Carregamentos de carros elétricos vão poder ser pagos via MB WAY

76 Comentários

O Governo aprovou hoje o novo regime da mobilidade elétrica, “que se enquadra e está totalmente alinhado com os princípios e objetivos da reforma do Estado”. Conheça o que muda.

Carro elétrico (Renault)


O Governo aprovou em Conselho de Ministros um novo regime jurídico da mobilidade elétrica, com o objetivo de:

  • Simplificar o carregamento público de veículos elétricos
  • Reduzir custos para os utilizadores
  • Estimular a concorrência e o investimento no setor
  • Alinhar Portugal com o Regulamento Europeu AFIR

Principais mudanças com o novo regime da mobilidade elétrica

  • Fim dos contratos com comercializadores
    • Deixa de ser obrigatório ter contrato com um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) para carregar um carro elétrico.
  • Pagamento direto nos postos
    • Utilizadores podem pagar diretamente no posto com MB Way, QR Code ou cartão bancário.
  • Eliminação da figura do CEME
    • Simplifica o sistema e elimina intermediários, reduzindo custos.
  • Licenciamento facilitado
    • Os novos postos de carregamento passam a estar sujeitos apenas a comunicação prévia, acelerando o processo de instalação.
  • Transparência de preços
    • Os operadores devem apresentar o preço por kWh de forma clara e acessível antes do carregamento.
  • Concursos públicos para novos postos
    • Os novos pontos serão atribuídos por concursos públicos, para garantir concorrência e cobertura territorial.
  • Autoconsumo e V2G
    • Permite que a energia usada nos carregamentos seja proveniente de fontes locais (autoconsumo) e possibilita carregamento bidirecional (veículo pode devolver energia à rede).
  • Créditos de carbono
    • Utilizadores poderão receber títulos de carbono por usarem eletricidade de origem renovável nos carregamentos.

O novo regime jurídico da mobilidade elétrica aprovado pelo Governo representa um passo decisivo para simplificar, modernizar e democratizar o acesso ao carregamento de veículos elétricos em Portugal. A transição das novas medidas deverá acontecer até ao final de 2026. Os operadores e utilizadores têm de se adaptar às novas regras.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    “ Concursos públicos para novos postos
    Os novos pontos serão atribuídos por concursos públicos, para garantir concorrência e cobertura territorial.”
    Não percebi esse ponto, só pode haver locais de carregamento (tipo postos de gasolina mas com carregadores elétricos) se houver previamente um concurso público ? Parece-me contra produtivos…

    1. Avatar de JL
      JL

      Parece me concorrencial, já que são para instalar em locais públicos.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Parece-me que esse tópico se refere à instalação de carregadores na via pública ou em locais públicos. Entenda-se por locais públicos, locais que não pertençam a privados, por exemplo, um parque de estacionamento municipal.

      Já por exemplo, um hipermercado com estacionamento próprio, mesmo sendo de acesso público, poderá registar-se como OPC e instalar um carregador próprio, sem qualquer concurso público.
      Ou, poderá contratar um OPC para ali instalar e gerir um ou mais carregadores.
      Quem diz um hipermercado, uma oficina auto, um qualquer estabelecimento comercial, um centro comercial, um parque de estacionamento privado, um posto de combustível …….

  2. Avatar de PTO
    PTO

    Não tenho (ainda) um EV, mas estas medidas, se forem bem implementadas e fiscalizadas, parecem-me um passo na direção certa. Menos burocracia e custo para o consumidor mais baixo.

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Se a mudança para EV depender dos custos de carregamento na rua, aguarde algum tempo.
      “Menos burocracia e custo para o consumidor mais baixo”.

      Com esta alteração da legislação a Tesla poderá finalmente expandir a rede. E tem bons preços.
      Mas, mesmo as expansões da Tesla, em vários casos, estão dependentes de os atuais ramais de energia terem capacidade para alimentar os novos carregadores. Não tendo, é preciso esperar por alterações ao ramal ou por um novo.

      Mas nos restantes carregadores ainda há muito por saber.
      O Continente poderá vir a alterar os preços, para pior para quem não faz compras e manter os atuais, ou até melhorar, para quem faz compras. Com esta medida dão prioridade aos verdadeiros clientes.

      Nas autoestradas, para as atuais áreas de serviço, existem contratos de exclusividade que permitem aos concessionários “fazerem o que bem entendem” e impedir a instalação de outros operadores.
      Só quando terminarem esses contratos é que veremos.

      O resto da rede está, infelizmente, na sua grande maioria, nas mãos de 3 ou 4 operadores. Agora até os carregadores do LIDL vão passar para a Galp, que é bem conhecida pelos altos preços praticados nos carregadores.

      No meio disto tudo, há sempre dois passos que levam o seu tempo e que atrasam a instalação de novos carregadores e que por isso atrasam a entrada de novos operadores:
      – As obras na via pública, sempre que isso é necessário para a instalação de mais carregadores.
      – A atualização ou criação de ramais de fornecimento de energia para os novos carregadores ou para a alteração dos existentes para mais potentes.

      Só a título de exemplo, há uns meses atrás, existiam perto de 300 pontos de carregamento a aguardar ligação.

      1. Avatar de rui
        rui

        Eles no US abriram agora um localização com 60 pontos e apenas têm um ramal de 3.5MW, mas instalaram uma brutidade de Solar e Baterias para garantir a energia, logo um ramal fraco não é limitação, só custa é mais para implementar.

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          Um ramal fraco é sempre uma limitação tremenda.
          60 pontos, mesmo que fossem de apenas 100kW cada um, exigem uma quantidade gigantesca de painéis solares. Não estamos a falar de 300 ou 400 painéis, muito mais.
          Ou os painéis e as baterias estão instalados junto ao hub de carregadores ou foi preciso construir um ramal muito bem dimensionado para fazer chegar a energia aos carregadores.

          Contam-se “pelos dedos das mãos” os locais com espaço suficiente para permitir a instalação de carregadores e milhares de painéis junto aos carregadores.

  3. Avatar de André
    André

    Mbway = Tachos. Depende totalmente de empresas americanas (Visa e Mastercard). Que bloqueiam jogos na steam e itchio sem razão.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora explica lá isso… onde e em que proporção o MBWAY, um serviço SIBS, depende do Visa e Mastercard.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Que cartao utilizas que possa ser utilizado mundialmente que nao seja Visa ou Mastercard.

      1. Avatar de Vítor M.

        Uma coisa é o serviço em si, o MBWay é da SIBS e não depende da rede MasterCard ou VISA. Aliás, em Portugal existem cartões de débito que não são Visa nem Mastercard, são os chamados cartões MB (Multibanco), emitidos exclusivamente para operar na rede SIBS/Multibanco. E podes usar o MBWay com esses cartões.

        Respondendo à tua questão: Que cartao utilizas que possa ser utilizado mundialmente que nao seja Visa ou Mastercard.

        Podes usar, por exemplo, o da American Express (AMEX). Contudo, esse cartão, aceite mundialmente, não faz parte da rede MBWay.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O que quis dizer foi. Não existe opcoes viaveis fora da rede MasterCard, e o que existe tem demasiadas limitacoes.
          Ainda mais aborta a questao da steam Store, isso significa que efectua pagamentos on-line a nivel internacional, menos opcoes existem….

          1. Avatar de Vítor M.

            Isso é outro assunto. Estava a falar do assunto MBWay.

  4. Avatar de Aquele
    Aquele

    Acabou a mama do mobie

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A cuspirem no prato que lhes deu q comer. Típico.
      Pode ser q se lixem.
      Nunca vi nada q fosse desregulado em PT que ficasse mais barato. É só um aviso.

  5. Avatar de JL
    JL

    A Tesla já veio anunciar que os novos Supercharger V4 vão abrir em breve e que a maioria dos que existem v2 vão ser atualizados para V3 e V4.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…até ao final de 2026. …”
      Lá vão os carregadores da tesla apodrecer durante mais um ano.
      Pena da malta que já queria usar os v4 nas férias de Agosto de 2025.

      1. Avatar de JL
        JL

        Esses referem-se aos 5 novos locais que vão ser construídos, não aos que já estão instalados.

      2. Avatar de JL
        JL

        O até 2026 já começou, hoje abriram os 4 que estavam já instalados em Alcácer do Sal.

    2. Avatar de hugo
      hugo

      Isso seria ótimo! ando a pensar em comprar um tesla

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Qd isso acontecer, vais levar com o resto da maralha. Vais ver Springs a carregar nos V4 que até bufas, 😛
        O valor do kWh tb vai aumentar pois a Tesla terá que passar a pagar acesso às redes.
        Pensa mais um bocado antes de te precipitares.

        1. Avatar de JL
          JL

          Acesso às redes já todos pagam.

          Quanto aos springs, não é bem assim.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Tesla não paga. A Tesla é como a malta do casal ventoso, vai buscar ao poste.
            Mas naturalmente vai ter q começar a pagar. Os 20 e tal cents vão passar a ser uma miragem.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se consome energia paga, não tem como não pagar.
            E você acredita nisso ? Vai buscar ao poste, claro que sim.

            Diga antes os 17 cêntimos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Os de Fátima das 4 às 8 da manhã são 15 cêntimos.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pelos vistos esse preços acabaram e continua a não poder terminar a refeição descansado:
            https://1drv.ms/i/c/dcb6174b5a250bfc/ERApyYosBqNFqwdpGhxZzeEB0nKi8zXYuU_z-7Xg_Vpq2A
            Para além de q deve ser glorioso estar a altas horas da madrugada num descampado deserto e escuro à espera que carro carregue.

          5. Avatar de JL
            JL

            Tanto não acabaram que ainda hoje é esse preço:

            Não temos culpa dos carros carregaram mais depressa que a refeição, e pelo menos tomam uma refeição, coisa que você não faz.

            Descampado deserto ? fica dentro da povoação, enfim, agora até inventa um deserto em Portugal.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quê Alcácer? Mas VC aos menos conhece os sítios por onde diz que anda?
            A única coisa que há ali é o tasco que abre tarde e fecha cedo e a Galp que fecha às 22.00H.
            De resto o mais perto que é longe é um barraco de uma serração ou lá o que é aquilo. Loool
            Ainda por cima aquela treta é só terra e buracos. Se chove o cenário ainda piora. Tem que ir de galochas ahahah
            Para além do desconforto é uma total falta de segurança, então como isto anda que é só malandros.

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu conheço, já lá carreguei.

            Tem o Intermarché, e alguns restaurantes ali a 300-400 metros.

            O restaurante é que fecha a essa hora, o café não.

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Claro que não paga acesso as redes, liga cada posto directamente a Espanha para não pagar á Eredes. Loool…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se ligasse a era mais caro ó @Eng. Lá anda nos 40cents e mais.

        3. Avatar de RD
          RD

          Yamania, deixe de falar do que não sabe, nem todos têm a paciência do JL para o aturar.
          Digo-lhe mais, a Tesla já começou hoje mesmo a abrir SuperChargers que sim, estavam a apodrecer devido à podridão de regime de gestão único na Europa, e que caiu agora finalmente. Quanto aos veículos de outras marcas nos carregadores Tesla, pode ser que aconteça como noutros países da Europa, mas será mais caro para esses, e não, a Tesla não se ia expor com práticas ilegais, e os preços são incomparavelmente mais baratos que qualquer posto semelhante ligado à agora extinta Mobi.E.
          Se fosse para operar na ilegalidade, não tinham tantos postos ativos, e não deixavam tantos prontos por abrir (porque de repente há 5 anos os mais recentes ficaram ilegais com a mudança do regime à data)
          Vá lá ver o velocidade furiosa, diz que aquilo tem lá bons aceleras do nitro

          1. Avatar de Luis
            Luis

            O JL mudou de Nick, só rir este

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, não mudei, isso é coisa do secalharya.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A 50 metros de minha casa em frente aos ecopontos foi colocado agora um posto de carregamento numa zona de prédios, há dois moradores que passaram a estacionar lá os seus VE mesmo sem estarem a carregar, fizeram daquilo um estacionamento privativo, há dias havia lá uma confusão com condutores de TVDE, porque queriam carregar e os carros estão lá estacionados sem estarem a carregar.
    Não é supostos que os VE só lá podem estar estacionados se estiverem a carregar independentemente da hora?

    1. Avatar de hugo
      hugo

      ninguém vai estacionar em trente á bomba de combustivel, a lógica é a mesma!! falta de civismo.

    2. Avatar de rui
      rui

      yap, caso contrario és multado e rebocado por estacionamente indevido, tem de estar em carga.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Há quem deixe o cabo à mostra, mas conectado apenas ao carro para dar impressão que está a carregar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ena, esses são bons para levar para casa, porque sem estarem ligados ao carregador, o carro destranca.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se quiserem roubar é só serrar.

          2. Avatar de JL
            JL

            Serrado não serve para nada.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É para vender o cobre. Quem é que compra essas geringonças?
            Um nr indeterminado de PCRs já foram serrados.

          4. Avatar de JL
            JL

            Quem compra ? Quem tem carros a diesel . Lool

            Cobre ? Quem se dá ao trabalho de descarnar o cobre para receber no máximo 5 euros ?

    3. Avatar de Carlos Alexandre Alves Ferreira Pires
      Carlos Alexandre Alves Ferreira Pires

      se não estiverem a carregar podem ser multados pelas autoridades.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Há uma esquadra da GNR a 100 metros, mas só multam carros de trabalho

    4. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      É suposto nenhum carro estacionar, VE ou não.
      São lugares destinados única e exclusivamente a carregamento.

      Existe uma app que permite fotografar e denunciar.
      Mas também existem muitos lugares de carregamento que, por estarem mal sinalizados, não impedem legalmente o estacionamento e nesses casos as autoridades não podem fazer nada.

    5. Avatar de José
      José

      Tem toda a razão. Na minha rua aparecem algumas VE para carregar às tantas da madrugada e os condutores ficam na conversa ou a ouvir música em alto. Só deveria ser pemitido nos pqrques de estacionamento e nunca em zonas residenciais

      1. Avatar de rui
        rui

        mas é em zonas residencias que esse tipo de carregamento, tipicamente lento faz mais sentido…

    6. Avatar de Paula Latejante
      Paula Latejante

      por isso é que normalmente acompanha uma placa de estacionamento com a mensagem “em carga”

    7. Avatar de JL
      JL

      Multa com eles.

  7. Avatar de Fulano de Talk
    Fulano de Talk

    O problema não é o preço por KWH, mas sim a tarifa do operador do posto, não vi aqui nenhuma medida para clarificar esse custo infelizmente

    1. Avatar de rui
      rui

      O que é que achas que é isto?
      Transparência de preços
      Os operadores devem apresentar o preço por kWh de forma clara e acessível antes do carregamento.
      Atualmente é um problema pois tens o valor kWh do posto mais do operador de energia, vais passar a ter apenas o preço final KWh.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Esta legislação altera precisamente isso.
      Deixa de existir a figura do CEME e com isso também a obrigatoriedade de separação entre energia comprada e minutos de utilização do posto.
      Basicamente, o operador do posto passa a fornecer um serviço, de carregamento de veículos elétricos. E esse serviço é faturado ao kWh.
      Só quando tivermos a redação final disponível é que saberemos se poderão existir outras formas de faturação, ao minuto, conjugação de minutos e kWh …

  8. Avatar de Fernando Paz
    Fernando Paz

    Caros
    Segundo o que entendi das diversas publicações este tipo de pagamento só se aplica a carregadores com carregamento superior a 50 KW. Se assim é fica tudo na mesma dado que quase todos os carregadores em Portugal tem potência de 50KW ou inferior.

  9. Avatar de Fernando Paz
    Fernando Paz

    Caros
    Segundo o que entendi das diversas publicações este tipo de pagamento só se aplica a carregadores com carregamento superior a 50 KW. Se assim é fica tudo na mesma dado que quase todos os carregadores em Portugal tem potência de 50KW ou inferior.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tudo na mesma? Onde te baseias para afirmar isso? Portugal conta atualmente com cerca de 2.200 a 2.300 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido, representando quase 40% da rede pública total. Achas que fica tudo na mesma?

    2. Avatar de rui
      rui

      Não é a ideia que tenho, não é só ser aplicado, é só ser obrigatorio, mas alguem a implementar este sistema só ia colocar a mobi.e especialmente a baixa velocidade ou carregamento AC se fosse louca…

  10. Avatar de Fernando Paz
    Fernando Paz

    Sai das grandes cidades e das autoestradas, anda por este pais de norte a sul e verás que a maioria dos carregadores se encontram nas superfícies comerciais e supermercados e aí a maioria não ultrapassa os 50Kw

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso é achismo. Em Portugal, várias superfícies comerciais já disponibilizam carregadores rápidos e ultrarrápidos. Por exemplo:

      Continente / Continente Bom Dia
      – Parceria com a EDP Comercial e Powerdot
      – Instalações com carregadores de 50 kW a 150+ kW em vários parques.

      Pingo Doce
      – Parcerias com a Powerdot e outras operadoras.
      – Muitos com DC 50 kW, sobretudo nas zonas urbanas e periféricas.

      IKEA / MAR Shopping
      – Carregadores rápidos (50 kW) e ultrarrápidos (até 175 kW) em alguns locais.
      – Gratuitos durante os primeiros minutos em certas lojas.

      Intermarché
      – Vários pontos com carregadores rápidos DC, geridos pela KLC ou Powerdot.

      Auchan
      – Parceria com a Helexia, com pontos rápidos em várias localizações.

      El Corte Inglés
      – Instalações em Lisboa e Gaia com carga rápida, em parques subterrâneos.

      Leroy Merlin
      – Alguns pontos com EDP e KLC, variando consoante a loja.

      Eu tenho andado por este norte interior e sempre que preciso de um carregador rápido, não tenho tido dificuldades.

      Agora, também é verdade que ainda falta investir mais e com qualidade. Claro, não esquecer o preço, que a malta ainda mete muito a mão na sopa!

  11. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    São mais barato abastecer o carro com gasolina.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Em tudo o que fique acima dos 37,5 cents. Ou seja todos excepto Tesla…por enquanto.

        1. Avatar de JL
          JL

          Todos não, alguns.

          Por enquanto, entretanto baixam.

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            A Tesla vai ficar mais cara do que em Espanha, mais de 40 cêntimos por kWh, de certeza.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nop, vai continuar tudo como está para eles. Tem estado a baixar.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A baixar não está. Está já 5cents mais caro desde a última vez q tinha visto.
            E qd abrirem aos springs e PHEVs ainda vai ser pior.

          4. Avatar de JL
            JL

            Está, já esteve mais caro, alguma vês viu preços ali de 15 cêntimos o kWh ?

            É porque você viu mal.

  12. Avatar de JL
    JL

    Só para informar que os 4 Supercharger que estavam instalados em Alcácer do Sal a aguardar a nova lei, abriram hoje.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não sei porquê mas acho que cometeram uma ilegalidade. Mas como neste país é só bananas, siga.

      1. Avatar de JL
        JL

        Não há ilegalidade nenhum, já antes não havia com os que estavam instalados, com novos muito menos.

        Até chega a mais, já carreguei a 120 kWh durante alguns minutos, o máximo que o meu faz.

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Com outro carro ao lado já não carrega a 120, no máximo 75.
          Mas em Alcácer é frequente haver falta de potência e, quando isso acontece, nem aos 75 chega.
          Agora com mais 4 a partilhar, nem aos 50 deve chegar.
          É exatamente esse o ponto a que quero chegar.

          1. Avatar de JL
            JL

            Nos v2 não, nos v3 carrega.

            Ainda ontem tinham lá malta a ajustar a potencia deles. A potência foi aumentada, e já estão a instalar mais 4 do outro lado.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ontem tinha lá 2 pessoas a controlar as matrículas, porque como está em obras não existe tanto espaço no recinto para os carros, estavam a parar os carros na estrada, chegou lá a gnr e disse para tirarem os carros da estrada. Lool

          3. Avatar de Rui Costa
            Rui Costa

            Isso é nos atuais V2. Cada 2 postos partilham potência entre si.

            Nos novos V4 o funcionamento é completamente diferente.

            O que poderá acontecer, durante algum tempo, é que independentemente do que cada carregador consegue entregar ao carro, o hub no seu todo está limitado à potência máxima do ramal de energia que o alimenta.
            No caso de Fátima, do que sei, para colocarem alimentarem todos os carregadores (já lá estão mais uns quantos novos), terão de alterar o ramal ou mesmo criar um segundo ramal.

            Das vezes que usei os SUC’s, mesmo apinhados, nunca tive problemas de baixar dos 75kW. A excepção é claro, é quando a bateria já está com uma percentagem que não permite os ditos 75kW.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já agora como aquilo na maioria das x’s não chegava sequer aos 75, qt é que ficou a dar agora? Max. 50, aposto.

  13. Avatar de PJA
    PJA

    Excelentes medidas, e necessárias, vamos ver se levará os pontos de carregamento para junto das pessoas, ou seja, das suas casas.