Inspeções: não retire o filtro de partículas do seu carro

76 Comentários

Retirar o filtro de partículas (FAP ou DPF) de um carro não é legal em Portugal nem na União Europeia e pode trazer problemas sérios.

Inspeções: não retire o filtro de partículas do seu carro


O filtro de partículas é um filtro cerâmico. Uma peça produzida em cerâmica porosa de cordierite ou carboneto de silício com uma estrutura parecida à de um favo de mel, mas com células quadradas em vez de hexagonais. Está colocada entre a linha de escape dos motores turbodiesel (a partir de agora todos os motores a gasolina passam a ter este componente) e evitam a emissão de partículas nocivas para a atmosfera.

O filtro retém as partículas de fuligem resultantes da combustão do gasóleo. Sem ele, as emissões aumentam muito, poluindo o ar e prejudicando a saúde pública.

Inspeções: não retire o filtro de partículas do seu carro

Filtro de Partículas – Situação legal

  • O FAP/DPF é obrigatório nos veículos a gasóleo mais recentes, de acordo com as normas europeias de emissões.
  • A sua remoção ou alteração é ilegal e pode levar à reprovação na inspeção periódica obrigatória (IPO).
  • Em caso de fiscalização, pode haver coima elevada, apreensão do Documento Único Automóvel (DUA) e até cancelamento da matrícula.

O filtro de partículas é um componente de elevado custo e, quando começa a apresentar problemas, muitos optam pela sua remoção, uma prática ilegal. Apesar disso, há empresas que publicitam este serviço garantindo que a alteração passa despercebida nas inspeções, já que mantêm a caixa exterior intacta e instalam no interior um tubo soldado que anula a sua função.

Outro perfil comum entre quem remove o filtro de partículas é o entusiasta do car tuning. Para extrair mais potência, aumenta-se a pressão do turbocompressor, reforça-se o débito da bomba de gasóleo e elimina-se o filtro, que de outra forma saturaria rapidamente, obrigando a limpezas frequentes por incineração.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Não o tenho e unca o terei e vaí continuar a passar na inspeção sem favores e sem subornos.

    1. Avatar de Batata frita
      Batata frita

      És o maior

      1. Avatar de Sérgio V.
        Sérgio V.

        Não sou o maior porque sei de muitos mais como eu. Quem gosta de gastar dinheiro é que ainda usa FAP no carro

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Caro Sérgio V. tal como eu, nunca esse tipo de problemas, nunca terei FAP nem Ad Blue, certinho!

      2. Avatar de PJA
        PJA

        Ele é o maior por ter um carro interior a 2007? Faz ele bem.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Podem andar sem filtro que os valores não passam do limite.

      1. Avatar de João
        João

        Trabalhei vinte anos em inspecções de fábricas, a ideia é a mesma, se os carros passam nas inspecções periódicas, a niveis poluentes, também, o que interessa se tem filtro “A”, filtro “B”, ou sequer sevtem filtro? É só mais uma taxa que o estado nos quer cobrar, não pagas os impostos de adquirir filtro, pagas multa de nao o ter.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Uau, que herói que tu és!

    4. Avatar de Contador
      Contador

      Deixa de ser mentiroso. Nem sequer tens um carro do género. Quanto muito uma farronca de 20 ou 30 anos.

    5. Avatar de Sail
      Sail

      O filtro serve para evitar poluição do ar. A retirada do filtro estas a por em risco a tua vida e a dos outros pois pode levar a doenças respiratórias, cancro e cardiovasculares. São gajos irresponsáveis, como tu, é que devias ser proibidos de ter carta de condução e automóveis.

      1. Avatar de AZ
        AZ

        Que comédia, os próprios carros do governo logo que a FAP da barraca arrancam, é que existem inúmeros exemplos por aí. Até eu já fiz manutenção em vários que já estava anulado, por isso, deixa lá o homem em paz.

    6. Avatar de Apenas um gajo sincero
      Apenas um gajo sincero

      Nossa, tenho inveja do tamanho da sua inteligência e perspicácia. Parabéns!
      Faz o seguinte: pede pra alguém sentar no banco do motorista enquanto tu vai ao escape e coloca a cara lá. Quando o fizer, peça para que acelerem. Aproveita, PQ vais ficar numa moka da boa.

  2. Avatar de Paula Vadinho
    Paula Vadinho

    Exato. Com um trabalho bem feito, passa e ninguém dá por nada

    1. Avatar de Sail
      Sail

      e depois levas com a noticia do medico que tens cancro ou acordas no hospital após um AVC. Se está lá para alguma coisa serve, neste caso para proteger a tua saúde.

  3. Avatar de Blackground
    Blackground

    Os centros de inspeção neste momento não têm capacidade para verificar se o carro eletronicamente tem o filtro ativo na centralina, quem diz o filtro diz a EGR, ADBLUE… Além do mais existem outras maneiras de adulterar a porta OBD.

  4. Avatar de Andre
    Andre

    Tenho no meu automóvel a Diesel. Nada como fazer umas viagens longas, para limpar o filtro. De resto, se algum dia tiver de colocar uma nova, assim o farei. Já ando farto de ver tanto automóvel sem FAP que é enervante, incomodativo mesmo para quem vai atrás a levar com o fumo. Os do grupo VW, Audi e afins são os piores de todos.
    Por estas e por outras, bem vindas inspeções rigorosas!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Existem muitos veículos a circular que não têm FAP e que não deitam fumo nenhum. Esses com fumo são aqueles do tuning/ chuning.

      1. Avatar de Raiana
        Raiana

        André: eu tenho veículos do grupo VW com filtro de partículas e adblue. Já estão bem acima dos 200k km e tudo ok. Zero fumos. Só recebi um aviso para limpar o filtro que se faz em via rápida em 4a ou 5a velocidade (para ir a alta rotação) e em uns 15 km estava limpo (numa viagem que tenhas que fazer). Outro faz queima automática e pode isso nunca tive que fazer nada.

        Jorge: tangas. TODOS os veículos diesel sem filtro de partículas deitam fumo preto, todos. A diferença é que se fazem uma boa queima deitam menos e em menos situações. No entanto continuam a emitir partículas nocivas.

        O triste do português e vê-se aqui é que estão em grande parte negacionismo: FAP não servem para nada; os fumos não querem dizer nada e se até nem deita fumo (visível…) então está tudo bem. É porque não faz mal. Infelizmente continuamos a ter um país com uma taxa de atraso sócio cultural muito elevado e agora até países de Europa de leste nos comem aos palmos.

        No entanto tirar filtros, fazer barulho e meter vidros escuros à frente parece estar tudo ok. Ontem vi um tipo de mota (zona de 50, vinha a mais de 80 e a fazer muito barulho) a colidir com um carro porque este parou numa passadeira / antes duma rotunda. Para o tipo da mota a rua ser de 50, haver passadeiras e rotundas não lhe fazem cliques de perigo para eles e outros… A mota foi parar a uns 50m dele e ficou toda partida. Escusado será dizer que se viesse alguém na passadeira provavelmente levaria com ele e com a mota (alta cilindrada) em cima. Triste

        1. Avatar de Marko
          Marko

          Isso é mentira completa, se fores de Lisboa provo-te o contrário e carros sem FAP e repro que fazem exatamente o mesmo fumo que o teu faz…
          Se te referes quando pisas mais a fundo de repente e tem algum carvão no escape e sai uns segundos e pára ok, se referes que é continuamente é mentira!

        2. Avatar de Asdecopas
          Asdecopas

          Nunca vi tanta babuseira escrita num só texto!
          Sou mecânico a 20 anos e tenho garanto que a olho seja com ou sem filtro o fumo é precisamente o mesmo, as partículas que o filtro elimina não são visíveis a olho por isso se o carro faz fumo ou deixa de fazer nada tem a ver se tem ou não filtro!
          Um carro com gasóleo do Intermarché e um filtro saturado faz mais fumo que um carro com bom gasóleo sem filtro!
          E para esse idiotas que acham que só os carros alterados andam sem filtros então estão bem enganados mais de 80% dos carros que dão problemas de filtros são eliminados!
          Nem todos usam aditivos como adbleu e cirina para limpeza de filtros existem marcas que os carros injetam mais quantidade de combustível para fazer limpeza isso gera mais poluição ainda!
          Este tipo de filtros só exitem para tapar os olhos nos valores de poluição emitidas e encher os bolsos a um certo grupo restrito nada mais!
          Se querem baixar poluentes que deixem a malta converter motores para hidrogênio que aí sim vão diminuir e muito ou kits de mistura hidrogênio com combustível fóssil, mas isso não interessa a ninguém!
          Motores com EGR e filtros de partículas duram muito menos e isso leva as pessoas a comprar outros carros é isso que eles querem vender carros!
          Eles estão se bem a marimbar para poluição querem é vender

        3. Avatar de João
          João

          Raiana, você já reparou na diferença final entre ter filtros de partículas e ADBlue, e não ter nada disso? Carros que deitam fumo a mais, ou estão “mexidos” para terem outras performances, ou estão totalmente desafinados, ou possivelmente terão problemas mais graves. Um carro, bem afinadinho, normalmente passa sempre nas inspecção periódicas, e lá analisam os gases finais da queima.
          Agora por isso, o amoníaco introduzido na queima é neutro para o ambiente? Quando se faz a queima dos resíduos que ficam nos filtros, através de fazer aquecer um pouco mais os gases com rotações maiores do motor para aquecer o filtro e o limpar, para onde vai essa limpeza? Será que não para o “aterro natural”, como quem diz para a natureza?

      2. Avatar de Andre
        Andre

        Deitam sempre algum fumo, mais aquele cheiro a óleo queimado…
        Só espero que os centros de reparação tenham essa capacidade.

    2. Avatar de João
      João

      Nem mais. Conheço casos de carros com 10 anos e mais e com o filtro de partículas de origem. Basta tomar bem conta dele. Agora quem tem carros a gasoleo para ir ao pão.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Faço 30.000 ano e não consigo conciliar a minha utilizacso diaria com fap…..tive de remover…..nso aguentava mudar de oleo de 5000 em 5000 e pagar para forçar regeneracoes

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não é a ausência de filtro que provoca o fumo.

    4. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Com fap ou sem fap o fumo é igual.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Foi a pior coisa que inventaram, mais um estrangulador! Ainda se tivesse um aviso e desse para fazer a regeneração manual. Durante a semana faço pequenos percursos dentro da cidade, mas ao fim de semana é sempre AE e 200km. Já por duas vezes que não me apercebi que estava a fazer regeneração e desliguei o carro. O nível de óleo sobe cerca de 1L. BMW F31 150Cv 2015. (Ainda rebenta o motor). O da minha mulher, Opel mokka de 2013, á 2 anos e 130mil km rebentou o motorl.

    5. Avatar de Casiraghi
      Casiraghi

      Há uma parte do seu comentário que demonstra ignorância acerca do fumo preto.

    6. Avatar de MegaÓbvioSoçe
      MegaÓbvioSoçe

      Depois de dizeres isto: ” Os do grupo VW, Audi…” e “á ando farto de ver tanto automóvel sem FAP…” percebi o quão ignorante uma pessoa consegue ser.

      Devias ir trabalhar para um centro de inspeções, já que olhas para um carro e dizes logo que não tem FAP.

      Enfim, não confundam excesso de débito de gasóleo com FAP.

  5. Avatar de JL
    JL

    Os que pagaram para os retirar agora vão pagar para os colocar ?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Normalmente não retiram, as oficinas decentes só removem o miolo, fica o filtro, mas por dentro está vazio, ou seja, não faz nada. Assim é garantido que não há avarias. É que há quem troque e depois volte a ter problemas, e não é barato. Assim fica resolvido de uma só vez.

      1. Avatar de JL
        JL

        Normalmente ? será assim tão normal, aparece-me tanto anuncio de oficinas que o fazem.

        Sim, parece que agora vão ter de pagar para o instalar.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        E tem de ser reprogramado.
        Para quem.não sabe a maioria das ambulancias anda sem FAP, tal como carros do Estado

    2. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Quem fez o trabalho bem feito não vai pagar nada. Aliás quem fez bem tem a fap guarda.

      1. Avatar de JL
        JL

        Exato, agora paga para a meterem no local.

        1. Avatar de Sérgio V.
          Sérgio V.

          Não não paga para meter nada. Quem fez o trabalho bem tem a fap em casa e continua a passar sem problemas. A vamtagem de ter a fap original é poder vender o carro com a fap no sitio

          1. Avatar de JL
            JL

            Então fazem o trabalho de borla ? Duvido.

            Não se esqueça que tem de ser reprogramado.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Para alguém que derreteu veículos às dezenas preocupas-te demasiado com trocos Ahahah

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde disse que estava preocupado ? não tenho nenhum para meter isso.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não precisas dizer nada. As pessoas são o que são e não o que dizem ser, felizmente, caso contrário serias ainda mais insuportável 😀

          3. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, fala por si.

            Tanto sou suportável que você gosta muito de mim.

        3. Avatar de AZ
          AZ

          Pela tua lógica até os carros que estão ao serviço que do governo iam pagar, já que vários estão igualmente anulados, eu faço a manutenção a vários deles semanalmente numa concessão.

          Por isso, vais tu pagar também, lol ja que a manutenção deles quem paga somos todos nós.

          Mas na verdade ninguém vai colocar nada disso, vai continuar tudo a ser anulado logo que dá barraca.

          1. Avatar de JL
            JL

            Provavelmente nem darei por isso na diferença dos impostos, já os seus donos darão.

            Mas obrigado por confirmar que afinal isso é técnica comum, ao contrário de alguns por aqui.

  6. Avatar de Indignado
    Indignado

    Até os centros de inspeção conseguirem detetar a remoção vai continuar a acontecer, a ultima vez que tive de rebocar o meu carro na conversa com o condutor do reboque fiquei a saber que o filtro de partículas e o ad blue pode ser removido e desativado na centralina do carro.
    O condutor disse inclusive que já tinha tido vários carros com esta configuração e nunca teve problemas com inspeções, diz que no máximo vai ao técnico da centralina antes de ir a inspeção pela primeira e fica como “novo”
    Nem o carro sabe que o filtro ou ad blue lá estiveram ou devolve algum erro e segundo me disse é impossível ser detectado nas inspeções da forma com actualmente são feitas, gostava de ter sabido antes de ter gasto quase mil euros para trocar no meu carro o dito filtro, vai fazer mais 250mil km e depois logo se vê.

  7. Avatar de LA
    LA

    As inspeções deviam de ser mais rigorosas em relação a diferenças situações, uma delas era esta.
    Este tipo de alterações deviam ser detectadas, nos centros de inspeção e levar à perda de propriedade sobre o veiculo.

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Vocês estão esquecidos do escândalo da VW certo? Perda da propriedade do veículo é só ridículo.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eh lá, mais parece que estás nas Coreia do Norte… já agora prisão por 30 anos também não?

    3. Avatar de João
      João

      Ah, grande LA, estou como o outro disse, já agora porque não 30 anos de prisão?
      O problema é que a UE quer resolver o problema do mundo, montes de restricoes na Europa, enquanto no resto do mundo se estão completamente a borrifar para o assunto.
      Se os veículos passam nas inspecção periódicas, também a nível de poluição, e cá na Europa esticam-se um pouco em relação a isso, qual é o problema?
      Ainda melhor, as viaturas mais poluentes, aquelas mais antigas tendem a desaparecer muito rápidamente, para quê castigarmos os mais pobres se até os seus carros passam nas inspecções e se encontram em estado razoável? Isso não passa de discriminação social, eu como tenho dinheiro estou-me “borrifando” para os que não o têm.

  8. Avatar de Quem pode, pode
    Quem pode, pode

    Boa hora que mudei para gasolina. Sem FAP e sem problemas. A gasolina só tem FAP depois de setembro de 2019 e não dão tantos problemas. Deviam de apertar a fiscalização para os que o tiram. Estou farto de respirar fumo de quem não tem massa cinzenta e tira os fap

  9. Avatar de Marko
    Marko

    Já se existe esse tema desde que tive a minha primeira viatura diesel em 2009…

    Retirei nessa e fiz repro, retirei no seguinte não fiz repro porque não precisava 😀 , retirei no seguinte e fiz repro, e nesta estou a espera que acabe a garantia desta para tirar também e fazer repro…

    PS: Nunca ficaram a fazer fumo algum, faziam tanto como quando tinham o FAP, única diferença era o cheiro que se nota sem FAP de resto 0 fumo!

    E as pessoas confundem o fumo das viaturas que parecem traineiras com a remoção do FAP ou repro e não é de todo, o que provoca as fumaradas são as linhas de escape diretas, e claro sem FAP com repro e mexendo na pressão de gasóleo ainda mais.

    Os motores VAG são precisamente o contrário, dos melhores motores que existem a diesel, por isso é que vês a deitarem fumarada porque levam com carga descomunal em cima e nunca se negam aguentam tudo ou quase…

    Acho que a malta debita por debitar ou pelas pessoas terem uma opinião diferente da delas, não se trata das pessoas serem as maiores ou menores mas sim evitar custos enormes de manutenção e reparação, consumos maiores das viaturas, viaturas “presas”.

    E não se trata apenas de fazer viagens longas para regenerar e dura a vida toda, porque isso não é assim e mais cedo ou mais tarde acaba por dar problemas, e terem de fazer lavagens ao miolo ou terem de ser substituídos.
    Quem é de cidade então é inevitável, o pára arranca, trânsito, 1a 1000/2000rpm pára de novo como é o meu caso, e todos os meses vai de fazer uma viagem de autoestrada e ir almoçar a algum sitio para regenerar e limpar o FAP, mas nem todas as pessoas tem essa possibilidade/disponibilidade e a pensar um bocadinho em vez de ser o carro a servir o proprietário, tem de ser o proprietário a servir o carro para se portar bem e não ter problemas…

    Acho que são opiniões e cada um sabe de si e do seu carro e do que acha melhor para o mesmo, quanto aos centros de inspecção verificarem se as viaturas tem FAP ou não é simples e sabem mal se acelere até as 3.000 rpm, a questão é provar mecanicamente ou a nível de emissões de gases estando dentro dos valores que não tem FAP e chumbar… e isso duvido que algum dia se consiga ou pelo menos plug & play num centro de inspeções caso contrário já teria sido aplicado a muito e chumbado meio mundo 😀

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Grupo VAG melhor… LOL
      Carros de m…da. Não valem , problemas atrás de problemas. Jamais compraria porcaria dessa.

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Ahahaha tiveste graça agora… Deves perceber tanto de carros e motores como eu de ballet francês amigo… Tenho dito!

  10. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Onde se pode denunciar quem não o tem?

    1. Avatar de Raiana
  11. Avatar de Imperador
    Imperador

    OU seja n serve para nada, é apenas mais uma arma “climática” , mais uma fantasia da esquerdalha.

    1. Avatar de Raiana
      Raiana

      Toma os remédios

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Qd é q metem FAP nos pneus dos elektros?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ah, um estudo encomendado pelos alucinados da UE. São tão previsíveis.
        Arranje aí um estudo americano de hoje para comparar. A ver…

        O carro elétrico emite 30% a 40% mais partículas de pneu do que os seus equivalentes a combustão, pela simples razão de serem cerca de 30% mais pesados e, como se não bastasse, descarregarem o binário todo de forma brusca no arranque. É como se alguém fizesse arranques à campeão sempre que punha o carro em movimento. Não há milagres.

        Com os travões, é igual. Pode perfeitamente gerir o andamento de um carro a combustão apenas com a caixa e o travão-motor, tal como pode perfeitamente andar “à vela” com um elektro. Aliás há muita malta q detesta o “one pedal”

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Obvio. Quem são esses gajos? Que autoridade têm para colocar em causa as comclusões da EissionsAnalitics?
          É não é só os pneus. É também o desgaste excessivo do alcarrão cujas poeiras tb sao altamente venenosas.
          Elektros são o pior veneno a circular nas cidades.

          1. Avatar de JL
            JL

            São os gajos que entendem mais disto que você.

            E quem são a EmissionAnalitics para meter em causa este estudo ? pelo menos este está atualizado, ao contrário do outro que nem especifica as tecnologias.

            Nem eles falam só dos pneus, tanto que falam nas partículas libertadas.

            Se fossem você não estava tão preocupado em inventar tanto por tão pouco.

      2. Avatar de JL
        JL

        E você que não viesse com o estudo encomendado.

        Mas não são 30 a 40 % mais pesados, isso é apenas preconceito seu sobre o peso.

        Então mas espere lá, agora os ve já aceleram ? Antes andavam à velhinha. Enfim.

        O One pedal não tem a ver com este assunto, só permite imobilizar o carro depois da regenerativa, a maioria deles nem têm isso.

        Também pode gerir o arranque sem binário num carro eléctrico, basta apenas mudar o modo para eco.

  13. Avatar de Gonçalo Silvano
    Gonçalo Silvano

    Quem escreveu este artigo nao faz a mínima ideia do que esteve a escrever! O filtro de particulas como a catalizador decompõem gases pesados em co2 bem como exemplo hidrocarbonetos, o filtro de particulas retem para posteriormente fazer a decomposição atravez de pressão temperaturas elevadas! Nao tem de reter nada! Quando retem e quando ja nao esta nas melhores condições!

    1. Avatar de Vítor M.

      Espera, calma… que estás a misturar coisas. Há aqui uma confusão entre o funcionamento do catalisador e do filtro de partículas (FAP/DPF). O catalisador atua sobre gases nocivos, como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de azoto (NOx), promovendo reações químicas que os transformam em substâncias menos prejudiciais.

      Já o filtro de partículas foi concebido para reter fisicamente partículas sólidas de fuligem presentes nos gases de escape. Estas partículas ficam acumuladas até serem eliminadas através do processo de regeneração, que ocorre a temperaturas elevadas, reduzindo-as a cinzas.

      Portanto, o filtro de partículas tem mesmo de reter esses resíduos, é essa retenção que permite a sua posterior queima. Dizer que só retém quando está em mau estado não corresponde ao seu princípio de funcionamento.

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    As pessoas falam mas nao sabem que quando um carro nao faz a regeneraçao do filtro de particulas sujeitam se a acendiarem como já aconteceu a muitos, só se preocupam com os carros mas nao se preocupam com os transportes publicos que sâo a maior causa do ambiente chego a uma conclusâo que isto é tudo um negócio para alguem encherem os bolsos,deviam era preocuparem se com a poluiçâo dos incendios do que os veiculos tenham vergonha

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O FAP do meu carro vai lá estar até avariar.
    Depois disso, sai e não vai para lá nenhum.
    Vai o FAP e vai a EGR tb…

  16. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Enquanto os centros de IPO medirem apenas o dióxido de carbono, os veículos que produzem NOX irão passar sem problema mesmo que tenham linha direta.

    A situação relativa ao FAP é que torna-se muito chato em carros citadinos. O para arranca faz com que entupam com relativa facilidade. Sendo necessário fazer umas viagens mais longas a 3krpm.. No entanto, isto parece-me que poupamos poluição por um lado, mas ao fazer viagens desnecessárias estamos a poluir mais por outro.

  17. Avatar de José Tomás
    José Tomás

    “fã do tuning”… Nunca o tvde nem o taxista nem o comum dos mortais que está farto das complicações que o filtro lhe tráz à vida… Deve ser mais um frustrado que ficou para trás dum fumarento que nem sequer pertence á norma euro 5…

  18. Avatar de Alexandre Oliveira
    Alexandre Oliveira

    Tirei o meu. Sempre passei nas IPO’s e voltava a tirar que aquela merda so traz é problemas.
    Esqueçam lá o drama e o horror de ser ilegal e de ser perigoso. Isso é conversa para assustar meninos

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Parabéns, os teus filhos vão ficar eternamente agradecidos quando tiverem de respirar por um tubo

  19. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Felizmente os carros elétricos não precisam de filtros, é só vantagens

  20. Avatar de Paulo Gonçalo
    Paulo Gonçalo

    Quem vive em Lisboa, têm dois grandes focos de poluição:
    1) Aeroporto de Lisboa (Portela), onde têm um tráfego diário de ±600 aeronaves dia
    2)Porto de Lisboa, onde os navios/paquetes, ± 150 (5000 passageiros/cruzeiro, tendo em 2024 atinfindo +750.000)

    Para quem é da zona de Lisboa, o ter ou não ter FAP/DPF/Adblue, é puramente para alívio da consciência!

    Portugal, a nível de emissões de CO2 a nível mundial, corresponde a 0.16%…

    O grupo de indignados e ofendidos online, tenham calma, e pensem: querem construir mais um aeroporto…e Mais poluição!

    PS: e já nem conto com as viagens que os vários camiões cisterna de JetA1 fazem diáriamente entre Aveiras e a Portela!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Em relação ao aeroporto, um dia destes, estava numa pequena resistência de trânsito de acesso ao túnel do Grilo de quem vem do eixo N/S pela 25 de Abril e era um pivete a jetFuel q não se aguentava. Tive q fechar a janela e ligar a recirculação do ar.
      O mais giro é q naquele momento não havia sequer aviões no ar. Aquilo deve ficar impregnado no local e demorar a desvanecer.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mas isso é o que sentem os gajos que estão atrás do seu carro, principalmente se forem se bicicleta ou mota.

        Vê quem anda de janela aberta e ar condicionado desligado, são os a combustão.

  21. Avatar de Night
    Night

    Só não passa na inspeção se não tiver as panelas mesmo que vazias por dentro.
    Os valores de poluição não aumenta.
    Eu tirei e todos os carros que tiver vou sempre tirar. Estraga o carro e ainda fica cara a manutenção.