Salesforce despediu 4.000 colaboradores! A culpa é da IA

11 Comentários

A Salesforce despediu 4.000 colaboradores da sua equipa de apoio ao cliente, reduzindo esse núcleo de cerca de 9.000 para aproximadamente 5.000 pessoas, o que representa uma redução de quase 45%.

Salesforce despediu 4.000 colaboradores! A culpa é da IA


IA ajudou a Salesforce a recuperar mais de 100 milhões de contactos

O CEO, Marc Benioff, explicou que a principal causa foi a adoção acelerada de inteligência artificial (IA).

Segundo o que foi revelado, os agentes de IA da empresa já tratam cerca de metade das interações com clientes, permitindo que os humanos se concentrem em situações mais complexas.

A IA também ajudou a empresa a recuperar mais de 100 milhões de contactos de vendas acumulados ao longo de 26 anos, que nunca tinham sido tratados.

Salesforce despediu 4.000 colaboradores! A culpa é da IA

Curiosamente, em julho de 2025, Benioff tinha afirmado que “os humanos não vão desaparecer” e que a IA iria complementar e não substituir os trabalhadores. Agora, porém, reconhece que a automação levou a uma forte redução no número de postos de trabalho.

Mesmo com este corte, a Salesforce continua a ser um gigante tecnológico, com cerca de 76.000 trabalhadores em todo o mundo.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edumarquez
    Edumarquez

    Colaboradores? Novilíngua no seu estado mais puro. (Devem ter assinado um contrato de colaboração)… faltou a cereja no topo do bolo, talvez por distração do relator concerteza… os novos termos da novilíngua obriga a usar a palavra dispensados em vez de despedidos…

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      São colaboradores porque provavelmente colaboram com uma organização criminosa.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      “Colaboradores” é a palavra que os capitalistas usam quando falam para a comunicação social. Entre eles preferem “gado humano”, ou simplesmente “pretos”.

  2. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Quando se acabarem os “colaboradores”, aqueles que precisam de ganhar dinheiro para viver, quero ver qual é a inteligência artificial que vai prestar assistência e a quem.

  3. Avatar de LA
    LA

    É engraçado que os gestores e os administradores, nunca são dispensados, por causa da IA. Quem é dispensado é sempre, quem produz.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Nota curiosa, antes deste movimento para AI a sales force não tinha capacidade de atender todos os clientes, depois dos 4000 colaboradores irem embora passaram a conseguir dar resposta a todos os clientes e ainda com margem

    1. Avatar de Xtremis
      Xtremis

      A culpa não é do AI, a culpa é de quem manda na empresa e acha que a “AI” vai conseguir executar as tarefas dos 4000 trabalhadores, e com vantagem, claro.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Já conseguiu. Até pode executar de 100k, tem tudo a ver com as funções executadas, maioria dos empregos existentes podem ser feitos por macacos desde que correctamente automatizados, a prova está na onda de despedimentos que estamos a assistir

  5. Avatar de outro_chegano
    outro_chegano

    não é a culpa da i.a., é culpa da ganância dos administradores 🙁

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Antes disso está a culpa dos eleitores que deixaram instalar o esterco do capitalismo neoliberal da globalização.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Consultores a venderem I.A. como a melhor forma de poupar milhões por ano… tal como aconteceu com o stock de peças de substituição. O que não dizem é que a I.A. é apenas programação e que essa programação tem erros, tem de ser costumizada à unidade de negócio, etc… portanto estou para ver quando der barracada, como já deu em outras empresas, o que é que a Salesforce vai fazer, ou como é que vai recuperar.