Novo Porsche Cayenne totalmente elétrico poderá ser carregado sem fios

41 Comentários

A Porsche revelou que o próximo Cayenne totalmente elétrico, a chegar em 2026, oferecerá carregamento sem fios. Na atribulada jornada da fabricante alemã de carros desportivos no mundo dos modelos movidos a bateria, com planos adiados e o que parecem ser incertezas sobre a estratégia a adotar, esta pode ser uma boa notícia para os fãs da marca.

Base de carregamento sem fios de carros elétricos da Porsche

Após comprar uma empresa alemã dedicada ao carregamento sem fios de carros elétricos, em agosto de 2023, informámos, em setembro do ano seguinte, que a Tesla estava a registar pedidos de patente que indicavam uma base doméstica para esse fim.

A par da Tesla, a BMW terá, também, estudado e testado a tecnologia de carregamento de carros elétricos sem fios, em 2019. Contudo, esta não terá sido colocada no mercado.

Entretanto, a Porsche está a chegar-se à frente nesta matéria, com um modelos de produção em série que pode ser carregado sem fios.

Porsche Cayenne totalmente elétrico poderá ser carregado sem fios

A fabricante alemã de carros desportivos revelou que o próximo Cayenne EV 2026 oferecerá carregamento sem fios. Desta forma, os proprietários não terão de ligar o SUV movido a bateria em casa, bastando estacioná-lo sobre a nova base de carregamento da empresa.

Segundo avançado, a Porsche irá revelar o seu sistema de carregamento indutivo, publicamente, na IAA Mobility Show, na próxima quinta-feira, em Munique.

Base de carregamento sem fios de carros elétricos da Porsche

Num comunicado de imprensa, a fabricante de automóveis partilhou que a tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o carregamento de veículos elétricos pelos condutores, destacando a facilidade de utilização do seu sistema.

A facilidade de utilização, a adequação ao uso diário e a infraestrutura de carregamento continuam a ser os fatores decisivos quando se trata da aceitação da mobilidade elétrica.

Afirmou Michael Steiner, membro do conselho executivo da Porsche.

Carregamento sem fios da Porsche chegará com o Cayenne elétrico

O sistema de carregamento sem fios da Porsche consiste em duas partes: uma base instalada no chão da garagem ou da entrada para automóveis, ligada à rede elétrica da casa do proprietário, e uma placa integrada na parte inferior do veículo.

Base de carregamento sem fios de carros elétricos da Porsche

Para iniciar o carregamento, basta estacionar sobre a placa, de modo que as duas placas fiquem alinhadas. A energia é transferida entre elas, através de um campo magnético.

A base para carregamento sem fios será disponibilizada aos clientes como opção aquando da compra do novo Cayenne totalmente elétrico. Com 50 kg, assegura uma potência máxima de carregamento de 11 kW e 90% de eficiência.

Arrefecida a ar, a base é ainda capaz de funcionar em temperaturas de -40 a 50 °C, embora não esteja claro como temperaturas extremas afetarão a sua eficiência.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    O carregamento em vez de demorar 10 segundos passa a demorar 0 segundos…

  2. Avatar de Jose Saraiva
    Jose Saraiva

    Para quando a proibicao de carros a combustao em todas as cidades da Europa?? Lisboa nao pode ter carros a combustao, é um pivete que nao se pode! Ou compram eletrico ou andam de transportes

    1. Avatar de PoiZé
      PoiZé

      Já basta as zonas onde os veículos mais antigos não podem entrar.
      Ir viver para o campo parece melhor solução do que andar a fazer sugestões irreais.

      1. Avatar de Raiana
        Raiana

        Grande Porto e Lisboa devem proibir totalmente veículos com normas inferior a Euro 4 e controlar todos os veículos que deviam ter catalisador e não têm e todos os reprogramados (se melhor até que o standard melhor, todos os outros multas de 1000€

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        que lógica do catano, um antigo não pode entrar, mas um Ferrari ou Lamborghini que poluem mais ja podem…

    2. Avatar de Pedro P.
      Pedro P.

      De facto o mau cheiro em Lisboa é um problema, mas em grande parte dos sitios não será culpa dos automóveis ..

    3. Avatar de Tó

      a estupidez dos fundamentalistas é lixada.

    4. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Não sou contra os elétricos, no entanto o que propõe e completamente infazível… Sim, cada vez há mais carros velhos a poluir Lisboa, com fumo preto/branco, no entanto sabe, que a maioria do português não tem condições económicas para comprar um carro elétrico… e isto já nem falando da questão, que se todas as viaturas fossem elétricas, não havia carregadores disponíveis! Já os transportes públicos, é outra utopia, já que estes andam completamente sobrelotados…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Sabes que em Lisboa já é proibido desde 2015 circularem nas zonas ER veículos de fabrico anterior à norma EURO 3 das 6h às 24horas e em 2021 atualizaram para a EURO 4…

        certo?

        O regulamento já tem mais de 10 anos.

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          mas Ferraris, Lamborghinis e afins de alta cilindrada que poluem mais ja podem, que lógica

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Os Ferraris e os Lambos fazem filas e filas pelas avenidas de Lisboa. Em todo o lado é só Ferraris e Lambos…

        2. Avatar de há cada gajo
          há cada gajo

          é pré EURO 2.

      2. Avatar de JL
        JL

        Se fossem todos eléctricos já existiam muitos mais carregadores, também não concordo que se faça proibições a este nível, a coisa deve ser lenta e de acordo com a economia das pessoas, e com a opção de cada um.

      3. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Depois quando tiveres fome metes a língua na tomada elétrica. 🙂 🙂 🙂

    5. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Para quando a proibição das proibições ? A tua falta de noção é inversamente proporcional à tua sensibilidade nasal !

    6. Avatar de Infinity
      Infinity

      carvãoAcho que deveriam proibir o uso de maquinaria pesada na extração da matéria prima e os cargueiros que fazem o seu transporte para construir as belas baterias. Polui mais um eletrico desde a sua construção e vida util que um a combustão. temos que fechar entao todas as centrais a carvao e gás pois é muito poluente e os eletricos exigem muito da rede.

      1. Avatar de JL
        JL

        Errado, polui menos, muito menos.

        Se fecharmos todas as centrais a carvão depois não têm combustível, já que da produção até ao abastecimento é gasta mais electricidade que um eléctrico.

        https://energeiaplus.com/2025/03/31/wieviel-strom-brauchts-fuer-die-bereitstellung-von-benzin-und-diesel/?translateto=en

    7. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Saraiva Já vi que não tens categoria para isso. O requinte do cheiro a gasolina e couro genuínos não estão ao alcance de qq um
      Lorenzo Pazzaglia Gasoleather
      https ://www.beautytheshop.com/pt/perfume/perfume-de-mulher/lorenzo-pazzaglia-dark-florum-extrait-de-parfum-spray-75ml-10
      Conforma-te com as imitações que descascam ao fim de 3 meses.

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso já está mais que resolvido, já agora, aproveito para informar que os carregamentos no Lidl já estão a 13 cêntimos o kWh.

        É estranho como dentro de uma cidade cheia maioritariamente de carros diesel consegue distinguir cheiro a gasolina. Lol

        https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2021/08/19/ford-cria-perfume-com-cheiro-de-gasolina-para-o-lancamento-do-mu.html

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Esses 13 cents o kWh encontrados no LIDL foi erro dos nabos da Atlante, cuja aplicação deve ter sido feita por estagiários . LOL
          Já aconteceu o mesmo em bombas de combustível. Infelizmente são lapsos que duram pouco tempo.

    8. Avatar de Toto
      Toto

      Quando vires um estudo sobre a radiação eletromagnetica nesses carregamentos ou quando aceleras com carros elétricos é mais vai ser ,

  3. Avatar de Factos
    Factos

    Agora só falta escreverem sobre as verdadeiras dificuldades que a Porsche tem neste momento e aí sim também podem referir os elétricos já que gostam tanto de ir atrás da manada pseudo-ambiental.
    Publiquem factos, publiquem números a sério.

    1. Avatar de Alec
      Alec

      A notícia nada tem a haver com as dificuldades da Porsche e com o ambiente. É com cada uma…

      1. Avatar de José Manuel
        José Manuel

        “nada tem a haver com”, minha nossa senhora!
        É com cada um…

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas não era você que veio dizer que estes fazia mais poluição ? Então foi atrás da manda pseudo-ambiental.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Contra factos não há argumentos

    3. Avatar de Raiana
      Raiana

      Os elétricos são e serão o presente e futuro.
      – zero poluição local
      – baixíssimo ruído e custos de manutenção
      – produção de energia regional e independente de outros países
      – sem embraiagem ou mudanças, ideal para a cidade e doutores das filas
      – agora tecnologia e AI que ajuda a evitar acidentes

      Portanto, só vantagens. Mas como há muitos que só querem é fuminho e ruído, ficam do contra.

      Que venha lá um Tesla MY Performance dos novos, se fosse oferecido é que era

  4. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Mais um Porsche para ser vendido a pouquíssimas carteiras…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Porquê?

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Se ganhas tão bem, o que andas aqui a fazer por estes fóruns ? Vai gastar o teu dinheiro e gozar a vida. Deixa-te de perguntas da treta porque se tens um minimo de inteligência, já sabes a resposta.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Porque não ganha bem não tem de trabalhar? E não pode ter momentos de lazer nestes fóruns?

          Se perguntei é porque não sei a resposta, não tenho nem nunca tive nenhum Porsche, mas daquilo que sei dos pvps é tão acessível quanto um GLE (meu carro anterior) ou um XC90 (carro actual) está ao alcance da pouca classe media que sobra em Portugal

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Então és mesmo pouco inteligente pois com essa ansiedade em mandar o bitaite nem leste o meu comentário original.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Li bem, só não concordo com as pouquíssimas carteiras, não estamos a falar de Bentleys nem Maseratis, é só um Porsche

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O Porsche mais barato até é uma versão elétrica…
      Mas quem quer reclamar arranja sempre um motivo.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Reclamar do quê ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quando pagas imposto em vez de carro é capaz de ser o mais barato, mas isso apenas se verifica nos países governados por alucinados.

        Mas mesmo nesses países o problema para o “investidor” vem sempre depois. Enquanto um Porsche a combustão perde pouco valor e em muitos casos até valoriza ao fim de uns anos, um Porsche elektro desvaloriza uma barbaridade apenas ao fim de 3anos.

    3. Avatar de JL
      JL

      Não são todos assim ?

  5. Avatar de JMarston
    JMarston

    Porsche sempre a inovar. Continua a ser a melhor marca de carros desportivos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lol.. até gosto da marca mas com a vastidão de marcas que aí tens é uma afirmação no mínimo tresloucada

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mais uma invençao chinesa.

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso foi inventado por Nikola Tesla.