Perplexity quer comprar o Chrome à Google por 34,5 mil milhões

13 Comentários

A Perplexity AI é uma empresa americana que foi fundada em 2022 e que criou um motor de busca que tem como base a inteligência artificial. A “pequena” empresa quer agora comprar o Chrome à Google por 34,5 mil milhões.

Perplexity quer comprar o Chrome à Google por 34,5 mil milhões


A Perplexity é “concorrente” da OpenAI na área da inteligência artificial, e pretende comprar o Chrome pelo valor de 34,5 mil milhões (cerca de 29,5 mil milhões de euros). De relembrar que esta empresa estava na lista da Apple para ser adquirida e assim apostar forte na IA.

Relativamente à Perplexity, a empresa já tinha demonstrado vontade de comprar o Chrome à Google, assim como a Yahoo.

A oferta, totalmente em dinheiro, é quase o dobro da avaliação atual da Perplexity, estimada entre 14 e 18 mil milhões de dólares.

A empresa afirma ter investidores de capital de risco prontos para financiar o negócio por completo.

Perplexity quer comprar o Chrome à Google por 34,5 mil milhões

O plano, caso a compra se concretize, inclui:

  • Manter o código-fonte aberto do Chromium acessível ao público.
  • Investir 3 mil milhões de dólares nos próximos dois anos no desenvolvimento do Chrome e do Chromium.
  • Preservar o Google como motor de busca predefinido, mas permitindo que o utilizador o altere.

Esta oferta surge num momento em que o Google enfrenta processos antitrust nos EUA.
Em 2024, o juiz federal Amit Mehta concluiu que o Google mantinha um monopólio ilegal no mercado de pesquisa e poderá ser obrigado a desagregar produtos, incluindo o Chrome.

A proposta da Perplexity tenta mostrar ao tribunal que existe um comprador viável para o navegador.

A Google não respondeu ainda ao pedido e não demonstra interesse em vender o Chrome, mantendo a intenção de recorrer da decisão judicial.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Perplexity compra Google, Apple compra perplexity… Boom

    1. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      Apple compra o quê ?? Tá bem, melga…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não é a Google é o browser Chrome.

  2. Avatar de Luis Trabalha
    Luis Trabalha

    A apple vai comprar o chrome..ja tem o melhor browser movel safari e fica com o melhor desktop também . Os nerds de oculos redondos e panca que falam do firefox nem piam

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Luís, trabalha vá lá :o)

      Resposta via firefox

    2. Avatar de filos
      filos

      Loooooooooooooooooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllll…esbardalhei-me de tanto rir! Safari, o melhor browser!!!!!!!!!!!! A piada faz-se sozinha! loooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllll. llllllllllllllllllllllllllllllllll

      1. Avatar de Luis Trabalha
        Luis Trabalha

        Safari de longe o melhor e mais optimizado browser. 22h no safari no meu mac e com chrome 12h, firefox nem chega q 8

  3. Avatar de SPAAFS
    SPAAFS

    Não me parece nada que a Alphabet venda uma parte estratégica do seu negócio. Seria quebrar o ecossistema. Não faz sentido para eles, nem para os utilizadores.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Um browser não faz bem parte do ecosistema só se for no chrome OS e mesmo assim.
      Acho sempre estranho estas compras o que impede a google de lançar um browser no dia a seguir exatamente igual ao chrome mas com outro nome

      1. Avatar de SPAAFS
        SPAAFS

        É que não faz mesmo nenhum sentido. Nem a nível estratégico, área de negócio, económico e financeiro. Nem estou a ver como um tribunal pode dizer a uma empresa que não faça o seu negócio ou que não utilize este ou aquele produto. Ou como a administração Trump possa querer “enfraquecer” o domínio das suas tecnológicas.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não é questão de fazer sentido mas poderão ser obrigados a vender pelos tribunais.

  4. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    É pena ser vendido…, desvia ser abatido!