75% das freguesias com 5G! Que operadora com mais estaçoes?

29 Comentários

No final do 2.º trimestre de 2025 (2T2025) o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 14 445 estações, de acordo com os dados reportados pelos quatro operadores.

75% das freguesias com 5G em Portugal! Qual a operadora com mais estações?


No final do 2T2025 a Vodafone foi o operador com o maior número de estações de base 5G instaladas (5070), seguido pela NOS (4881), pela DIGI (2498) e pela MEO (2062). Em comparação com igual período do ano anterior, a MEO registou um aumento de 35,6% de estações de base 5G (+541 estações), a Vodafone aumentou 22,6% (+933 estações) e a NOS 2,1% (+101 estações).

700 MHz é a faixa com maior número de estações 5G

A faixa de frequências dos 700 MHz, que permite disponibilizar maior cobertura, detém um maior número de estações instaladas (10 901), seguida da faixa de frequências dos 3,6 GHz (5251), que apesar de permitir uma menor cobertura comparativamente com a faixa dos 700 MHz, disponibiliza uma maior capacidade.

Total dos concelhos e 75% das freguesias com estações 5G

Quanto à distribuição das estações de base 5G, estas encontravam-se espalhadas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e por 2308 freguesias (74,7% das freguesias no país).

Em termos gerais, os três operadores históricos dispõem de estações na quase totalidade dos concelhos. A DIGI passou a estar presente em 301 concelhos (97,7% do total).

As zonas do país onde a densidade de estações é superior correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes.

75% das freguesias com 5G em Portugal! Qual a operadora com mais estações?

62% das estações 5G localizadas em áreas urbanas

A maioria de estações 5G encontrava-se localizada em Áreas Predominantemente Urbanas (62% do total ou 8949 estações), comparativamente com cerca de 14,1% (2033 estações) instaladas em Áreas Mediamente Urbanas e com 24,0% (3463 estações) localizadas em Áreas Predominantemente Rurais.

Considerando o total de locais de Portugal onde cada operador disponibiliza estações móveis, a NOS apresentava a maior proporção de estações 5G nos locais onde se encontrava presente (93,8% dos seus locais), seguido da Vodafone (87,7%), da DIGI (61,0%) e da MEO (37,3%).

Acessos à Internet Móvel 5G atingem os 4,6 milhões

No final do 2T2025, o número de utilizadores de Internet móvel através de 5G totalizou 4,6 milhões (+58,6% face ao 2T2024), atingindo uma taxa de penetração de 43,2 por 100 habitantes.

O peso dos acessos móveis através da rede 5G é de 36,2% no total dos acessos móveis com utilização efetiva. No caso da Internet móvel, 42,9% utilizaram a rede móvel 5G.

75% das freguesias com 5G em Portugal! Qual a operadora com mais estações?

O tráfego cursado através de redes 5G representou cerca de 22,3% do total de tráfego de dados móveis, atingindo os 8,1 GB mensais por utilizador de Internet móvel 5G.

 

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tug@Tek
    Tug@Tek

    A 2ª imagem da noticia, é mais importante que o titulo.
    Da infraestrutura móvel existente apenas 26% é 5G.
    Isto demonstra a cobertura real do 5G…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se percebesses como é a cobertura 5G face ao 3G ou 4G nem sequer tinhas feito esse comentário

      1. Avatar de Tug@Tek
        Tug@Tek

        Não percebo, mas certamente poderás explicar para que eu e quem na comunidade não perceba.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A AI explica, hoje em dia sou redundante

          1. Avatar de Ok
            Ok

            A tua única redundância é ser cromo, nunca falha.

      2. Avatar de Sergio Ramos
        Sergio Ramos

        E tu sabichão, sabes o que é 5G “Non Standalone (NSA)”?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não, sou um pobre coitado sem conhecimentos nenhuns só sei o que as AIs me contam 🙁

      3. Avatar de Ok
        Ok

        Felizmente estás cá tu para nos iluminar.
        Somos todos ouvidos professor

      4. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Basicamente 7000 antenas 5G, cobrem a mesma área que 200 de 4G e 30 de 3G.
        São “só” 80000kwh, por dia, em gastos energéticos, quase 5400% do que eram as 3.5G.

  2. Avatar de Paulada na xarecax
    Paulada na xarecax

    Uma operadora recém chegada, já ultrapassou o dinossauro que fez os preços que queria até 2025

    1. Avatar de Sintronics
      Sintronics

      Concordo plenamente :⁠-⁠)

    2. Avatar de Tuga sem escrúpulos
      Tuga sem escrúpulos

      Humaniza-te… mas com bots ahaha
      Acabou a mama…

      1. Avatar de Sergio Ramos
        Sergio Ramos

        “Humaniza-te”, e depois despedem 1000 funcionários para serem substituídos por atendedores de chamadas AI

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É muito mais fácil alguém recém chegado fazer o investimento do zero do que reformares tudo o que tens.
      Além disso a digi era obrigada a fazê-lo devido à compra de espectro 5G, mais uns meses e ficava sem as licenças

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Atenção é que 99,34299% das antenas DIGI, são nos grandes centros. Como são antenas 5G, instalam 8000, cobrem, a mesma área, de 250, das 4G. Nas zonas, menos urbanas, só lá para 2070-2300 é que vai haver cobertura Digi. Já sem falar de imitarem, a Vodafone, instalam 1 antena, na montanha, mais próxima, um relay e assume 100% de cobertura a 5000km2. Até que, nem 2km2 cobrem mas, para a estatística, aquela torre cobre 5000km2. Até terem 50 clientes, todos acreditam que é verdade.

  3. Avatar de Paulada na xarecax
    Paulada na xarecax

    Cheguei a ver coisas do género “Não há espaço para uma nova operadora”, “A chegada da Digi com os seus preços vai afetar o investimento nas infraestruturas que a MEO faz”

    uma empresa que tem como slogan “Humaniza-te” faz um despedimento para trocar pessoas pela IA… que desespero a chegada da Digi agitou os mercados das comunicações e acabou com o cartel sem dó nem piedade.

    Resumo dos meus pacotes atuais:

    10gbps
    TV com 70 canais
    3 cartões com trafego ilimitado (ou 2TB como aparentemente já se descobriu)
    pago 15 + 10 + 15 = 40eur/ mês – 480eur/ano

    ora se fosse na ChulEO ficava:
    104,99eur/mês o mesmo pacote – 1259.88/ano

    Enfim, venham com a cantiga que vierem, só se mantem no cartel quem quer

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Venha com essa conversa para a minha casa e ver se consegue a fibra Digi. Queria ver como é que se safava não se meter com o cartel. Por a sua conversa, a Digi já tem fibra com cobertura nacional. Coloque o capacete de pensar um pouco.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Sim sim.. 900000000000 euros de poupança. Entretanto, já vão em 85% de aumento, dos preços, que diziam “durar 5 a 10 anos” (na publicidade). Várias cidades, ás portas de Lisboa, receberam promessas de fibra, “o mais tardar Abril 2025”. Estamos em Setembro “Esperamos ter cobertura, na sua zona, até Dezembro, de 2028” (resposta, da app, para uma cidade, na margem sul do Tejo). Depois, “oferecem” cartões móveis, a 39 euros, com o router (ou 592 euros, pelo router, pagando 15 euros, mensais, pelo cartão).

  4. Avatar de José
    José

    A digi em móvel falado e perda de rede é top

  5. Avatar de José
    José

    A digi em móvel falado e perda de rede é top

    1. Avatar de Torrão
      Torrão

      Temos aziado da MEO, na área.

      1. Avatar de Tiago Ferreira
    2. Avatar de Rogério
      Rogério

      Confirmo que a qualidade da DIGI em móvel é bastante inferior ao que consideraria o serviço base de um operador. Sendo um antigo cliente NOWO e tendo sido “obrigado” a mudar para a DIGI só posso dizer que pelo mesmo preço, a qualidade desceu bastante. Mais valia não darem o tráfego todo que publicitam mas darem serviços com o mínimo de qualidade. Não estou a falar de serviços extra mas conseguir fazer SEMPRE chamadas e receber chamadas (numa zona com rede) é o mais básico que se pode esperar. Esperemos que sejam só dores de crescimento, senão melhorar vou ter de mudar o serviço móvel.

  6. Avatar de Zé Alfa
    Zé Alfa

    Moro na região de Azeitão, Setúbal, e nenhuma das operadoras oferece um sinal de qualidade, sendo a MEO a pior.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Na casa do herman tens sinal no máximo

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Moro a 15 minutos, de Lisboa (45, em dias normais, com a passagem na ponte). Na cidade, mais próxima, a Digi prometeu que era para “Abril, de 2025, o mais tardar”. Já vamos, em Setembro, já passou para “Esperamos ter cobertura, na sua zona, até Dezembro, de 2028”. Na localidade, onde moro, só há MEO. A Digi dizia que “só devemos cobrir, a sua rua, em 2035.” Agora, só diz “Ainda não possui cobertura. Não temos previsão. Pode usar os serviços móveis.”

  7. Avatar de JV
    JV

    Muitas estações para ficarem em baixo quando há trovoadas apagões etc….

  8. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Pensei que as vacinas do Covid possuiam o chip do 5G. Com tanto chip 5G a cobertura era para ser maior