantindo a função sem custos adicionais para o Estado.

Segundo é referido, o gestor fez uma publicação na sua página de LinkedIn a anunciar a saída da Microsoft ao fim de 15 anos de carreira na multinacional.

Até à nomeação do novo CTO, tem estado na liderança Sofia Mota.

A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, I.P. (ARTE) é o instituto público responsável pela direção, coordenação e execução da transformação tecnológica e da digitalização da Administração Pública em Portugal, encontrando-se sob superintendência e tutela do Ministério da Reforma do Estado.

A ARTE foi criada em 2025, no âmbito da reestruturação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com o objetivo de promover a modernização e simplificação administrativa, assegurar a interoperabilidade de sistemas e dados, implementar políticas de cibersegurança e dados, integrar tecnologias emergentes, coordenar a rede de atendimento omnicanal e presencial, e reforçar a capacitação digital da sociedade portuguesa, atuando em estreita articulação com todas as entidades da Administração Pública.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LinuxJAMÉ
    LinuxJAMÉ

    Governo é 100% Microsoft, assim o país avança!
    Rip Linux…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claramente não sabes do que falas, governo usa muito mais linux que windows, quase não tem nada windows..
      vocês é que são limitados e olham para postos de trabalho, servidores de email e Suites de produtividade, como se isso fosse sequer alvo de debate.. há coisas mais importantes

      vai ser por area do governo quanto gastam em microsoft e compara quanto gastam em suse, red Hat, centos, Oracle, etc

      depois parem de dizer asneiras de coisas não fazem a mínima ideia como funcionam

      1. Avatar de SPIN1viva
        SPIN1viva

        O Linux é GRÁTIS! Não se paga nada!

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Suporte dedicado não é gratuito e muito utilizado pelas empresas que usam distros Linux para utilizadores e/ou infraestruturas.

          1. Avatar de éFIXE
            éFIXE

            Assim fica mais caro que Windows! Microsoft Wins!

          2. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Não, não fica mais caro. Tens o mesmo nível de serviço por contrato com a Microsoft mas por valores diferentes (para cima).

            E sem contar com toda a panóplia de software pago que as empresas decidem usar porque não têm equipas especializadas em cibersegurança.
            Por exemplo, já ouviste falar em Windows Defender que é pago? A empresa onde trabalho usa e é uma entidade da CM Lisboa.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            tens outras entidades a usar Palo alto, Crowdstrike, etc, depende do bolso e de quem gere o IT dessas entidades..
            e olha que nesse caso o defender é mais barato por mais de 50%

      2. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        Ahahah trabalho para o estado e é tudo Microsoft….sem possibilidade de alternativa .

        1. Avatar de Clippy
          Clippy

          O Ballmer veio cá em 2001, quando inventaram a tvcabo, fazer uns contratos manhosos. Nunca iriam deixar usar linux.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          ninguém está a falar do teu pc.. vai estudar

  2. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Lá vai o governo mudar, tudo o que pode, para a Microsoft.
    Os contribuintes, pagam.

    1. Avatar de éFIXE
      éFIXE

      Adeus soberania digital…