Google com multa milionária em França! Castigo por mostrar anúncios no Gmail

20 Comentários

A Google foi multada em milhões em França por exibir anúncios nas caixas de entrada do Gmail. A CNIL concluiu que a empresa de Mountain View violou a lei ao exibir anúncios nos separadores “Promoções” e “Sociais” do Gmail sem o consentimento do utilizador.

Google multa Gmail França

Google com multa milionária em França

A CNIL (Comissão Nacional de Execução da Lei) considera que os anúncios que se fazem passar por e-mails no Gmail violam a lei francesa.A história não se fica por aqui, uma vez que a CNIL também puniu a Google por instigar os utilizadores que criaram contas no Gmail a aceitar cookies para a exibição de anúncios personalizados.Isto sem os informar devidamente sobre o seu real propósito.

As autoridades sustentam que a conduta da empresa viola a lei francesa de proteção de dados. O consentimento obtido dos utilizadores do Gmail para exibir anúncios personalizados não seria válido. As práticas da Google terão impactado mais de 74 milhões de utilizadores do serviço em França. Destes, pelo menos 53 milhões terão visto anúncios disfarçados de e-mails nas suas caixas de entrada do Gmail.

Devido às suas violações, a CNIL aplicou uma multa recorde de 325 milhões de euros à Google. Esta é, na verdade, duas penalizações numa só. Por um lado, uma multa de 200 milhões de euros à Google LLC e por outro, uma multa de 125 milhões de euros para a sua subsidiária irlandesa.

Google multa Gmail França

Castigo por mostrar anúncios no Gmail

Mas a história não se fica por aqui. Os reguladores franceses também instruíram a Google a implementar mudanças para cumprir as regulamentações. Isto significa que a empresa terá de deixar de exibir anúncios nas caixas de entrada do Gmail sem primeiro obter a autorização do utilizador. Será também necessário obter o consentimento válido do utilizador ao criar uma conta para cookies de publicidade personalizados.

A CNIL deu à Google seis meses para implementar as mudanças. Se continuar a violar os regulamentos, terá de pagar uma multa adicional de 100.000€ por cada dia de incumprimento. A Google concordou em rever a decisão sobre os anúncios do Gmail e o consentimento de cookies. A seguir, decidirá como proceder para cumprir os pedidos das autoridades.

Vale a pena lembrar que a Google não é a única empresa visada pela França por violar a sua lei. A CNIL multou ainda a Shein por violar as normas relativas à utilização e consentimento de cookies nos dispositivos que acedem ao seu website. A empresa terá de pagar 150 milhões de euros, embora já tenha anunciado que vai recorrer da decisão.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    A França está a toda a velocidade a mudar-se para um país comunista..

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      a frança está a defender o cidadão comum.
      usar chavões como o que fizeste é o usual em quem não tem qualquer outro argumento. ou isso ou votas na “coisa”! 😉

      1. Avatar de 36.71Hz
        36.71Hz

        A França a defender o cidadão comum? O almoço foi forte amigo.

        – Popularity at an all-time low for French leaders Macron and Bayrou
        – Housing Index in France increased to 126.69 points in the first quarter of 2025
        – All Palestinians from Gaza will be able to apply for asylum in France

        Sem dúvida que o Macron mete o cidadão comum em primeiro lugar….

        É tudo percepções da coisa e das coisas…. Mas depois as mesmas pessoas que chamam em direto fascista e racista ao lider de uma das coisas, na semana seguinte depoiis de testemunhar a realidade do cidadão comum, já dá razão ao racista e fascista e até usa a palavra ciganos xDDD

        Mas o CHEGA não é o valdemort xD não te vai fazer um avada kadavra, podes dizer o nome deles xDDD

        1. Avatar de PordoDoPunjab
          PordoDoPunjab

          36.71 , hehe, é verdade.
          Aquele ranhoso, que tem tanto de jornalista como eu de bailarino, que chamou o Ventura de tudo e mais alguma coisa, quando pôs as patas fora da bolha e viu o que se passa na realidade das pessoas comuns e não na realidade da bolha dele, mudou logo de ideias.
          Devia era ter levado com uma moca nos cornos que era para aprender a não ser assim tão estúpido…

  2. Avatar de OraBolas
    OraBolas

    e a MS não? com o seu outlook

  3. Avatar de MLopes
    MLopes

    tudo o que venha no sentido de defender o cidadão comum, por mais pequeno que seja, é sempre uma boa notícia e, com coima ou sem coima, as decisões franceses vão exatamente nesse sentido.
    claro que a google arranjará forma de dar a volta à situação mas fazer o que a frança fez já é alguma coisa

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Tantos problemas para resolver em França mas o importante é multar a google por meter anúncios LOOOOL É isso que vai baixar a inflação, preço das casas e desemprego xD Mas os esquerdinos importam-se é em os ricos ficarem menos ricos, isso sim é que importa.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Procura saber o que é a CNIL antes de dizeres parlemices.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Ahh ok o teu argumento vai ser que a CNIL é “independente” xD

          Não tires as palas que não é preciso…

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Mas que palas?
            É uma agência do governo que aplica a lei da privacidade. Qual é o problema? É assim que funciona o sistema democrático. Cada organismo tem a sua responsabilidade.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Por cá temos o IGFEJ que aplica o RGPD

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Ou melhor é a CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados

  4. Avatar de CuMuna
    CuMuna

    Deixa só o Trump saber disso

  5. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Fui só eu que reparei que o número de pessoas afetadas é superior ao número de cidadãos a viver em França?

    E, não se preocupem. Agora é a Google que está na mira. Em tempos foi o Facebook, um dia quando as comadres se zangarem é a Microsoft. Agora a minha pergunta é: vocês sabiam que estas multas nunca chegam a ser pagas? Depois há recursos, caducidades, e quanto muito paga-se um décimo, e geralmente nem isso, do valor inicialmente previsto?

  6. Avatar de PordoDoPunjab
    PordoDoPunjab

    Já venho a dizer aqui, há anos, que a França está condenada.
    Não só eles mas como toda a Europa ocidental, no seu todo.
    A decadência está a toda a velocidade.

    Aquilo já nem é França, mas sim AL-França e a capital é Al-Paris.
    Não quiseram dar ouvidos a quem previu que isto ia acontecer, deixam-se ir em contos de enganar otários, agora embrulhem e boa sorte a desfazer este imbróglio.

    O dinheiro está a acabar.
    No dia em que disserem que vão baixar ou eliminar o subsídio a milhões de parasitas, Al-Paris é pilhada de ponta a ponta.
    Alguém que apostar contra o PorcoDoPunjab?

    Aviso desde já que as minhas previsões, até agora, têm sido sempre na mouche. Touché…

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Só hoje recebi 2 emails de publicidade da Google no meu GMail sem autorizar. Também processá-ls ou a lei portuguesa está-se a borrifar para isso?

    1. Avatar de Max
      Max

      Do que fala o post não é de receberes mails, normais, da Google com conteúdo publicitário.
      Do que fala é – na lista de mails, nas categorias Social e Promoção, aparecer em cima anúncios que parecem mails – mas que não foram recebidos como mails.

  8. Avatar de Max
    Max

    A multa é por duas coisas distintas … que não dá para acreditar.
    – A lista de mails caixa de entrada pode ser organizada em alguma categorias. Em duas (Social e Promoções) o CNIL, francês, diz que a Google inclui anúncios com as peto de mails. Agora fui ver não tinha (se alguma vez teve não achei nada de especial. Se quiserem ver o aspeto há um link por baixo da 1ª imagem do post. A CNIL diz que para fazer isso a Google tinha que pedir consentimento.
    – A segunda coisa é a velha questão de se aceita ou rejeita a publicidade dirigida (rejeitando os anúncios são de publicidade mais genérica). A publicidade dirigida é a que mais interessa aos comerciantes e mais bem pagos à plataforma que os gere, porque quem vê anúncios dirigidos tem maior probabilidade de adquirir o produto ou serviço anunciado. A CNIL diz que, ao configurar a contado Gmail, é mais difícil rejeitar receber publicidade dirigida do que aceitá-la.
    E é isto, não acho que seja grande coisa, mas concordo que deve haver organismos preocupados em proteger a privacidade dos utilizadores, e que não é fácil fixar os limites..

    1. Avatar de Max
      Max

      O que eu também não percebo é que vem a UE e multa, depois vem a França e multa por outra coisa qualquer, mas que também se passa noss demais países, que não multam. A da UE, de hoje, mas que já tem vindo a ser falada:
      “A Comissão Europeia multou a multinacional tecnológica Google em 2.950 milhões de euros por abuso de posição dominante em publicidade digital por favorecer os próprios serviços em detrimento de outros prestadores, foi hoje anunciado” (Expresso, 6/092025)