Carro ruidoso? Em Portugal há coimas por ruído excessivo

47 Comentários

Dependendo da situação, em Portugal um carro que emita ruído excessivo pode ser alvo de multa. Saiba o que diz a lei portuguesa e qual o valor das coimas.


O ruído automóvel é um dos fatores que mais contribui para a poluição sonora nas cidades. Em Portugal, a legislação é clara: veículos que emitam sons acima dos limites permitidos podem ser alvo de contraordenação, resultando em coimas elevadas e até na apreensão do automóvel.

O que é considerado carro ruidoso – ruído excessivo?

O Código da Estrada e a legislação complementar determinam que um veículo em circulação não pode produzir ruídos superiores aos valores estabelecidos pelo fabricante ou ultrapassar os limites legais definidos em decibéis (dB).

São consideradas situações de ruído excessivo:

  • Alteração ou remoção do silenciador ou catalisador;
  • Instalação de escapes desportivos não homologados;
  • Condução ruidosa, como acelerações bruscas, “corta-marchas” ou manobras que provoquem estampidos;
  • Veículos em mau estado de conservação que, por defeito mecânico, produzam ruídos acima do normal.

Coimas aplicáveis

Conduzir um veículo com ruído excessivo pode resultar em:

  • Coima entre 250 € e 1250 €, dependendo da gravidade da situação;
  • Imobilização do veículo no local;
  • Obrigação de apresentar o automóvel a uma inspeção extraordinária no IMT para verificar a conformidade legal.

A fiscalização cabe à PSP e à GNR, que podem utilizar equipamentos de medição sonora ou, em casos evidentes, apreender o veículo para inspeção.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de OraBolas
    OraBolas

    e as motos não???

    1. Avatar de ArkhamCity
      ArkhamCity

      Nem à inspeção vão…

      Infelizmente as regras são só para alguns…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      São as piores, 80% dos veículos ruidosos na estrada são motas.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    São motas e carros!

    Já deviam de estar instalados radares sonoros, e esta gente com péssimo gosto a serem multadas… é que moro no centro do Porto, e ao fim de semana, é só pessoal a incomodar os residentes com as suas motas e carros.

    Uma das primeiras medidas é colocar portagens para entrar na cidade.
    Quer as pessoas gostem ou não, vai acontecer.

    1. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      Já há portagens para entrar nas cidades… apenas lhe dão outro nome: tarifas de estacionamento.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Se trabalhasses ao fim de semana, já não eras incomodado 😀

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Aqui está um ilegal. Agora é só fazer track deste.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ou se trabalhar á noite, assim já nao se queixava por fazerem barulho á noite. Quem se lixa é quem gosta de conduzir á noite

  3. Avatar de V@
    V@

    Não me façam chorar. Motas e carros ruidosos são o que não falta dia e noite em qualquer localidade deste território.

    1. Avatar de Pedro António
    2. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      Dentro das cidades, especialmente problemáticos são os carros e motas que fazem esse barulho porque os respectivos condutores decidem ultrapassar os 100, 120 ou mais km/h em pequenas rectas que estão livres de trânsito por ser de noite.

  4. Avatar de Pipoca Doca
    Pipoca Doca

    Por Castelo Branco essa lei não se aplica, muitas noites acordo com ruido de carros ruidosos, motas, e não há fiscalização nenhuma.

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Então no bairro do valongo, aos fim de semana…

  5. Avatar de correio
    correio

    Enquanto os nossos “pulhiticos” encherem os bolsos nada vai ser feito…é difícil é arranjar um honesto…

  6. Avatar de Carlos Mestrado
    Carlos Mestrado

    Era so o que faltava, o meu mustang faz o barulho que eu quero, e ninguem se queixa ou leva um banano

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Isso é considerado carro..? Acho que não.
      O que não falta é carros e motas a fazer barulho de norte a sul seja cidade ou aldeia

    2. Avatar de JL
      JL

      Diga nos onde é a sua casa para a malta ir para lá fazer o barulho que quiser.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        De Tesla? Nem com as colunas no máximo

        1. Avatar de JL
          JL

          Você e o seu eterno amor pelos teslas, não passa um dia sem falar deles.

    3. Avatar de LA
      LA

      Para o Sr. Carlos até lhe parava à porta, com um carro em alta rotação, só com o coletor de escape. Fazia-o várias vezes durante o dia e a noite, não fosse ele adormecer.

    4. Avatar de ChupaMisto
      ChupaMisto

      campeão a oferecer bananos e mustangs na internet

  7. Avatar de Zé

    Se isso fosse verdade não tinha de aturar azeiteiros dia e noite a passar na minha rua. E pior, grande parte deles são traficantes de droga. Já reportei até à junta de freguesia mas não querem saber. Provavelmente devem ser eles os clientes.

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Hoje em dia só querem ganhar dinheiro com radares e multas da treta. Policias poucos os há, fará andar atrás de azeiteiros que não têm respeito pelo próximo. Não estão para se preocupar com isso. Estamos em Portugal, tudo se compra. Na inspeção nem querem saber, querem é ranking alto de carros aprovados para não serem incomodados.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    E o fogo de artifício não conta?
    E os bailaricos nas festas a bombar até altas horas da madrugada a ver qual tem a coluna com mais decibéis? Hemm?
    Os carros e motas são uns meninos perto disto.

    Então se formos para o centro histórico de Lisboa, é melhor nem falar, coitados dos velhotes residentes permanentemente a levar com as raves.
    Bom, bora lá multar isto TD para sermos sérios.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E com a praga dos Elektros o problema do ruido só vai piorar

  10. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    a malta do “aço” rasca era corrida toda a multas e aprendiam de vez a ir pra pistas e deixaram as estradas livres

    1. Avatar de Razor
      Razor

      E por haver muitas estradas livres e que bananas como tu se espetam sozinhos

  11. Avatar de Razor
    Razor

    A questao é… em Portugal nao ha multa em que?

  12. Avatar de ArkhamCity
    ArkhamCity

    Ruído não, MÚSICA!

    Por isso ninguém quer elétriCUS. São um pãozinho sem sal.

    1. Avatar de Zacarias
      Zacarias

      Ainda escorregas em tanto azeite 😀

    2. Avatar de JL
      JL

      Agora também metem sal na gasolina ? Os mecânicos vão adorar.

  13. Avatar de João
    João

    Devia existir mais fiscalizacão

  14. Avatar de Rui
    Rui

    With resonators ! ??Uma moda de montanheiro para comer o dinheiro e fazer barunho ,e para ajudar o motor a desgastar-se mais depressa,nada mais faz do que isso .

  15. Avatar de João
    João

    Isso é uma praga no Brasil. Os idiotas não sabem mais oque fazer para aparecer. O pior é que a polícia nada faz.

  16. Avatar de R 300cv
    R 300cv

    A mim nunca me apanharam. Tb tenho alguma consciência e desligo a válvula qd passo em zona residencial à noite 🙂

  17. Avatar de Raiana
    Raiana

    Os barulhentos que não se preocupem, lá para outubro ou novembro vão ver como elas caem. Depois entre multa, apreensão e outros, vão ver se gostam assim tanto de fazer barulho

    Eu entendo, quanto mais próximo do animal , mais barulho precisam…

  18. Avatar de Simão
    Simão

    Quando falam em instalação de escapes desportivos não homologados ……………………..
    Mas há algum escape seja ele desportivo ou não que seja homologado em Portugal?

    Há marcas de escapes que gastam dinheiro em engenharia, testes e afins, com peças Homologadas, trazem papelada das Homologações CE, muitas delas vendidas em Portugal que pagam impostos ao Governos e vais à IPO e chumbam-te o carro por causa do escape.
    Mesmo com a papelada que vem com o material que é homologado especificamente para a marca e modelo do carro não querem saber.

    Em Portugal vale tudo, e sim, devem se multar quem anda a fazer barulho desnecessário.
    As motas e motos e MOTO 4 que nem à IPO vão então nem se fala.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Deliberação 723/2020, de 3 de Julho:

      Nas inspeções periódicas aos veículos previstos no Anexo I do Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, com a última redação em vigor, aplicam-se os procedimentos para as observações e verificações constantes do Anexo II do referido diploma, com a classificação de deficiências fixada nos quadros anexos à presente deliberação.

      14 – Deverão ser considerados como cumpridos todos os requisitos relativos às características técnicas de determinado componente, caso este possua marca de homologação CE, da ECE/ONU ou nacional e seja adequado para o modelo/variante/versão, do veículo inspecionado.

      Isto na parte que regula as inspeções, não há cá averbações, meter no livrete ou outras porcarias que os xors guardas inventam. Quando mandam carros para IPO B, se for considerada indevida devia sair diretamente do bolso desses artistas, para começarem a ganhar juizo

  19. Avatar de Zacarias
    Zacarias

    Também há coimas por passar de um lado para o outro da estrada fora da passadeira.
    Quantos daqui já levaram multa por isso? 😀

  20. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Em alguns países civilizados nem se pode usar o autoclismo à noite porque leva logo multa.
    Churrascos? Proibido. Os vizinhos não têm que levar com o fumo.
    Repito, em alguns países civilizados.
    Aqui isto de civilização e civismo pouco há e cada vez será pior.
    Uma autêntica merdaleja.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na Alemanha por exemplo, ninguém vai deitar lixo no ecoponto ao domingo, ou aspirar a casa ao domingo. É uma questão de civismo.

  21. Avatar de Samagaio Vergas
    Samagaio Vergas

    “Em Portugal há coimas por ruído excessivo”. Ai há? Custa-me a crer.

  22. Avatar de Carlos Caramelo
    Carlos Caramelo

    A polícia devia começar a apontar onde é que esses carros alterados fazem as inspeções. É só dinheiro a passar por baixo da mesa

  23. Avatar de Nabil
    Nabil

    Há coimas. Mas não servem para nada, se a lei não é aplicada. Porquê? isso são outros 300.

    Andavam aí com modas parvas de esvaziar os pneus aos SUV não era? Se esvaziassem (ou furassem mesmo) os pneus ás motas e carros barulhentos, isso é que era uma moda boa.

  24. Avatar de Jojo
    Jojo

    Isto é tudo muito bonito mas os carros e motas antes das inspecções põe tudo direitinho.
    Mas durante o dia e noite lá andam a fazer rum rum e todos felizes.
    Para que as coimas se não aplicam?

  25. Avatar de whiskas saquetas
    whiskas saquetas

    Deveriam de fazer o mesmo controlo apertado que fazem com o excesso de velocidade com situações bem como carros fumarentos ou melhor ainda, os motards que pisam constantemente o traço continuo numa nacional ou se colam ao veículo da frente pare lhes ceder passagem constante.