Homem foi sugado por máquina de ressonância magnética

29 Comentários

Quem já teve de fazer uma ressonância magnética, sabe quais os cuidados a ter para que tudo corra bem. Recentemente um homem foi sugado por máquina de ressonância magnética porque entrou sem autorização. Mas há outro pormenor.

Homem foi sugado por máquina de ressonância magnética


Ressonância Magnética: Homem entrou com corrente metálica de cerca de 9kg

Um homem de 61 anos, morreu após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética no passado dia 16 de julho de 2025, numa clínica em Westbury, Long Island, Nova York.

De acordo com as informações, o homem terá entrado na sala com uma corrente metálica de cerca de 9 quilos ao pescoço.

Segundo testemunhas, a corrente ficou presa no equipamento e o homem sofreu múltiplas paragens cardíacas devido ao impacto. Foi retirado do aparelho cerca de uma hora depois e transportado ainda com vida para o hospital, onde acabou por morrer no dia seguinte.

Homem foi sugado por máquina de ressonância magnética

De referir que a ressonância magnética gera campos magnéticos extremamente potentes. Qualquer objeto metálico, mesmo pequeno, pode extremamente perigoso. O caso está agora a ser investigado pelas autoridades locais e de saúde, pois houve claramente falta de segurança. Especialistas sublinham a necessidade de cumprir rigorosamente as normas de segurança em ambientes com ressonância magnética.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Todos os anos tenho de fazer uma ressonância, detesto fazer, 1º a posição deitado de barriga para cima para mim é horrível, 2º estar “fechado” dentro do tubo, 3º o barulho que a maquina faz.
    Muito estranho quem é que anda com uma corrente de 9 kg ao pescoço, como se costuma dizer talvez tenha sido a seleção natural.

    1. Avatar de U3H1
      U3H1

      É os tótos do Body Builders a armarem-se em campeão e não sei se isto não é mesmo treta.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      “…talvez tenha sido a seleção natural”, tiraste as palavras da boca, pecou por ser tão tarde 🙂

    3. Avatar de João+Oliveira
      João+Oliveira

      Já existe máquinas de ressonância magneticas “abertas”.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        “já existem” plural

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Há sempre um…

  2. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Em exames que fiz já tinha questionado se não faria sentido um pórtico detetor de metais a controlar a passagem.

  3. Avatar de Ricardo Oliveira Paulo
    Ricardo Oliveira Paulo

    Eu (infelizmente) faço duas por ano. As primeiras, foram duras…mas agora até quase dá para dormir Mas entendo o B@rão.
    Os técnicos são sempre muito cuidadosos com os “metais”.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Não te gabo a sorte, eu como sou um pouco claustrofóbico entrar no tubo é complicado

  4. Avatar de João
    João

    Final Destination – Bloodlines!

  5. Avatar de Veritas
    Veritas

    Uma uma corrente metálica de cerca de 9 quilos ao pescoço ? Fonix !
    Tipo cão ‍ amarrado a um poste ?
    O que levará uma pessoa a andar com uma corrente ao pescoço tipo um animal?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Gangsta

  6. Avatar de Maurizio Vieira
    Maurizio Vieira

    Um homem de 61 anos com uma corrente de 9 Kg no pescoço? Que história mais esquisita!

  7. Avatar de Marcelinho
    Marcelinho

    E passam filmes ? Enquanto dura a ressonância ? Acho que já vi isso em qualquer lado…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Pelo menos em Portugal não, mas com o barulho que a máquina faz o filme sem som perdia a graça 🙂

  8. Avatar de 9WaInJo11
    9WaInJo11

    Stargate!

  9. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Algo de muito errado se passou, com esse homem.
    Qualquer funcionário (incluindo a limpeza) é formada para nem anéis, brincos, pulseiras ou qualquer coisa metálica, pode entrar, na sala, quando o sinal está ligado (MRI em funcionamento). Os doentes até os piercings são obrigados a tirar, mesmo que sejam de plástico (nunca se sabe que há algo metálico).
    É que desligar a máquina, durante a ressonância, não é possível… daí que, ao ser puxado, a máquina continuou, até alguém, entrar, na sala, para a desligar, de emergência, algo que demora 8 minutos e exige um fato de protecção completo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ele invadiu a sala de MRI.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        e a máquina estava a funcionar, apenas porque sim? sem ninguem a vigiar e só deram conta 1h depois?

        1. Avatar de Vítor M.

          Pela informação existente, a máquina estaria ligada. Depois foi um desenrolar de procedimentos errados.

        2. Avatar de Teylo
          Teylo

          Sim! Após ligada, a máquina “não pode mais ser desligada”. Este é um dos fatos curiosos sobre o funcionamento deste equipamento.

    2. Avatar de V
      V

      Em muitos locais não controlo suficiente de acesso. E cada vez mais as pessoas desrespeitam as normas mais básicas e a sinalização existente.

    3. Avatar de Service MR
      Service MR

      Caro Manuel Rocha, a sua informação está quase certa. O meu trabalho é assistência técnica nestes equipamentos. Não é necessário fato completa nem 8 minutos. Existe um botão de emergência (o chamado Quench button) que em 15 segundos retira todo o campo magnético. O supercondutor que está “mergulhado” em hélio líquido é aquecido e perde a supercondutividade. O botão está acessivel aos técnicos de radiologia e existem normalmente 2. Claro que o “carregar” custa muito dinheiro. Independentemente de estar a fazer exames ou não, existir energia ou não, o magneto está SEMPRE ligado. É preciso assumir SEMPRE isso. O gás que irá sair (hélio gasoso) do magneto em caso de “Quench” NUNCA vai para a sala mas sim por um tubo de descarga para fora do edifício. Os técnicos que trabalham com este equipamento sabem desse botão. A história está mal contada mas a verdade vai-se saber.O FDA vai dar seguimento a este assunto como deu à uns anos quando um determinado fabricante desligava esse botão e morreu uma pessoa na India.

  10. Avatar de jc
    jc

    Quando querem fugir à responsabilidade inventam-se coisas do arco da velha.
    O técnico que faz a ressonância não tem responsabilidade?

  11. Avatar de Bruno Dias
    Bruno Dias

    O homem devia andar marreco

  12. Avatar de Service MR
    Service MR

    @Vitor M, por favor altere o título de “Sugado” para “atraído”. A máquina não suga ninguém nem pessoas. Só atrai objetos com propriedades magnéticas. Para quem quiser perceber mais sobre este assunto:
    “mriquestions.comwhat-is-a-quench” e “mrimaster.com/mri-quench/”
    Obrigado

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Já fiz ressonância duas vezes e adormeci enquanto lá estive dentro.
    Senti-me super bem, nenhum problema.
    O chato mesmo foi não me poder mexer.
    De resto, tudo ok.

    Já agora, quem anda com uma corrente de 9 kg ao pescoço?
    Fugiu do hospício?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu acho que ele quer pedir uma indemnização, mas planeou mal a coisa.
      Agora só a familia dele é que pode pedir.

      As Ressonancias, teem campos magnéticos brutais, e estes fulanos da musculação, acham que vencem campos magéticos que são capazes de polarizar até as células do corpo humano, depois acabam a ter um fim triste.
      Tanta gente a lutar pela vida, e depois ha estes fulanos a fazer de tudo para perde-la.

      Eu não gosto delas, porque fico com dores de cabeça, brutais, e demoro uns 2 dias a recuperar de ter estado numa coisa dessas.
      Mas elas fazem falta.

      Já começa a haver ressonâncias abertas, não sei se o conceito é exactamente o mesmo, á partida o campo magnético será metade?
      O que já me apercebi, é que se trata de um Iman permanete, de uma capacidade excepcional.

      Acredito que nas próximas décadas, novas tecnologias vão chegar ás massas.