Netflix abandona plano e obriga utilizadores a mudança que não querem

46 Comentários

A Netflix percebeu as vantagens do seu plano suportado por anúncios. Isso leva agora a mudar e a abandonar um dos seus planos mais interessantes. Obriga a que os subscritores do plano básico tenham de fazer uma escolha difícil. Ou atualizam para o plano com anúncios ou pagam mais 40%. Será que vamos ter este cenário em Portugal?

Netflix plano anúncios mudança Portugal

Netflix abandona plano mais básico

Quem ainda subscreve o plano Básico da Netflix, provavelmente irá receber um e-mail da empresa de streaming a informar que o mesmo acabou. O conselho é ler com atenção esta mensagem, porque, caso contrário, cobrarão o plano com anúncios. Este é um novo cenário que a empresa está a implementar em Espanha e que surpreendeu os utilizadores.

Quando a Netflix lançou o seu plano com anúncios em Espanha, cancelou o Plano Básico para não prejudicar o novo modelo. No entanto, permitiu que os clientes existentes o mantivessem durante, pelo menos, um ano, em troca de um aumento de dois euros na mensalidade — passando esta para 9,99 euros.

Esse prazo termina agora, e os utilizadores têm de tomar uma decisão: ou atualizam para o plano com anúncios, ou para o plano Standard, que custa mais 40% do que o plano atual. Caso contrário, será a própria Netflix a escolher por eles. O Plano Básico permitia ver conteúdos em 720p, sem anúncios, num único dispositivo, por 9,99 euros por mês.

Netflix plano anúncios mudança Portugal

Obriga utilizadores a mudança que não querem

As restantes opções, em Espanha, são: atualizar para o plano Standard com anúncios, com resolução 1080p e dois dispositivos, por 6,99€; o plano Standard sem anúncios, por 13,99€; ou o plano Premium, com 4K HDR, por 19,99€. No e-mail que a Netflix está a enviar aos clientes, destaca-se a frase: “Com o seu novo plano, poupa 30%.” O que não é dito é que, se quiser um plano sem anúncios, terá de pagar mais 40% do que pagava anteriormente.

O mais problemático é o que acontece se não for tomada qualquer decisão. Esperava-se que, ao expirar o plano, a subscrição fosse automaticamente terminada. Mas não. A Netflix cobrará pelo plano com anúncios. Por isso, quem não quiser publicidade deve estar atento: deve escolher outro plano ou cancelar a sua subscrição, pois será automaticamente cobrado o plano Padrão com anúncios.

As plataformas de streaming perceberam que lucram muito mais com a publicidade do que com as subscrições pagas. Assim, a tendência será eliminar os planos sem anúncios, forçando os utilizadores a migrarem. Em termos de opções, existe um plano relativamente barato com anúncios ou subscrever um plano Premium sem publicidade, substancialmente mais caro. Resta saber se, e quando, esta mudança chegará a Portugal!

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugaPobre
    TugaPobre

    Se o fizerem em PT, eu, enquanto assinante não vou pagar mais 40%, vou poupar 13,99€.

    1. Avatar de Davidee
      Davidee

      mais um a queixar-se mas ai continuar a usar 😀

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Lá porque um cancela, não significa que não existam milhares de outros para cancelar futuramente em novos ataques à carteira ou à paciência.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E resulta, os vícios estão sempre primeiro, e ou pagam mais ou mamam com anúncios.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ou se não sacam da net e mandam a netflix dar uma volta que foi o que eu já fiz

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Acha? São muito poucos os que o fazem. A última coisa a cortar são vícios, sejam eles quais forem.

  3. Avatar de acela
    acela

    ” A única opção que resta é ” – Torrenting 😀 querem tanto lutar contra a ilegalidade , mas depois vao tramar os clientes…

  4. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    A mesma conversa de sempre. “se fizerem isto saio, cancelo, etc…” vai-se a ver e existem os mesmos ou mais subscritores… e a pagar mais….

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já sabe, é tudo garganta.

  5. Avatar de Raul
    Raul

    Desisti da Netflix já há algum tempo desde que descobri o Stremio+RealDebrid.
    Agora tenho Netflix, Apple TV+, Disney+, SkyShowtime e HBOMAX + Amazon Prime Video (os últimos 2 já tinha através da Vodafone. E tudo isto, por 16€ durante 180 dias em HDR ou DV, com Dolby Atmos, em Windows, Android e através do webOS na minha LG 65C4. 🙂

    1. Avatar de Vagueante
      Vagueante

      Há coisas que não se devem dizer…

    2. Avatar de Marcos Correia
      Marcos Correia

      VPN também deve dar jeito 😉

  6. Avatar de IrÓcuMata
    IrÓcuMata

    Não tenho netflix, nunca tive nem pretendo ter. Não estou disposto a pagar. Esse dinheiro juntamente com o dinheiro do tabaco que nunca fumei vão todos os meses para o PPR. Além de fortalecer a poupança ainda benificia nos impostos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      PPRs a 2-3%, maioria dos anos nem cobre a inflação, grande investimento.
      PPR é das coisas mais non sense que já vi para quem quer uma reforma

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Ya! PRRs! Quase uma burla legalizada! Mais vale fumar!

      2. Avatar de majpa
        majpa

        Mas um PPR a poupança está na possibilidade de “deduzir” no IRS de ate 400€ de investires 2000€ ou seja a possiblidade de 20% e pegas nesse dinheiro e reinvestes!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          no meu caso só dá até 350€, em breve 300€, já não vou para novo, pode ser uma boa estratégia mas depende do escalão de IRS, como estou no ultimo escalão só entram 1000€ para dedução à colecta, desses 350€ na realidade vejo 150, não vale sequer o esforço

          1. Avatar de majpa
            majpa

            Sim exato , no meu caso já é so 300€ mas por 1500/ano, depois vai para outros investimentos, a tal maxima de não colocar todos os ovos no mesmo cesto!
            Quando falo com pessoas amigas em relação aos PPR nunca é pelo que directamente eles dão 2-3% é de um gajo rir, mas a possibilidade de dedução no IRS é bastante interessante quando consegues realmente fazer essa dedução!

  7. Avatar de Max Drakkan
    Max Drakkan

    O truque do costume, a grande corporação (Netflix, à exemplo de muitas outras como Uber, Amazon, etc…), primeiro oferecem um serviço excelente a baixo preço. Gradualmente vão matando a concorência e fazer dependente das suas plataformas os clientes, com isso vão subindo os preços até ao possível, ou seja quando a perda de clientes não compense essa subida. Ao mesmo tempo vão degradando a qualidade ou para a manter, terá de se pagar mais.. Depois, o que antes era gratuito, passa a ser pago e finalmente passam a ter extras que nunca era suposto existirem nesses serviços (como publicidade..) que ou se tem ou se paga também mais…
    Resultado: os consumidores vão pagando mais e mais por cada vez menos… apenas as pessoas se revoltando e tomando a decisão de simplesmente deixar de utilizar os serviços mediante estes abusos poderá inverter essa tendência ou pelo menos manter os benefícios mais algum tempo.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      A NetFlix está a tornar-se em tudo aquilo que o fundador queria combater ao criar a NetFlix, estranho mundo onde vivemos, de repente mandou todos os valores às ortigas para satisfazer o ego e investidores.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      São poucos os que deixam. É como a SporTV, os preços subiram e continuam a pagar na mesma.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Não é nenhum truque é a evolução do mercado se nós fossemos os CEO do netflix faziamos o mesmo agora depende dos clientes ate onde isto vai eu o netflix já larguei saco da net e acabou os outros tenho alguns porque estão incluidos no pacote da vodafone.
      Eu não sou contra os anúncios desde que sejam moderados o youtube começou a exagerar nos anuncios agora uso sempre ad block ainda tolerei durante algum tempo agora já não e nós pagamos pacotes de TV que também têm anuncios

    4. Avatar de anon
      anon

      A questão é que não matou concorrência nenhuma (a menos que contes alguma lojinha da esquina de alugar filmes que já estava a morrer de qualquer das formas há vários anos)… criou-se muita mais concerrência, cada “estúdio” parece que começou a criar a própria plataforma em vez de vender direitos a outros, e aumentou na mesma os preços de todas. Havia a netflix, agora há netflix, prime video, disney, hbo, e várias outras… diz-se que a concorrência aumenta o querer “oferecer mais por menos” para escolherem a tua plataforma em vez do outro, mas parecem que concorrem para qual deles sobe mais.

  8. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    A mim é que não me levam nem 1 cêntimo em subscrições. Quando quiser ver series ou filmes tenho os torrents.

  9. Avatar de JAlves
    JAlves

    Há cerca de 20 anos que utilizo torrents ininterruptamente, mas tenho Netflix, Prime, Disney, Apple Tv, etc.
    Não há nada mais simples do que dizer à família: clica neste botão e é só escolher o que quer ver.
    Por isso, quando dizem “passo bem sem…”, só funciona para alguns agregados.

    1. Avatar de James
      James

      Usa jellyfin, e a família passa a carregar no botão dos filmes e vídeos locais….

      Já tenho mais de 200 filmes em PT PT para os mais novos, outros 200 para os mais velhos em várias línguas, fora as mais de 50 séries..

  10. Avatar de Ademário
    Ademário

    Depois reclamam da pirataria, mas não param de aumentar os preços. A pirataria agradece!

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Ainda dizem que não há dinheiro… Gostava de saber quanto gasta um Tuga em média nas subscrições mensais de serviços…

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato! 95% gasta fortunas em canais de bola.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu andei uns 6 anos a gastar mais de 100€, entretanto comecei a cortar em alguns que não usava mais que uma vez por ano, hoje em dia acho que ficava bem só com apple one e peloton, mas a família ainda está agarrada a outras plataformas, por isso há que suportar os gostos de todos, pelo menos o Netflix já foi, desde 2017 que só via ocasionalmente

  12. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Podem cobrar o que quiserem, eu já cancelei a Netflix à 3 anos, mas gosto de ver tanta gente continuar a pagar por um serviço que já teve qualidade

  13. Avatar de Leonilde
    Leonilde

    Andam sempre a inventar para cobrar mais

  14. Avatar de JL
    JL

    Netflix abandona plano e obriga utilizadores a voltarem aos Torrents!

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Nem precisas de torrents, há apps tipo netflix com os filmes e séries de todas as plataformas e funcionam relativamente bem.

  15. Avatar de JL
    JL

    Qualquer dia até o canal da Assembleia da República é por subscrição. Aposto que vai ter muitos clientes, só para ver o Chega, claro.

    1. Avatar de Jakim Manel
      Jakim Manel

      É o melhor canal de comédia de há uns anos a esta parte.

  16. Avatar de LA
    LA

    As plataformas de streaming de video, deviam ser como as de streaming de música. Onde a plataforma servisse apenas, para distribuição
    de conteúdos. Assim iria haver, a verdadeira concorrência. Não como está agora.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isso é impossível, o modelo de royalties é completamente diferente, produzir uma musica é mais parecido com escrever um livro nesse aspecto.
      A concorrência no streaming existe, pela conquista de assinantes com base nos conteúdos, uns apostam em qualidade outros em quantidade, uns filmes outros séries.. no final do dia é bom para quem consegue separar o trigo do joio e perceber o que foi criado para alimentar um catálogo do que foi criado da mesma forma que um bom conteúdo seria para cinema ou tv

  17. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Nunca tive Netflix, nem penso ter, e os outros estão a desaparecer conforme a anuidade termina.
    1° Se o conteúdo é pago, não há publicidade.
    2° Como sou sozinho pagar um plano para 4 ecrãs para ter HDR é estúpido do ponto de vista do cliente, (deles não claro) todos os planos devia ser HDR, essa cena do SD já não existe a não ser em países do 3° mundo onde nem a Netflix opera, temos TVs 4K e 8K com polegadas que nunca mais acabam e depois dão nos conteúdos que parece os antigos vídeos do YouTube com 320×240 de resolução e pagamos fortunas? NÃO!!!!!

  18. Avatar de Antonio Fernandes
    Antonio Fernandes

    Cambada de traficantes gatunagem sao iguais ao TRAMPAS
    CARTÃO VERMELHO A ESTES JAVARDOES

  19. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Há a Amazon e outras ….

  20. Avatar de Maria
    Maria

    Larguei a Netflix o ano passado. E estou a ver que foi o melhor que fiz.
    Em Portugal o conteúdo deixa muito a desejar e, felizmente existem alternativas até mais baratas.

  21. Avatar de Alda Caetano
    Alda Caetano

    Simples abandona-se a Netflix
    Existem mais plataformas

  22. Avatar de Alda Caetano
    Alda Caetano

    Simplesabandona-se a plataforma Netflix
    Existem mais plataformas

  23. Avatar de Giovanni
    Giovanni

    Gente e fácil e so cancelar já isso com a Disney eu pago pra ver o conteúdo não propaganda