Um dos terramotos mais fortes já registados atingiu a Rússia

19 Comentários

Um dos terramotos mais fortes já registados atingiu o Extremo Oriente da Rússia, na madrugada desta quarta-feira, provocando ondas de tsunami no Japão, no Havai e em todo o Pacífico.



 

Um dos terramotos mais fortes já registados

O terramoto, que ocorreu às 8h25 do Japão (meia-noite em Portugal) teve magnitude preliminar de 8,0, segundo sismólogos japoneses e norte-americanos.

Posteriormente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (em inglês, USGS) atualizou a magnitude para 8,8 e informou que o terramoto ocorreu a uma profundidade de 20,7 quilómetros.

O terramoto teve o seu epicentro a cerca de 119 quilómetros a sudeste da cidade russa de Petropavlovsk-Kamchatsky, que tem uma população de 180.000 habitantes, na Península de Kamchatka. Seguiram-se múltiplos tremores secundários com magnitude de 6,9.

Segundo o presidente da câmara de Severokurilsk, Alexander Ovsyannikov, o porto pesqueiro da cidade foi inundado por ondas de tsunami, mas não foram registados danos significativos na cidade. Na sequência do fenómeno, o fornecimento de energia foi interrompido.

 

Repercussões do terramoto noutras regiões

Os portos da Península de Kamchatka, na Rússia, perto do epicentro do terramoto de magnitude 8,8, ficaram inundados.

Na capital do Havai, os carros congestionaram as estradas, com o trânsito parado mesmo em áreas distantes da costa.

No Japão, pessoas dirigiram-se para os centros de evacuação nas áreas afetadas. Até agora, não foram relatadas anomalias nas operações das centrais nucleares japonesas.

Uma altura de tsunami de três a quatro metros foi registada em Kamchatka, 60 centímetros na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, e até cerca de menos de 30 centímetros acima do nível da maré foram observados nas Ilhas Aleutas, no Alasca.

Segundo Dave Snider, coordenador de alertas de tsunami do Centro Nacional de Alerta de Tsunamis no Alasca, o impacto do tsunami pode durar horas ou talvez mais de um dia.

Um tsunami não é apenas uma onda. É uma série de ondas poderosas durante um longo período de tempo. Os tsunamis atravessam o oceano a centenas de quilómetros por hora – tão rápido quanto um avião a jato – em águas profundas.

Mas quando se aproximam da costa, abrandam e começam a acumular-se. E é aí que o problema da inundação se torna um pouco mais provável.

Explicou Snider, dizendo que “como a Terra basicamente envia estas enormes ondas de água através do oceano, elas vão mover-se para a frente e para trás durante bastante tempo”, e algumas comunidades podem sentir os efeitos durante mais tempo.

O governador do Havai, Josh Green, disse que os dados do Atol Midway, que fica entre o Japão e o Havai, mediram ondas de 1,8 metros do pico ao vale. Segundo informou, as ondas que atingem o Havai podem ser maiores ou menores, mas ainda é muito cedo para dizer qual será a sua magnitude.

Conforme comparou, um tsunami deste tamanho seria semelhante a uma onda de 90 centímetros sobre as ondas do mar: “Esta é uma onda longitudinal com grande força que atravessa a costa e entra em terra”.

De acordo com o governador do Havai helicópteros Black Hawk foram acionados e veículos para águas altas estão prontos para entrar em ação caso as autoridades precisem de resgatar pessoas.

Mapa que mostra as áreas sob alertas de tsunami após o terramoto. Fonte: National Weather Service

Por sua vez, o Departamento de Gestão de Emergências do Oregon disse, através do Facebook, que pequenas ondas de tsunami eram esperadas ao longo da costa a partir das 23h40 locais, com alturas entre 30 e 60 centímetros.

Às pessoas, pediu que ficassem longe de praias, portos e marinas e permanecessem num local seguro, longe da costa, até que o alerta fosse suspenso.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de saposomapuhc
    saposomapuhc

    Uma pergunta, será que o putino no kremlin sabe onde fica essa cidade? haha

    Fora de brincadeiras, 8.7 é brutal. Quanto aos tsunamis parece que foram fracos FELIZMENTE. Mas due para ver a organização e respeito dos japoneses a evacuarem praias e nem uma alminha perto das costas. Já no Hawaii andavam todos uns em cima dos outros e aqueles 2 estarolas ontem na cnn a falar com camisolas hawaianas e nada hawaianaos. Enfim, os EUA está entregue à bicharada dos mcdonalds gordos texugos mal feitos e rebarbadões….

    1. Avatar de Joao
      Joao

      O que eu acho é que alguma hora, a Russia vai-se passar com estas coisas, e já são demasiadas.

      Nos temos a mania que mandamos no mundo pela força, mas se a coisa aquecer demasiado, uma grande parte da europa vai ficar sem cartas para jogar.

      Os Russos já controem 1 submarino nuclear por ano, ainda a semana passada foi unaugurado mais um.Os misseis deles parecem ficção cientifica, o poder de destruição é colossal.
      Os melhores métodos de entrega, maior autonomia, maior velocidade.

      O que eu acho é que devido ao facto de as populaçoes em grande parte da Europa não se manifestarem contra, os Russos estão a ser levados a crer que se calhar mais vale não acreditar na ideia que nós vamos perceber o que se esta a passar e vamos recuar e pagar pelos estragos.

      Este perigo já aconteceu e eu acho que os Russos agora estão na próxima fase, não fiquem chocados quando começar a morrer gente aos mihões.
      Já está mas até agora são maioritáriamente Russos, no entanto, eu não dou muito tempo para começar a acontecer por aqui.

      Primeiro, na França e Inglaterra, e a seguir dependendo do que a Alemanha fizer na própria Alemanha.A Italia quando perceber a realidade, volta atrás.

      E os EUA, muito sinceramente quando começar vão ser atacados também.Uma cidade de cada vez.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Era mais importante construirem estradas, repararem a rede de esgotos, enfim fazer algo pelo país do que gastarem triliões a matar civis.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Concerteza, o investimento em guerra, leva a destruição de tudo.
          Portugal precisa é de boa infraestrustura, comboios de alta velocidade, bons portos maritimos, com boas linhas de ligação a Europa, empresas que produzão artigos, que o Português precisa, os chamados bens essenciais, produzir veiculos automoveis para a pessoa comum portuguesa.
          Enfim tanta coisa, desde hospitais,e por ai a fora.

          Não, dizem-nos a nós que não ha dinheiro, querem destruir o sistema nacional de saude, para comprar armas.

          A Sociedade precisa acordar para o que se esta a passar, reagiar, e proteger o País deste assalto existencial contra o País em si, colocar na prisão os que atentam contra os interesses do País..

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Metam o capacete de alumínio.

    Qual a probabilidade de um estado ter o poder de criar sismos artificialmente?

    Na altura das eleições do Erdogan e quando a Turquia se oponha adesão da Suécia a NATO também aconteceu uma desgraça terrível.

    Pronto agora tirem o capacete e comentem. 😉

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Os negacionistas adoram teorias sem fundamento LOL…

    2. Avatar de saposomapuhc
      saposomapuhc

      Oh Mario, se és tão inteligente para ires buscar ess ateoria da conspiração então pensavas um bocadinho por ti próprio e chegavas à concusão que se houvesse essa hipótese então iam faezr terramotos onde o sol não bate? Era logo em New York ou Washington DC ou em Moscovo.

      Tanta teoria e pouca inteligência.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @saposomapuhc, Calma, eles ainda estão a afinar a máquina que controla a coisa, só depois é que vão internacionalizar a coisa. 🙂 🙂 🙂

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Oh sapo, tira lá o capacete de alumínio senão não te percebo.

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Calma, o sapo apenas está a utilizar o Linux. E sabemos como o Linux é a fazer as correções automáticas!

          1. Avatar de saposomapuhc
            saposomapuhc

            @Padre António, olha em vez de andares com miudezas devias realmente instalar o linux e veres com os teus próprios olhos que afinal a correção automática existe. É uma linha de comandos, eu é que nem tenho paciência para a ter e prefiro ter menos 37 processos a funcionar. Para além de que a audiência não merece ler o que escrevo com correxão auto 😉

        2. Avatar de saposomapuhc
          saposomapuhc

          Cá pra mim andas a ver muito Better Call Saul. Sai de casa eaproveita enquanto tens ar para respirar. LOL Segundo a tua teoria em breve vais de tsunami para olivença…

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Mais de 6000000 milhões de sismos, acima de grau 3 (richter) acontecem, mensalmente, por todo o mundo.
      A cada ano 11 sismos, acima de grau 7 e 2 acima de 8, acontecem.
      O mesmo para as 14200 milhões, de erupções vulcânicas, anuais, sendo 99,9992% são debaixo de água.
      Mas, ainda há 800000000 biliões de perfis online, que assumem, que os humanos controlam tudo e até podem decidir que, o Sol, não se pode mexer, por 50000 horas seguidas.

      1. Avatar de Jorge Coroado
        Jorge Coroado

        mais de 1000000000000 disparates das tuas 20909320902909 horas de tempo livre

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Os homens fazem guerra, mas a natureza manifesta-se, agora pensem

  4. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    O maior terramoto mundial é provocado pela política de putin.

  5. Avatar de Crdcro
    Crdcro

    Não acertou no local certo.

  6. Avatar de Proton
    Proton

    Há muito burburinho a volta da saúde dos silos nucleares da Rússia. Já cheira a esturro.