Estes são os melhores sistemas operativos para os computadores mais fracos

58 Comentários

À medida que o tempo passa, os computadores mais antigos são frequentemente postos de lado devido à sua incapacidade de suportar as tecnologias mais atuais. Contudo, existem sistemas operativos leves e eficientes capazes de revitalizar este hardware antigo e oferecer alternativas seguras e funcionais aos exigentes sistemas modernos. Deixamos alguns.


Sistemas operativos leves para hardware antigo

Os sistemas operativos mais recentes, como o Windows 11 e o macOS Tahoe, são conhecidos pelos seus elevados requisitos de sistema, o que deixa muitos computadores antigos ou com componentes mais modestos para trás.

A Microsoft, por exemplo, exige para o Windows 11 recursos como TPM 2.0, um mínimo de 8 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, especificações que grande parte do hardware mais antigo não consegue cumprir.

Mesmo no universo Linux, distribuições populares como o Ubuntu ou o Fedora, embora mais flexíveis, podem ainda ser demasiado pesadas para máquinas com poucos recursos. Manter um sistema operativo sem suporte, como o Windows 7, 8 ou, futuramente, o Windows 10, é uma opção perigosa que expõe os seus dados a graves falhas de segurança.

Felizmente, existem alternativas menos conhecidas que foram desenhadas especificamente para serem leves, rápidas e seguras.

1️⃣ Tiny11: Windows 11 sem o excesso

Para os utilizadores que desejam a interface e compatibilidade do Windows 11 mas não possuem o hardware necessário, o Tiny11 é a solução ideal. Desenvolvido pela NTDEV, este projeto consiste numa versão modificada do sistema operativo da Microsoft, da qual foi removida a maior parte do bloatware (software pré-instalado), telemetria e anúncios.

A principal vantagem é a drástica redução dos requisitos mínimos. O Tiny11 funciona com apenas 2 GB de RAM e ocupa cerca de 8 GB de armazenamento, eliminando a necessidade do controverso chip TPM 2.0.

É importante notar que o Tiny11 é uma modificação e não uma versão pirata; por isso, continua a ser necessária uma licença válida do Windows para a sua ativação.

2️⃣ Lubuntu: a leveza do ecossistema Ubuntu

Baseado no popular Ubuntu, o Lubuntu distingue-se por utilizar o ambiente de trabalho LXQt, conhecido pela sua eficiência e baixo consumo de recursos. O resultado é um sistema operativo estável, rápido e com um design minimalista que poderá ser familiar para quem vem do Windows.

As suas qualidades permitem-lhe funcionar de forma fluida na maioria dos computadores antigos. Precisa apenas de 1 GB de RAM, um processador com um mínimo de 700 MHz e 5 GB de espaço em disco. Pela sua simplicidade e por vir com um conjunto útil de aplicações pré-instaladas, é uma das melhores opções para iniciantes no mundo Linux.

3️⃣ ChromeOS Flex: transforme o seu PC num Chromebook

A Google oferece uma proposta diferente com o ChromeOS Flex. Este sistema operativo transforma qualquer computador antigo num dispositivo semelhante a um Chromebook, focando-se numa experiência baseada na nuvem e no browser Chrome.

Se a sua utilização se resume a navegar na internet, consultar e-mails e utilizar aplicações web de produtividade, esta é uma excelente escolha.

O sistema é extremamente leve, uma vez que a maioria das tarefas é executada online. Embora a compatibilidade com software tradicional seja limitada, é possível aceder a plataformas como o Microsoft Office através das suas versões web.

4️⃣ WattOS: sistema operativo que traz eficiência energética e velocidade

Inspirado no Debian e utilizando o ambiente de trabalho LXDE, o WattOS foi concebido com um objetivo claro: ser rápido e consumir o mínimo de energia possível. A sua interface é tradicional, com uma barra de tarefas e um menu de início, o que facilita a adaptação de novos utilizadores.

Vem equipado com aplicações essenciais e leves como o Firefox, o leitor de multimédia VLC e suporte para Flatpak, garantindo que o sistema se mantém ágil no dia a dia. Os seus requisitos são incrivelmente baixos: funciona com apenas 192 MB de RAM (recomenda-se 1 GB para uma melhor experiência) e ocupa menos de 1 GB de espaço em disco.

5️⃣ AntiX: o especialista em hardware muito antigo

Para os casos mais extremos, o AntiX é uma das distribuições mais capazes. Também baseada no Debian, esta opção é famosa por funcionar em hardware verdadeiramente obsoleto. O seu lema é ser “livre de systemd”, focando-se em componentes mais tradicionais e leves do ecossistema Linux.

Com requisitos de apenas 256 MB de memória RAM e 7 GB de armazenamento, o AntiX pode ressuscitar máquinas que outras distribuições já não conseguem suportar. Apesar da sua leveza, inclui um conjunto completo de aplicações, como o pacote de escritório LibreOffice e o Firefox, tornando-o perfeitamente funcional para uso diário.

📝 Com qualquer uma destas alternativas, aquele computador que estava a ganhar pó num canto pode voltar a ser um dispositivo útil e seguro, sem qualquer necessidade de investir em novo hardware.

 

Leia também:

5 razões pelas quais poderá não querer mudar para Linux

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sapaxoxa
    sapaxoxa

    Melhor OS para pcs fracos e antigos = Linux

    Mai Nada!!!

    1. Avatar de PM
      PM

      Mai nada, mesmo.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ena.. quantos foram aqui referidos que não era Linux?

    3. Avatar de 1 palmo na testa
      1 palmo na testa

      Até o o Linus ficar chateado e decidir que já chega de suportar hardware antigo. E Ultimamente ele anda chateado

      1. Avatar de sapaxoxa
        sapaxoxa

        Ele não manda em nada. LOL O Linux é open source e free. O Linus apenas anda ali a mamar…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          linus é mais um musk, copiou o trabalho dos outros e ficou com os louros do linux, o trabalho e a ideologia de comunidade já estava todo feito, ele mal escreveu uma linha de código

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não digas asneiras…

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Então vai estudar sobre a criação do Linux.. lembro-me bem porque cheguei a fazer parte das primeiras comunidades, felizmente fartei-me de trabalhar para andarem macacos a receber louros. Mas quem não sabe pode sempre ir procurar informação em vez de criticar quem passou por lá

          3. Avatar de André
            André

            O Linux é uma cópia ilegal do Minix. Investigem…

  2. Avatar de Tug@Tek
    Tug@Tek

    Nota 10.
    Este é dos artigos que gosto de ler. Claro e construtivo…
    Parabéns ao autor

  3. Avatar de Anti Socialista Global 2
    Anti Socialista Global 2

    Discordo um bocado, o melhor sistema de facto linux, para PCs de 2010 por aí, é sem dúvida, o Linux Mint XFCE, sem duvida o melhor distro plug-n-play, solido, estável, bastante user-friendly e Windows-like.
    Para a maioria dos mortais que queiram entrar no mundo linux é o melhor, ainda por cima o XFCE que no ralentim, só consome 800MB Ram.
    As que foram apresentadas, ou são muito técnicas, ou difíceis de instalar, ou pouco ou nada praticas para o dia-a-dia.

      1. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        É pago.

    1. Avatar de FadoXXI
      FadoXXI

      Do que experimentei, concordo. Mint.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Linux para pcs fracos corre melhor mas torna os inuteis nem office correm….nem google drive, nem adobe…ou seja so serve para chrome

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O público alvo não é para quem usa produtos da Adobe. Quanto ao resto há alternativas ao Office, no mínimo, web-based.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Mesmo para produtos Adobe há alternativas. E sim, alguns deles são usados na indústria como o Blender ou o Gimp.

    3. Avatar de PM
      PM

      Tás enganado. É melhor te informares em condições.

    4. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Inutil é a conversa de sempre … uso linux há anos e ninguém dá pela diferença e em pc recondicionados. Tenho Office tenho mail clients, tenho drive desktop clients, tenho tudo o que preciso, até edição de video que 99% ninguém usa,não pego no terminal e salto de um lado para o outro casa trabalho e não dou pela diferença, a não ser erros constantes nas actualizações de Net frameworks e 29 € de anti-virus …

    5. Avatar de Sail
      Sail

      Acho que deves mudar de disco é que esse está altamente corrompido 😛

  5. Avatar de JoséM
    JoséM

    Uso pouco Linux mas o que mais gostei, foi o Q4OS. Muito bom

  6. Avatar de Victor
    Victor

    Era bom um dia o Pplware fazer um post um pouco mais exaustivo sobre o Linux Mint. É talvez a opção mais user friendly e quando se aproxima o fim do suporte ao Windows 10, também pode ser uma boa opção fazer esta análise. Obrigado

    1. Avatar de carai
      carai

      Já o fizeram no passado. Neste momento seria interessante fazerem ao CachyOS

  7. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Pequena reflexão, WattOS está um pouco abandonado, alternativa (Debian13 + LXDE). MXLinux deve ser substituído na lista. No âmbito do uesrfriendly, falta ai o Mint+XFCE.

  8. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    O que mais gostei de usar até hoje foi zorinOS, antes até havia uma versão do zorinos para pc’s fracos, agora só tem o core e o Pro, mas penso funcionanr na mesma. Já tive instalado o zorin num imac de 2007 por ai a correr zorin e o Mint, atualmente tem o win10 64bits, vocês perguntem e bem, mas porque raio meti win10 naquilo, simplesmente foi o unico que funcionava a webcam…..
    Mas também não se consegue fazer grande coisa naquilo mesmo com linux, mesmo tendo colocado um ssd e mais ram.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    O artigo é bom, Parabens.
    É disto que a malta precisa, coisas uteis.

    Eu tenho uma proposta a fazer a todos,
    Desenvolver um SO Nacional, baseado em busybox, ou toybox+ musl+ llvm, com suporte para controlo de acesso DAC e MAC(A definir), possiblidade de restrição de execução de aplicativos por determinados utilizadores.
    E com foco em usar linkagem estática e apenas ter suporte para linkagem dinâmica para aplicações mesmo necessárias, utilizando as melhores práticas do mercado.
    Dinit para controlo de aplicações de sistema.

    Um Gestor de pacotes pode ser o APK, ou um xbps alterado, mas adaptado para as nossas realidades, necessidades,segurança.

    Este sistema pode depois ser usado, por todos, incluíndo pelo estado.
    O que acham?

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      So tem de haver dinheiro investido, vontade e competencia para fazer algo do genero. O resto e mimimi.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Competência já temos e muita,
        Falta a vontade, pois ha poucos com vontade.

        Pois o projecto tem que ser comunitário, para haver transparência.
        E ai o tuga já torce o nariz, mesmo sabendo que no futuro iria haver uma versão comercial, enfim.

        Mas tem de ser feito e para ontem.

      2. Avatar de Vieira
        Vieira

        Pode ser feito de borla, já existe um nas ilhas:

        Para os Açores: AçorOS
        Para a Madeira: ZarcOS
        Para Portugal: CravOS

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Eu conheço o AçorOS mas é um remix debian, com algumas alterações, o CravOS não conheço.

          O que eu proponho é algo diferente.
          Um SO contruído por nós, não uma adaptação, usando 99.5% de pacotes externos.

          Quando digo contruído, é isso mesmo.
          Não usas pacotes de outros sistemas, só os que tu crias de forma independente.

          Todos os pacotes são criados por ti,repositórios de código,etc, para o teu sistema, dentro de Portas.
          Todo o software é compilado, configurado,e obviamente escolhido pot ti.

          São coisas muito, mas muito diferentes.
          Depois esse sistema pode ser usado para as caixas MultiBanco, estado,etc.

          A ideia é um SO. com um numero de vectores de ataque muito reduzido, com grande enfoque em segurança, inclusivé na forma como compilas os programas.

          Com suporte inicial a x86, e ARM64, futuramente também a RISC-V(RVA23+).

    2. Avatar de Luis
      Luis

      quando existia o famoso portatil das escolas ( MAGALHAES) ele vinha com uma versão linux ( CAIXA MAGICA) em pt de portugal e aplicações

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O Caixa Mágica desapareceu de forma trágica. Mas ainda há na Venuzuela, chama-se: Canaima Gnu/Linux, nasceu de um acordo com Portugal.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Pois foi,
          Mas a politica portuguesa, matou o nosso sonho.

          Tenho pena do Caixa Mágica, mas agora deviamos retomar a luta pelo que é nosso.
          Se não formos nós a lutar por este canteiro á beira mar, que será?

    3. Avatar de André
      André

      Porreiro, com o Mirandês, Portugol e o teclado HCESAR, poderá chamar-se: LusoOS, FadoOS ou SOdade Linux.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        a seguir cortava os pulsos

    4. Avatar de Dudas
      Dudas

      Só somos livres se o nosso sistema for livre…

  10. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Desde que existe mint que acho que é mint, mas eu não percebo muito disto, o último pc fraco que tive ainda foi um P1, depois disso só PPCs

  11. Avatar de asdrúbal
    asdrúbal

    O artigo apresenta uma visão geral interessante, mas também pode aumentar a dificuldade de escolha das distribuições/OSes pelos utilizadores.
    Na realidade, a maioria das distribuições (genéricas) Linux são capazes de atender às necessidades básicas de um utilizador, e a escolha da distribuição não é tão crítica quanto a capacidade de personalização e adaptação.
    Infelizmente, o problema do Linux continua a ser o mesmo de sempre: está tão dividido que não consegue ter a força de um Windows e outros. Com tantas distribuições e variantes disponíveis, é difícil para os utilizadores saberem qual é a melhor opção, já para não falar dos programadores em criar software compatível com todas elas.

  12. Avatar de BruceWayne
    BruceWayne

    O Windows 10 funciona bem em todos os PC fraquitos.

  13. Avatar de João Afonso
    João Afonso

    O que me dizem do Zorin OS

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      ZorinOS uso há uns meses e é de facto muito bom!

  14. Avatar de EC
    EC

    Existe uma versão do Windows 11 chamada Windows 11 IoT Enterprise, supostamente pensada para hardware específico tipo quiosques, multibancos e afins — ou seja, máquinas mais limitadas. A cena é que, na prática, trata-se de uma versão minimalista mas totalmente funcional do Windows, sem a tralha que vem de origem e sem mariquices de TPMs e cenas do género para instalar. Tudo oficial da Microsoft, nada de marteladas manhosas como aquelas versões “Lite” que se vêem por aí.

    A versão mais recente é a 11 24H2 IoT LTSC (Canal de Serviço de Longo Prazo), com suporte e atualizações ativas até 9 de outubro de 2029, e atualizações de segurança até 10 de outubro de 2034.

    Requisitos mínimos:
    CPU: 1 GHz, 2 núcleos
    Memória do sistema: 2 GB
    Armazenamento: 16 GB

    https://learn.microsoft.com/en-us/windows/iot/iot-enterprise/hardware/system_requirements?tabs=Windows11LTSC

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. presumo que isso tenha sido uma piada

      1. Avatar de EC
        EC

        Qual piada? Não percebi…

        Isto é mesmo uma boa opção para quem não quer largar o ambiente Windows e, ao mesmo tempo, queira aproveitar hardware mais antigo ou dar uma segunda vida a alguma máquina que esteja lá encostada. Repara: basta um CPU de 2 cores e 2 GB de RAM para conseguires correr o Windows mais recente.

        Logo após o primeiro arranque, o sistema consome à volta de 700 MB de RAM em menos de 100 threads, o que é super leve para um Windows atual. Também existe a versão Windows 10 IoT Enterprise, com a mesma metodologia e presumo que deve consumir ainda menos rercursos (ainda não experimentei)

        Pessoalmete dei nova vida a Macs antigos com CPU Intel. Também utilizo para máquinas virtuais, permitindo correr uma versão de Windows de forma bastante mais leve.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          LTSC em desktops é só absurdo

  15. Avatar de Onfire
    Onfire

    Em termos de produtividade não existe comparação de windows a linux.
    Quem usa msoffice nomeadamente excel e access não tem alternativa.
    Quando o linux correr msoffice na plenitude até acredito que ganhe mercado, enquanto isso não acontecer será apenas para curiosos. meros utilizadores de browser, curiosos e servidores.

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Outra vez arroz ? Mas pensas que o MSOffice e o suprasumo dos softwares ? Muita gente usa o openoffice e fica satisfeito, provavelmente nem tu usas a 100% da capacidade que o MSOffice oferece.

      1. Avatar de EC
        EC

        MS Office = OpenOffice? Para abrir meia dúzia de documentos em casa até aceito. Agora, em contexto empresarial… nem pensar! É comparar a Champions League com a Liga Conferência.

        Em contexto real de trabalho, explica lá como fazes no OpenOffice coisas normais como:
        -ligação direta a uma base de dados do SQL Server Azure e embebes dados numa folha?
        -exportação ou ligação de reports diretamente para o Power BI?
        -integração com SharePoint, com controlo de acessos, versões e tracking de alterações?
        -integração com Teams + Outlook + OneDrive, para colaboração, edição em tempo real e partilha segura?
        -abrir um ficheiro com centenas de MB e milhões de linhas sem estar sempre a rebentar… e, se por acaso alguma aplicação do MS Office estoirar, teres a recuperação do trabalho muito mais fiável do que no Libre/OpenOffice?
        e já agora… mostra-me no LibreOffice algo sequer parecido com o Copilot, que escreve fórmulas complexas, cria relatórios em segundos e até cria apresentações automaticamente.

        Isto não são “exigências artificiais”… é o básico que qualquer empresa devia usar para ser atual, produtiva e segura. Não é preciso ser uma multinacional XPTO nem geek das tecnologias: é só querer trabalhar a sério.
        E se disseres que não precisas disso para trabalhar, então é o mesmo que gerir uma empresa com fax em 2010, quando já havia Smartphones, redes sociais e cloud a mudar tudo.

        Libre/OpenOffice é para desenrascar. MS Office é para produzir.

        *Comentário editado (obviamente) no MS Word

        1. Avatar de jaugusto
          jaugusto

          Wps office linux e windows

        2. Avatar de Profeta
          Profeta

          EC queres tu entao me dizer que as empresas que fizeram a migracao de windows para linux vao ficar agarradas na sua produtividade porque nao vao poder usar o MSOffice ? Ganha juizo.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            sim, porque achas que voltam todas atrás, não só na produtividade como na segurança, nem sequer consegues ter classificação de documentos

          2. Avatar de Mike
            Mike

            @Zé Fonseca A.: Vamos ver o que sai do projecto alemão. Pode ser que desta vez não voltem atrás, para sistemas Microsoft… 😉

            https://www.heise.de/en/news/openDesk-B1-and-StackIT-offer-enterprise-version-of-the-Microsoft-alternative-9848984.html

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Espero que sim, mas só acredito vendo. É que não estamos a falar de arranjar substituto para produtozecos, estamos a falar de substituir os melhores produtos da Microsoft que fizeram a Microsoft quem ela é hoje.
            Não vejo nada mais difícil de concretizar no mundo tech do que isso, mas os alemães bem que tentam, os chineses também e os russos coitados, vivem na pre história

          4. Avatar de Profeta
            Profeta

            Ze queres tu dizer que nao houve nenhum caso de sucesso no mundo nas migracoes para linux que nao dependesse do software MSOffice ? Todas as empresas se renderam a esse software ? Conta la outra que ninguem acredita. E os casos de sucesso muitas das vezes as empresas nem precisam de revelar. Obviamente. Muitas das vezes ha mais negociatas a volta do que competencia e sucesso.

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
  16. Avatar de José
    José

    Queria instalar o Ubuntu no meu PC mas ele não deixa comprei usado com Windows 11 pró mas ele é dos PCs que não o suporta a bateria dura horas a ver Netflix é um Fujitsu E736