Pirataria: forte golpe à transmissão de jogos de futebol de forma ilegal

22 Comentários

Apesar de todas as medidas que têm a vindo a ser tomadas para barrar a transmissão ilegal de jogos futebol, a verdade é que a tecnologia tem vindo a “colaborar”. Recentemente houve uma detenção que está a ser considerada como um forte golpe à transmissão de jogos futebol de forma ilegal.

Pirataria: forte golpe à transmissão de jogos futebol de forma ilegal


Pirataria: sites e aplicação Al Angulo TV estavam configurados para gerar receitas…

A justiça argentina concretizou esta manhã outro “golpe” contra a pirataria audiovisual na América Latina, ao deter, na sua residência, o fundador do site “Al Angulo TV”, acusado de retransmissão ilegal de jogos de futebol nacionais e internacionais, bem como de eventos desportivos de alto perfil, como a Fórmula 1, revela a La Liga.

A detenção decorreu de um mandado de busca no domicílio do arguido, na cidade de Paraná, na província de Entre Ríos, onde foi possível apreender computadores, telemóveis e outros dispositivos tecnológicos que eram utilizados para operar a sua empresa ilegal, retransmitindo conteúdos roubados de diferentes programadores.

Esta investigação foi impulsionada pela Aliança Contra a Pirataria Audiovisual (ALIANZA), em colaboração com um dos seus parceiros, a LaLiga. A detenção foi executada pela Divisão Unidade Operativa Federal da Polícia Federal Argentina em Paraná, em conjunto com a DDI San Isidro da Polícia da Província de Buenos Aires, sob as ordens da respetiva Fiscalía.

Pirataria: forte golpe à transmissão de jogos futebol de forma ilegal

Graças aos dados fornecidos pela ALIANZA e LaLiga à justiça argentina, foi possível identificar o modus operandi utilizado para retransmitir ilegalmente, em massa, eventos desportivos ao vivo. O “Al Angulo TV” operava com cerca de 14 domínios espelho, que replicavam o conteúdo roubado. Mais recentemente, lançou-se também como aplicação Android, alcançando elevado impacto em termos de visualizações em todo o país. Junto com a app “MAGIS TV”, recentemente desmantelada pela justiça argentina, tornou-se um dos dois principais canais piratas de distribuição de conteúdos no país atualmente.

De acordo com o processo, tanto os sites como a aplicação Al Angulo TV estavam configurados para gerar receitas, utilizando estruturas de publicidade informal que colocavam em risco os utilizadores, expondo-os a ataques como a introdução de malware nos seus dispositivos e o roubo de dados pessoais. A administração dos fundos recolhidos era feita através de carteiras virtuais e criptomoedas, as quais também foram apreendidas.

O acusado utilizava o pseudónimo “Shishi” nas redes sociais, fazendo transmissões, sobretudo no “X”, onde se gabava de ter 100.000 seguidores e afirmava saber o que estava a fazer, mas que “ninguém o apanharia”. Dava entrevistas com esse tom desafiante em diversos meios. Após uma investigação digital exaustiva nas redes — com apoio técnico da indústria —, os investigadores concluíram que “Shishi” é o “fundador e único proprietário” do site e da aplicação “alangulotv”, que centralizava toda a difusão clandestina e massiva dos conteúdos, bem como as estratégias de monetização.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Há milhares deles. Alguns, são “influencers famosos”, que se apresentam, com nicks diferentes, tem 50000000 perfis, em redes sociais, como milhões de seguidores, por outras razões. Pelo meio, usam os seus perfis, falsificados, para promover apps, e sites, para verem filmes, séries e desporto. Os gratuitos, são pagos, em publicidade. Depois, há os fóruns pagos, geridos por pessoas, ligadas a sites legítimos (alguns que, roçam a legalidade), que aproveitam a estrutura, que já pagam, para obter dividendos.
    Enquanto a monetarização for assim, muitos mais, o vão fazer.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Quero ver prenderem e jogarem abaixo pessoal da China, Rússia, etc. Já fecharam inúmeras redes de IPTV no passado e o négocio não desapareceu. Só conseguem apanhar o pessoal em estados de direito, tudo o resto não lhes tocam.

  3. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    Não sendo utilizador de IPTV para conteúdos pirata, a verdade é que o acesso via mobile aos canais Premium (naturalmente pagos a peso de ouro) via MEO GO é miserável.
    O serviço tem falhas constantes, e se por acaso a meio de uma transmissão a app trava ou é fechada sem querer, já não dá para voltar a ver sem esperar um bom bocado ou fazer logout/login.
    App usada sem partilha de pass’s num único dispositivo, apenas por 1 utilizador.

    1. Avatar de AIdaIA
      AIdaIA

      E já nem funciona no linux! Há meses cortaram sem aviso.

    2. Avatar de luscofusco
      luscofusco

      Para não falar que se paga mensalidade no MEO Go/TV. É para usar a SportTV no telemóvel ou tablet tens que pagar mais 4 ou 5 euros ou lá o que é. Já a APP da NOS, dá para ver a SportTV sem problemas e não pagas mais por isso. É pena é que o serviço deles seja uma valente porcaria. Está mais que na hora da SportTV ter uma opção de subscrição sem ser associado a uma das 3 ISP’s com o monopólio das telecomunicações.

      1. Avatar de Gilberto Ferreira
        Gilberto Ferreira

        A SportTV pertence aos 3 estarolas, por esse motivo não há interesse em que possa ser subscrita à parte. É preciso fazer render a vaca, pois a DIGI veio fazer mossa. Perdem conteudos e ainda sobem o preço da susbcrição da SporTV. Eles precisavam de concorrencia.
        É triste mas infelizmente conheço mais pessoas que usam IPTV do que susbrevem a SportTV. Se a susbrição fosse 5€ se calhar tinham mais receitas….digo eu

  4. Avatar de Jorge Coroado
    Jorge Coroado

    So aqui se le isto….meus amigos parem de meter medo as pessoas, em Portugal nc vai acabar.

    1. Avatar de Nuno Magalhães
      Nuno Magalhães

      Até pode não acabar, mas pode ser feito algo semelhante como a Disney faz contra a contrafacção.
      Não anda atrás de tudo e todos, mas quando escolhe alvos específicos (pequenos comerciantes) não largam o processo e fazem penar.
      Uma jogada de dissuasão pelo medo generalizado, onde ninguém sabe se é o próximo.

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Não consumo iptv mas sei quem consuma em vários países g2g ou strong8k e nunca tiveram qualquer problema

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Sim sim, a necessidade de dizer que não consome mas conhece um amigo que o faz. Claro. Mais um para a lista.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    “replicavam o conteúdo roubado” – Quem lhes disse que a pessoa nao partilhava conteudo que tinha comprado legalmente?? Na realidade o que mais acontece é partilhar conteudo comprado legalmente e nao partilhar conteudo roubado, roubado de quem?? Como? foram ao operador e roubaram-lhes as cameras, equipamentos etc?

    1. Avatar de Nome
      Nome

      O Português que eles usaram não é o melhor para descrever contudo, mesmo comprando legalmente, não podes partilhar a menos que pagues a “taxa de retransmissão” e é por isso que o serviço sporttv para um café/restaurante/etc. é quase o dobro do serviço a nível particular/residencial. Porque já inclui a tal “taxa” que referi.

      Não obstante, nada disto existiria se a sporttv baixasse o preço do serviço que é absurdamente elevado. Se eles metessem o serviço com acesso a tudo incluindo o multiscreen a 15Eur/mês, teriam o triplo ou quádruplo dos clientes. Eu subcreveria certamente.

      1. Avatar de SapoCururu
        SapoCururu

        Quer então dizer que se for paga a taxa de transmissão já se pode partilhar a transmissão por IPTV ? Caso contrário qual é na realidade a diferença entre partilhar para 30/40 pessoas num restaurante ou o mesmo número de pessoas numa rede IPTV ?

  7. Avatar de Max
    Max

    Eu também não vejo IPTV pirata, mas pelo que me disseram, tirando certos jogos da Liga dos Campeões escapa. Eu seria mais para ver os golos – entre saber que foi golo e ir vê-lo, em diferido, dado o atraso na transmissão, dava perfeitamente.

  8. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Este “já foi”. Que muitos outros se sigam.

    1. Avatar de sapaxoxa
      sapaxoxa

      Um dia dizem isto mas é para ti…

  9. Avatar de G3RV4S
    G3RV4S

    Tenho a minha propria teoria da conspiração
    Acho que as proprias operadoras compactuam com a retransmissão pirata.
    Existe cerca de 2M de portugueses emigrados, e o iptv pirata é a unica forma desses emigrantes terem acesso aos conteúdos portugueses

  10. Avatar de Quem pode, pode
    Quem pode, pode

    Ouvir o relato ainda é de borla e a magia da rádio é sempre imaginar o que se passa em campo sem mesmo lá estar, treinar a mente como que ouve uma história, não consumir noticias mastigadas pelos olhos adentro

  11. Avatar de Joao da boina
    Joao da boina

    Eles são tão burros aue gastam mais de 500milhoes para patrocinar os clubes e varios milhoes em anti pirataria que esquecem se Injectar esse mesmo milhoes para baixar os precos dos canais pagos. A melhor oberta e a melhor publicidade não é teres o melhor pacote? Fica a dica burros!!!

  12. Avatar de Zé LELU
    Zé LELU

    UAU nenhum comentador, usa pirataria…é só santos e virgens por aqui…. baixem os preços mas é!

  13. Avatar de iptv nunca
    iptv nunca

    “De acordo com o processo, tanto os sites como a aplicação Al Angulo TV estavam configurados para gerar receitas, utilizando estruturas de publicidade informal que colocavam em risco os utilizadores, expondo-os a ataques como a introdução de malware nos seus dispositivos e o roubo de dados pessoais.”

    não querem aprofundar esta parte, não? ou é só para meter medo ao pessoal?

  14. Avatar de Jose
    Jose

    Não uso nem nunca usei, como também não pago para ver algo que antes era gratuito! Hoje, nos canais nacionais é raro poder-se ver um torneio de ténis, de fórmula um, “rugby”, ou mesmo uns jogos olímpicos! Estes eram desportos que via e até acompanhava, pagava taxa para isso. Hoje, pagamos na mesma a dita taxa – para se pagar ordenados milionáriosa gente da treta e sem interesse – , mais a subscrição por cabo – com canais a que ninguém liga ou sequer querem saber. Os regionais se não forem RTP das ilhas, nem podem transmitir livremente e em sinal aberto -, não temos direito a quase nada a não ser pagar! Há muitos vigaristas neste meio. Por outro lado, deixei de acompanhar ocupei a mente com outros assuntos. Não quero ficar refém de marcas, nem de serviços que evito ao máximo. Comigo não têm muita sorte. Mais, agora chamam “piratas” a quem se atreve ver fora da ratoeira que as máfias do lucro fácil criaram. Por mim, podem apodrecer à espera que não pago e nem acompanho. O desporto é neste momento um negócio e isso nada tem a ver com o verdadeiro espírito desportivo!