UE lançou solução de verificação de idade online! Qual o objetivo?

63 Comentários

A União Europeia lançou uma aplicação-piloto de verificação de idade para impedir que menores acedam a conteúdos impróprios como pornografia, jogos de apostas e certos conteúdos em redes sociais.

UE lançou app para vedar conteúdos impróprios a menores de idade


O lançamento desta app aconteceu nesta passada segunda-feira, e estará disponível na França, Espanha, Itália, Dinamarca e Grécia, com versões adaptadas a cada legislação nacional.

De acordo com o comunicado…

Hoje, a Comissão apresentou diretrizes sobre a proteção de menores, bem como um protótipo de aplicação de verificação etária, ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais. Estas medidas visam garantir que as crianças e os jovens possam continuar a usufruir das oportunidades do mundo online – como o ensino, a criatividade e a comunicação – ao mesmo tempo que se minimizam os riscos, incluindo a exposição a conteúdos e comportamentos nocivos

redes sociais

Como funciona a solução de validação de idade?

  1. O utilizador pode provar que tem mais de 18 anos sem divulgar dados pessoais sensíveis.
  2. A aplicação usa tecnologia da futura Carteira de Identidade Digital Europeia (eID Wallet), prevista para 2026.
  3. Os dados são processados de forma segura e privada, respeitando o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

De referir que a Comissão Europeia está a investigar empresas como X (antigo Twitter), TikTok, Instagram e sites de pornografia, por alegadas falhas na verificação da idade dos utilizadores.

Como referido, este mês dar-se-à início do teste da app nos 5 países e em 2026 será o lançamento previsto da eID Wallet em toda a UE. Todo o processo pode ser consultado aqui.

 

Leia também:

Europa prestes a proibir redes sociais para menores de 15 anos

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo caveira
    Hugo caveira

    A minha filha de 9 anos continua a usar tiktok e a europa não manda nada! Em minha casa mando eu! Hahaha

    1. Avatar de RAVEN
      RAVEN

      Desde que não seja como algumas (tantas) “espásticas” que do nada se põem com gestos totalmente alheados e tiques marados…

    2. Avatar de carlosf.
      carlosf.

      És o meu herói, parabéns. Quando for grande quero ser como tu.

    3. Avatar de Vilna
      Vilna

      Para abrir conta é necessário 13 anos, ou seja, mandou a criança mentir. Está tudo bem. É a sociedade que temos e a sociedade que haveremos de ter.

    4. Avatar de Fusion
      Fusion

      Algures no passado alguém disso isto:

      “A minha filha de 9 anos continua a fumar e a europa não manda nada! Em minha casa mando eu! Hahaha”

      Isto aquando da legislação sobre o tabaco e respetiva proibição nos espaços escolares.

      O que nos diz a história? No que toca ao progresso sempre houve pessoas assim como o Hugo, mas acredite Hugo, a civilização humana tem já alguns anos, e curiosamente sempre sobrevivemos sem a necessidade das crianças estarem a frente de um ecrã enquanto estão em crescimento.

      Dito isto, muita força desse lado e confie, a sua filha vai sobreviver, e quem sabe um dia ainda agradeça esta medida.

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não é à toa que a sociedade chegou ao ponto em que se encontra…

    6. Avatar de eachtime
      eachtime

      Quem manda em tua casa é o Xi Jioing

  2. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Excelente medida, que se deveria aplicar tanto à venda de tabaco como à venda de álcool para menores de 18 anos.

    1. Avatar de Ruu
      Ruu

      Caro Rui será que poderia enviar o seu de forma a comprovar que estou a interagir cibernéticamente com um indivíduo com a idade igual ou superior a 18 anos.

      Não leve a mal, são medidas pró-activas de forma a evitar males menores. Poderia chegar-se a frente e comprovar?

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    A união europeia (ue) não está preocupada com «…a proteção de menores…» nem com «…a exposição a conteúdos e comportamentos nocivos…», isso é a fachada e o pretexto para implementar um sistema que permitirá à união europeia (ue) obter a identificação dos internautas seja em que contexto for.

    Vai ser interessante ver o que é que a união europeia (ue) considera como «…conteúdos e comportamentos nocivos…» tendo em conta que a própria união europeia (ue) é dos maiores promotores e financiadores de conteúdos prejudiciais e extremamente nocivos como a ideologia do homossexualismo/pedofilia (também conhecida como «lgbt+»/«ideologia de género/«woke»), ou a cultura do cancelamento.

  4. Avatar de ໃຈຮ້າຍ
    ໃຈຮ້າຍ

    Ui! Eu como adulto agora tenho que me identificar com a “futura Carteira de Identidade Digital Europeia” para ver sites de adultos e para ficarem a saber quais as minhas preferências porque os papás não sabem ter mãos nos meninos.
    Para que serve o controlo parental?

    Boa desculpa para controlar o Povo e ficarem a saber a minha cor política e outras coisas, através das redes sociais.

    Bem que o já falecido Benjamin Franklin dizia com razão e não havia internet:

    “Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança, não merecem nem liberdade, nem segurança.”

    À Povo, Povo!!! Cada vez mais caminham para serem uns fantoches.

    1. Avatar de Ruu
      Ruu

      +1 e os meninos dos Anti-teorias comem isto e engolem sem papas na língua e até repetem! Obviamente que isto não é sobre crianças.

      Vai afectar a todos nós. E como é óbvio é uma forma de nos controlar online e saberem se realmente somos. Já não basta o reconhecimento facial, tem de ter a certeza quem é quem.

      Mais uma vez os Anti-teorias dos países das maravilhas a engolir a seco esta papada. E a UE a rir-se disto. Porque a maioria papou e bem!

      Tenham controlo parental pelas próprias maus!

      Agora é engolir.

    2. Avatar de Nuno Magalhães
      Nuno Magalhães

      O Benjamim Franklin é que tinha razão em ter escravos.
      Seria desta liberdade que ele não queria abrir mão? Ou essa frase era apenas para apelar ao aumento de gastos na defesa da nação?

      Curiosamente, pelo menos em relação à primeira até ele reconheceu que estava errado.

      1. Avatar de ໃຈຮ້າຍ
        ໃຈຮ້າຍ

        “Seria desta liberdade que ele não queria abrir mão?”

        Ele manteve a escravatura ou foi um dos denfores na abolicao?
        Sim, Benjamin Franklin, um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, teve escravos em sua vida. No entanto, sua visão sobre a escravidão evoluiu ao longo do tempo. Inicialmente, ele possuía escravos, mas mais tarde se tornou um defensor da abolição da escravidão. Em 1787, Franklin se tornou presidente da Sociedade Abolicionista da Pensilvânia e, em 1790, apresentou uma petição ao Congresso dos Estados Unidos pedindo a abolição da escravidão. Essa mudança de perspectiva reflete um desenvolvimento significativo em sua compreensão dos direitos humanos e da igualdade.
        Pelo menos enxergou a verdade, enquanto outros seguem cegamente a retórica da mentira e não mudam, mesmo apresentado factos visíveis.
        E tu já mudaste com História de Portugal dos últimos 50 anos?

        1. Avatar de ໃຈຮ້າຍ
          ໃຈຮ້າຍ

          Caro Pedro Pinto podia ter corrigido a minha calinada “foi um dos defensores da abolição?”
          Se for possível agradeço a correção
          Obrigado.

    3. Avatar de danny
      danny

      Pois é! Grande treta e grande desculpa. Falam das crianças e sua proteção, mas só quem é cego e surdo é que anda consegue analisar o que se passa! E lá se vai a privacidade de que tanto se gabam. QUalquer dia, com essa tal Carteira de Identidade Digital Europeia, eles irão controlar as nossas viagens, gastos e onde gastamos de uma forma muito instantânea. Será tão rápido que no momento em que quiseres comprar algo, terás de justificar o porque dessa compra.

      1. Avatar de Indomado
        Indomado

        “terás de justificar o porque dessa compra.”

        Isso já acontece em alguns Países ditos democráticos e alguns bem perto de nós (Europa), tenho amigos que estão nesses Países, que relatam que quando precisam de levantar dinheiro deles no Banco, tem que justificar aonde o vão gastar e se a justificação não for plausível agarras-te aos tintins e não levas nada.

        O que mais ainda virá, pior, é ainda termos mansos que acreditam em Fadas Madrinhas, para proteção das criancinhas.

  5. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    “segura e privada,” nunca foi verdade não vai ser agora.

    O tik tok já devia ter sido banido há muito

  6. Avatar de Max.
    Max.

    Resumindo:
    1/2/3 – Alguém recebe uma prova de idade, de ter, por exemplo, mais de 15 anos (para acesso às redes sociais) ou mais de 18 anos (para acesso a sites para adultos) – há de ser um código válido por um certo período de tempo
    4 – Alguém (pode ser outro alguém) – pede acesso a um serviço online (rede social, ou site para adultos)
    5 – O site pede o comprovativo de idade – que alguém obteve em 3
    Que chatice, os filhos vão-me andar sempre a chatear: “Ó pai, ó pai, manda-me aí um comprovativo de idade para entrar no meu Face”.
    Os australianos que já andam de volta disto há mais tempo, tinham chegado a uma aplicação que consideraram pouco fiável, que estimava a idade a partir de uma imagem obtida pela câmara do equipamento. Aí teria que ser: “Ó pai, ó pai, anda aqui dar a cara que não consigo entrar no meu Face”.
    A solução da UE é mais prática. Será que haverá sites a fornecer “códigos comprovativos da idade”?

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Assim que a app comece a ser desmontada, rapidamente aparecerem apps, de outras fontes, que conseguem replicar os códigos. Assim, qualquer site receberá um código válido, para a pessoa, mesmo que tenha 12 anos, de idade.
      Antigamente, era preciso registar, um cartão, de crédito, para validar que tinham, mais de, 18 anos. Até descobrirem que, os jovens, criavam um cartão, numa payshop, para carregar 20 euros, para sites de apostas, registavam, esse cartão em 7000000 sites, pagavam, os 20 euros, no site de apostas (ou 500 euros, nas criptomoedas) e tinham 18 anos por 3 anos, até precisar de repetir a operação. Alguns até se limitavam, a usar a app, no telemóvel, dos pais, para criar um mbnet, de 1 euro. Voilá, acesso livre a tudo quanto era site.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    A desculpa dos menores é uma bela forma de controlar para saber a quem pertence cada conta de cada adulto nas redes sociais.
    Povo tapadinho, por mim vou ignorar isso e todo o site que me pedir isso mando o mesmo passear. (VPN com IP de país que não seja da UE).

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Só se usar sites chineses, tailandeses, russos ou africanos… EUA, Canadá e Europa, querem usar, formas semelhantes.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Não amigo a UE só pode meter estas regras para pessoas da UE, se eu tiver um IP da América eles não podem impor nada!

  8. Avatar de Factos
    Factos

    Que bom, passam a ser inuteis a partir dos 18.

  9. Avatar de Ruu
    Ruu

    O objetivo? Controlar o que fazemos!

    Não venham com lenga lengas. Eu concordo que as crianças não devem ter redes sociais principalmente o Snapchat tão cedo! Isso concordo.

    Mas não sei soluções sem invadir a privacidade das pessoas, não sei nenhuma solução à vista. Pelo menos que não afecte os dados e as informações sensíveis dos utilizadores!

    Não concordo com isto. Basicamente é um passaporte para nos controlar. Virtualmente! Porque fisicamente já existe o BI. É mais um truque da UE para terem acesso a (PII) e “utilizarem as crianças como desculpa” de forma aos Europeus aceitarem bem estas decisões.

    Vai tocar a todos. E os adultos também terão que verificar é? Ou é a apenas as crianças? Como é que vai saber? Reconhecimento facial? Com ordem de quem? Onde vai parar as fotos de verificado de reconhecimento facial das redes sociais e para que fins são usados?

    Pois pois, ah e tal são removidos dos servidores. Claro que sim, bebe. Por isso é que já introduziram acesso da IA nas conversas Messenger, WhatsApp… etc etc.

    Boa sorte! E isto não vai sobrar para as crianças!

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Validar idade, só precisará de o fazer 1 vez, por ano ou 3 anos, se carregar um cartão, de crédito, que tenha a sua identificação.

  10. Avatar de nhecos
    nhecos

    Os comentadores antes de colocarem o chapéu de folha de alumínio, convém que leiam a forma como vai ser implementado. Se de facto a implementação seguir estas normas, é de facto seguro. Trata-se essencialmente na validação de um certificado que não estará associado a uma pessoa identificável. O problema estará eventualmente numa mudança da implementação no futuro, em que do lado do servidor passa a existir um registo entre o certificado e a pessoa que pediu a sua emissão, bem como o registo das instâncias em que a validação do certificado é em feita.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Tu ainda acreditas no Pai Natal?

      Achas mesmo que não dá para corresponder o id a determinada pessoa?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        depende de como a solução for criada, se for desenha para haver correspondência sim, caso contrário não.. ao abrigo das leis europeias, não o podem fazer

    2. Avatar de Ruu
      Ruu

      Nós temos os chapéus de folha de alumínio. Já tu tens lentes de folha de alumínio no olhos. Para não veres como deve ser.

      É ridículo estes anti-teorias como tu. Papam tudo o que lhe dizem. Até se lhe disserem que é seguro e que não há acesso de terceiros nem dos governos. Até nisto vocês caiem.

      Imagina no WhatsApp que diz não ter acesso a conversa nenhuma! Nenhuma! Papam isto fácil, é natural. Tu gozas dos “chapéus de alumínio” mas são eles quem no final gozam contigo, porque a verdade vem sempre ao de cima daqui a alguns anos ou meses.

      Por tanto não sei…. Algo diz que papas e engoles tudo o que te dizem. É por isso que cais em lengas lengas. Mais depressa és scamado que uma pessoa com “chapéu de folha de alumínio”.

      inb4 🙂

    3. Avatar de ໃຈຮ້າຍ
      ໃຈຮ້າຍ

      “a forma como vai ser implementado.”
      Pois, dá para perceber que ainda acreditas no Pai Natal e que as bruxas existem.

      Mãe Santa, dá neurónios a esta gente de maneira que tenham lucidez e capacidade de visualizar o futuro e quais as consequências por acreditarem na história da Carochinha.

    4. Avatar de nhecos
      nhecos

      E eu volto a dizer – leiam. Depois quando terminarem podem voltar aqui e falar em palas nos olhos e engolir à vontade. Até lá só estão a atirar postas de pescada ao ar.
      A solução em principio será open-source e o roadmap já está disponível. A EFF também tem uma série de artigos a analisar mais a fundo a proposta, e de facto mais uma vez a preocupação maior de de eventuais desvios às normas e ao facto de certas normas não serem explicitamente mandatórias.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Para quê ler? É mais fácil mandar bitaites…

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Já li e tornei a ler, e o que vejo é a privacidade na internet na UE a ser diminuída.

        Não tarda nada vais ter que que apresentar o ID para a internet ligar, não faças barulho e aceita tudo que te dão que vais ver o que o governo te faz.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Quando se usa argumentos utópicos que razão há para acreditar neles?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Eles gostam assim deles, amestrados.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          vão implementar algo que vai contra as próprias leis da UE?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Um ID que não identifica ninguém, mas que consegue saber se tens mais de 18 anos, lol és mesmo assim tão crente?

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Mário nota-se logo que não percebes nada de programação

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não sou crente, sei do que falo, e tu?

      3. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Está a esquecer um pormenor básico: O tal certificado irá recolher 100%, dos seus dados pessoais, para ser emitido, o certificado. Assim que seja emitido, o site, que quer visitar, terá de receber, a sua informação, em como recebeu o certificado digital, que vai usar.
        Agora pense lá como é que o site base, não o vai identificar, ao site que quer visitar? Ou acha que qualquer site, de adultos, apostas ou que tenham limitações de idade, vão aceitar instalar 600GB de dados, que não sabem o que é?
        É que o addon, para validar a identidade, funciona na app, obrigando, a mesma app, a registar 100% de tudo o que você faça (viu que não pode usar usada em modo anónimo? Ou não leu tudo?).

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O site não recebe nada, o site tem API que pede a validação à app da EU, assim que essa app lhe dá a validação o site da acesso para aquele token id único..
          Imagina o funcionamento de um 2FA..

  11. Avatar de PermanentRecord
    PermanentRecord

    Se for possível identicar e seguir cidadãos e que serviços utilizam então não deviamos aceitar isso como solução para verificação de idade.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Já te seguem há muitos anos e achas só agora, que será isto que te irá seguir….

      1. Avatar de PermanentRecord
        PermanentRecord

        Palavras tuas não minhas, é obvio que não é só isto nem é só de agora.
        Outra vez, por outras palavras e simplificando, apenas disse que abdicar de privacidade para verificação de idade não é o caminho.

  12. Avatar de narcesudo
    narcesudo

    O “Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados” (RGPD) parece cada vez mais ter sido criado para estas coisas… se respeita o RGPD então está tudo bem, dizem eles. Pois sim!
    A verdade é que cada vez somos mais atropelados nos nossos direitos fundamentais. Nós que pomos a sociedade a funcionar, cada vez somos mais afrontados nos nossos direitos e cada vez nos impõem mais deveres… a outros, parece acontecer precisamente o contrário!

    1. Avatar de PermanentRecord
      PermanentRecord

      O RGPD não é completamente mau, mas é insuficiente. Não resolve e acho não existe para resolver o essencial que é o abuso na recolha de dados em tudo e mais alguma coisa, as big tech, multinacionais e empresas grandes usam e abusam como se não houvesse amanhã.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      26% dos investidores, europeus, em cripto-activos, tinham, menos de 18 anos, até 2021.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      também não usas o gov.id?

      1. Avatar de antihero
        antihero

        Caramba que raio de comparação, isso para serviços do estado e afins é aceitável, não para tudo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Porque não? É a mesma coisa, em PT até podiam implementar esta funcionalidade dentro do gov.id que já guarda essa informação.. a abertura de uma API de validação do gov.id a terceiros seria só uma questão de vontade política

          1. Avatar de outro zé
            outro zé

            porque a menos que seja completamente transparente e anónimo não obrigado

  13. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Não faria mais sentido obrigarem as marcas de telemóvel a terem controlos parentais em vez de identificarem todos os utilizadores?

    Cheira mais a controlo da população do que segurança das crianças.

    1. Avatar de rjplopes
      rjplopes

      Tens controlos parentais em ambos os sistemas operativos móveis. Não é necessário o fabricantes de telemóveis implementarem nada. Mas o que se vê na realidade, é que a maior parte dos pais não se dá ao trabalho de os utilizar.

  14. Avatar de Profeta
    Profeta

    Porque e que eles se preocupam com isso ? A mim me parece mais uma desculpa para controlar seja o que for. Na verdade as criancas pertencem as familias, e sao estas que tem a ultima palavra. Vao dar banho ao cao.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vou ser honesto e um bocado rude.
    Acho que ninguém aqui é nabo que não usa apps de banco, site da finanças, SNS 24, cenas assim.
    Ou também é tudo clandestino que rouba wifi do vizinho porque não têm contrato com a operadora.

    Ponto em questão.
    Tanto o governo como a operador sabe perfeitamente quem é quem se tivermos hábitos de web “normal”, Repito-me, se uma pessoa usar apps de bancos ou e-faturas ou site finanças ou até SNS 24. Bye bye anonimato ponto.
    Ta tudo preocupado ah segurança e tal, mas no entanto … yeah ironia certo?

    Adiante pelo que eu percebi da leitura e da pouca pesquisa que fiz.
    Vai depender de casa país fazer o seu sistema de deteção de idade.
    Vou da um exemplo.
    Eu acho que Portugal (Opinião pessoal), devia de fazer algo dentro do portal das finanças, visto que é um site que toda a gente utiliza para declarar a tratar dos impostos, e se serve para tratar de impostos, deve servir para emitir confirmar idades… basicamente um “código” User X (Idealmente não iria usar o nosso nome) têm acima de 18 anos, deixa entrar… ou tem 9…. corta…
    Por isso a não se que seja malta ilegal e clandestina ou pior… malta que não sabe criar filhos… ninguém deve ter problemas com isso.

    Abraços de alguém que usa a cabeça para pensar.

    1. Avatar de Indomado
      Indomado

      Já que usas a cabeça para pensar, diz -me se há ou não probabilidade de, com esse “código” cruzarem dados. Ou seja, na minha modesta opinião, foste pôr a mão na boca do lobo. Achas que não vais ser mordido com essa tua sugestão? Qualquer Hacker explicava-te isso com facilidade e exemplos.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Portugal tem o gov.id não precisa de mais nada..
      A tua honestidade afinal é puro desconhecimento

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Ze o que te leva a acreditar que havera necessidade de haver identificacao de todos os sites identico ao que existe desse gov.id e outros ? O mundo fica melhor pior ? Qual a tua opiniao ? E a privacidade e para as urtigas neh ?

  16. Avatar de andre
    andre

    Ou seja, o inicio do controlo de identidade digital.
    Começa assim para alegadamente proteger as crianças.
    Qual o objetivo final? Identificar o opositor politico para o poder prender.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      andre, para isso de controlo teremos o euro digital.
      O pessoal nem imagina o que aquilo pode ser, se controlado por gente diabólica, tipo esta gente que lá está agora…

  17. Avatar de Zé

    Mais um projeto que não vai a lado nenhum. Estou mesmo a ver qualquer pessoa com meio cérebro a dar a volta a isso ou *gasp* procurar alternativas que não pedem verificações.

  18. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O que eu gosto mais da UE e dos seus sabujos pagos a peso de ouro para serem burros que nem portas é das caricas que não saem.
    A melhor invenção depois da roda.
    Gosto quando os meus impostos são bem usados.

    Só em patentes a UE pode ir buscar rios de dinheiro.