Há um novo “rei” na lista dos carros mais fiáveis de 2025

44 Comentários

Escolher um automóvel não é apenas uma questão de gosto ou desempenho, é, cada vez mais, uma decisão racional e financeira. Com os preços a subir e a tecnologia a evoluir rapidamente, a fiabilidade tornou-se um critério essencial. A prestigiada publicação Consumer Reports volta a divulgar a sua aguardada lista anual dos carros mais fiáveis, baseada em centenas de milhares de testemunhos reais de condutores.

Ilustração do carro mais fiável para a CR.

 


A lista dos automóveis mais fiáveis de 2025, divulgada pela prestigiada Consumer Reports, trouxe novidades no topo da tabela, mas também confirmou tendências que se mantêm inalteradas: o Japão continua a dominar em matéria de fiabilidade.

Qual será o carro mais fiável a liderar a tabela?

Pela primeira vez em anos, Toyota e Lexus desceram uma posição, perdendo o habitual domínio absoluto. O novo líder? Subaru.

Esta marca japonesa ultrapassou as suas conterrâneas graças a uma performance sólida, segundo os dados recolhidos entre 2022 e os primeiros meses de 2025.

Gráfico: Consumer Reports

A lista, embora centrada no mercado dos EUA, tem modelos comuns com os europeus, o que a torna relevante globalmente.

Embora se centrem no mercado norte-americano, há modelos comuns em diferentes regiões, e listas como esta, ou a da J.D. Power, são extremamente relevantes. Baseiam-se em relatórios enviados por milhares de consumidores, analisam vários pontos-chave dos carros novos e são tão influentes que, em alguns casos, levaram as marcas a agir (como aconteceu com o defeito nos motores rotativos da Mazda em 1973).

O fundo do ranking continua familiar

Na base da tabela, os nomes mantêm-se. Marcas americanas como Jeep, GMC e Cadillac voltam a ter resultados dececionantes, bem como a alemã Volkswagen. No fim da lista surge a Rivian, com a pior pontuação do ano.

A startup americana, outrora promissora, perdeu mais de 90% do seu valor em bolsa nos últimos três anos. Marcas como Alfa Romeo, Mercedes, Fiat ou Mitsubishi não foram incluídas por falta de dados suficientes.

A fabricante americana Rivian registou a pior pontuação na análise da Consumer Reports.

Como se avalia a fiabilidade?

O estudo da Consumer Reports baseia-se em mais de 300 mil respostas de condutores, abrangendo viaturas entre 2000 e 2025.

São analisadas 20 áreas problemáticas, dos travões ao motor, passando por bateria, transmissão, acabamentos e sistemas de carregamento, e atribuída uma pontuação de 1 a 100.

Este ano, o destaque vai para os híbridos, cuja presença cresceu substancialmente na análise.

 

Jake Fisher também salienta que nem todos os híbridos são iguais e que a Ford, por exemplo, tem um problema de fiabilidade tanto com o F-150 como com o F-150 Híbrido. Além disso, esforçam-se por indicar que os mais fiáveis dos veículos elétricos são os híbridos puros, uma vez que os PHEV ou híbridos plug-in são menos fiáveis.

Carros híbridos: os mais equilibrados

Segundo Jake Fisher, diretor técnico da Consumer Reports, os híbridos HEV continuam a destacar-se:

São altamente eficientes no consumo e oferecem fiabilidade equiparável aos modelos a combustão.

Marcas como Toyota, Lexus, Kia e Hyundai são apontadas como líderes neste segmento. Contudo, nem todos os híbridos são iguais: os modelos plug-in (PHEV) tendem a apresentar mais problemas, tal como o F-150 Hybrid da Ford.

E mesmo entre marcas fiáveis, há exceções: o Toyota bZ4X, por exemplo, baixa a média geral da marca, e também a da Subaru, por partilhar a mesma plataforma com o Solterra EV.

Conclusão: escolher um carro fiável continua a ser uma tarefa que exige análise detalhada, mais do que confiar apenas no nome da marca.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Papi
    Papi

    BMW e Audi estão mais altos do que pensava.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Se a lista for baseada no mercado americano não é de estranhar.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Subaru? Agora já vi tudo

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      eu também estranhei

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      o passado não conta… é agora… para a frente 😀

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “… o Toyota bZ4X, por exemplo, baixa a média geral da marca…”
    Exacto, há muito que se suspeita que os elektros é que dão cabo da reput@ção de fiabilidade e bom nome das boas marcas.
    E quanto mais modelos elektros houver, pior.
    Vá lá que a Toyota só tem 2 ou 3 modelos elektros, de contrário andaria de braço dado com a Rivian e com a Testa no fundo da tabela.

    1. Avatar de JL
      JL

      E quantos tem a Audi para estar lá em cima ? E a BMW ?

      Já agora o bzx4 não é um carro produzido pela Toyota.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ninguém compra os trambolhos elektros da Audi.
        Só um é que é bonito (etron GT), mas preço por preço as pessoas vão para o Taycan. Pessoalmente até gosto mais do etronGT mas Porsche é Porsche.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se ninguém os compra eles estão a quem ? Aos fantasmas ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É ver as vendas.
            Apostaram 100% nos elektros e só saíram trambolhões.
            Agora daqui para a frente pode ser q se comecem a safar. Já estão a fazer novamente carros bonitos, incluindo elektros.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então deixaram de ter carros a combustão ? então quer dizer que venderam, tanto que dizem que a mercedes não vendeu o suficiente para aparecer na lista, e a audi apareceu.

            Portanto isso desmente aquilo que você diz.

            Vão safar-se porque continuam a apostar nos eléctricos, sim, parece que sim.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Desde que vi uma avaria num etron que dizia algo do género, impossível efetuar barulho do motor nunca mais foi o mesmo.

            Gostam mais de oficina do que dos donos. Updates atrás de updates.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então afinal é mecânico. Bem me parecia.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Audi viu que estava a ir no erro ao ter anunciado querer ser 100% elektra muito rápido e pagou bem caro por isso. Mudou o foco como muitas outras e voltou a ter novamente carros apelativos ao desenvolver estética e tecnica para carros a combustão.

          6. Avatar de JL
            JL

            E tem carros apelativos também eléctricos, aliás, não os vi a mudarem nada nesse ponto, continuam a lançar.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sob liderança do CEO alucinado Markus Duesmann, entre 2020 e 2023, o foco foi muito intensificado em elektros, com o objetivo de lançar somente elektros a partir de 2026 e encerrar o desenvolvimento de motores de combustão.
            Resultado? Vendas caíram a pique.

            Despediram o Markus e trouxeram de volta Gernot Dollner afastado injustamente por causa das alucinadas metas elektras. A marca no seu todo reconheceu que elektros não era o caminho e resolveram finalmente começar a renovar a oferta a combustão (PHEV’s incluidos) A Audi também cancelou sua data fixada para o fim do motor de combustão, afirmando que manterá os combustão segundo a evolução dos mercados.
            Por outras palavras, os clientes não querem elektros e se não vendermos combustas vamos à falência.
            Hoje dá novamente gosto olhar para a oferta da Audi. Finalmente!! Nomeadamente aquela A5 avant que devia ser A4 avant (O Markus era mentalmente um baralhado)

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Adoro como ignoras a Lexus, mais fiavel e com mais Elektros que a Toyota 😀

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Por acaso nos EUA a Lexus só vende 1 modelo BEV, enquanto a Toyota vende 2.

        1. Avatar de JL
          JL

          Naquela lista só aparece 1.

  4. Avatar de Inculto
    Inculto

    O problema dos carros está sempre entre o assento e o volante… Á pessoal que nem a pé sabe andar

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Temos por aqui um que derreteu umas dezenas deles…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Realmente HÁ pessoal mesmo inculto…

  5. Avatar de JL
    JL

    E quantos tem a Audi para estar lá em cima ? E a BMW ?

    Já agora o bzx4 não é um carro produzido pela Toyota.

  6. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Já não me lembro de ver um subaru nas estrafas
    É normal que sejam mais fiáveis

    1. Avatar de Miguel+M
      Miguel+M

      Não vê porque já não são comercializados em Portugal desde… 2012.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Em tempos tive à minha guarda um Impreza WRX. Ainda não havia esta caça à velocidade. Que máquina !!!
        Pena que foi só 1 semana. Bebia bem mas cada gota mereceu todos os cêntimos!

    2. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      basta passar a fronteira que já se vêm alguns, mas se viajar mais para norte, encontrarás bastantes 😉

  7. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Uma boa parte dos modelos vendidos no US, nem se vendem na Europa. Pouco relevante aqui o que a consumer reports diz.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso não é verdade. Aliás, se fosse insignificante, eu nem a teria publicado. Contudo, com base nos dados da tabela da Consumer Reports, entre as 22 marcas analisadas, estas são as que têm modelos oficialmente vendidos na Europa (em 2025), considerando o mercado português e europeu em geral:

      Marcas com presença na Europa:
      1. Subaru
      2. Lexus
      3. Toyota
      4. Honda
      5. Mazda
      6. Audi
      7. BMW
      8. Kia
      9. Hyundai
      10. Nissan
      11. Ford
      12. Volvo
      13. Chevrolet – presença muito limitada ou praticamente nula atualmente, mas já esteve presente (considerei como histórico)
      14. Tesla
      15. Volkswagen
      16. Jeep
      17. Cadillac – presença residual ou apenas por encomenda/importação paralela
      18. Genesis – começou recentemente a entrar no mercado europeu (Reino Unido, Alemanha, etc.)

      Como vês, a lista é bem relevante para o mercado Europeu 😉

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Falei de modelos muito diferente de Marcas. Todos sabemos que Toyata e outros tem muitos modelos nos US que nao chegam a Europa por varios motivos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não são diferentes, podem ter um nome diferentes, mas a base, a mecânica e todos os componentes, são comuns aos modelos europeus. Por exemplo, em 2011, salvo erro, foi lançado no Brasil o Renault Duster. Qual será a diferença entre o Dacia Duster europeu e o Renault Duster no Brasil? Apenas a estratégia de comunicação. E o que vemos em muitos dos modelos lá apresentados, nos EUA, é muito assim, alterações ao nível da comunicação da marca.

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      O mais interessante é que a Subaru, faz parte da Toyota, pois esta é acionista de grande parte parte, e que as plataformas são partilhadas, logo muitos Subaru’s são base Toyota! Assim os 3 primeiros do ranking são da Toyota. 🙂

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A Mercedes não aprece na lista, esqueceram-se como os antigos não davam problemas esqueceram-se que a Mercedes existe.
    Longe vão os tempos dos 190D o os 300D, tenho um vizinho que anda todos os dias com o seu belo Mercedes 190D de 1989 🙂 🙂

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Dizem que não aparece pq não vendeu o suficiente para obter dados. Custa-me a crer que a Mercedes venda assim tão pouco nos EUA.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Mercedes tem VE, logo ninguem quer e é lixo com 4 rodas.

        1. Avatar de JMC
          JMC

          A adega dá cabo de ti….

        2. Avatar de Zé da Quinta
          Zé da Quinta

          E os que não são VE têm motor Renault, ao preço de carros a sério…

          1. Avatar de Morty
            Morty

            e bem bom que são esses 1.5 k9k, pelo q se tem visto são mais fiáveis que os Mercedes 🙂

    2. Avatar de Morty
      Morty

      A Mercedes e a Toyota sempre foram as mais fiáveis, mas ultimamente parece que só a Toyota quer continuar a usufruir desse titulo…

  9. Avatar de TT
    TT

    Mais uma vez publicam uma lista sobre o mercado norte americano e não do mercado Europeu, serve para nada!

    1. Avatar de Vítor M.

      Serve, aliás, diz isso mesmo no artigo, ora lê.

  10. Avatar de Mário
    Mário

    MADE IN JAPAN.

  11. Avatar de Crdcro
    Crdcro

    Tesla no fundo, que surpresa! XD

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, acima da Vw, Jeep, GMC e Cadillac e Rivian, que estranho.