A Tesla poderá abandonar a indústria automóvel em breve? Tudo indica que sim

51 Comentários

O papel de liderança da Tesla no fabrico de automóveis tem sido questionado. As recentes declarações do CEO Elon Musk e o novo relatório “Master Plan IV” da Tesla indicam que o foco da empresa estará a mudar dos automóveis para a IA e a robótica. Tudo parece apontar para que a Tesla possa abandonar a indústria automóvel em breve.

Tesla robotáxis roboôs automóveis Elon Musk

Tesla poderá abandonar a indústria automóvel

A Tesla continua a ser o fabricante de veículos elétricos mais vendido nos Estados Unidos, sendo a grande maioria das suas receitas provenientes da venda de automóveis. Mas Musk vê o futuro da empresa nos robotáxis e nas tecnologias autónomas. Segundo o CEO, esta área tem o potencial de transformar a Tesla numa “empresa de dez biliões de dólares”.

O Master Plan IV também apoia esta visão. Segundo o relatório, os robôs humanoides assumirão tarefas diárias e libertarão o tempo da humanidade, inaugurando uma era de “abundância sustentável”. A única menção a automóveis é nas tecnologias de baterias e robotaxis autónomos.


Os dois primeiros argumentos de Musk (Master Plan I e II) delinearam o futuro da Tesla em termos de produção automóvel. O primeiro plano centrou-se numa estratégia de transição de veículos de luxo para modelos mais acessíveis, enquanto o segundo sugeriu veículos como o Model Y e o Cybertruck. No entanto, o plano final coloca agora os automóveis longe do centro das atenções.

Elon Musk vai apostar nos robotáxis e roboôs

A nova direção de Musk representa também um grande passo para os investidores. O conselho de administração da Tesla preparou um pacote salarial para Musk que poderá chegar a 1 bilião de dólares se implementar milhões de robôs e robotaxis nos próximos 10 anos. Isto esclarece ainda mais a nova visão da empresa.

Tesla robotáxis roboôs automóveis Elon Musk

Atingir estes objetivos não será fácil. A promessa de condução totalmente autónoma tem vindo a ser adiada há anos. O negócio de robotáxis ainda opera em áreas limitadas em algumas cidades dos EUA. O projeto do robô humanoide da Tesla, o Optimus, ainda está em fase de protótipo e sofre atrasos frequentes.

Esta estratégia corre o risco de enfraquecer o domínio da Tesla no mercado automóvel. A empresa está a desviar os seus recursos para veículos autónomos em vez de desenvolver novos modelos acessíveis. Com exceção do Cybertruck, a Tesla não lançava um novo modelo há cinco anos. Enquanto o número de concorrentes cresce, a Tesla enfrenta os desafios de uma linha de produtos envelhecida.

Tesla poderá pagar um valor sem precedentes a Elon Musk: 1 bilião de dólares!

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    A Tesla é como a Apple, vende bem notícias.
    Há alguns dias, a administração pensava premiar o seu CEO com 1 bilião de dólares, caso elevasse a venda dos carros.
    Hoje, já vão deixar de produzir carros, lol.
    Há marcas, como as que referi, que vendem muitas notícias, ou seja, sem mexerem uma palha, geram dinheiro, apenas com especulações.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não leste bem. O objectivo é vender robôs e robotaxis. Agora se isso vai acontecer é outra história.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A questão é que leu, um dos objectivos é 20 milhões de vendas, até à data estão na casa dos 6 milhões, logo para chegar a 20 não vão abandonar de todo o mercado automóvel…

        1. Avatar de Leal
          Leal

          20 MILHÕES?! Tanto?

        2. Avatar de Olé
          Olé

          O objectivo inicial era atingir vendas de 20 milhões veiculos/ANO até 2030.

    2. Avatar de Alberto
      Alberto

      Ninguém disse que iam deixar de fazer carros, e não é bem assim essas empresas alguma coisa apresentam

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Errado.

      A Apple vende muito bem os seus produtos, bem melhor que a Tesla.

  2. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Estão a levar tanto tempo a fazerem o Semi, que as empresas Europeias a passo de caracol, estão a produzir camiões de forma quando o Semi sair, já ninguém precisará deles.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Empresas chinesas quiseram anunciar um camião para 6000 toneladas, de carga útil, que podia fazer 3800km, só com 1 carregamento. Até ao testarem, carregado, chegou aos 106km e 0%, na bateria. E lá se foi a ideia.

      1. Avatar de JL
        JL

        6000 toneladas ? Não será 6000 milhões de toneladas ?

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Se fez 100km com 6000 toneladas a bateria compro já meia dúzia!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O semi está a ser entregue nos EUA na Europa não me parece que algum dia o vendam penso que eles não estão interessados nisso e tambem teria de existir uma alteração na lei sobre o tamanho ou peso dos semi reboques

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Os robotaxi onde estão a ser testados até estão a correr melhor que o esperado já há boas comparações com a waymo que opera no mercado há anos e o robotaxi é bem mais escalável.
    O robot se realmente for tão bom como eles o pintam é de longe o mais avançado do mercado.

  4. Avatar de JMarston
    JMarston

    Claro. As vendas estão a cair a pique. Há centenas de elétricos melhores em todos os sentidos.
    A vantagem da Tesla esfumou-se.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Isto de comentar depois de um almoço bem regado é complicado

    2. Avatar de luisa
      luisa

      Ai há?? Quais??

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Como alguém que anda no mercado para comprar carro o que dizes é objetivamente errado, o model 3 não tem concorrência, o único que podia tocar é o novo CLA, mas quando comparas com o preço perde logo qualquer possibilidade..m

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        E o Ford Mustang electrico qual a opiniao sobre voces ?

      2. Avatar de Olé
        Olé

        O Model 3 tem um problema.
        O Model Y.

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu tambem dizia isso até estar interessado em comprar carro e pesquisar tudo o que havia no mercardo os teslas são caros para o meu bolso portanto nao vou comprar nenhum mas dizer que não tem nenhuma vantagem é não saber do que se fala os teslas continuam a ser os melhores eletricos de longe, vais ver testes de autonomia são sempre os mais eficientes por uma larga margem os que fazem mais autonomia são ainda mais caros que os teslas em termos de rede de carregamentos nem vale a pena falar, têm sentry que mais nenhum portanto não sei onde queres chegar e as centenas que há melhores quais são mesmo

  5. Avatar de Gasek
    Gasek

    Quem poderia imaginar que a Tesla seria o criador da Skynet?

  6. Avatar de Andre
    Andre

    A tesla tem um enorme problema desde sempre, tem um CEO mentiroso, mente com todos os dentes. Acha.se o maior quando é um triste que enriquece as custas dos outros. Este seria o fim esperado da tesla? Obviamente SIM, que empresa sobrevive a idiotas, fascistas e ignorantes a gerir? Cybercrap o “sucesso” de Elon o idiota mor…

    1. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      Mentiroso e aldrabão concordo! É um grande aproveitador de fundos do estado, só assim conseguiu os bilhões á custa do contribuinte… idiota têm pouco, ele faz se de idiota com uma deficiência mental para a malta ter pena dele. Fascista??? Porque levantou um braço? A Catarina do BE levantou o braço da mesma forma?? Será fascista? Acho que voces deviam ter um pouco de cabeça antes de começar sempre com a mesma lenga lenga dos istas….

      1. Avatar de Andre
        Andre

        “á custa do contribuinte” é para o lado que durmo melhor, não é nada conosco. São os contribuintes “la maga” que votaram no rei dos idiotas. Aquele ser(zinho) americano que andam a séculos a preocuparem-se com tudo e com todos, menos com eles proprios.
        “o sonho americano” não passa de um chiché ilusionista de uma terra que só dá oportunidades a gente dessa. Em suma uns merecem-se aos outros. Só me incomoda é que esse Elon, já andou com as suas mentiras e latas estanhadas sobre politica na Europa, ele que vá mais é limpar a sua casa que nós, cá sabemos como nos governar… A tesla faliu ou está em vias? O mundo ficará melhor quando Elon se redimir a sua inóspita existencia. De carros e engenharia ele nao percebe nada, é como comprovado por anos e anos um mentiroso. O nosso Portugal politico ainda anda muito de braços dados com esses “senhores” do alem atlantico.

        1. Avatar de GyBla
          GyBla

          Em que mundo vives? O Elon pode ter uma inabilidade em falar e expressar-se , mas é um génio e visionário. Além disso é muito focado e tem conseguido por em marcha projetos deslumbrantes desde carros eletricos e baterias, chips neurológicos, foguetões para ir a marte, robos humanoides e mesmo escavação de túneis.
          Vi uma reportagem que resumia os projetos dele assim: vai enviar milhares de robos humanoides e veiculos eletricos para Marte para montar alojamentos à superficie e alojamentos em profundidade em tuneis em marte para que quando tudo estiver pronto ser colonixzado por humanos. Se isto for verdade é brutal.

          1. Avatar de Luisa12
            Luisa12

            O final da tua opinião é genial… “se isto for verdade…” aconselho te a ver com mais atenção os objetivos dele!! Mais de metade dos projetos dele só consumiram recursos e subsídios do governo, e no final não passaram de protótipos falhados. Mesmo a space x falhou completamente todos os objetivos…a única razao da space X ainda estar activa é porque o governo financia quase por completo a empresa.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Oh Luisa tem juizo vai pesquisar um bocadinho. A spacx falhou? Atualmente é a mais barata do mercado tendo o monopolio dos lançamentos mundiais é a unica que reutuliza foguetões quase a brincar com os outros. Olha a Boeing receber o dobrou da spacex e a unica vez que levaram pessoas para o espaço a spacex teve de os ir lá buscar portanto não brinques comigo sff a spacex deve ser das empresas que mais sucesso tem hoje em dia não falharam um único objetivo e não me venhas com problemas em foguetões de testes sff

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Podes mostrar onde esses biliões foram dados? Pois tanto quanto veja a tesla teve zero de fundos só porque sim, já outras marcas americanas não podem dizer o mesmo…

          1. Avatar de Andre
            Andre

            No fundo, acho eu, que o grande problema é a “dependência” que o Gov dos EUA ficaram com a extinção da antiga NASA e custos mais reduzidos (sim é um facto), mas a Space X já é recordista em explodir foguetes (eles até festejam com champagne, paga os amercaines lol), aquilo parece mais uma fábrica de piromaníacos. Não sei se a quantidade de falhanços já excedeu os valores da antiga NASA que era astronomicamente 🙂 altos

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Ele não é fascista por apenas ter levantado um braço, isso é a consequência de ele o ser.

        Ele é fascista pelas ideias, discurso e apoios que andou a espalhar publicamente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, já parece as marcas europeis como a VW e outras.

    2. Avatar de Mico.se
      Mico.se

      Bem…
      Para quem está num governo conservador, afinal gosta da t.e.t.a tb.

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      A boeing recebeu o dobro da spacex e ninguem fala nisso ahah e a boeing falhou completamente a spacex está a prestar o serviço para o qual foi paga sem espinhas

      1. Avatar de Andre
        Andre

        mas a boeing e outras não tem um CEO mentiroso e vendedor da banha da cobra. E a boeing não anda a explodir aviões no ar. É uma empresa de referencia no mercado mundial. Agora é Robot taxi? Enquanto países orientais estão muito a frente tec de ponta. O robot taxi tesla? https://www.reddit.com/r/SelfDrivingCars/comments/1ljxd63/list_of_clips_showing_teslas_robotaxi_incidents/ (have fun) da tesla já quase faz lembrar Cybertrucks, Cyberduck, Cybertunnel e Elon Musk “X”, não me parece uma comparação. Isso parece mais vaporwave do Musk.

        Já faltava quase o esquecido bot da tesla, que afinal era controlado por um humano remotamente. Xd Hyperloop outro flop do Mr “iron man” XD (pesquise no google há um site com lista completa das mentiras do musk, a lista é grande). Se ele fosse o Pinóquio não sei bem onde estaria a penca dele. haha
        Ainda quer comparar?

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Sim quero porque falas-te falas-te e não disses te nada a boeing não anda a explodir ? A boeing ia matando astronautas a Spacex é que teve de os ir lá buscar e a spacex anda a explodir ahahahah a spacex anda a foguetões de testes sabes o que são testes? A boeing é que não deve saber o que são testes porque foram encontrados centenas de problemas já depois dos testes, Amigo não fales do que não sabes sff

          1. Avatar de Andre
            Andre

            a space X em suma seria uma boa empresa sem o Elon Musk

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Sem o Elon Musk não tinham apostado em foguetões reutilizáveis que hoje é ganha pão deles portanto esse deve ser o cometário mais sem sentido que já fizeste.
            Quando ele disse como ia fazer tuda a gente gozou e disse que não era possível hoje está tudo a correr atrás ahah está tudo dito

        2. Avatar de JL
          JL

          Se a boeing não mente, porque está a ser investigada por alegadas falhas de segurança e qualidade ?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ele não faz a minima ideia do que está a falar hoje em dia a spacex tem monopólio dos lançamentos falarem da spacex é só falar por falar

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não conheces o CEO da Boeing, está visto…

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    A sério? Quem diria… E eu a pensar que com as vendas a cair há 2 anos iam lançar 8 novos modelos…

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Também pensei o mesmo… isto mostra bem o fracasso das vendas dos carros elétricos. Atenção, que isto não vai acontecer só com a Tesla… vai atingir todas as marcas, marcas europeias e até as marcas chinesas estão a ficar com um stock enorme de carros novos para vender… que o mercado não quer comprar.

      1. Avatar de JL
        JL

        Quais vendas ? Dos a combustão ? Sim, são essas que estão a cair há anos.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não se modernizou…está a começar a ficar para trás.

    E não estou a falar de ser electrico com melhor autonomia de bateria mas sim no design dos carros…tanto interior como exterior…não se atualizou, não se alterou, e isso fez as pessoas olharem para outras marcas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Pelo que se tem visto quem está desatualizado são as outras marcas, tanto que lhe seguem os passos.

  9. Avatar de Bibo'
    Bibo’

    Tudo isto seria verdade se a Tesla não se deixasse ultrapassar em tufo: carros, robots, IA, não vai acontecer, enquanto este lá estiver é um anticorpo para a Tesla.

  10. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Isto até parece uma notícia do dia das mentiras…
    Então a Tesla, até a bem pouco tempo, projetava um enorme crescimento das vendas dos seus carros elétricos… agora já pondera desviar o seu negócio. Porque será? grande quebra nas vendas, só pode!!
    Enfim, aqui está a prova do futuro que tem os carros elétricos… talvez tenham futuro, daqui a 20 ou 30 anos. Até lá, é melhor manter os carros a combustão. E isto é um aviso para a Europa, um aviso sobretudo para os consumidores… o melhor é manter os carros a combustão e não embarcar em “bonitos” carros elétricos que ao fim de 4 ou 5 anos ou até menos, já dão problemas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se não tivessem futuro você não estava preocupado, além disso o que a tesla não vendeu, venderam outras, e sim, continuam a crescer as vendas de eléctricos.

      Ou melhor manda-los já para a sucata.

      Então mas se manterem os carros a combustão, as fabricas na Europa vão à falência, portanto esse aviso é ridículo.

      Dão problemas, então que problemas os carros eléctricos lhe deram ?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      1 A tesla não vai deixar de vender carros
      2 Hoje em dia a tesla é irrelevante já todas as marcas do mundo fazem eléctricos os chineses estão em altas a tesla já meteu o mundo inteiro a trabalhar nos eléctricos hoje em dia já é irrelevante se a tesla existe ou não é só mais uma opção no mercado