Neste país, 76% dos veículos de passageiros novos são elétricos

76 Comentários

Apesar de o foco estar na Europa, nos Estados Unidos e, cada vez mais, na China, há um país a traçar um caminho notável em matéria de mobilidade elétrica. Com a média global nos 20%, esta nação dos Himalaias já conseguiu que 76% dos seus veículos de passageiros novos sejam elétricos.

BYD SEAL U DM-i

Nos últimos anos, de forma discreta e até inesperada, o Nepal tornou-se uma referência na adoção de veículos elétricos. Entre julho de 2023 e 2024, cerca de 76% dos automóveis de passageiros e 50% dos veículos comerciais ligeiros vendidos no país foram elétricos.

Este feito é particularmente relevante, se considerarmos que a média global, em 2024, situava-se nos 20%.

Segundo uma nova reportagem do The New York Times, que explora o caminho do país no âmbito da mobilidade elétrica, o progresso resulta de uma combinação de fatores:

  • Eletricidade limpa e abundante proveniente de centrais hidroelétricas, conforme vimos aqui;
  • Impostos de importação baixos (cerca de 40%) para veículos elétricos contra 180% para veículos a combustível;
  • Infraestrutura de carregamento em rápida expansão, com 62 estações públicas já instaladas pelo governo.

De facto, par os habitantes do Nepal, os veículos elétricos são mais económicos, com a eletricidade a ser cerca de 15 vezes mais barata do que os combustíveis fósseis.

Estação de carregamento. Crédito: nepalkhabar
Estação de carregamento em Chitwan, no Nepal. Crédito: Nepalkhabar, 2022

O progresso tem sido de tal forma positivo que marcas de automóveis chinesas, como é exemplo a BYD, passaram de vender equipamentos solares a operarem dezenas de concessionárias no país.

Durante o ano 2023-24, foram importados mais de 11.700 veículos elétricos, dos quais cerca de 70% a 80% provinham da China.

Entretanto, nos primeiros dez meses de 2024-25, o cenário foi semelhante: quase 10.000 carros elétricos entraram no país, dos quais mais de 7300 unidades da China.

Com resultados largamente positivos, para 2030, o Nepal ambiciona que 90% dos automóveis de passageiros e 60% dos veículos comerciais de quatro rodas sejam elétricos. Posteriormente, para 2035, a ambição aumenta para 95% e 90%, respetivamente.

 

Apesar dos dados positivos, país enfrenta obstáculos

Com metas ambiciosas, o Nepal enfrenta alguns obstáculos ao seu cumprimento.

Desde logo, e à semelhança do que testemunhámos pelos países da Europa, a infraestrutura de carregamento ainda é insuficiente fora dos grandes centros urbanos, e ainda não existe, no país, um sistema claro para o fim de vida das baterias nem regras ambientais para a sua reciclagem.

Depois, as alterações recentes nas políticas fiscais tornaram os veículos elétricos mais caros, com aumentos de taxas e restrições ao financiamento.

Por fim, o transporte público continua pouco eletrificado, com as empresas a terem poucos autocarros elétricos, por exemplo.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    A geografia ajuda bastante porque se fosse um pais montanhoso era impossivel conduzir elektros.

    1. Avatar de JL
      JL

      A id buzz ali nem andava.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        É o Veiculo mais indicado para fazer viagens regulares pelo interior Portugues, melhor que isso somente um Smart

    2. Avatar de rui
      rui

      o que te faz pensar isso? tudo o que sobe vai eventualmente descer…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Criticos afirmam que Elektros não podem ser utlizados em climas Frios e perfis montanhosos.
        Lideres dos Elektros Nepal e Noruega. Paises sem montanhas e conhecidos por terem clima tropical

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Cada vez faz menos sentido um carro a combustão só mesmo para as utilizações raras.

    No entanto para o Tó Zé, que precisa de fazer 1000km por dia só para ir almoçar a casa, porque é uma utilização normal.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Lá por tu não saíres de casa com medo do barulho das motas não quer dizer que outras mais afoitos não saiam de casa, todos os Tugas moram a 10 metros do trabalho. 🙂 🙂 🙂
      Só mais um aparte, os teus fins de semana são passados em casa?
      Nem aos fins de semana das passeios maiores?

      Esta noticia faz lembrar aquela dos gatos fedorento do lusco-fusco, a capital mundial do lusco-fusco é Kinshasa 🙂 🙂 🙂

      Já agora em relação a BYD, há várias reportagens no Youtube em relação a qualidade dos carros da BYD para consumo interno na China, vejam e talvez se compreenda o motivo dos preços baixo na China.
      Atenção que as reportagens é só dos carros para consumo interno, não fala nada dos de exportação.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não, vou a Barcelona de carro todos os fim de semana só para ir almoçar…

    2. Avatar de Paula Latejante
      Paula Latejante

      há dois tipos de pessoas, os que andaram em elétricos e os que nunca andaram, sendo que os que nunca andaram, são os que mais criticas negativas fazem acerca dos carros elétricos… vá se lá perceber…

      1. Avatar de danny
        danny

        Se pensares mais um pouco, há tipos de pessoas! Temos os que andaram em elétricos, os que nunca andaram e os que andaram em elétricos mas voltaram aos térmicos por diversas razões.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Nunca conheci nenhum, mas pela internet existem aos montes… é como o Yeti.

        2. Avatar de JL
          JL

          Também nunca conheci nenhum, e os que compraram eléctricos já se arrependeram muitas vezes, de não ter comprado mais cedo…

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Deixa-te estar fechado na tua bolha. Tás bem.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Nem pagar 800000 euros, por uma vivenda, e 400 euros mensais (ou 150000 euros pelos painéis solares), como parece que 100% do pessoal daqui pode pagar…

      1. Avatar de JL
        JL

        Lá vem a invenção de números.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Ele gosta mesmo de sacar números do ar, impressionante…

  3. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    So tem combustao quem e cigano ou pobre e esses tem de ser punidos pois transportes publicos servem para classes baixas

  4. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Nepal, esse fantástico país onde o PIB per capita é de 1450 dólares ….

    1. Avatar de JL
      JL

      Confirmam o que sempre disse por aqui, carros eléctricos são para pobres.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        O teu mal é mesmo a matemática…aliás, como muitos.

        1. Avatar de JL
          JL

          E a matemática dos nepaleses é boa ?

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            É a matemática que tu queres ouvir e não aquela que reflete a realidade nua e crua. Sabias que há muitas formas de ver a mesma realidade? Nunca ouviste a expressão usada por todo e qualquer novo governo que chega ao poder e que sobre uma determinada matéria vai “encomendar um estudo” ? Sabes o que isso quer dizer ?

          2. Avatar de JL
            JL

            A realidade nua e crua está patente neste artigo, mas não é isso que queria ler.

            Porque não encomendaram um estudo a dizer o contrário ?

            Enfim, quando a informação não vos convém, vêem logo com os estudos encomendados….

          3. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            A sério que queres comparar o Nepal com a nossa realidade ? A ti esta informação convém-te ? Porquê ? Qual é o teu interesse no meio disto tudo ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Quem está a querer comparar é você e o Zé, fiz alguma comparação ?

            Eu volto a dizer, no Nepal mais de 3 a cada 4 carros vendidos são eléctricos, menos de 1 a cada 4 são a combustão.

            Qual é a dificuldade de entender isto e onde está a comparação com Portugal ?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não sei o preco dos carros lá mas, no UK no Top 3 dos carros dos carros mais baratos 2 são Elektros

    3. Avatar de JL
      JL

      E um dolar na moeda deles vale quanto ?

  5. Avatar de RD
    RD

    A implementação não estará a 100% porque os locais costumam ler os comentários de notícias de VEs no PPLWare, e ficam apreensivos com os iliminados que não têm VEs, e na ausência de argumentação técnica e prática, ou seja, argumentação geral, vêm aqui usar argumentação que encontram nas caixas dos brinquedos eletrónicos, para destilar ódio e frustração contra quem tem, e não encontram no google for kids o que significa Elektros e outros termos semelhantes

  6. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Vejam que 80%, da população do Nepal vive, fora das cidades. Há 4 grandes centros urbanos, que tem 25% da população. É nesses que é possível comprar um EV por 1600 euros (câmbio). A partir de hoje, o valor vai subir 1300 euros, para os 2900 euros (câmbio), pela alteração do regime de importações. Ao mesmo tempo, a electricidade vai subir 52%, em Agosto e já está previsto 40% em Novembro, o que duplica.
    Por outro lado, 41200 milhões de euros, investidos em 163 carregadores, dá um preço, totalmente louco. Notem que só há 62 postos de carregamento, no país todo!!! São 210 carregadores, 100% dentro dos 4 grandes centros urbanos. O resto carregam, em casa.
    Nos transportes públicos, a Carris (e a Transtejo) estão a aprender que passar para os eléctricos, dá 100000%, no aumento de custos e ainda precisam de montar 40000 a 170000 carregadores, ultra rápidos, em vários pontos, para poderem realizar as tarefas. Além dos 1930% de despesa, a mais, com os seguros.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, o homem até tem uma bola de cristal, esteja descansado que não vamos viver para lá.

    2. Avatar de JL
      JL

      Portanto 80% da população vive fora das cidades e 25% vive nas cidades.

      Muito bem.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        O teu mal não só é matemática como também a interpretação de texto…

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, na minha matemática 80 + 25 = 100.

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Falta a outra parte. Mas não te esforces, não és capaz, senão não respondias.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Qual outra parte? A questão dos carregadores?
            É lógico que a infraestrutura ainda precisa de ser expandida mas e daí? Há 20-30 anos tinhas a mesma rede de gasolineiras que tens hoje?
            Ainda assim, no fundo, a rede eléctrica até é BASTANTE maior. Só que é bastante constrangedor pedires a um desconhecido, no percurso de uma viagem, para ligar o teu carro a uma tomada se precisares de carregar, caso precises 🙂

          3. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Olha outro que chega aqui e só sabe mandar o bitaite sem se dar ao simples trabalho de ler os comentários. Não te cures, não.

          4. Avatar de JL
            JL

            Qual parte ? Os 5% que sobraram ?

          5. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @há cada gajo
            Se eu comecei com “Qual outra parte? A questão dos carregadores?” foi porque não achei o teu comentário muito claro.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas comentar o quê ? quer mais uma?

            “Por outro lado, 41200 milhões de euros, investidos em 163 carregadores, dá um preço, totalmente louco. Notem que só há 62 postos de carregamento, no país todo!!! São 210 carregadores, 100% dentro dos 4 grandes centros urbanos. O resto carregam, em casa.”

            51 carregadores rápidos dos quais 26 até dão para autocarrros custaram o equivalente a 2.5 milhões de euros…

            Não é preciso dizer mais nada.

            https://english.onlinekhabar.com/nea-fast-charging-stations.html

          7. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Não, Mr Y. Tu não leste foi todos os comentários.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O Nepal tem 32 milhões de habitantes. Significa que se vende um carro elektro por cada 3200 pessoas por ano.
    Portanto daqui a 3200 anos toda a gente vai ter um carro elektro no Nepal.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso com EV que vende 3x mais que os carros bons, quantos anos para ser tudo a combustão?

    2. Avatar de JL
      JL

      Quer dizer que vende um a combustão por cada 9800 habitantes por ano.

      Portanto a cada 4 pessoas no Nepal, apenas 1 vai ter carro a combustão.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…e 60% dos veículos comerciais de quatro rodas sejam elétricos. …”
    Nos comerciais estão a dar um baile aos noruegueses.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Os carros elétricos não funcionam no frio. Os Noruegueses não podem ter carros elétricos…

      É um mito.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        A maioria dos carros na Noruega é a combustão. Ainda que estejam agora a vender mais elétricos, o parque automóvel é maioritariamente a combustão (cerca de 60%). Não, não é mito !

        1. Avatar de JL
          JL

          Já foi de 100%…….

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            e então ? é natural que desça por causa da entrada de novos players, pelos argumentos que apresenta mas nunca pela imposição ideológica.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sem imposição ideológica ? Que é isso ? É o que fazem aqui quando são contra ve ?

            Então só provam que está enganado nessa afirmação.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As Vans novas 70% das vendas em 2024 eram a Diesel.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pois eram, já não são.

    2. Avatar de JL
      JL

      Portanto outro assunto sempre relacionado.

      Sim nota-se, eléctricos e híbridos a subir e os a combustão a cair, realmente:

      https://www.acea.auto/files/Press_release_commercial_vehicle_registrations_Q1-Q2_2025.pdf

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Elektros 15%
        85% a combustão

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, das eléctricas são 46 %

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se fores ao UK não vás para o Aeroporto de Bristol, os autocarros para as cidades é quase tudo Electrico (vão ser todos até ao final de 2026)
      É esperado que haja pelo menos 2 explosões por dia.

      1. Avatar de JL
        JL

        Desde que não sejam Teslas, ele não vai ver nem um. A sério….

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Esperemos q não dêem a barraca que deram os autocarros escolares na América do norte:
        https://www.pressherald.com/2024/12/02/electric-buses-continue-to-have-problems-across-the-state/

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Centenas de viagens diariamente. 0 problemas até á data

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “….Our school children deserve to be safe from harmful diesel fumes….”

            Ahahahah. Tão típico. Esses ainda andavam a tentar passar a palavra da EVangelização .
            Vão vigiar pá.
            Um Mórmon porta á porta de camisa branca não faria melhor kkkkkk
            Já foram. Vão enganar outros pelo menos na América do norte
            https://pplware.sitedev.pt/motores/nao-gosta-de-carros-eletricos-provavelmente-nunca-conduziu-nenhum/#comment-3735005 😀

            Ps. Qdo era puto havia um autocarro q vinha buscar-me a casa q dizia assim: “Lar dos pequeninos”
            Mandava cá um bafo…. lool lool
            Estou vivo e todos os putos e meninas q mantive contacto estão vivos e cheios de força. 😛

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *bugiar

          3. Avatar de JL
            JL

            É isso é, o homem que diz “dig bay, dig”, é que sabe, mas olhe, ele como um dia diz uma coisa, outro dia diz outra, e como vai lá estar mais uns anos e não volta, veremos quem tinha razão. Looool

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    pessoal.. vamos lá comparar o comparável, no Nepal apenas 3% das pessoas têm carro, e quem tem ou é abastado ou tem porque tem negocio de turismo… sem esse enquadramento qualquer comentário é non sense

    1. Avatar de JL
      JL

      Quer dizer que dos 3% dos nepaleses, 76% compram eléctricos. Hummm

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Não insistas com a matemática. Não é o teu forte.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu não fiz matemática, usei novamente os números deixados por ele, não entendo porque insiste em dizer que usei matemática.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não fiques triste, são 600k EVs quando estiver tudo convertido, num pais onde o seu chefe anda de charrua, é muito importante

  10. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    A taxa de população que tem carro próprio é bastante baixa no Nepal. Isto só serve para a narrativa dos defensores acérrimos da eletrificação porque qualquer variação no numero de vendas referente ao ano anterior tem valor relativo elevado, como é óbvio. Como já disse, querem ter como exemplo um país com um baixíssimo PIB per capita, mais baixo que o de Angola, por exemplo. Porquê esta ansiedade com comparações e exemplos totalmente descabidos da nossa realidade ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Também não entendo porque ficam tão abismados com a realidade deles.

      Afinal se têm dinheiro os que compram carros , porque não compram a combustão?

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        E não compram ? Já todos sabemos que tu és muito mau a matemática. Não insistas.

        1. Avatar de JL
          JL

          1 a cada 4 compra.

  11. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    Nos países a sério não há elétricos.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que é um país um a sério ?

      Oh secalharya, podes mudar 50 milhões de vezes de Nick, mas se não mudas de conversa não vale a pena tentares ser outro.

  12. Avatar de PJA
    PJA

    O Nepal tem 6 carros por 1000 habitantes, é um mercado minúsculo. Nem serve para estudar.

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Desculpem, 84 carros por 1000 habitante. 

  13. Avatar de PJA
    PJA

    Nepal tendo um mercado tão pequeno vai crescer de certeza, faz bem em apostar no BEV. Nesta altura o ICE seria um erro.