Volkswagen alvo de processo: condutores estão fartos dos controlos táteis

62 Comentários

Apesar de procurarem responder às necessidades e preferências dos condutores, as marcas não conseguem desenhar soluções que agradem a todos. Num caso recente que tem a Volkswagen como protagonista, dois proprietários admitem estar fartos dos controlos táteis. Aparentemente, são demasiado sensíveis…



A Volkswagen enfrenta uma potencial ação coletiva por causa dos botões táteis do ID.4 2021-2023. Apresentada em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, por dois proprietários, a queixa alega que os comandos no volante do veículo são defeituosos.

Por serem demasiado sensíveis, podem reativar facilmente o controlo de cruzeiro adaptativo com “um simples toque leve da mão nos comandos táteis do volante”.

Conforme sustentado pela queixa, uma proprietária viu o seu ID.4 acelerar ao entrar numa vaga de estacionamento depois de a sua mão ter tocado ligeiramente no sensor. Esse leve toque terá resultado num acidente de mais de 14.000 dólares em danos à parte inferior do veículo elétrico e ferido a mão da condutora.

O segundo queixoso, por sua vez, terá ido de encontro à sua garagem ao tentar estacionar, danificando a porta e o automóvel.

Condução autónoma, Volkswagen

Sensibilidade do controlo tátil da Volkswagen alvo de queixa

Embora apenas duas pessoas tenham sido nomeadas queixosas, o processo contém inúmeras queixas apresentadas por outros proprietários do ID.4 à Administração Nacional de Segurança Rodoviária.

As várias queixas destacam problemas de aceleração involuntária, falhas no sistema de travagem de emergência e ferimentos resultantes de acidentes causados por esses alegados problemas.

Muitos dos relatos ocorreram enquanto os condutores manobravam para estacionar, com muitos até a reconhecerem que podem ter tocado ligeiramente o botão.

Com mais de 80 páginas, a queixa alega que a Volkswagen violou várias leis de garantia e proteção ao consumidor, em Massachusetts e Connecticut, devido ao suposto defeito.

Apesar de a fabricante ter, entretanto, informado que está a descontinuar a tecnologia nos seus veículos devido às reclamações, a medida não resolverá o problema dos carros que já circulam nas estradas.

 

Leia também:

Até a Volkswagen? Marca estará a mudar para um sistema de assinatura

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    Pois é. Outra questão: não é somente VW, maioria das marcas que está a transitar para EV, vai por esse caminho.

    E está moda, na minha opinião, começou na Tesla. 😉

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      As marcas já estão a voltar aos botões físicos. Já viram que isto deu merd@

    2. Avatar de JL
      JL

      O que tem os EV a ver com este assunto também ?

    3. Avatar de JL
      JL

      Quer dizer que andaram a copiar a Tesla ? Looooooll

    4. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Os Tesla não têm botões tácteis no volante

      1. Avatar de SrBla
        SrBla

        Têm sim e funcionam mal. Um bocadinho de suor e deixo de ter piscas… não metes o dedo na posição e não estás a “primiro botão” …. Até as rodinhas/bolas que deveriam ser fisicas funcional mal, primo para o cruise control ou para trocar de musica e 35% das vezes não faz nada,,,

        As primeiras gerções de Teslas não tinham, agora têm.

        1. Avatar de JL
          1. Avatar de SrBla
            SrBla

            Tem sim…. Aquilo são dois controlos Touch com motores hapticos para simular o toque de botão….
            Se fizeres uma experiência de carregar com o dedo húmido, com a unha ou algo rígido tipo plástico vais ver que aquilo na faz nada, não gera output e não faz clique…

          2. Avatar de JL
            JL

            O que quer dizer que não são apenas tacteis.

      2. Avatar de Max
        Max

        Não me parece que a questão dos botões físicos ou táteis seja a principal.
        É tirar-se as alavancas, como o dos piscas, para botões no volante, como fez a Tesla.
        Quando se roda o volante de forma acentuada já não se sabe onde estão os botões. Tenho vários botões físicos (mas não dos piscas) no volante e sei bem que é assim.

      3. Avatar de Nilin
        Nilin

        Tudo funciona mal na Tesla. Por isso as vendas estão a cair a pique.

  2. Avatar de Max
    Max

    Cada um compra o que quer e o que lhe apetece. Mas esta da Tesla é caricata:
    – Há décadas que tinha alavanca dos piscas
    – Retirou a alavanca no Model 3 e passou para botões no volante e controlos no ecrã.
    – Uma parte dos compradores protestou
    – Agora, na China, passou a permitir a instalação de uma haste (retrofit), num centro da Tesla. Preço: 2.499 yuans (cerca de 300 euros). Entretanto, já outros tinham criado um negócio de alavancas, aparafusadas ou coladas.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Isso em Portugal não é necessário, ninguém faz pisca.

      1. Avatar de Max
        Max

        Eu faço e há muitos mais quem fazem. Um ou outro não faz, não sei se sempre ou só naquela ocasião. Muito longe do “ninguém faz pisca” que ªàs vezes vejo em comentários.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Eu faço, um hábito que fiz questão de ter assim que comecei a conduzir. Há sim, alguns que entendem ser os donos da estrada, por vezes, dão-se mal.

      3. Avatar de VitorPT
        VitorPT

        Pelo que vejo a grande maioria não faz pisca, nem se importa em facilitar a condução aos outros condutores.

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Não testaram o carro antes de comprar? Se não gostavam não compravam

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Podes gostar e depois veres que não é pratico, uma coisa é gostar outra é ser prático, por isso ambos “os dois” temos razão 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de Chuck Norris
        Chuck Norris

        Sem duvida.

        1. Avatar de JL
          JL

          Já viu os meus comentários ?

  4. Avatar de Naodou
    Naodou

    Não não está, nem estão muitas outras.
    A Cupra por exemplo (grupo VAG) manteve botões físicos nos volantes e portas. A própria
    VW está a regressar aos botões físicos tanto no volante, portas e controlo de AC.

  5. Avatar de sarafim
    sarafim

    A maioria das “fragonetes electricas” no mercado infelizmente está a fazer esse caminho perigoso para quem quer conduzir com atenção ao que vai a fazer na estrada. O limite do aceitável foi até ao ano de 2020. É inadmissível que não se possa pegar num telemóvel para atender uma chamada e se possa mexer num ecrã tátil para ligar funções de maior dificuldade. A taxa de sinistralidade devia ser estudada para saber o grau de perigosidade implícito no uso destas coisas…

    1. Avatar de JL
      JL

      E as “forgonetes a combustão” não ? É que alguns usam a mesma plataforma.

      1. Avatar de Nilin
        Nilin

        Vende o elétrico enquanto podes. Daqui a 1 ano vale menos 50%.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde estão eles com esse valor ?

          Já mudou de nick novamente ?

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Eu faço, um hábito que fiz questão de ter assim que comecei a conduzir. Há sim, alguns que entendem ser os donos da estrada, por vezes, dão-se mal.

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Eu já tomei uma decisão. Irei comprar um hibrido. Conheço quem tenha comprado eléctrico e não pretende comprar novamente.

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu conheço quem tenha comprado eléctrico e não queira mais nenhum que não eléctrico.

            Mas o que isso tem a ver com o artigo ?

        2. Avatar de arquimedes
          arquimedes

          é uma questão de tempo até termos muitos monos a pilhas pra venda, já temos mas vai aumentar bem.

          1. Avatar de JL
            JL

            Como ? Se em Portugal não se vendem ?

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Trabalho na área da tecnologia e reconheço que estes mercados representam, para mim, até uma oportunidade profissional. No entanto, um automóvel é, antes de mais, para conduzir, e nada substitui a funcionalidade e a segurança dos botões físicos. A tecnologia é extraordinária, mas pode também distrair excessivamente os condutores.

  7. Avatar de Chuck Norris
    Chuck Norris

    Só vim ver os comentarios do JL xD xD xD #popcorn

  8. Avatar de ThinkThank
    ThinkThank

    Pena não divulgarem a idade dos proprietários, não e’ ser do contra, mas se não fosse por isto era por aquilo. Alem disso no meu, pelo menos, temos de premir 2 botões em simultâneo para ligar o Cruise e desligar através do botão e não do travão, senão fica semi-ativado.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mania das (des)ajudas à condução, impostas pelos alucinados da UE, que só atrapalham.

    1. Avatar de JL
      JL

      Os alucinados da UE também mandam nos EUA ? nice….

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Modas da UE e dos EUA da era Biden.

        1. Avatar de JL
          JL

          E agora o alucinado Trump.

  10. Avatar de SrBla
    SrBla

    Acho que devia haver uma ação sobre os controlos touch, a concentração de funcões básicas nos ecrãs e os 500 avisos sonosros e visuais…
    É riduculo estar a olhar para estrada e receber um aviso no carro a dizer “atenção ao semafro”, “atenção aos peões”… ou seja parece que a logica se está a tornar em “olha aqui para o ecrã e não para estradao, para o ecrã dizer olha para a estrada….”

    É que com estas coisas todas em “prol de mais segurança” sinto que a condução fica menos segura exactmente porque estamos a ser bombardeados de avisos na sua grande maioria inuteis e sem qualquer tipo de correlação com a realidade.

  11. Avatar de Nilin
    Nilin

    Quem diria! XD

    É isso e elétricos. Coisas mais enfadonhas.

    Por isso o pessoal está a voltar para carros a gasolina e híbridos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Quantos estão a voltar ?

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Mais um que não vai ter mais tempo para responder porque tem que ir às compras ou pagar a net no multibanco, urgentemente.

      2. Avatar de arquimedes
        arquimedes

        imensos, e nao só começa-se a estar farto de tantas luzes e tanta merd.. electronica que só serve para gastar dinheiro ainda uma semana estive num hibrido com 20.000 já estava a mandar para a oficina por causa de injector adblue , 20.000 km a uns anos ainda o motor estava na rodagem agora já lhe indica a oficina resumindo novos ! em quê ? na porcaria pra dar despesa consegue-se confiar mais num Ford T do que no lixo novo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Óbvio, tem motor a combustão, só dá problema.

          1. Avatar de arquimedes
            arquimedes

            Quando a electronica que faz a gestão dos 2 motores começar a falhar ,é mais barato mandar o carro pra sucata.

          2. Avatar de JL
            JL

            E porque essa eletrônica havia de falhar ? afinal o que falhou foi o injector do adblue,

            Desde quando a eletrônica falha ?

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Não só. Os automóveis estão mesmo enfadonhos! Já viram o “tablier” de um clássico? Alguns são autênticas obras de arte, lindos e con a informação no lugar. Nos automóveis devia-se ter a atenção ao excesso de informação como acontece quando trabalhamos com dois monitores e ficamos com a ideia que somos mais produtivos, o que não é verdade pois perdemos sistemáticamente a atenção a em relação a tudo que temos ao dispôr. Hoje, colocam “tablets” ecrãs em todo lado que gastam electricidade e no fim de contas o automóvel fica “despido” e gasta energia escudamente para dat informação, que antes pouca ou nada requeria. Será este caminho progresso? Será melhor ter câmaras em todo lado cheias de informação supérflua em vez de um simples e barato espelho?

      1. Avatar de JL
        JL

        Pois, mas não custavam o dinheiro que custam agora, eram bem mais caros.

        1. Avatar de SrBla
          SrBla

          Se formos a ver e atendo à inflação os carros atuais ficaram mais caros… Isto desde 2020. Antes disso estavam mais baratos atendendo mais uma vez à inflação.
          Estamos no era pobre, triste e desinspirada no que toca a design e praticalidade.

          1. Avatar de arquimedes
            arquimedes

            Estamos na era em que a inquisição climatica matou a criatividade e a engenharia. Na europa tudo o que seja criatividade está morta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, ficaram muito mais baratos.

            Compare o ordenado na altura e agora.

            Estamos na era rica, hoje qualquer um tem 1, 2 ou 3 carros, nessa altura não.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não, vocês é que estão mortos, porque aceitaram a inovação da tecnologia e agora já não a aceitam, também porque não devem ter dinheiro para ela.

  12. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    para a Tesla há solução facil – s3xy stalks
    https://www.enhauto.com/pages/stalks

    1. Avatar de Olé
      Olé

      São bons, mas se houver problemas a garantia do automóvel vai-se…
      E, em PT, creio que tem de ser homologado, coisa que duvido que a Tesla ajude.

  13. Avatar de PJA
    PJA

    Botões de touch no volante não lembra a ninguém. Invenções para poupar dinheiro, a segurança que se lixe.

  14. Avatar de JP
    JP

    Qualquer condutor de VAGS sabe isto: https://i.imgur.com/ye1Y5px.jpeg

  15. Avatar de jsjsh
    jsjsh

    como nao podem agradar a todos nao agradam a ninguem para ser tudo igual

  16. Avatar de João
    João

    O tesla é tão bom, que até o tecto panorâmico queima se lá metermos uma mão.
    Por experiencia própria…. Aguardo o JL a dizer que é mentira.

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é o teto panorâmico que não queima se estiver ao sol ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os que não têm cortina. Neste particular só conheço os tesla!

        1. Avatar de JL
          JL

          Conheço tantos, além disso há modelos da Tesla que têm.