O que fazer se lhe rebentar um pneu na estrada?

19 Comentários

Rebentar um pneu do veículo não é algo que aconteça com frequência. No entanto, no caso de acontecer é importante saber o que deve fazer. Aqui ficam algumas dicas.

Saiba o que fazer se lhe rebentar um pneu do veículo?


Os pneus garantem, por normal, segurança (uns mais que outros). No entanto, este tipo de componente sofre bastante desgaste e é nesse sentido que devemos estar atentos. Segundo refere o ACP, o desgaste pode dever-se:

  • Mau estado dos pneus, devido à falta de manutenção
  • O calor, que pode levar a um maior desgaste do pneu
  • Excesso de carga e de velocidade do veículo
  • Falta de verificação da pressão de ar dos pneus
  • Passar por cima de buracos ou objetos, como um prego ou rasgar o pneu

Quando o pneu rebenta em pleno andamento, nota-se através da vibração na suspensão e direção do veículo. É normal também que o veículo tenha tendência a virar para um dos lados.

O que fazer se o pneu rebentar enquanto conduz?

Se o pneu rebentar na estrada, é essencial manter a calma e agir da seguinte forma:

  • Ligue as luzes de emergência
  • Não faça movimentos bruscos com o volante
  • Não trave bruscamente
  • Reduza a velocidade através da caixa de velocidades
  • Mantenha o veículo em linha reta, mesmo que ele tenda a virar para o lado do pneu furado
  • Quando o veículo estiver sob o seu domínio, saia com cuidado para a berma e sinalize-o

Saiba o que fazer se lhe rebentar um pneu do veículo?

E se passou numa estrada com buracos e danificou um pneu? Calma, são danos materiais e até pode pedir indemnização! Quem circula nas estradas portuguesas apercebe-se que algumas estão degradadas.

É preciso circular com cuidado, por questões de segurança rodoviária, mas também para não danificar o seu veículo. Sabia que se passar num buraco na estrada que não estava sinalizado pode pedir indemnização à Câmara Municipal, por exemplo – saiba mais aqui.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    A lei não obriga a que o carro seja vendido com pneu suplente. Por isso, cada vez há menos (mas mesmo vendido sem pneu suplente, normalmente tem espaço para um, caso se queira comprar). Rebentar o pneu obriga a mudar a roda (atenção que os macacos não são todos iguais nem se apoiam no carro da mesma maneira, convém treinar … e comprar uma chave de rodas em cruz) … ou chamar assistência.
    A mim nunca me rebentou um pneu, o que me aconteceu, algumas vezes, foi esvaziar-se rapidamente e ficar praticamente sem ar, mesmo em andamento. Estive a ver e é relativamente frequente e tem várias causas. Uma das minhas prendas favoritas é oferecer um compressor portátil, da Xiaomi. É uma prenda muito apreciada, por quem tem pneu suplente, por não ter que mudar e sobretudo por quem não tem, para chegar à oficina e perceber o que aconteceu.
    P.S. Tenho um, maior, que é compressor e também arrancador de bateria, mas só ando com ele em viagens longas … tenho um grande receio, pode ser exagerado, de baterias ao calor dentro do carro. É usado sobretudo para regular a pressão dos pneus antes da viagem.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Runflats + kit reparação, trocar de pneu já passou de moda há mais de 10 anos.
      Se rebentar o melhor é mesmo ir de reboque, dependendo da velocidade a que se ia e da sorte os danos podem ser mais extensos do que só o pneu

      1. Avatar de Sérgio V.
        Sérgio V.

        Trocar o pneu é só para quem sabe. Chamar um reboque por um pneu é só estúpido.
        Basicamente o meu ainda tem 5 jantes iguais. Se furar um ainda pode seguir o destino em menos de 10 mins

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Estes carros novos não têm pneu suplente. Nomeadamente os elétricos, precisam desse espaço para arrumar a tralha de cabos de carregamento. Prioridades… De qualquer forma já estão habituados a levar secas, provavelmente nem notam e trocar um pneu em 5 minutos era rápido demais para a experiência “premium”. Muito melhor ficar 3 horas à espera da assistência.

          1. Avatar de JL
            JL

            O problema é sempre os elétricos.

            Já agora, esses têm mais arrumação que os a combustão.

          2. Avatar de Max
            Max

            Confirmei que geralmente os automóveis elétricos não têm espaço para uma roda suplente e por isso os construtores recorrem a pneus run flat, kits de reparação e selantes e assistência rodoviária.
            A questão é se têm espaço para a roda suplente ou não. Não é se, assim, tem mais arrumação.

          3. Avatar de JL
            JL

            Isso não tem nada a ver com eléctricos, tem a ver com todos.

          4. Avatar de Max
            Max

            Ó enguia, era mais simples escrever – os elétricos não têm espaço para a roda suplente.

      2. Avatar de Max
        Max

        O run flat é mais rígido, há quem não os queira. E o carro tem que ter sensor de pressão e deve ter jantes apropriadas.
        Facto é que eu, sem run flat, já me livrei, mais do que uma vez, de trocar de pneu, graças ao compressor portátil.

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Queria ver alguém que tivesse tido sucesso com esse tipo de reclamação em alguma Camara. Como provar que o pneu sofreu esse dano devido a um buraco.

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    runflat? o pior pneu do mundo!!..mercedes recebido novo com runflat e consequencia : TROCAR de pneus o mais breve possivel!! foi como ter outro carro novo emelhor….muito melhor!!

  4. Avatar de Car
    Car

    A michelin inventou o pneu sem ar. Já desde 2005 que é o futuro. Nunca o lança pois perdia o negócio. Aconteceu com a kodak.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Já percebi porque durante kms e kms aparecem aqueles avisos de estrada em mau estado durante kms e kms. Ė para não indemnizarem
    inicialmente até pensava q era com boas intenções e q brevemente iria haver obras mas passam-se os anos e continua tudo na mesma!!! Compreende-se, a carga de impostos que pagamos nos combustíveis não chega para tudo. Há há outras prioridades, nomeadamente subsídios a carros elektros.

    Seja como for, tenho mais receio de estradas com as marcações completamente apagadas e cada vez são mais.

  6. Avatar de Alberto Grijó
    Alberto Grijó

    Hum? Usar a caixa para reduzir e nao usar o travão? E no caso de um carro de mudanças automáticas? Só usando o travão e sentir o carro a rduzir as marchas provavelmente.

    1. Avatar de Max
      Max

      Isso é o pão nosso de cada dia. Quando está escrito assim, que é o habitual – como seja, descer com o carro engatado, na mesma mudança utilizada para subir – pecebe-se que se está a falar de mudanças mnuais.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Alguns têm patilhas no volante. Para o efeito pretendido, travão-motor, vai dar (quase) ao mesmo.

        1. Avatar de Max
          Max

          Não é bem o mesmo. Num carro com mudanças manuais, ou se acelera ou se trava e isso é claro. Num com mudanças automáticas, em caso do rebentamento de um pneu, se estiver em modo D (automático) recomendam ir levantando o pé do acelerador, em modo M (sequencial/manual) recomendam ir travando e reduzindo a mudança.
          Seja mudanças manuais ou automáticas (D ou M) o que recomendam todos é não fazer nada brusco – ir controlando o carro até parar na berma.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Num automático vais tirando o pé do acelerador, ou se tiveres tempo passa para mudanças sequenciais

  7. Avatar de Mosca tsetse
    Mosca tsetse

    Se rebentar um pneu devem primeiro carregar no acelerador, e só depois reduzir a velocidade levantando o pé do acelerador progressivamente. O resto está no artigo