Salário de agosto e setembro vai ser mais elevado! Saiba porquê…

42 Comentários

O seu salário de agosto e setembro vai ser mais elevado comparativamente aos meses anteriores. Saiba a razão deste aumento.

Salário de agosto e setembro vai ser mais elevado! Saiba porquê...


O Governo publicou novas tabelas de IRS com descontos mais baixos, aplicáveis já a partir de agosto.

As novas tabelas de retenção na fonte do IRS para 2025 introduzem duas fases distintas e alterações significativas nas taxas:

Agosto e setembro – Efeito retroativo

  • Será aplicada uma retenção de IRS reduzida ou nula, para compensar o imposto retido em excesso desde janeiro:
    • Salários até cerca de €1 136 ficarão isentos de IRS, se só existe um titular ou o casal aufere rem/ambos € ≤ € 1 136 (ou  € 1 081 para casados com apenas um rendimento separado)
    • Pensões até €1 116 (ou €1 152 para caso similar) também ficam isentas

A título de exemplo, para um salário de 1 500 euros, a retenção desce de €186 para apenas €8 nestes dois meses.

Com esta redução do IRS, os contribuintes sentem já o alívio fiscal, ficando com mais liquidez de forma imediata, sem ter que esperar pelo reembolso do próximo ano!

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Mas na prática no momento não tem diferença, só na altura de fazer o IRS.
    É necessário é combater é o escalabro de subida de preços principalmente nos preços das rendas.

    1. Avatar de ahahah
      ahahah

      Rendas, seguros,…
      E as taxas de IRS que estão estupidamente altas.
      Não esquecer que para além do IRS, descontamos para a SS.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      os governos nao param de imprimir dinheiro claro que esses servicos ficao mais caros!!! mas é o dinheiro que vale menos!!

    3. Avatar de Eu
      Eu

      Estranho isso, eu nao sinto esse aumento depois que aprendi a comprar, guardar e gerir bitcoin na minha carteira. Muito do que eu já gastei do bitcoin comprado, compro por metade do preço do que se fosse em shitcoin Euro.

    4. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      As rendas dos imóveis sobem devido à criminosa, ilegal, e inconstitucional “lei das rendas” redigida pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, do XIX Governo liberal/maçónico liderado pelo dr. Pedro Coelho.

      Basta revogar a “lei das rendas” e o valor dos arrendamentos voltam ao normal.

  2. Avatar de ahahah
    ahahah

    Em Abril, pagamos…

    1. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Podes (e deves) pedir à tua entidade patronal para descontar mais mensalmente…

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Peça à sua entidade patronal, para lhe subir 3%, no valor da retenção de IRS. Assim, já não paga e ainda irá receber, uns trocos.

  3. Avatar de bst
    bst

    Não se preocupem. Em Abril seremos novamente notificados para devolver o que foi descontado a menos agora.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Não está a ser descontado a menos. Está-te a ser devolvido o valor de IRS que pagaste a mais desde janeiro deste ano, uma vez que as alterações feitas aos escalões de IRS têm efeitos retroativos a esse mês. Isso está bem explicado no artigo.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        O problema é que, o governo, actualizou, as tabelas, em 103,38%. Quando devia ter colocado em 101,9%. Com essa alteração 94,5% (quem ganhe mais de 15720 euros, anuais, vai pagar 120 euros, na entrega) vai pagar IRS. É um truque, para as eleições. Dão, quase, o dobro, do que deviam devolver. Já aconteceu, o mesmo, este ano (referente a 2023), onde 1.9 milhões, de portugueses, só com categoria A e Pensões, pagaram IRS, quando não pagavam e recebiam. Há o exemplo, de quem seja viúva, receba pensões pela CGA e SS, ao juntar, referentes a 2023 pagaram 672 euros. Referentes a 2024, pagaram 1439 euros. Contas feitas, na entrega, referente a 2025, vão pagar 1776 euros, graças a não terem retenção, em Agosto e Setembro.

    2. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Podes (e deves) pedir à tua entidade patronal para descontar mais mensalmente.

  4. Avatar de cK
    cK

    O Estado dá com uma mão e tira com duas! No apuramento do IRS para o ano que vem, vem o pessoal gritar.

    1. Avatar de Max
      Max

      Com as retenções, maiores ou menores, o Estado não dá nem tira nada. O IRS deve ser cobrado no ano a que respeita o vencimento. Para isso, existem a tabelas de retenção do IRS, que devem ser elaboradas de modo a que o valor seja próximo do valor devido. Com a liquidação final do imposto, no ano seguinte, conhecidas todas as deduções e outros acertos é que é é calculado o valor devido – e, ou o contribuinte tem que fazer um pagamento adicional, ou é reembolsado do que pagou a mais.
      Aqui há uns anos, era normal receber-se reembolsos- e acusava-se o Estado de estar a obrigar os contribuintes a conceder-lhe um empréstimo forçado. Sendo certo que muitos não se importavam, viam isso como uma poupança forçada, para poupar dinheiro para as férias. Agora, se em vez de reembolso se for pagar, dói – mas o valor do imposto é o mesmo.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Na verdade, pagamos menos. A diferença é que, até 2023 (referência) o valor, das tabelas de retenção mensal apontavam para 93,58% (por causa das deduções) do valor anual.
        Para 2024, o governo passou para 88,24%. Este ano será, ainda pior, pois ficam nos 83,15%. Os ricos (quem ganhe acima de 86000 euros), vão poupar 7230 euros. Quem ganhe 16000 euros, vai pagar 284 euros, (apresentando os 7200 euros, de gerais e 500 euros de saúde) porque a tabela está mal feita. O ministro deu 5000 euros, de margem, por causa dos PPR. O alvo é reduzir, o imposto sobre capitais, para 15%, até 2029. Para validar isso, precisa subir, as receitas de IRS, quando apresentar o orçamento, para o ano seguinte… mesmo baixando, o valor marginal, as receitas, dos pagamentos, em Agosto, permitem validar isso.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      a ideia é reter menos imposto para as coisas serem equilibradas, quem tem de pagar é porque não gastou o que devia ou gastou sem fatura

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        ERRADO!!!
        Valores marginais, anuais, nunca encaixam com as tabelas, mensais, que incluem 5000 euros, de dedução, para PPR. Ora só quem ganhe, acima de, 70000 euros, pode investir 19800 euros, em PPR. É daí que 95%, vão ter de pagar, mesmo que deduzam os 250 euros, mais 100 euros, de saúde e 100 euros das outras, que já é acima da média, até aos 20000 euros anuais.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Deves andar no meio dos incêndios, cada post teu é cá uma fumarada

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Ok, ainda bem que demonstras a tua ignorância em como funciona o IRS.

  5. Avatar de Miguel Lopes
    Miguel Lopes

    Tanta falta de literacia financeira nesta secção de comentários. Credo.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      é uma questão fiscal por isso e iliteracia será ao nível fiscal e não financeiro. misturar as duas já não é um bom sinal mas podes sempre tentar explicar para os leigos 😉

    2. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      O país vai continuar assim porque o estado o quer. Da jeito que as pessoas pouco percebam.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Errado!

        As pessoas não percebem porque nem sequer tentam perceber, hoje em dia a informação está ao alcance de 99% da população e em muitos casos é explicada como se fosse para crianças de 10 anos.

        O pior cego é aquele que não quer ver e neste caso o pior burro é o que não quer aprender.

        1. Avatar de Sérgio V.
          Sérgio V.

          Não é nem assim 99% dos jovens sim, agora 99% da população não.

        2. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Curioso que você chama financeira a algo fiscal.
          Será que também é dos defensores de se pagarem, no mínimo, 500 euros mensais, de comissões bancárias, para poder usar os serviços bancários?

  6. Avatar de Luis Trabalha
    Luis Trabalha

    Uma vergonha, nos brasileiros não deviamos ter IRS nunca, sem nos esse pais não funciona.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      o que tu queres sei eu! mas é só até aos dois anos e por recomendação da oms

    2. Avatar de Paulada na xarecax
      Paulada na xarecax

      acho que há aviões de volta para fugir da vergonha

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Tenta escrever português direito e talvez te façam um desconto no bilhete de volta para o teu país.

    4. Avatar de cK
      cK

      Lol. Sim, o povo português é que vai pagar o IRS por ti também. Já pagamos pouco o acesso que Vocês têm à educação dos vosso filhos e saúde. Enfim

    5. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O IRS é roubo.
      Simples assim, o Estado está ir directamente ao bolso do trabalhador buscar parte do seu suor e esforço.

    6. Avatar de António
      António

      Troll alert!

  7. Avatar de Wykzl
    Wykzl

    Mas afinal querem ser tratados com ovelhas e avançar dinheiro ao estado todos os meses e depois esperar que ele devolva ou querem ser gente e pagar o minimo em avanço e depois fazer contas no ano seguinte ?
    Decidam-se…

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      E o facto de isto ter acontecido em vésperas de eleições foi mera coincidência. O Dr. Luis de Spinum e Montenegro seria incapaz de enganar os cidadãos com propaganda barata

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O ano passado também foi em véspera de eleições? A ideia é isto passar a ser a nova norma todos os anos até o IRS estar no ponto onde deve estar

  8. Avatar de Mapril
    Mapril

    Os cínicos dirão que isto não passa de propaganda com vista às eleições autárquicas. Mas eu falei com o meu amigo Dr. Luis de Spinum e Montenegro que me garantiu que não é nada disso, que o governo, altruísta, só quer ajudar os portugueses. Mai nada.

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Não se esqueçam agora de o gastar todo em gajas e álcool.
    Não se preparem para abril e depois queixem-se que o governo é mau.
    Dinheiro no vosso bolso é mais importante que no estado mas o outro lado da moeda é serem responsáveis e investir em poupança (aprendam a fazer em Bitcoin).

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Gastar tudo em BTC e pagar 500000 euros, de comissões. As exchanges só fizeram 67300000 milhões, de dólares, de receitas, nestes 6 meses. Temos de os ajudar a passar os 5000000000000 milhões anuais, já que pagam 1 euro, de impostos, por cada 18700000 milhões, de receitas.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        A estupidez de 230000000000000 de palavras que já disseste aqui nos 3540000000000000000000000000 dias ja dava para teres juizo umas 5350000000000000 vezes.

  10. Avatar de Vortex
    Vortex

    “Salário de agosto e setembro vai ser mais elevado! Saiba porquê…”

    O @PedroPinto esqueceu-se da palavra liquido…

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Metam uma coisa na cabeça de uma vez por todas, os impostos em Portugal nunca baixarão.
    Podem mudar de nome e não sei quê, mas tiram um e metem dois.
    A despesa é cada vez maior.
    Agora onde o gastam não me perguntem a mim.

    Mas que cambada …

  12. Avatar de João Jerónimo
    João Jerónimo

    O salário não vai ser mais “elevado”, porque o salário é o pagamento do mês de trabalho feito por quem usou ao trabalho, e esse mantém-se igual.
    O que vai acontecer é que vão descontar menos em impostos.
    É um modelo que já foi tentado e falhou. Antes de haver IRS, todo o imposto era pago ao final do ano, e por algum motivo deixou de ser assim, pois havia muita gente que nessa altura do ano já tinha gasto o dinheiro.
    Também quem sabe o que é “economia de escala” sabe que o estado pode, se quiser, fazer render muito mais o dinheiro dos impostos. Pode fazê-lo financiando serviços públicos em larga escala, que depois permite aos trabalhadores que pagaram esses impostos pouparem muito mais, já que não têm que o gastar nos serviços oferecidos pelos privados.
    Contudo, há alguns anos que parece que as pessoas deixaram de se interessar por aquilo que o estado faz com os impostos, e assim acham “simpático” pagar menos.
    Mais uma vez, é um modelo de desenvolvimento que já foi tentado e falhou. Quando o estado não fazia nada de importância social com os impostos era o tempo em que se morria cedo, se tinha que ir trabalhar doente, não se ia de férias, ficava-se sem rendimentos quando não se podia trabalhar e ia-se para a guerra quando o governo mandava ir.
    É triste que as pessoas não aprendam.