É mais barato reparar um carro elétrico do que um a gasolina, diz estudo

223 Comentários

Na perspetiva dos clientes, manter e reparar um carro elétrico parece ser mais caro do que um modelo com motor de combustão interna, movido a combustíveis fósseis. No entanto, um novo estudo contraria esta perceção, concluindo que o conserto de um modelo elétrico fica mais barato do que o de um modelo a gasolina.

Oficina, reparação de veículos

Um estudo conduzido pela CDK Global, que inquiriu os consumidores entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, concluiu que os proprietários de veículos elétricos acreditavam erradamente que seria mais caro manter um carro movido a bateria do que um movido a combustível.

Com as idas à oficina, no entanto, 53% dos proprietários de veículos elétricos (excluindo os da Tesla) afirmaram que a reparação/manutenção do seu carro era mais barata do que a de um veículo a gasolina.

No caso dos proprietários de veículos da fabricante norte-americana, a percentagem desce para 41%.

 

Reparações mais baratas, mas mais demoradas

Apesar da sua reparação ser, no geral, mais barata, os carros elétricos levam mais tempo nestas intervenções.

Segundo os dados da CDK Global, citados pela Automotive News, os proprietários de Tesla disseram que tiveram de esperar 23% mais tempo para terem os seus carros de volta da assistência em comparação com um carro a gasolina.

Para os proprietários de veículos de outras fabricantes, o tempo alarga-se, com relatos de tempos de espera 34% superiores.

Sabemos que os concessionários estão preparados para a manutenção de veículos elétricos, mas as nossas descobertas mais recentes mostram que os proprietários de veículos elétricos estão a esperar mais tempo para ter os seus carros reparados e que são necessárias várias visitas para resolver o problema.

Partilhou David Thomas, diretor de marketing de conteúdo e analista da indústria automóvel da CDK, explicando que “o facto de estes números estarem a piorar não é um bom sinal, uma vez que há mais veículos elétricos que não são da Tesla nas estradas do que nunca”.

Conforme citado, em 2023, 40% dos veículos elétricos que precisavam de reparação podiam ser recolhidos pelo cliente no mesmo dia.

Contudo, esse número baixou para apenas 28%, em 2024. Entretanto, o número de veículos elétricos que foram reparados e podiam ser recolhidos no dia seguinte aumentou de 21% para 29%.

Mais do que isso, 85% dos proprietários de veículos elétricos afirmaram que tiveram de ir ao concessionário no primeiro ano de propriedade para algum tipo de reparação ou manutenção, com apenas 13% a afirmarem que tiveram de pagar pela assistência.

Comentários

223

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Talvez desde que não envolva a bateria até pode ser verdade até que peças de desgaste são bem menos que os a combustão, nas revisões o meu colega que tem um Fiat E500 pagou 260€ de revisão pelos vistos os VE têm de trocar o óleo dos travões a cada 20.000km.

    1. Avatar de Luís Silva
      Luís Silva

      Para Fiat até foi bem barato. Ele que se prepare para gastar bem mais!

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O meu carro vai com 45.000km…

      Levou água no limpa para-brisas nas duas revisões oficiais da marca.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Mas aquilo é um carro?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          A arrancar parece um avião.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se nao for 4X4, 9 lugares e autonomia abaixo dos 1500km nao dá para o uso diario

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Fiat 500 é dos melhores carros do mercado para uso citadino.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Quem é citadino que ande de transpostes publicos.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Como só andas de transportes públicos está entendida a razão para não entenderes nada de automóveis…

      2. Avatar de Trolha Men
        Trolha Men

        Qual é o carro e que valores foram essas revisões?

      3. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Vais à oficina atestar o depósito do limpa para-brisas ? Uau !

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Kkkkkklkkkklk……

        2. Avatar de JL
          JL

          Todos os concessionários fazem isso, e para qualquer carro.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            O quê? Marcam uma revisão oara isso?

            Só mesmo elektrofans….lol

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, marcam uma revisão porque é obrigatória, ah esqueça, isso é para quem tem carros mais novos, não para quem usa carros com 20 anos.

          3. Avatar de Anung
            Anung

            Então mas os carros a combustão novos têm revisões obrigatórias para levar liquido do para brisas?

            Mostre lá onde está a dizer isso.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, foi dito que foi à revisão, portanto levou revisão e meteram líquido no depósito de limpa parabrisas, qual é a parte da revisão que não entendeu ?

            No caso dos a combustão é mais uma coisa que também metem.

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Anung para quem insiste tanto na coisa nota-se que nunca na vida teve um carro novo. Tive vários e todos levaram líquido no para vidros durante a revisão.
            Levou isso entre outras coisas, alguma dúvida de como é ter um carro novo é só perguntar

          6. Avatar de Anung
            Anung

            @Toni da Adega já tive alguns mas nenhum tinha revisões apenas para mudar o liquido do para brisas como a Realista diz que aconteceu com o dela.
            Parece-me que tu é que nunca tiveste carros novos.

          7. Avatar de JL
            JL

            Nem nenhuma tem revisões para fazer isso, é uma tarefa que fazem.

          8. Avatar de Joao
            Joao

            se levar o meu toyota com 15 anos de idade ao concessionário para revisão completa, atestam o líquido do limpa pára-brisas, verificam todas as luzes, pneus, aspiram e lavam o carro. Apesar da mão-de-obra ser mais cara no concessionário (bem como eventuais peças para troca), pode compensar fazer revisão no concessionário devido à confiança superior em relação a uma típica oficina. E colocar foles de transmissão de origem, os mesmos duram muito mais apesar de serem mais caros do que numa loja de peças

          9. Avatar de Realista
            Realista

            @Anung deixa de ser pascácio pá…

            Os veículos sendo elétricos ou a combustão, nas marcas tradicionais tem que ir à revisão na mesma, caso contrário perdem a garantia.

            Nota-se que entendes de carros.

          10. Avatar de Zé da Quinta
            Zé da Quinta

            Podes ter a certeza que comigo não o fazem.

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Manutenção obrigatória por parte da Renault, caso contrário perdes a garantia.
          É assim em todos os carros…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Se o teu amigo anda a trocar óleo de travões no VE a cada 20k km anda a ser roubado. Ele que repense bem a coisa.

      Tenho um BEV há quatro anos, com 158.000 km, e nunca troquei uma pastilha nem óleo de travões. São os originais. Digo-te mais para também acabar, de vez, com os mitos das baterias: Recebi hoje o resultado do teste de baterias de alta tensão que foi de 85%. Ou seja, um desgaste de apenas 15% para 158.000 km.

      1. Avatar de Pierre
        Pierre

        Sim, há MUITO roubo por aí… e histórias muito mal contadas.

        Eu seguia uma marca, porque gostava dos motores e sua filosofia por trás, mas apanhei um barrete neste último… ainda o aguentei três anos… era óleo de 6 em 6 meses, era pastilhas e o seu óleo respetivo, era mais isto, mais o condensador que avariou, depois a embraiagem do motor de arranque, depois a suspensão que isto, e aquilo… em três anos dava para fazer a revisão a 40 BEV’s! Vão enganar outro… nunca mais… prefiro um electrico com 20% de degradação de bateria, mesmo que seja das pequenas, mas que carregue a 150Kw… em 15 minutos estou on the move… sem fumo e barulho.

    4. Avatar de Paula Latejante
      Paula Latejante

      mudar o óleo dos travões ahahahaha os eletricos chegam a ter de trocar as pastilhas por estarem gretadas por falta de uso, esta malta do combustível dos dinossauros é doida

      1. Avatar de JL
        JL

        Verdade, já me aconteceu elas começarem a desfazer-se, por idade.

    5. Avatar de Mirado
      Mirado

      O Oleo dos travões deve ser trocado pelo menos a cada 2 anos, 20k km, faz todo o sentido já que deve de ter passado esse tempo.
      Isto independentemente do carro em questão, até porque o sistema de travagem de um elétrico é na generalidade o mesmo que num ICE.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não, não é igual. Os eléctricos ‘travam’ com o motor na maior parte das vezes.

  2. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Dentro de uns 5 anos as pessoas vão olhar para os carros a combustão como um lixo sujo que só dá chatices. Os elétricos são muito mais cómodos.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ou não, na minha modesta opinião se não poderes carregar em casa talvez não seja a melhor opção.
      Eu ainda me lembro das declarações do antigo ministro do Ambiente, “os carregamentos nos postos púbicos devem de ser a excepção e não a regra”.
      As marcas não podem simplesmente deixar de ter receitas de oficina com os VE, assim como os governos e as receitas com os impostos dos carros a combustão, vão arranjar forma de por os VE a cobri /substituir as receitas perdidas, disso não tenhamos duvidas.

    2. Avatar de 9WaInJo11
      9WaInJo11

      Tens visto as vendas de elétricos? O pessoal acordou e parou de comprar elétricos.

      Carro a gasolina ou híbrido tem inúmeros vantagens e duram várias décadas se forem mantidos minimamente.

      Os elétricos poluem mais (desde a extração do minério, fabricação, exploração infantil, etc) do que as pessoas comuns imaginam.

      1. Avatar de JL
        JL

        Quem não tem visto é você, tem aqui um artigo ao lado.

        Se tivesse vantagens não estava preocupado.

        O eléctrico também tem vantagens, até nisto…

        Então prove lá que poluem mais ?

        Infantil ? Está a falar do cobalto que é usado no refino de combustíveis ?

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Por falar em chatices, 85% dos proprietários tiveram dos BEV que ir à oficina no primeiro ano…

      1. Avatar de JL
        JL

        E ?

        “Mais do que isso, 85% dos proprietários de veículos elétricos afirmaram que tiveram de ir ao concessionário no primeiro ano de propriedade para algum tipo de reparação ou manutenção”

        Todas as marcas à excepção da Tesla obriga a ir todos os anos à oficina para manter a garantia, o mesmo que os a combustão.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Eu até diria que é bem mais de 85% de todos os proprietários de carros novos. Isso é se tiverem preocupados com garantias da marca

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ainda há muitos velhos do Restelo por aí…

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Vou buscar as pipocas, isto vai prometer

    1. Avatar de JL
      JL

      Já fiz o mesmo. 😀

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Daqui a pouco vem o que faz 2.9L/100km a dizer que faz a manutenção completa ao carro com um palito…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Está a falar com o contablista para partilhar quanto é que gasta com o seu VE.

    2. Avatar de MACnista
      MACnista

      … e um banco, não esqueças!!! LOLOLOL

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Deitado no sofá

    3. Avatar de 9WaInJo11
      9WaInJo11

      Mesmo. Mais areia para os olhos.

      Os Elétricos perdem 15% do valor todos os anos e mais 5% de autonomia. São uma bomba relógio. Por isso ninguém com 2 dedos de testa compra um elétrico usado.
      Mais veículos para a lixeira! Era suposto serem amigos do ambiente…a narrativa que os políticos criaram…

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mostre lá que perdem ?

        Antes era 25, já baixou ?

        Se ninguém compra porque as vendas aumentam ?

        Então qual meteu na lixeira e onde ?

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Só se forem as da tesla a aumentar… Ah espera…

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, se for um roadster.

      2. Avatar de Mirado
        Mirado

        É de rir mas…
        Mas se perdem 15% do seu valor todos os anos, quer dizer que ao fim de 10 anos, o mesmo vale 19.69% do valor original mas com uma perda de 5% de autonomia por cada ano, nessa altura a bateria estará a cerca de 60% da capacidade original.

        Ora vejamos.
        Um carro eletrico que custasse 100k novo, podes comprar por 19k, se a autonomia original fosse 500km, agora tens 300km.

        Bom negócio até.

        1. Avatar de JL
          JL

          O meu tem 11 e perdeu 5%.

      3. Avatar de Pierre
        Pierre

        Também já vi a coisa dessa maneira mas ao que parece não é bem assim… as baterias , se forem recicladas, como são obrigados a fazer a coisa é mais amiga do ambiente… só o fabrico da bateria é que contam elementos que nos cálculos fazem cair as taxas ambientais para o lado, tirando isso, o fuel óleo é coisa mesmo do passado… mas não quer dizer que vão trocar de carro a correr, têm muitos anos para andarem a deitar fumo e ouvir correias e segmentos a gritar.

        🙂

    4. Avatar de Eu
      Eu

      As duas crianças arranjaram mais um irmão.
      JL, mas tu achas que alguém aqui acredita que tens um tesla? Tu nem tens 18 anos sequer.
      Porque se os tens…bem, deves ter mesmo uma pancada enorme, para dispensar tanto bla bla, tanta resposta a qualquer comentário, tanta energia com este tema.
      Deves ser a pessoa que mais comentários faz aqui, leva a taça.
      Sabes que quem muito opina, pouco acerta.

      1. Avatar de JL
        JL

        Se não acredita podemos fazer uma aposta, o que quer apostar ? Um Porsche ? Para mim pode ser o Taycan.

        Alguém tem de ser o que mais comentários tem.

        Eu não opinei em lado, já outros é demais, pelo menos a falarem daquilo que não têm, nem nunca tiveram.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          E talvez, do que não querem ter.
          Porque te chateia tanto isso?
          Sem dúvida que a resposta do taycan é bastante reveladora da tua maturidade.
          Confesso que fiquei surpreendido, sempre pensei que ias apostar a gameboy.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas eu não estou chateado, estou-lhe a dar uma oportunidade de provar aquilo que diz.

            Então preciso de algo melhor ou mais caro ?

            O que é uma gameboy ? Depois sou eu o imaturo? Tá certo.

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Velas, FAP, Catalisador, Correia Distribuição, EGR, ADBlue, bomba de alta pressão, bomba de combustível, junta da da colaça… e podia continuar por mais 300 pontos de problemas que os eléctricos não têm.

    Só na manutenção em tudo que está ligado ao motor a combustão é um pesadelo quando comparado com o motor eléctrico que praticamente não tem nenhuma.

    1. Avatar de 9WaInJo11
      9WaInJo11

      Um carro a gasolina tem menos problemas que a gasóleo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, até admite que os carros têm problemas, podera, sem isso não tinha ganha pão…

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        No entanto quem quer um carro para fazer mais km e que dure mais tempo escolhem sempre a gasóleo..como é que ficamos

    2. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Mas nem toda gente tem esse problema todo Mario. Eu tive uma Megane 16 anos mudava o óleo, filtros, meti um braço de direção. E calços e discos naturalmente. Nunca meti nem 1 amortecedor. Muita gente gasta dinheiro nos carros pork ignora pequenos problemas que depois se tornam maiores

  5. Avatar de Mário Neutel
    Mário Neutel

    Deve ser só lá fora que aqui em Portugal continua caro reparar um eléctrico. E temos muito tempo de espera.

  6. Avatar de Fernando P
    Fernando P

    Revisões deveriam ser mais baratas, mas nem sempre são.
    Reparações que não envolvam o motor e caixa são iguais a todos os carros, mas a generalidade das oficinas cobra mais caro a mão de obra dos VE.
    Reparações que digam respeito a motor são mais baratas.
    Reparações nas baterias são bem mais caras do que reparações no tanque de combustível.

    1. Avatar de JL
      JL

      Os eléctricos, à excepção do Porsche taycan e mais um ou outro não têm caixa.

      Das bateria depende, eu paguei algumas centenas de euros por uma avaria electrónica na bateria, ao fim de 9.5 anos.

  7. Avatar de Realista
    Realista

    Já compro uma bateria usada para o meu carro por dois mil euros, em Portugal.

    Longe vão os tempos em que diziam que era mais caro substituir a bateria que trocar de carro.

    1. Avatar de Pedro P.
      Pedro P.

      Tens mais barato na Norauto 😀

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Infelizmente, essas não são de 400v.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Usada?É melhor ficar com a q tens.

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual o problema da usada ? Tenho 3.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Usada de carros batidos q vão para a sucata pq as seguradoras não querem ficar com o ónus de uma mais que provável falha futura na bateria.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas elas não vão para a sucata, vão para empresas que as testam e recondicionam.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Qual é o problema de comprar material de carros abatidos? Se o motor ou caixa de velocidades do teu carro rebentar vais colocar sempre 100% novo de origem?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Toni,
            Tudo menos a bateria. Os carros vão para a sucata quase novos exactamente pq a bateria já não é de confiança.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não é de confiança porquê?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se oferecesse confiança os seguros mandavam reparar o carro, duhhh

          6. Avatar de JL
            JL

            E mandam reparar, lembro me agora da minha carrinha quando levou uma pancada na traseira.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Se uma bateria usada durar mais 100.000km, pouparia-me 5 vezes o preço que pagaria por ela do que se optasse por colocar um motor a combustão no carro para a mesma quilometragem…

        LOL

        1. Avatar de Pois, Pois
          Pois, Pois

          Não queres detalhar essas contas… se percebi bem pagas uma bateria usada, a sua instalação e em 100k km isso significa 20% do que te ficaria uma operação equivalente num a combustão?

          Nota: No a combustão não metas um motor novo, porque a bateria tb não é nova…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O meu custo por km de um elétrico é de €0.02 * 100.000km = €2000
            O meu custo por km de um carro a combustão é de €0.08 a €0.10 * 100.000km = €8000 a €10.000

            E nem entro em linha de conta com manutenções e outros custos pelo meio.

          2. Avatar de Pois, Pois
            Pois, Pois

            Pensei que a questão era sobre colocar uma bateria “nova”, afinal a conversa era só sobre o diferencial de preços nos “combustíveis”…

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          100 mil? Nem nova, qt mais usada.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            100.000km não dura o motor do teu carro se andares a conduzir para teres consumos de 3L/100km

            Já agora avisa a Renault, porque a garantia é para 160.000km.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            …ou 8 anos. Portanto não é 160 mil. Poderá ser SE os fizeres muito rápido (pelo menos 20000 ao ano)
            Dos Leaf ainda não vi nenhuma de origem com 100 mil e com 70000 o carro já nem vai de Carnaxide à Malveira. Como já fez 8 anos, agora agarra-se ao pau. Uma lastima para quem investiu milhares de € num carro desses.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            100 mil, o combustas ainda não fez a rodagem!

          4. Avatar de JL
            JL

            Com 100 mil ? já vi tantos.

            Como pode ver, este é dos primeiros, e sim, tem a bateria original, basta ver pelo numero de carregamentos:

            https://ibb.co/k6rq5Qys

          5. Avatar de JL
            JL

            Com 100 mil os a combustão já deram o prego, aliás, nem precisam de tanto, aos 60 mil já dão.

    3. Avatar de 9WaInJo11
      9WaInJo11

      E na loja dos chinocas compras por 5€.
      *roll eyes*

      As baterias continuam muito caras. Por isso todos despacham o carro depois dos 8 anos de garantia mas perdem 80% do valor inicial.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Para o meu uma nova não chega a 200€…

      1. Avatar de JL
        JL

        Tanto ? Paguei 80 por uma para o meu.

  8. Avatar de Driver
    Driver

    Tudo corre bem, até ao dia em que avaria algo ligado exclusivamente há parte elétrica.

    1. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      mas isso é em todos os automóveis, tenham eles motores de combustão ou eléctricos …

    2. Avatar de JL
      JL

      O meu teve problema da parte de controle da bateria de alta tensão, e foi reparado em pouco tempo.

      1. Avatar de 9WaInJo11
        9WaInJo11

        T€mpo é dinh€iro.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ainda bem que foi reparada em pouco tempo.

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Normal, quando o eletrico se estraga é meter para o lixo.. na verdade ainda se recebe pelo abate

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual meteu no lixo ?

  10. Avatar de Anung
    Anung

    Motores dos carros electricos não têm reparação. É lixo á primeira avaria.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual não lhe teve reparação ?

      1. Avatar de 9WaInJo11
        9WaInJo11

        O que vale é que como não têm amor ao carro não ficam chateados. Os elétricos são charutos para ir do ponto A a B.

        Nós, entusiastas de automóveis, gostamos de carro com motor atmosférico a gasolina e caixa manual.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então qual teve ?

        2. Avatar de Realista
          Realista

          O verdadeiro entusiasta de automóvel gosta de carro com manivela de arranque…

          Lamento, tu não fazes parte dos entusiastas automóvel.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        “Os motores eléctricos têm uma probabilidade de avaria extremamente baixa no entanto na eventualidade de falha interna no motor, a reparação torna-se inviável técnica ou economicamente. No entanto a Rede EVolution poderá fazer a substituição por um motor usado assegurando a funcionalidade plena da viatura.”

        1. Avatar de JL
          JL

          Um amigo meu teve lá um tesla a reparar o motor, daqueles que têm problema no retentor, portanto não foi inviável.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Mostra lá que esse teu colega esteve lá a reparar o tesla, mostre lá.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu disse, leia lá outra vez…

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Nem um post desses é de reparação de motor. Ainda és pior do que aquilo que pensamos, lol

          2. Avatar de JL
            JL

            Todos eles são, não os vê abertos ?

          3. Avatar de JL
            JL

            “Depois de uma reparação com garantia EVolution, vamos lá montar o motor neste Renault Zoe. ”

            “Renault Zoe
            Queixa: Ruído ao andar
            Solução: Substituir rolamentos caixa e motor
            #renault #Zoe #eletricos”

            Já vi que nem sabe ler.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Montar o motor não quer dizer que repararam o motor.

            Rolamentos idem.

            Mas espera aí, eles próprios dizem no site que não fazem reparações internas aos motores por ser tecnica e financeiramente inviavel e tu dizes que fazem?

            Eles são mentirosos, é isso? Ou és tu que sabes mais que eles próprios? Ao que tu chegatse Lol

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas os rolamentos estão na parte interna no motor, que outra coisa avaria num motor ?

            Nao sou eu que digo, são eles, não leu ?

            Tanto não são mentirosos que apresentam o que fazem, você é que deve ter percebido mal, não reparam se a reparação for inviável, que não é o caso, já que motores eléctricos são baratos como já vimos.

      3. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        Veja os links acima

  11. Avatar de iDroid
    iDroid

    Não percebo por que razão os artigos de carros elétricos atraem tantos comentários…

    1. Avatar de JL
      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não percebes? Já fizeste uns 20…

        1. Avatar de JL
          JL

          E vou fazer mais.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tu e os outros 4 ou 5 estarolas. Todos iguais. Extremistas e orgulhosos nisso LOLOL

          2. Avatar de JL
            JL

            Extremista ? Essa é forte. Loooool

    2. Avatar de RD
      RD

      Normalmente notícias de VEs no PPLWare é uma declaração de guerra entre o @JL e meia dúzia de iluminados donos da razão deles, que têm GTI bordado no boné, ainda têem o Velocidade Furiosa de há 20 anos atrás como referência no lifestyle atual, e notória interrupção ou pausa na evolução inteletual, ao usarem termos como carros a pilhas, ou Elektros ou eletrodomésticos.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        São todos iluminados menos o JL.

        Kkkkkkllll

    3. Avatar de 9WaInJo11
      9WaInJo11

      Porque tentam vender uma história com meias verdades.

      São pagos para apregoar a narrativa dos políticos “carro elétrico é amigo do ambiente e só tem vantagens”.

      1. Avatar de JL
        JL

        Quais são as meias verdades ?

        1. Avatar de SoLinux
          SoLinux

          Quando daqui a uns anitos tiver as redes de energia sobrecarregadas e tiver que pagar ISV e IUC, por exemplo

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas os noruegueses não sabem o que fazem ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Elon Musk pode ser um grande tagarela, mas quando ele alertou que “as redes elétricas existentes não vão aguentar a demanda crescente por eletricidade”, ele estava longe de exagerar.
            https://www.energycentral.com/energy-management/post/elon-musk-future-demand-and-urgency-transmission-buildout-F14fzoWmrj15xiK?
            Sinais d que o colapso está próximo por esta Europa já são muitos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mas as rede eléctricas que temos foram feitas quando ? Há 100 anos ?

            Então mas você quer instalar postos de hidrogénio e agora diz isso ? Então afinal não quer.

            Já não se entende o que você quer.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Façam h2 a gás, com captura de carbono. Se é que o CO2 é o verdadeiro problema De contrário nem vale a pena darem-se ao trabalho da captura de CO2 pois s na verdade ele é essencial à.vida.

          5. Avatar de JL
            JL

            Se fizerem com gás não largam o petróleo, além disso as emissões ficam lá em cima perto dos a gasolina.

            O CO2 não é o verdadeiro problema, é um deles.

            Para capturarem CO2 precisam de electricidade, portanto é um ciclo sem retorno.

            O que é preciso há vida já existe antes da vida aparecer, foi por isso que a vida surgiu.

          1. Avatar de JL
            JL

            O poderoso lobby é lixado.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Mas então é possível melhorar a infraestrutura eléctrica. Pensei que ia rebentar e ficar tudo às escuras

          3. Avatar de JL
            JL

            Mais um oponioso

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por falar em UK, consumidores britânicos vão ter que suportar um conta de 120 mil milhões de € para manter eólicas paradas.

          5. Avatar de JL
            JL

            Também viu isso num artigo de opinião ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Cá em PT é a mesma coisa. Chama-se acesso às redes. Já tinha explicado aqui por ex. último parágrafo:
            https://pplware.sitedev.pt/informacao/producao-de-eletricidade-a-carvao-nao-teria-evitado-o-apagao/comment-page-1/#comment-3700151
            Por enquanto o governos verduscos vão aguentando à razão de 3.3 mil milhões ao ano, mas um dia a olha rebenta.

            E aqui:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w

            É mais ou menos isto resumido num desenho para você perceber:
            https://1drv.ms/i/c/dcb6174b5a250bfc/EUN_4VGqA7ZDtI6akOiFge0BCNzNzg_azCcCvoZHdmsjfQ?e=dinx18
            Que fixe!!!

            E a triste sina dos ingleses que tb vai ser a nossa, é claro:
            https://www.telegraph.co.uk/news/2025/07/26/households-at-risk-of-127bn-bill-for-switching-off-turbines

            A propósito, mais 137 milhões para elektros e já nem se pede consenso no parlamento. Quero, posso e mando. Elektros sempre!!! -_-

          7. Avatar de JL
            JL

            Darem subsídios é diferente de desligarem e receberem, isso é puro sensacionalismo, tal como a imagem ilustra.

            Para eléctricos ? onde diz isso, diz ai que é um investimento, curioso que você defende tecnologias que precisam muito mais delas.

            É muito fácil resolver, é venderem mais barato nessas alturas, e armazenar.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não leu o artigo do Telegraph.
            Está tudo explicadinho. Param as eólicas e ainda recebem dinheiro para as parar.
            Já sabíamos, aqui em PT é a mesma coisa há muito tempo. Há que tempos que falamos nisto.

    4. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      Porque não são inteiramente isentos de narrativa. Antes de fazer perguntas, faça scroll pelos comentários e veja os diversos links que ali coloquei

      1. Avatar de JL
        JL

        Os links que colocou não têm nada a ver com este assunto.

        1. Avatar de SoLinux
  12. Avatar de sm
    sm

    Revisões na marca são inflacionados.
    Temos oficinas com valores mais honestos e são pró VE.

    A EVolution, por exemplo.
    Gente séria e fiável.

    1. Avatar de JL
      JL

      Essa parece só focada em elétricos e híbridos.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        E não repara motores porque não é viável.

        1. Avatar de JL
          JL

          Repara sim.

          Qual não lhe quiseram reparar ?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Não reparam, só substituem.
            Está lá explicito que não fazem por ser inviável.

            Não sabes ler no site deles?

          2. Avatar de JL
            JL

            Tanto reparam que estão ali em cima as reparações.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ou será que não reparam quando não é viável, já que um motor eléctrico em segunda mão se arranja por algumas centenas de euros.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Mostra um motor por algumas centenas de euros.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desde meados de 2024 e ainda não vendeu o motor?
            Deve estar lindo isso. Aparece para vender sucata e depois pisga-se. Nem classificação tem.

          6. Avatar de JL
            JL

            Veja bem o que eles avariam, nem vendem os motores em segunda mão.

          7. Avatar de Anung
            Anung

            Esse motor é lixo, está avariado.

          8. Avatar de JL
            JL

            Onde diz que está avariado ?

            Depois sou eu que cheguei a isto.

          9. Avatar de JL
            JL

            Já agora, o anúncio é de 8 de Julho de 2025, o registo do vendedor é que é de 2024.

          10. Avatar de Anung
            Anung

            Mandei mensagem. Ele dissevque está avariado.

          11. Avatar de JL
            JL

            Vou mandar também.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só sei q o vendedor “…Utilizador @pedroeoz No OLX desde maio de 2024,Esteve online dia 29 de agosto de 2024…”
            Nc mais aparece e tem um anúncio com data posterior como vc muito bem disse. O q torna tudo ainda mais suspeito.

          13. Avatar de JL
            JL

            Não vejo nada de suspeito, até porque o Anung diz que entrou em contacto com ele.

          14. Avatar de JL
            JL

            Oh Anung, ele a mim não me respondeu, nem sequer leu a mensagem, como fez isso ?

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se o vendedor não aparece no OLX desde o dia 29 de agosto de 2024, como é que publica um anúncio em Julho de 2025?

          16. Avatar de JL
            JL

            Mas o Anung diz que ele lhe respondeu, como fez isso ?

  13. Avatar de space
    space

    Em 2 anos e 80000km, gastei 77€ num filtro do habitáculo num tesla model 3 e porque aproveitei que tinha o carro na tesla por causa de um barulho (que final eram os tampões das rodas) e pedi isso. Ah e algum liquido limpa vidros. Tudo a correr normalmente, daqui a 2 anos troco novamente o filtro do habitáculo..

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não confio em sites de palavreado corporativo com cores bem escolhidas, mas que não contam as dores.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas confia no telegram ? Entre outros ?

      Nem você pode contar as dores, não tem nenhum.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A que propósito fala no Telegram?
        Tenho muita consideração pelo Telegram, Ajudou-me muito quando o WhatsApp deu à sola do WindowsPhone por ex, mas não muito mais que isso.
        Não me inspiro em grupos do Telegram, se é isso que quer saber!

        Em relação ao artigo não confio no site linkado qd tenho à distância de um click a análise da CR que é muito mais fiável que essa.

        Ou ainda não reparou como os desesperados tentam trazer o hype de volta aos elektros? Só cai quem quer! Grande parte das pessoas já sabem dos podres da ME e os que não sabem é só procurar, por mais que o terrível lobby elektro mande apagar informação comprometedora.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas a CR diz exatamente o mesmo.

          Sim, já reparei que você anda desesperado para andar sempre a considerar este tema um hype, mas espere que isso passa.

          Sim, grande parte das pessoas ainda andam nessa bolha da negação, vinda de pessoas que não têm experiência alguma no tema.

          Sim, encontra-se muito do lobby mais famoso do mundo a dizer mal dos eléctricos, isso é o prato, felizmente há artigos sérios que contradizem.

          Sim, nota se quem tenta apagar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O terrível lobby elektro manda apagar tudo. Isto é tão evidente. Apagam ” o lado negro das energias verdes ” dos arquivos da RTP, apagam a notícia que a “BYD enterrou grandes quantidades de baterias sob o cimento de grandes armazéns em HongKong”

          2. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que apagaram se não viu ? LOOOL

            Mas eles não apagaram, tiraram do histórico porque continha informações falsas. Mais do que normal.

            Mas quem ia enterrar baterias quando as pode aproveitar para fazer outras ? é que são tudo noticias que à partida são logo falsas.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E despediram o director de informação da RTP.
            Ele não tinha nada que publicar a reportagem das florestas de vidro.

          4. Avatar de JL
            JL

            É desde que está a falar ? ah bom, pensava que havia um motivo…

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só estou a ver esta reportagem como motivo e tb ter permitido que fosse para o ar “O lado negro das energias verdes”
            Mas pode ter havido mais coisas que iam contra a narrativa verdusca. (estas foram as que me tocaram especialmente mais, apenas isso)
            Por isso foi despedido.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A CR diz que durante 10 anos eu poupo por dia em manutenção o equivalente à 4ª parte de uma bica diária se optar por um model 3 em vez do combustas imediatamente a seguir.
          Fazendo as contas, ao fim desses 10 anos obtenho uma poupança de 830€. Ora pensando bem, 830€ não chega para uma bateria nova ou recondicionada que o tesla estará a precisar ou muito perto de vir a precisar.

        3. Avatar de JL
          JL

          Dizia, agora já não é assim, os cafés para si andam caros:

          “Consumer Reports created a fact sheet with the latest analysis of how owning an electric vehicle (EV) will save the typical driver $6,000 to $12,000 over the life of the vehicle, compared to owning a comparable gas-powered vehicle. With new federal tax credits from the Inflation Reduction Act, consumers can save as much as $1,100 in the first year of ownership.

          https://advocacy.consumerreports.org/research/cr-fact-sheet-electric-vehicles-save-consumers-money/

    2. Avatar de JL
      JL

      Olhe, tome lá mais uma dor de cabeça:

      https://evmag.pt/estudo-revela-ev-reduzem-83-das-particulas-dos-travoes/?fbclid=IwY2xjawLwuE5leHRuA2FlbQIxMQABHqdeCxyChigpkdDNemZPTVsYIhG5JvgZw_9b1UjhhDpAwzRxrDbmPTsDOo6o_aem_CkZQ798BZiRiyrrlWb0-eA

      Ah e tal é página de ev, certo, mas tem lá o estudo original.

      Em resumo:

      “A soma total das emissões não-exaustivas — travões, pneus e desgaste do piso — é 38% inferior nos BEV comparativamente aos veículos a combustão.”

      E:

      “A toxicidade também importa: as partículas dos travões são mais propensas a tornarem-se aéreas (cerca de 40%) do que as dos pneus (1–5%). Ou seja, mesmo que os BEV gerem um pouco mais de pó de borracha, emitem muito menos das partículas mais perigosas para a saúde humana.”

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        EIT Urban Mobility? Está a brincar?
        Entre este e a ENEGI especialista descobrideira de relés de Mercedes com 30 anos, venha o diabo e escolha.

        As ligações desses a interesses relacionados com terrível lobby climático, não deixa dúvidas quanto às motivações desse estudo mentiroso (mais um) e omisso (esqueceram-se de desvalorizar o torque bruto e desajustado)

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que sim, só são verdadeiros aqueles que dizem o que você quer. Looll

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Fácil de resolver.. basta partilhares a tua experiência, quanto é que estás a gastar com o teu VE.
      Nada melhor que perguntar a quem tem

  15. Avatar de 9WaInJo11
    9WaInJo11

    Na hora de vender é que fica chato quando o elétrico valer apenas 20% do valor inicial.
    O que poupam em reparações…perdem na venda final.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde estão a esse preço ? Há pouco era 5% !

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Lá está você a deturpar tudo. Ele disse que a bateria perdia 5% de autonomia, não o valor inicial. Porquê essa ansiedade quando o tema são carros eléctricos ? Tenha calma homem ! Você um dia ainda tem um fanico. Pondere bem antes de comentar. Há carros para todos os gostos.

        1. Avatar de JL
          JL

          A minha ansiedade é bem menor que a dele, que troca números todos os dias.

          Será que o aconselhou a fazer o mesmo ? Não vi….

          Ao que parece só há carros para as vossas bolhas.

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Mas você é que trocou, homem ! Você troca e tem dificuldade em admiti-lo. Já avisei: isso é da ansiedade com este tema. Não se percebe porquê. Tenha cuidado com isso.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas é ele que costuma trocar, sabe bem disso, porque não lhe deu também ?

            Tente perceber a sua e depois talvez entenda as dos outros.

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Um tesla em 6 anos e pouco mais de 130000km perde quase 20% da bateria. Uma brutalidade.

          1. Avatar de JL
            JL

            Depende do Tesla e como foi tratado.

    2. Avatar de Rambo
      Rambo

      Repara que o “mercado” sabe que abateste o IVA, logo é normal que na venda usado esse valor seja virtualmente descontado.

      O vendedor (quando empresa) acaba por ter uma perda equivalente a um outro carro qq.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Depende de quando em quanto tempo se troca de carro. É de 2 em 2 anos? De 5 em 5?
      Tudo depende de como se fazem os negócios

  16. Avatar de Rui
    Rui

    O que eu acho é que poupas no arranjo mas aumentas no stress de andar na cidade. Quanto mais promovem as maravilhas dos VEs, mais o trânsito aumenta. O médico está á tua espera.

  17. Avatar de Rambo
    Rambo

    Ainda estamos com o mindset de claque de futebol…

    Eu vou comprar um elétrico farto de ouvir “barulheira” do motor e de trocar óleo (uma imundice). Faço a mecânica leve: filtros, velas, óleo, pastilhas e óleo dos travões. Quero tecnologia, e ter a garagem limpa e asseada. Meti paineis tenho um excedende de 30kw/diário que vão ser aproveitados para meter no elétrico. Vou manter apenas o meu jipe a diesel (mas já estou uma beca sem paciência para aquilo).

    O próximo passo é escolher de máquina.A escolha será um carro para o dia-a-dia, Tesla Model 3, MG4 ou o suv EV. BYD gostei mas achei um bocado mais caro.

    Alguém tem algum destes carros e que possa dar algum feedback, basicamente se são ok ou uma m***da estas alternativas, ou se existem melhores dentro do range de preço destes.

    Obrigado!

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Minha opinião de um possuidor de um Y, os Tesla são carros que não dão problemas, que eu saiba, tem a vantagem de não obrigarem a revisões anuais (até desaconselham) e aí poupa 150€/ano. No consumo são reis, pouca gente fala disso mas a razão teria qual não troquei por um BYD foi exactamente por isso, gastam mais 4kw/100 em relação aos Tesla, e obrigam a revisões cada 30M ou 1 ano, para mim eram 2revisoes anuais e lá custam 340€ cada.
      Sem necessidade nenhuma, é o importador que obriga, para faturar. Ou seja, para mim eram 1000€/ano de diferença.
      O novo 3, para quem não precisa de grande bagageira, é uma maravilha para viajar, faz medidas de 12kw/100 facil. E são muito comodos. Poupa-se fácil 10€ /100 só em gasolina

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…para mim eram 2revisoes anuais e lá custam 340€ cada….Ou seja, para mim eram 1000€/ano de diferença. …”
        Este Engºs a fazer contas são do melhor.

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Será assim? 2×340€ são 680€, 60,000km x4kw de diferença x 15c de custo são 360€ , isso de cabeça e sem maquina de calcular . Na realidade são 1,040€.
          Mas atenção, os BYD são bons carros, confortáveis e andam que se fartam, quando saíram fui logo testar o Sealion 7, mas não dá para a minha vida profissional

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não disfarce agora eng⁰, Vc só estava a falar no preço das revisões.
            A diferença nos consumos não estavam na equação.

            —/—
            Num aparte
            Os consumos anunciados são uma coisa muito dúbia.
            A Tesla por ex. descarta o consumo de qq tipo de periféricos. Apenas considera e mostra ao condutor os consumos do q faz mover o carro.
            Além disso a Tesla engana nos kms.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mostre lá a prova como se engana nos kms ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Diz aí que a Tesla foi acusada, não fiz que ficou provado que aumenta.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde há fumo há fogo.

          5. Avatar de JL
            JL

            SIm, há fogo sensacionalista.

  18. Avatar de IrÓcuMata
    IrÓcuMata

    Os herbívoros tentando convencer os carnívoros que comer erva é melhor que carne e os carnívoros tentando convencer os herbívoros que comer carne como sempre se comeu é melhor que erva. Nenhum deles possuí prados ou ranchos, estão a defender o produto de terceiros. Eu por mim já fiz a minha escolha, estou-me nas tintas para os argumentos dos herbívoros ou dos carnívoros, eu vou comprar o carro que melhor se adapta á minha situação, digo já que o ambiente não entra na equação, não gosto de erva, também nunca provei e não sei o sabor mas também não pretendo provar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Neste momento os que andam mais herbívoros são os a combustão, já que usam uma parte de bio combustíveis , que são literalmente produzidos por plantas. LOL

      No caso dos eléctricos ainda não se pode fazer isso.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Queimam pouca para produzir a electricidade, queimam.
        No UK até mandam vir frotas de navios dela e ainda por cima recebem do fundo ambiental para isso. LOL
        Parece que não aprenderam nada com o smog que matou milhares nos anos 60, só em Londres!

        1. Avatar de JL
          JL

          Não queimam nenhuma, que é bem diferente.

          Exato, parece que não aprenderam nada e querem continuar com os fumarentos, principalmente a diesel dentro das cidades, que continua a matar milhares todos os anos:

          https://www.theguardian.com/environment/2025/may/28/dieselgate-pollution-killed-16000-people-in-uk-study-estimates

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É só para lembrar que à conta das queimas em lareiras lerparam 12000 em apenas 1 mês no grande Smog de Londres ocorrido em 1952.
            https://en.m.wikipedia.org/wiki/Great_Smog_of_London?utm
            Qdo digo que não aprenderam nada é pq estão a queimar madeira em quantidades nunca vistas, insanas mesmo e muito superior à que ocorria em 1952.
            … Mas como é para produzir electricidade para elektros, está tudo bem…

            Adiante.
            Simultaneamente estão a contribuir para a desflorestação de países mais pobres pois eles importam a madeira por barco. Navios e navios a abarrotar de madeira.
            Isto já é outro efeito colateral muito grave, mas para o planeta.

            Pior ainda é que ainda assim, as empresas amigas do governo alucinado recebem subsídios pois a prática é considerada neutra em carbono.

            Hipócritas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas não queimam madeira em lareiras para produzir energia, onde viu isso ?

            Ena, agora até já nem fazem móveis de madeira com a mesma importada, é apenas para queimar. Loooooooool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            https://www.energyinsight.uk/
            “…In 2023 Britain burned 5.9 million tonnes of wood pellets at Drax power station in Yorkshire…”
            Isto apenas na central da Drax, que é a maior
            Em 2024 estavam previstas 9,6 milhões de toneladas.
            Para transportar isto foram necessários 150 navios cargueiros em 2023 e 200 em 2024.

            Repito, os britânicos não aprenderam nada com a história.
            Ahhh e não esquecer que isto é ZeroEmissions looolooolool
            HIPÓCRITAS!!!

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas isso não é madeira, são pellets que são resíduos de madeira.

            Até inventam que é mais poluente que o carvão, então mas esse carbono não foi capturado pelas arvores ?

            É a mesma ideia que você e outros pensadores têm para usar combustiveis sintéticos, ou seja, capturam CO2, depois gastam enormes quantidades de energia que não sabem de onde virá, para depois libertar o CO2 na mesma.

            Ainda bem que veio com essa, mais uma para pensar nas asneiras que diz de vez em quando.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Porr@ vc é naif que doi xiça!!!
            Então acredita que apenas com aparas iam encher 220 navios por ano só para alimentrar Drax?
            Florestas inteiras são trituradas sob a capa do verde
            Várias investigações já puseram isso tudo a nú. Fica uma da BBC:
            https://www.nrdc.org/bio/elly-pepper/bbc-reveals-drax-logging-old-growth-forests-biomass?
            -Os alucinados não descansam enquanto não arrasarem com o planeta!
            Hipócritas!!!

          6. Avatar de JL
            JL

            Portanto encontraram uns hectares devastados e já serve para tudo, enfim, o tradicional sensacionalismo.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não foi pouco.
            Representa mais de 50% da queima da central ou seja, 6 milhões de toneladas de florestas e habitats triturados para satisfazer as necessidades de electricidade para carros elektros.

  19. Avatar de Joca
    Joca

    Parece que existe um pouco de ignorância em relação á manutenção de um automóvel, independentemente se é elétrico ou combustão.

    O óleo de travão deve ser trocado sempre de 2 em 2 anos, este absorve a humidade do ar e em 2 anos tem cerca de 3 a 4%, e o recomendado é 2%.

    O óleo da caixa ou engrenagens como queiram chamar 4 anos ou 100 000km no caso dos elétricos, isso dos óleo não é presciso trocar é a treta do marketing.

    Os elementos de suspensão e transmissão sofrem muito mais do que um carro a combustão, por ser mais pesado e maior esforço nos componentes devido ao binário do motor.

    Agora vamos para as coisas caras se tivermos de trocar uma bateria logicamente fica mais caro no elétrico, se for o inversor ou o motor, custa mais do dobro de um motor combustão, transmissao apesar de ser 1 velocidades é o dobro ou mais de uma caixa manual ou automática num a combustão.

    As pastilhas ou travões não se estragam por falta de uso… a não ser que seja uma marca que não presta, se não for ATE ou BREMBO é para esquecer, é mesmo sobre aquecimento por acelerações e travagens bruscas.

    Resumindo as peças normalmente estragam-se mais rápido, são mais caras e a mão de obra é também superior. Se alguma coisa elétrica se estragar é presciso lá deixar um rim. Os carros elétricos têm uma manutenção não inferior aos de combustão apenas um pouco diferente.

    Esclarecidos?

    1. Avatar de JL
      JL

      No caso dos travões o factor dos travões também tem a ver com aquecimento do óleo, ponto de ebulição, e portanto num eléctrico este é muito menor porque usa menos os travões convencionais.

      Os eléctricos não têm caixa de velocidades, têm sim uma caixa redutora, com menos peças de desgaste, é idêntico ao diferencial com 2 carretos a mais, carros com tração traseira, o diferencial traseiro raramente trocam óleo.

      Nas suspensões não existe diferença, se são mais pesados também usam suspensões para mais peso, os veículos a gasóleo não trocam a suspensão mais vezes que os a gasolina, e são mais pesados que estes.

      Não, não é o dobro, é muito menos, um conjunto de motor e caixa redutora para um Renault zoe por exemplo custa menos de metade que custa um motor para um Clio.

      Portanto trocou as tecnologias, nós a combustão é que se estragam mais rápido, daí as manutenções serem mais caras como mostra este artigo.

      Esclarecidos.

    2. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Joca, a sua vida depende dos combustão, é isso? Porque aqui você só explanou puras mentiras, tiro lhe o chapéu.
      Que aldrabão

  20. Avatar de Vítor M.

    Não é bem assim. De forma geral, os carros elétricos têm manutenções e reparações mais baratas do que os veículos com motor térmico (gasolina ou gasóleo). Isto deve-se a vários factores.

    O primeiro e mais relevante é ter um menor número de componentes móveis.

    Os motores elétricos são mais simples e têm menos peças sujeitas a desgaste.

    Como sabemos, não há velas de ignição, óleo de motor (nem filtros de óleo), não há correias de distribuição ou caixa de velocidades convencional.

    Além disso, os elétricos usufruem da tecnologia de travagem regenerativa.

    A travagem regenerativa reduz o desgaste dos travões, o que prolonga a vida útil das pastilhas e discos.

    Como tal, os custos típicos são mais baixos.

    Estudos europeus indicam que os custos de manutenção podem ser 20% a 40% mais baixos num carro elétrico, em comparação com um equivalente térmico.

    Mas calma, há exceções. No que respeita à bateria, sabemos que é o componente mais caro e sensível. Se houver necessidade de substituição fora da garantia, o custo é elevado. Contudo, é raro que tal seja necessário nos primeiros 8 a 10 anos.

    Não podemos também deixar de fora custos de peças específicas, como os inversores ou carregadores internos, embora raros, podem ter custos elevados.

    Em resumo, para uso regular e com manutenção preventiva, os elétricos tendem a ser mais económicos em assistência técnica ao longo da vida útil. É inegável que se poupa muito mais num elétrico, face ao custo de reparações e manutenções nos térmicos.

  21. Avatar de André
    André

    Até precisar de arranjar o motor elétrico ou bateria, aí mais vale comprar novo, faz-me lembrar o Tesla que foi notícia por chegar a 1 milhão de quilómetros mas depois na noticia já informava que trocou o motor elétrico umas 3 vezes, que se lixe lá a taça se eu trocar o motor do carro cada vez que houver um problema é claro que ele chega a bem mais quilómetros

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso levou 13 intervenções no motor, isto porque aqueles motores têm um problema crónico, tudo em garantia.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @André, 3 foi as baterias que com a de origem já ia em 4 baterias. loool