À porta da UE, Albânia nomeia a primeira ministra criada por IA do mundo

23 Comentários

O primeiro-ministro da Albânia já tinha anunciado que o país iria recorrer à Inteligência Artificial (IA), por forma a modernizar o Governo e mitigar a corrupção. Depois de prever que o país poderia, um dia, ter um ministério inteiramente gerido pela tecnologia, eia que a Diella é promovida.

Diella, ministra de IA da Albânia

De nome “sol” em albanês, a nova ministra da Albânia é alimentada por IA e será responsável pelos concursos públicos, ou os public procurements. Não se trata de uma ministra para a IA, mas uma ministra virtual feita de pixeis e código.

Depois de o primeiro-ministro, Edi Rama, ter anunciado que o país poderia, um dia, “ter um ministério gerido inteiramente por IA”, eis que a Albânia apresenta ao mundo a sua Diella.

O anúncio foi feito por Rama, esta semana, durante a assembleia do Partido Socialista, em Tirana. O primeiro-ministro conquistou um quarto mandato histórico, em maio de 2025, e promete aderir à UE até 2030.

Enquanto informava sobre os ministros que seriam demitidos e os que avançariam para outro mandato, o primeiro-ministro apresentou o membro não humano do governo, que ajudará o país a aproximar-se do bloco.

A Diella é o primeiro membro que não está fisicamente presente, mas foi criado virtualmente por IA.

Inteligência Artificial

Segundo disse, num processo que prevê gradual, a Albânia será um país onde os concursos públicos serão “100% incorruptíveis e onde todos os fundos públicos que passam pelo processo de concurso serão 100% legíveis”.

Conforme assegurou, “isto não é ficção científica, mas o dever da Diella”.

Assistentes virtual da Albânia promovida a ministra

Uma vez que a Diella alimenta a plataforma e-Albania, que permite aos cidadãos aceder a quase todos os serviços governamentais digitalmente, estes já estão familiarizados com a agora ministra.

Além disso, ela é representada por um avatar, que aparece como uma jovem vestida com roupas tradicionais albanesas.

Conforme anunciado, a Diella avaliará as propostas e terá o direito de “contratar talentos de todo o mundo”, ao mesmo tempo que elimina “o medo do preconceito e da rigidez da administração”.

 

Leia também:

A IA pode governar um país? Albânia recorre à tecnologia para combater a corrupção

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Vai ser engraçado xD

  2. Avatar de João
  3. Avatar de Damiano
    Damiano

    Com esta palhaçada podem esquecer a UE

  4. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Dizem … que Portugal é um país europeu evoluído 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de narceduso
      narceduso

      Podia ser muito mais desenvolvido se, nos últimos 51… ou 115 anos, não tivesse havido tanta gente a puxá-lo para trás.

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Fascista e monarca, você só tem defeito. Arre, vai de retro Satanás.

        1. Avatar de narceduso
          narceduso

          Por acaso nem sou monarca nem deixo de o ser, é-me indiferente.

          Quanto a si, não percebo por que razão se arrepia com o meu comentário. Gostou assim tanto do que se passou após 1910?

          É assim tão adepto de regicídios e das perseguições e assassinatos que se lhe seguiram durante a primeira república?
          É assim tão adepto da ditadura da 2.ª república?
          É que o PJA ser adepto dos comunismos e socialismos dos últimos 51 anos é que já não duvido nada.

  5. Avatar de sapaxoxa
    sapaxoxa

    Sim, uma IA para evitar a corrupção. Que ideia mais absurda. A IA é má e vai matar-nos. MEDO.

    Enfim, tugas com medo que uma IA lhes vá roubar aquilo que roubaram durante 30 anos 😉

    Preparem-se ladrões…

  6. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Pronto!!! Já puseram a Skynet a funcionar.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Aqui em Portugal deveríamos substituir não só 1 ministro pelo IA mas sim todo o governo 😀

    1. Avatar de narceduso
      narceduso

      Eu cá começava por substituir os Sírgeos todos por versões mais ajuizadas e inteligentes.

  8. Avatar de What
    What

    Em pc isolado,para manter a pureza.
    Se for como o trading de alta frequencia, com sistemas e algoritmos feitos por programadores corruptos, a bolsa cai por breves momentos, desaparecem milhoes de dolares e ninguem sabe explicar o que aconteceu.

    1. Avatar de narceduso
      narceduso

      “Em pc isolado,para manter a pureza.” — boa ideia, vamos também isolar todas as pessoas para se manterem puras e impolutas… e ainda mais isoladas se forem governantes. Contacto com absolutamente ninguém para que as decisões sejam também puras.
      Pureza acima de tudo e nada de contaminações mundanas! A conclusão lógica é atribuirmos logo de uma vez os cargos de governação a bebés já que são estes os humanos mais puros.

  9. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Acho bem. Espero que experiência corra bem e se assim for que a UE emita diretrizes para todos os membros integrarem IA para mitigar a corrupção. A corrupção mata a democracia ao minar a confiança dos cidadãos na mesma, eis uma das razões da ascensão de partidos conservadores populistas pela UE e eu voto Chega quanto mais não seja porque a porca tem de levar um choque.

    1. Avatar de narceduso
      narceduso

      “IA ministra dos concursos públicos”, sim tem mesmo tudinho para correr bem! Quando os contratos começarem a ser contestados em tribunal pelos preteridos e o caos se instalar nos concursos… aí veremos a quem atribuirão as culpas de todo o mau funcionamento do novo “ministério muito, muito esperto”.

  10. Avatar de $$$
    $$$

    A maltinha da tecnologia teve os avisos da skynet. A maltinha religiosa teve o aviso da marca da besta. Brilhante!

  11. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Até parece que a IA é propriedade de Monges Tibetanos. Haja pachorra para os argumentos deste mundo.

  12. Avatar de JMarston
    JMarston

    Que grande palhaçada!!!

  13. Avatar de Grunho
    Grunho

    A Albânia já tem o maior primeiro ministro da Europa: 2,06 metros, ao lado da Meloni parecia que levava a criança pela mão. Mas prefiro o Enver Joca, que tirou o país das garras dos nazis

    1. Avatar de narceduso
      narceduso

      Essa visão de que Enver Hoxha tirou a Albânia das garras dos nazis é só possível por um marxista-leninista empedernido já que a sua participação, directa ou mesmo indirecta, na expulsão dos últimos resistentes nazis ainda presentes na Jugoslávia… é bastante duvidosa.
      O certo é que Enver Hoxha, assim que chegou ao poder, manteve a Albânia nas garras bem firmes dos comunistas e assim continuou a fazê-lo até à sua morte em 1985.

      Foi precisa uma guerra mundial para a humanidade (ou boa parte dela) não cair nas garras do nazismo mas… caramba, os comunistas (não menos funestos) ainda andam por aí altivos e orgulhosos das façanhas da sua infame ideologia e desgraçadas consequências. É mesmo precisa pachorra!!!

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Cuidado com os comunistas debaixo da cama. É cada alucinado.

        1. Avatar de narceduso
          narceduso

          Tenha o PJA cuidado com os fascistas debaixo da cama, debaixo do travesseiro ou aqueles que se escondem nos cantos escuros da sua casa prontos a saltarem-lhe em cima.
          É cada aluado… que até mete pena!

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Sim, eles podem aparecer em noites de lua cheia. E depois é um problema, as balas de prata estão nas mãos deles. Hammer House of Horror.