A última atualização do Windows 10 foi lançada e é hora de a instalar

27 Comentários

A Microsoft lançou a sua mais recente atualização opcional para o seu popular sistema operativo, o Windows 10. A empresa está a dar os últimos retoques técnicos no sistema operativo com esta atualização, lançada pouco antes do fim do suporte. Este chegará já a 14 de outubro, havendo ainda a possibilidade de o estender por mais 1 ano.

Windows 10 Microsoft atualização

Lançada última atualização do Windows 10

O pacote de pré-visualização, lançado com o código KB5066198, está a ser lançado para a versão 22H2 do Windows 10 e atualiza o sistema para a versão 19045.6396. Esta nova atualização corrige vários bugs críticos, bem como aplica vários patches de segurança essenciais para os utilizadores e para o sistema operativo.

Os problemas resolvidos nesta “atualização de despedida” da Microsoft estão claramente definidos e bem identificados. Isto inclui a resolução de problemas de ligação que os utilizadores têm enfrentado recentemente ao partilhar ficheiros através do protocolo SMBv1.

Além disso, o problema que afetava a implementação da versão 22H2 do Windows 10 através do Windows Autopilot foi resolvido. Os utilizadores já não encontrarão pop-ups inesperados do Controlo de Conta de Utilizador (UAC) ao instalar aplicações.

Windows 10 Microsoft atualização

Microsoft prepara o fim deste seu sistema

Além disso, este pacote corrige um problema que causava atrasos e degradação de desempenho nas transmissões de áudio e vídeo via NDI. Com estas correções, a Microsoft dá os últimos retoques no seu icónico sistema operativo, que dentro de dias perde o suporte por parte da gigante do software.

Como este pacote é uma atualização opcional, não será descarregado e instalado automaticamente. Para o instalar, os utilizadores devem aceder ao Windows Update nas Definições, verificar se existem atualizações e clicar em “Descarregar e instalar” quando a nova atualização aparecer.

A decisão da Microsoft simboliza uma grande mudança iminente. O suporte oficial para o Windows 10 será oficialmente encerrado a 14 de outubro de 2025. Após essa data, o sistema deixará de receber qualquer atualização, incluindo patches de segurança. Os utilizadores que pretendam, podem aderir ao programa da empresa e assim garantir mais 1 anos de atualizações, mas que vão resolver apenas problemas graves.

Afinal há um pormenor escondido pela Microsoft para atualizar o Windows 10 na Europa

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de guilherme
    guilherme

    É hora é de desinstalar esse cancro e instalar Linux Mint.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mint ou Zorin ficam bem servidos, é instalar e ficar tudo pronto. 95% das pessoas conseguem fazer tudo o que sempre fizeram nestas duas distros.

    2. Avatar de Santos
      Santos

      Sistema amador para desocupados.

  2. Avatar de Bagasgoat
    Bagasgoat

    O Windows 11 é que continua uma miséria. Bugs e mais bugs!

    1. Avatar de Tug@Tek
      Tug@Tek

      O W11 tem um problema de “juntas”
      Juntar tudo, deitar fora e começar de novo. 🙂

  3. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Vou experimentar um Tiny11 com dual boot com Mint ou Zorin…ou talvez com bazzite ou Nobara, ainda não decidi.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O Zorin parece um Apple, bonito e funcional, nao vale a pena inventar.

      1. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        De momento estou com Win10 LTSC e dual boot com Zorin 17.3. E não dá para largar o Windows para quem faz download de jogos por torrents, que quer instalar jogos Repacks ect… e no meu pc não deu para ligar cabo HDMI com a TV, só com o win, no Zorin não deu para ver um filme com legendas .srt e usando o VLC, no win deu…isto são alguns exemplos.

        1. Avatar de Rum
          Rum

          Claro que não dá, netflix, disney+, amazon prime, nada funciona no linux. Não suporta drm, nem o novo Batlefield nem Call of Duty, os users são piratas.

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    Seria identicamente bom a rapidez de migracao de empresas para linux tal como acontece com utilizadores domesticos. Mas segundo alguns a toxicodependencia do MSOffice nao permite fazer essa migracao. Nao tem vontade querem dizer, e dinheiro tambem nalguns casos. Fracos gestores nalgumas empresas nacionais.

    1. Avatar de André
      André

      O Linux é muito fraco. O Ubuntu tem uma barra que finge ser dock, o Fedora nem dá para instalar, o KDE Neon está todo mal traduzido e vê-se que é do tempo pré acordo ortográfico. E o software? O que tem o Linux que não dá no Windows? Nada. O Windows está anos luz à frente: tem Firefox, VLC, LibreOffice e ainda roda Linux com o Windows Subsystem for Linux. Software vende sistemas, como ensinou a Apple. Até o Android é bem melhor. O Linux é um sistema falhado, complicado e fraco. E o suporte? Não há!!!

      1. Avatar de Vítor Morcão
        Vítor Morcão

        Como podes dizer que o sistema operativo mais usado em todo o mundo é um sistema falhado?

        90% ou perto dos servidores rodam Linux, inclusive a Microsoft lançou a sua própria distro para ser usada nos ambiente Azure.

        E sim, tens suporte, por exemplo no Ubuntu tens o Ubuntu pro, já nem falo no red hat

        Já agora Android é Linux também

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Azure = Windows Server.
          O linux está a correr em vm’s windows na cloud!

          O Android não é linux, ex: não tem linha de comandos. O que interessa é o software não o sistema. A Microsoft sabe isso, a Apple sabe isso, a Google sabe isso. O linux não tem os programas que as pessoas querem.

        2. Avatar de Pedro Ferreira
          Pedro Ferreira

          Vítor, então acredita que para os utilizadores domésticos, funcionários de empresas, empresários (utilizadores de PC) ect…. o importante é o sistema dos servidores?? E o tipo de suporte de Ubuntu ou Red Hat??

          Ou o que é importante para utilizadores de pc é a praticabilidade, compatibilidade e facilidade? Muitas empresas usam Office com macros poderosas, usam Adobe e os domésticos são os jogos que fazem download por torrent por exemplo da Fitgirl Repacks ou Dodi Repacks, jogos e programas piratas?

      2. Avatar de Profeta
        Profeta

        Certo Andre, ficou registada a tua opiniao. Felizmente as empresas que pretendem migrar nao vao ligar minimamente ao que tu dizes senao estavam bem tramadas.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          As empresas, escolas e governos usam Windows! Ninguém precisa do linux para Nada! Os devs não querem desenvolver para linux! Existe centenas de distros! Zero estratégia e duplicação de esforços! O linux é feito por trabalho escravo! Tem zero acessibilidade! E tirando o kernel, é tudo amador…

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Rui tu tambem me saiste ca um expert. Quer dizer que todo o ecossistema linux nao presta so porque tu achas isso. Tua opiniao tambem ficou registada. Deves pensar que so existe windows no mercado. Quanta ignorancia.

    2. Avatar de JC
      JC

      “Perdoai-lhes, senhor, não sabem o que dizem”

    3. Avatar de marco
      marco

      Porque empresas que sofware proprietário que visam lucro migrariam para um sistema de software livre que visa abolir o lucro?

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Em iguais circunstancias, o Linux é o melhor SO do mundo! Tem graça que o ChatGPT acha exactamente o mesmo! O resto são opiniões, desejos, etc etc.

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Nuno, ninguém questionou a qualidade do sistema operativo Linux, até pode ser o melhor SO do mundo mas não é isso que o vai fazer crescer, agora com o fim do win10 até cresça um bocado por causa dos dual boots com o windows.

      Por exemplo, quem vai ao Multibanco ninguém liga para o sistema operativo, tudo o que os utilizadores querem é que aceite todos os cartões, tenha uma interface fácil de entender e navegar, o mesmo se passa com o Windows, é prático, fácil de usar e praticamente compatível com tudo.
      O problema que vem aí é que agora com o Copilot, Recall, telemetria o Windows deveria mudar o nome para Spydows que é um SO totalmente digno de ser chamado Spyware OS.

      1. Avatar de André
        André

        Windows 7 creseu 10%, linux 0% ahahahah

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Comparar o windows 7 com Linux é como comparar a estrada da beira com a beira da estrada…. nao tem nada a ver. Muita gente continua a falar do que nao sabe, mas que pensa que sabe.

          1. Avatar de Pedro Ferreira
            Pedro Ferreira

            Bom dia Nuno, foi um pouco vago. Pode especificar o que foi falado sem saberem?
            Todos sabem que o Linux é o melhor sistema do mundo e arredores, estão nos servidores, terminais, android ect…
            Mas sabe porque um sistema operativo que não recebe actualizações à 5 anos teve um crescimento de 10% e o uso de linux a rondar os 4%… no mundo inteiro?

          2. Avatar de Pedro Ferreira
            Pedro Ferreira

            Estava a referir a estes 10%:
            O inesperado regresso do Windows 7: atinge quase 10% no mês da reforma do Windows 10
            https://pplware.sitedev.pt/microsoft/o-inesperado-regresso-do-windows-7-atinge-quase-10-no-dia-da-reforma-do-windows-10/

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Parece que o pplware nao deixa que a minha resposta entre. Mas caro Pedro Ferreira, terei todo gosto em lhe explicar como funcionam os “negocios” IT. Voce se tiver 2 produtos iguais, vai usar o melhor, certo? mas se um deles nao puder ter algo que o outro tenha, aparenta ser pior, nao é? aparenta que nao tera capacidade para tal, o que nao é nada disso que se trata, negocios meu caro… muito dinheiro a ganhar.

          4. Avatar de Pedro Ferreira
            Pedro Ferreira

            Boa tarde Nuno, caso tenha 2 produtos IGUAIS um não pode ser melhor que o outro pois são IGUAIS.
            Digamos que um produto pode usar Adobe para criação, edição de vídeos como muitos canais de Lunix fazem…. realmente dá a aparência de ser melhor.
            Mas podemos concordar que um produto possa ser compatível com servidores e não ser compatível com utilizadores certo ou errado?
            Concordo que se trata de negócios, é tudo dinheiro é por isso que o windows vem pré-instalado em todos os pcs ou quase.
            Lembre-se na escola desde a primária ao doutoramento o que sistema usam? Quando vão para o mercado de trabalho em que sistema sabem trabalhar?
            Basta um produto REALMENTE ser igual ao outro em jogos (não é steam) e verá o Linux a crescer mais que o Windows.