Política da UE em matéria de carros é “um desastre”, diz BMW

93 Comentários

Não é o primeiro executivo a criticar a União Europeia (UE) e não é, além disso, a primeira vez que aponta falhas à estratégia do bloco. Em mais uma partilha de descontentamento, o diretor-executivo da BMW disse que a política europeia em matéria de carros é “um desastre”.

BMW

Numa aparição, em Munique, o diretor-executivo da BMW partilhou algumas perspetivas, nomeadamente em relação à conjuntura atual da indústria automóvel, resumindo a política europeia nesta matéria como “um desastre”.

Segundo Oliver Zipse, em primeiro lugar, a marca alemã não está preocupada com a imposição de taxas pelos EUA sobre produtos provenientes da Europa.

Na sua opinião, “há um resultado com o qual podemos lidar”. Além disso, apesar de os EUA planearem impor taxas de até 30% à Europa, a BMW vê margem para compensar as importações e exportações.

Neste cenário, o executivo da BMW defende um consenso entre ambas as partes que beneficie as empresas multinacionais de origem europeia, pois outra abordagem “só promoverá uma espiral tarifária que prejudicará ambas as partes”.

A taxa tarifária mais alta na nossa indústria vem de Bruxelas, não da Casa Branca.

Disse Zipse, referindo os 31% aplicados às importações da China, que prejudicam as empresas europeias que, como a BMW, produzem em solo asiático: “Às vezes temos a impressão de que os políticos na Europa se esquecem de que as empresas europeias estão ativas em todo o mundo”.

 

Será a Europa a erguer as barreiras às fabricantes?

Claramente contra a posição política da UE em matéria automóvel, o diretor-executivo da BMW criticou duramente a proibição de vender carros novos com motor de combustão a partir de 2035, não dando outra alternativa que não seja o carro 100% elétrico.

Na sua perspetiva, o sistema atual é “um desastre” e coloca em risco a indústria automóvel europeia, por aniquilar toda a possibilidade de investimento.

O executivo partilhou que espera que esta regulamentação seja revogada num prazo máximo de três anos, pois é “muito cara”, e argumentou que, para controlar as emissões poluentes, a UE deveria considerar todo o ciclo de vida dos veículos e não apenas as emissões emitidas pelos seus tubos de escape.

Embora não sejam viáveis para a UE, o executivo mencionou os combustíveis sustentáveis, que poderiam ser uma forma de descarbonizar os carros a combustão usados, tendo em conta que estes continuarão a circular nas estradas depois de 2035.

Segundo Zipse, sustentando-se no enfraquecimento das vendas de carros elétricos, globalmente, “não se pode estabelecer um objetivo regulatório e acreditar que ele será alcançado”.

Aliás, conforme alertou, com a rede elétrica atual, apenas metade da frota de veículos poderia ser eletrificada, com a transição elétrica completa a demorar três a quatro décadas.

 

UE aprova flexibilização para as fabricantes cumprirem os objetivos de emissões para 2025

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TT
    TT

    Somos governados por asnos avençados pela china!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Certo!
      Basta ver os belíssimos exemplares de asnos portugueses que “zarparam” em busca do tacho na UE .. Durão Barroso, António Costa, Catarina Martins, Marta temido, Francisco Assis, Catarina Mendes, etc., etc.
      Se extrapolarmos que dos outros países chegam idênticas manadas …

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Foi um orgulho para Portugal ver portugueses em posições de prestigio…….. Portugal ficou mais prestigiado, os portugueses é que não o sentem.

        1. Avatar de narcesudo
          narcesudo

          Essas personagens citadas só gozam de prestígio porque estão entre iguais, se estivessem entre gente sensata seriam constantemente olhados de lado, isto se (pelo menos alguns deles) sequer tivessem conseguido atingir tais cargos porque gente sensata não os quereria ao pé deles.

          Para mim não é orgulho nenhum tê-los lá. Para mim são uma nódoa a manchar ainda mais o prestígio de Portugal. Levam-nos ou contribuem para nos levar constantemente em direcção à pobreza, à cauda da Europa e, no entanto, são premiados com empregos de sonho. De sonho porque todos sonharam, todos ambicionaram ir para lá e todos, assim que puderam, fizeram de tudo para ir para lá.

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Os portugueses não, certos portugueses , como o TT e o Jorge, que disseram pouco e trabalham menos

  2. Avatar de Morty
    Morty

    Enquanto este cartel de iluminados de Bruxelas não sair do poleiro não há esperança na Europa.

  3. Avatar de Rocha
    Rocha

    Penso que daqui a alguns anos, metade das marcas de carros europeias irá desaparecer. Dificilmente se consegue competir com as marcas de carros elétricos chineses, tanto pela qualidade como pela quantidade

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Claro. Isto é só mais um caso de: “Quem não chora não mama.”

      Entende-se a posição da BMW já que é difícil de dar a volta a uma empresa que está programada para apenas produzir carros a combustão ter que virar toda a sua atividade rapidamente. Mas é mesmo assim, pois se não forem forçados acabam como a Kodak e outras tantas empresas que face a uma alteração do mercado, são grandes demais para se agilizar…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Fonte: “My Dreams”

        Tanto disparate em 5 linhas é obra….

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Os que pensam bem são abafados.
        Então porque é que em África não estão a meter elektros?
        E carregar elektros com energia provinda do fuel óleo como nas ilhas. Tão bom. Só mudam o cano de escape de sítio.
        Aguardo a todo o momento o Cardeal JL a desmentir tudo o que eu digo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas estão a meter, lá por você não saber não quer dizer que não metam.

          É melhor que usar esse combustível em carros, já que a maior parte é desperdiçava.

          Se está a aguardar que o desminta é por já sabe que está a mentir, normal de si.

    2. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      Caro Rocha, agora olhe para a China e veja as marcas de carros eléctricos que de lá aparecem como cogumelos… acreditar que se vão aguentar por mais de um par de anos é o mesmo que sonhar com paraísos eléctricos chineses!

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem só eléctricos, a combustão também há muitas.

      2. Avatar de Rocha
        Rocha

        Sim…. tenho ideia que existem cento e poucas marcas chinesas de carros elétricos, algumas já espalhadas pelo mundo. Neste processo, penso que a UE, colocou o carro à frente dos bois, valia mais um processo de adaptação mais lento para as marcas europeias. A china e bem, conseguiu aproveitar as datas impostas ao motor a combustão, para inundar os mercados de marcas próprias…

  4. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Enquanto a governação for feita em Excel por tecnocratas e burocratas da treta e por putos mimados que sairam das universidades com canudos dourados pagos pelos papás a dar bitaites de consultoria para deleite destas entidades (as consultoras são uma mina de ouro) sem saber o que é a realidade, sem saber o que é a rua, só podemos esperar o pior. Leiam este livro : “O Grande Engano –
    Como a Indústria de Consultoria Enfraquece as Empresas, Infantiliza os Governos e Distorce as Economias”

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é o mesmo que faz o presidente da bmw ?

  5. Avatar de Eu
    Eu

    O certo é que ninguém faz motores a combustão como os europeus.
    Um luxo que era exportado para a China, para a Rússia e para qualquer parte do mundo onde houvesse um milionário que quisesse ostentar um verdadeiro carro.
    Vai daí, esta canalhada da UE pensou em acabar com a galinha dos ovos de ouro da Europa, para passarmos a comprar carros chineses.
    Realmente, estamos entregues aos burros de Bruxelas.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      E no mundo estão a deixar de comprar carros a combustão, porque motivo?

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Fonte: “My dreams”

        As gasolineiras até já estão todas a fechar, Lol

        1. Avatar de JL
          JL

          Em muitos locais sim, a serem subsituidas por carregadores.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            O que são muitos locais? Os imaginários não contam.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Existem cada vez menos gasolineiras na Noruega apesar de a maioria dos carros em circulação serem ainda a combustão.

          Mas como a venda da maioria dos veículos novos são elétricos (>96%) os carros a combustão estão a ser substituídos. Como consequência, as bombas de combustível também estão a diminuir no país faz vários anos ou a serem reconvertidas em postos de carregamento…

          Mas este efeito de substituição não é no imediato, por isso é que se chama transição e não mudança:

          https://cleantechnica.com/2025/03/28/trading-gas-pumps-for-ev-chargers-in-norway/

          A título de exemplo:

          Não foi por causa do automóvel que deixou de existir gente a fabricar equipamento equestre. No entanto já não encontras com facilidade alguém que faça ferraduras, como antigamente que havia um em cada esquina…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu o que observo é que não há uma alteração de relevo de comportamento nos consumos de combustíveis rodoviários na Noruega
            https://electrek.co/wp-content/uploads/sites/3/2023/10/NORenergy.png?resize=1536,864
            O que se vê é que a queda da gasolina é inversamente proporcional à subida no diesel (que parece-me a mim, tb é vendido em bombas de combustível)
            É preciso notar que eles neste gráfico excluem a incorporação de biocombustíveis.
            Com base nesse critério, 100 litros de diesel em Portugal em 2005 equivaleriam a apenas 89 litros em 2025, devido a uma incorporação de 11%.
            Curiosamente os hipócritas dos noruegueses resistiram até à última até que iniciassem a incorporação de biodiesel e bioetanol porque têm interesses na sua forte produção de petróleo. Ainda hoje o “blend” não vai além dos 5%, muito abaixo da média europeia. Portando não lhes interessa o ambiente para nada se isso lhes comprometer os lucros

            Adiante.
            Passando ao consumo dos kWh, é tb interessante constatar que os elektros não estão a contribuir para o aumento na procura de electricidade. Em 2015 eles consumiram 122 TWh em 2020 ~128 TWh em 2021 registaram o pico histórico ~132,7 TWh e de 2022 até ao fim de 2024 estabilizaram nos 127 TWh.
            Então o que terá acontecido para justificar a baixa no consumo em ~5TWh ?. Grande parte da causa vem das proibições/limitações criadas aos carros elektros especialmente nas grandes cidades como Oslo, Bergen e Trondheim.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu também, está tudo a descer. Óbvio, cada vez andam menos com eles.

            Exato, quer dizer que os eléctricos ficaram mais eficientes e não apostaram em tretas de hidrogénio que lhes ia consumir muito mais, e combustíveis sintéticos a mesma coisa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ora nem mais, quem é produtor de algo e quer exportar muito, é hipócrita, por isso os portugueses não o são, já que não querem exportar muito os seus produtos.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se não fossem hipócritas teriam começado a incorporar biocombustíveis nos combustíveis rodoviários ao mesmo tempo que todos os outros, não lhe parece?

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas produzidos onde ? no gelo da Noruega ? é que na sua cabeça no mundo só se produz eletricidade, todo o resto cai do ar.

            Não apostaram porque sabem que não vale a pena, é um caso perdido, ou agora a T&E já não tem razão ?

            Todos os outros incorporaram uma pequena percentagem e aumentaram numa grande percentagem o preço deles. O que já se mostrou ser uma politica errada.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se a ideia é descarbonizar, só tinham que seguir os passos dos outros e incluir biocombustíveis nos combustíveis rodoviário, como não o fizeram são hipócritas. PONTO

          7. Avatar de JL
            JL

            Mas incluir como ? onde é que os têm para incluir ? já quiseram meter 20 % e tiveram de recuar.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        No mundo, apenas os pobres estão a deixar de comprar carros a combustão.
        Quem pode escolher, obviamente compra um a combustão, daqueles que os pobres não podem comprar.

        1. Avatar de Paulo+g.
          Paulo+g.

          Obviamente que não.
          Combustão é ineficiente e precisa de petróleo.

      3. Avatar de Anung
        Anung

        Lol, venderam-se em 2024 cerca de 74,6 milhoes de carros, desses apenas cerca de 9 milhões são BEV….

        Tu lês ao mesnos os disparates que dizes?

        https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2025/trends-in-electric-car-markets-2

        https://www.acea.auto/publication/economic-and-market-report-global-and-eu-auto-industry-full-year-2024/

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Voltou o “confia joca” ™

          HAHAHAHAHAH

          Se parasses de dizer disparates e lesses o que partilhas tinhas constatado que:

          Em 2022 venderam-se 78 Milhões de veículos e 7.8 Milhões eram BEV
          Em 2023 venderam-se 75 Milhões de veículos e 13.6 Milhões eram BEV
          Em 2024 venderam-se 74.6 Milhões de veículos e 17 Milhões eram BEV

          Está logo escrito na tua primeira fonte:

          https://www.iea.org/reports/global-ev-outlook-2025/trends-in-electric-car-markets-2:

          “More than 20% of new cars sold worldwide were electric

          Electric car sales topped 17 million worldwide in 2024, rising by more than 25%.1 Just the additional 3.5 million cars sold in 2024 compared to 2023”

          Portanto a cada ano que passa cada vez se vendem MENOS carros a combustão e vende-se MAIS carros elétricos.

          És mesmo o “confia joca” ™

          HAHAHAHAHAHA

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso inclui PHEV’s e EREVs. Nem isso consegues descortinar. Zarolho!

          2. Avatar de JL
            JL

            Tanto não inclui que são bev.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desculpe mas os nrs referidos incluiem PHEV e EREV

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não incluem, tanto que estão lá separados.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tenha paciência, os 17 milhões reportados não são todos BEV:
            -“…BEVs (Battery Electric Vehicles): cerca de 11 milhões de unidades vendidas globalmente, representando aproximadamente 62 % de todas as vendas de veículos elétricos (EVs) em 2024
            PHEVs (incluindo EREVs), aproximadamente 6,5 milhões de unidades, ou cerca de 38 % do mercado EV total…”

            E a tendência futura é incremento de maior percentagem de PHEVs (incluindo EREVs) em detrimento de BEVs

        2. Avatar de JL
          JL

          Esse artigo só prova o que foi dito, que estão a comprar menos carros a combustão.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Sim até porque vender mais de 74 milhões de carros é peanuts nos dias que correm.

            Sabes o que também diz o artigo? Que se vendem muito menos carros electricos do que a combustão.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            E se reparares também diz que cada vez vende menos carros a combustão…

            lololol

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só no UK os alucinados já têm de parte 700 milhões de libras para injectar na venda de elektros.
            É que as vendas a particulares BAIXARAM de forma preocupante.

          4. Avatar de JL
            JL

            Por cá os alucinados continuam a injetar dinheiro nos combustíveis.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Injectar? Está enganado. Nos combustíveis rodoviários, o que fazem é espoliar sem vergonha.

          6. Avatar de JL
            JL

            Continuam a injetar um pouco de biocombustível e a aumentar muito o preço, e depois vem alguém dizer que os aumentos se devem aos impostos que baixaram e são subsidiados.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Apesar dos bio estarem isentos por natureza (carbono zero), comem com os 60% de imposto na mesma. É só hipócritas!

      4. Avatar de Mário
        Mário

        Realista, já arranjaste uma alternativa ao carro elétrico quando começarem a cobrar IUC? É que o IUC não para carregar com painéis solares.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quando começarem a cobrar IUC aos eléctricos, eu preocupava me era qual o valor que vai aumentar nos a combustao, deve ter memória curta para não saber o que aconteceu no início do ano com protestos.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Se acha que o IUC é problemático, então está na hora de largar o carro a combustão…

      5. Avatar de Mário
        Mário

        E no mundo os navios continuam a poluir mais que os carros porquê? Porque não se compra navios cargueiros elétricos? Porque é que a Noruega continua a vender petróleo? Se são tão amigos do ambiente, proibiam a venda de petróleo, pelo bem do ambiente e de todos. Pois poluem no jardim do vizinho. Porque é que a Bayer fabrica o herbicida e a aspirina?

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas já compram, não viu já os da Transtejo ?

          Você anda mesmo a leste, será que isso não é intoxicação do fumo do seu carro?

          1. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Que belo exemplo, os da Transtejo… sempre envoltos em polémicas!

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Os da Transtejo? Aqueles que estão parados e cheios de problemas? Aqueles que são para navegar em lagos e andam em rio? Sei. Aqueles que são carregados com geradores a gasóleo?

            https://sicnoticias.pt/pais/2025-05-13-video-barcos-eletricos-no-tejo-o-que-e-benefico-para-o-ambiente-tem-trazido-problemas-aos-utentes-2859a4a1

            Aqueles cujos horários têm que ser alterados porque têm de carregar?
            JL o grande moralista.

          3. Avatar de JL
            JL

            O problema então não é dos navios, é das pessoas que fazem a logística.

          4. Avatar de JL
            JL

            O que tem de serem carregados com gasóleo ? até nisso gastam menos.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estamos entregues à bicharada. É só malukos e estão por todo o lado!

            Agora por causa disto estou-me a lembrar de carros de bombeiros que não funcionam pq estão sempre avariados. Embora híbridos, o sistema elektro está sempre a dar raia. Entretanto com o dinheiro do híbrido tinham comprado 2 fiáveis a gasóleo e ainda ficavam com 100 mil USD no bolso
            Na Transtejo é…que se lixe a força de trabalho de PT estamos a salvar o planeta a carregar elektros com geradores a gasóleo.
            Nos bombeiros lá da terra (foi em Canberra, não foi?), é igual é… deixa arder as casas dos nossos conterrâneos, afinal estamos a salvar o planeta eheh

          6. Avatar de JL
            JL

            Deve ser por terem comprado carros a combustão.

            Ah espere, então desta vez são eléctricos ? Isto depende do dia, da hora do momento e do artigo.

            O ambientalista de serviço por aqui é você, você é que quer salvar aquilo que não precisa ser salvo, é que a vossa confusão e alucinação é tanta que querem salvar aquilo que não precisa ser salvo.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Estás enganado.
          Os carros são responsáveis por 71% e os navios por 13.5% da poluição dos transportes.
          A razão por não haver mais navios eléctricos é óbvia: autonomia. Mas, ainda assim, cada vez há mais empresas a produzir navios e aviões eléctricos.

          https://www.consilium.europa.eu/en/policies/clean-and-sustainable-mobility/

          A Noruega está a ser inteligente no mercado de carbono. Compensam a exploração do petróleo com a adopção de veículos eléctricos.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Errado. Só prova que tudo está a borrifar para o ambiente . E a olhar para a carteira.
            Só o JL acha que é tudo em detrimento do ambiente. (Mostre lá onde eu disse isso, amnésia ligada).

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Bem vindo ao mundo real e capitalista!
            Se fosse em nome do ambiente a maioria não ia mexer uma palha. O mercado de carbono foi criado justamente por isso.

            Quanto ao JL e penso que posso responder por ele. Ele nunca disse que está simplesmente preocupado com o ambiente. Ele também olha para a carteira e investe no que lhe permite poupar dinheiro a longo prazo.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            O mercado de carbono foi inventado para alguém ganhar dinheiro com algo intangível. Vá para os liberais fazerem dinheiro com coisas que não existem.
            Quanto ao JL já o conheci no fórum ali do lado. Haja paciência

          4. Avatar de JL
            JL

            Qual é o forum onde me conheceu ? Diga lá ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Os carros são responsáveis por 71% e os navios por 13.5% da poluição dos transportes….”
            Mentira!
            A maior parte do carbono emitido pelos navios e outras emissões não são contabilizadas fora das zonas económicas exclusivas (ZEE) dos países. Significa que depois de ~370 kms da costa é como se fossem à vela embora seja onde começam a usar o combustível mais venenoso, fuelóleo pesado

            Ainda há pouco, a RA publicou o que já se sabia
            ” Navios de cruzeiro na Europa poluem tanto como mil milhões de automóveis”
            E só estamos a falar de cruzeiros que não produzem nada e limitam-se a entreter velhos caquéticos já com os pés a atirar para a cova.

            Ora sabendo que na Europa só temos 300 milhões de automóveis…é fazer a conta, com dia o outro.

            Pois é por estas e por outras que fico danado qd lisboa impede o pobre do trabalhador de chegar ao trabalho a tempo e horas porque não o deixa circular nas ZER com os seus pobres automóveis, ao mesmo tempo que permite o estacionamento de dezenas de Cruzeiros na área envolvente a debitarem quantidades absurdas de poluentes.
            Só temos que nos rir pois claro. São prioridades

          6. Avatar de JL
            JL

            A RA publicou sim, mas poluem em termos de quê ?

            Então mas agora aqueles que você chamou alucinados e mentirosos já sabem o que dizem ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem dias essa T&E. E que remédio tiveram eles se não falar disso e dar a mão à palm@tória. Já falamos nisso desde 2020 e eles sempre a baterem nos carros que são os que menor culpa têm, como agora baixaram a bolinha e reconheceram!
            Ainda têm que vir dar a mão à palmatória por causa da s PM’s e microplásticos emanados pelos pneus.
            Estou a esperar sentado, tal como esperei por este grande engole sapos por parte da T&E

            Adiante:
            Olhe aqui. Agora até acham que vão resolver o problema provocado pelos cruzeiros com recurso a mais devastação de floresta e assassínio de animais indefesos.
            https://www.publico.pt/2025/07/18/azul/noticia/comissao-ameaca-processar-portugal-falhas-renovaveis-aguas-residuais-2140814
            São tudo mensagens sublimin@res. Já todos percebemos como funciona a retórica.
            O nosso governo agora diz:
            -Tão a ver, tão a ver? Os maus não somos nós. Nós só estamos a cumprir directivas da poderosa UE que é nossa amiga e manda muito dinheirinho para a gente e se não fizermos isto para salvar o planeta levamos com a cast@nhada!
            (quanto todos sabemos que estas mensagens são combinadas em conjunto nos corredore$ de Bruxelas)

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ndr:
            “…A Diretiva NEC é a Diretiva (UE) 2016/2284 do Parlamento Europeu e do Conselho, conhecida por “Diretiva dos Compromisso$ Nacionais de Redução de Emissões” (NEC = National Emission Ceilings). …”
            O objectivo desta norma é reduzir a poluição atmosférica que causa chuva ácida, smog, partículas finas e outros efeitos nefastos para a saúde humana e o ambiente.
            Os poluentes abrangidos são 5:
            -SO2 – Cruzeiros
            -NOX – Cruzeiros
            -COVNM(nem conhecia)-Compostos voláteis usados em tintas e solventes (os elektros não se escapam)
            -NH3 – agricultura
            PM2.5 – Cruzeiros e carros elektros, em menor grau nos combustas
            Nada disto se resolve com espelhos
            Portanto o mal está basicamente nos cruzeiros mas acham que vão resolver o problema com mais espelhos. Tretas!

          9. Avatar de JL
            JL

            Ah tem dias, depende do assunto, já vi…

            Mas eles dizem desde sempre que os carros são os culpados, já que estes usam um combustivel mais limpo e deixam as “borras” para os navios.

            LOOOL

            PM2.5 é dos diesel, venda isso antes que seja tarde.

            Sim, o mal também está nos cruzeiros, e principalmente nos carros, que andam a consumir o combustivel que o NAVIOS deviam consumir.

            Mas vá alucinando, que daqui a pouco até proíbem os elétricos. LOOOOOOL

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vem ele com disparates. Claro que emitem partículas e muitas. Nem filtro de partículas têm, cada cruzeiro é uma central do Pego ambulante loooloool
            Sei que há interesses económicos em torno dos cruzeiros (para a APL, por ex, para o sector do turismo outro ex) mas não justifica tudo.
            “..um estudo feito no Reino Unido (às partículas poluentes ultrafinas no ar em redor a um navio de cruzeiro) que mostra como apenas um navio pode emitir níveis de poluição equivalente à poluição criada por um milhão de carros num dia, sendo a qualidade de ar no convés equivalente ao das cidades mais poluídas do mundo. …”
            https://www.euractiv.com/section/eet/news/daily-emissions-of-cruise-ships-same-as-one-million-cars/

            A T&E apenas agora vem confirmar isso (que remédio)
            “Em Veneza, os cruzeiros já foram de vela.
            Se querem ar puro em Lisboa, façam o mesmo! Deixem lá os pobres dos carritos em paz e não inventem bodes expiatórios para justificar a merd@ que andam a fazer!

          11. Avatar de JL
            JL

            Claro que não têm filtro de partículas, a malta tira-o.

            Então esses foram buscar os mesmos dados.

            E comparam com carros quando usam filtro…

            Agora não, há alguns anos,

            https://www.transportenvironment.org/articles/european-environment-agency-critical-shipping-air-pollution

            Lisboa já está tratar deles, conheço o projeto, atracam com os motores parados e vão ser alimentados por cabos.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vão, vão então não vão? Nem cabos têm ainda para as pirogas elektras da Transtejo, quanto mais para cruzeiros, eheheh
            Mais uns hipócritas!

    2. Avatar de Zé

      “referindo os 31% aplicados às importações da China, que prejudicam as empresas europeias que, como a BMW, produzem em solo asiático”
      Sinceramente, não me importa nada que taxem as marcas europeias que produzem na china. As taxas são exatamente para proteger o mercado, a produção e o emprego na EU. Se os carros são feitos na china, tanto me importa que sejam BYD, tesla ou BMW. Isso não trás nenhum proveito para os trabalhadores Europeus.
      Apoio totalmente a EU nestas taxas. Burro é que não as percebe.

    3. Avatar de Zé

      Nem os europeus fazem motores de combustão como faziam. Agora a maioria não vale uma peva (e de propósito).

    4. Avatar de JL
      JL

      Fazem, os japoneses por exemplo, e até os americanos.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Finalmente uma coisa acertada. E isso acontece porque não têm uns facistas não eleitos a ditar-lhes regras mimadas.

        1. Avatar de JL
          JL

          É igual, têm as mesmas regras, têm é mais dinheiro para gastar.

  6. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Na Europa (jornalistas/activistas)a unica preocupacao é se a Tesla vende muito ou pouco, portanto está tudo bem.

  7. Avatar de Max.
    Max.

    Do que disse o CEO da BMW – que pode ter puxado a brasa à sua sardinha, conhece-se o que diz a fonte – que pode ter feito as suas interpretações do que ele disse, e o resumo d post – que diverge da fonte em alguns pontos.
    Apenas quanto aos “31% aplicados às importações da China”.
    Independentemente de o fabricante ser chinês, europeu, o outro, a taxa (tarifa) aplicada pela UE às importações de automóveis fabricados na China, ou qualquer outro país – com motor de combustão, incluindo PHEV, é de 10%.
    Em outubro de 2024, a UE aprovou, relativamente, aos automóveis 100% elétricos (BEV) fabricados na China, a aplicação de sobretaxas de 7,8% a 35,3% (a somar aos 10%), variáveis conforme os construtores – por exemplo, a Tesla paga a taxa total de 17,8%, e a BMW de 30,7% (os 31% de que fala o CEO da BMW).
    Qual é a situação atual? Esses construtores, chineses e também a Tesla e europeus como a BMW, contestaram essas tarifas em tribunal, que ainda não decidiu. Prosseguem negociações entre a UE e a China para substituir essas tarifas por um valor mínimo a pagar.

    1. Avatar de Zé

      Se não querem pagar taxas, produzam na EU e paguem impostos na EU. Agora se a produção vem de fora da EU, pagam e não bufam. Era bom era produzir nos outros países e ter as mesmas regalias que teriam se produzissem cá.

  8. Avatar de JL
    JL

    Já se sabia que os fabricante europeus iam começar a miar…

    1. Avatar de Zé

      Correção:
      Marcas europeias, pois o fabrico é na china.

  9. Avatar de Atento
    Atento

    Entretanto o projeto de Hidrogénio da Stellantis foi abandonado, onde havia também mão de obra Portuguesa envolvida!
    Não havendo inovação na Europa, certamente que o resultado não irá ser bom!
    Sendo esta, elétrico, Hidrogénio ou até Combustão.

  10. Avatar de Zé

    Andam todos assanhados. Hoje fala a BMW, ontem a VW, amanhã a Audi…
    Isto é uma campanha orquestrada pelas marcas europeias para virar a opinião pública contra a EU para esta alterar as políticas.
    “A taxa tarifária mais alta na nossa indústria vem de Bruxelas”… produzam na EU que já pagam menos.
    Estas marcas são uma vergonha…

  11. Avatar de Pilar Rubiu
    Pilar Rubiu

    Portanto, espremido:
    – se têm margem para absorver os 30% de taxas, quer dizer que estão a vender com uma margem de lucro brutal! Então, quer dizer que a tanga de subirem os preços por causa da conjectura mundial e inflação nada mais é que banha de cobra!

    – “Disse Zipse, referindo os 31% aplicados às importações da China, que prejudicam as empresas europeias que, como a BMW, produzem em solo asiático”: ora bem, quando compramos um BMW estamos a comprar um produto alemão e daí o valor premium (antes eram produzidos quase integralmente na Europa/ Europa de leste), ou estamos a comprar um produto chinês montado na Alemanha? É claramente o último e por isso é que ele está chateado!!!

    A BMW e outras marcas, à medida que vão fazendo novos modelos e em especial elétricos, na realidade estão a construir quase tudo na Ásia. Importam a maioria dos componentes, entram nas fábricas alemãs ou americanas de chassis e juntam tudo. Mas o que antes era excepção de produzir na Ásia (alguns plásticos e coisas menos nobres), agora é a regra.

    Um amigo que trabalha na Alemanha já me contou da mudança perigosa da política de automóveis de lá, que é a de cada vez mais produzir na China quase tudo ja que serão carros descartáveis (apesar de caríssimos) e impulsionar a troca mais frequente (5 anos máximo). Pelo menos das marcas alemãs e francesas.

  12. Avatar de 9WaInJo11
    9WaInJo11

    Os governantes são uns bananas! Não sabem o que andam a fazer!

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu já disse que assisti ao pináculo da civilização europeia, um farol para o futuro, as caricas presas às garrafas.
    Foram anos e anos de investigação, com os melhores especialistas pagos a peso de ouro, para chegarem a esta brilhante conclusão, a salvação da europa são as caricas.

    Um orgulho viver nesta janela temporal perante tamanhos génios e notáveis feitos para o futuro da humanidade.
    Venha daí uma comissão de inquérito…

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O que se precisa é gente deste calibre que, sem medos, espetem com as verdades e abram os olhos aos alucinados da UE. Venham mais destes!

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, precisamos de mais uns Trump’s na Europa.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem duvide. Esses tretas alucinados têm que ser corridos rapidamente. Só fazem porcaria, empobrecem a UE+UK em prol dos xinos

        1. Avatar de JL
          JL

          LOOOOOOL

          Vá alucinando.

  15. Avatar de timoteo dos snatos
    timoteo dos snatos

    Puseram uma anormal a controlar a UE com traumas climaticos e depois tivemos uma industria automovel que baixou a calcinhas a alucinada e seu sequito o resultado está a vista a China invadiu a europa e está dominada, como consumidor olho para os motores (sim porque sempre comprei os carros pelo motor ) e fujo a sete pés dos novos, onde estarão os verdadeiros engenheiros, dos smartphones com rodas, é mais uma aberração mental de quem a muito deixou de usar o cerebro , passou a ser mais conduzido.

    1. Avatar de JL
      JL

      Estas politicas já existem há mais de 30 anos, e vai continuar a ser assim.