Também reparou que o YouTube parece ter cada vez mais publicidade?

50 Comentários

Os utilizadores queixam-se do incómodo que é estar a ver um vídeo e ele ser, repetidamente, interrompido com anúncios. Às vezes, vários seguidos. E a comunicar a mesma marca. Também reparou que o YouTube parece ter cada vez mais publicidade?



Recorda-se que o YouTube nem sempre mostrou publicidade? A estratégia foi adotada em 2007 e, desde então, o número de anúncios apresentados foi aumentando, progressivamente.

De facto, os utilizadores têm mostrado desagrado relativamente à quantidade de anúncios que são obrigados a ver por vídeo – tendo em conta que, em muitos casos, nem sequer podem avançá-los.

the amount of ADS on YouTube is actually becoming unbearable and insufferable.
byu/GreenSaladPoop inyoutube

Este excesso de anúncios é particularmente notável nas televisões, onde são transmitidos novos formatos interativos, desenhados para dispositivos conectados, como feeds de produtos e códigos QR, permitindo a compra direta ou acesso a partir do ecrã.

Citando a PMK, já existem números que mostram os resultados desta inundação de anúncios no YouTube: mais de 50 milhões de conversões mensais em média no quarto trimestre de 2024.

Ainda que muitos utilizadores consumam conteúdos através do telemóvel ou computador, o YouTube tem crescido de forma sustentada nas smart TV, nos últimos anos.

 

Publicidade cresce a par do YouTube…

Segundo a Nielsen, a plataforma de vídeo tem registado um crescimento geral constante e significativo: mais de 120% desde 2021.

Aliás, em maio de 2025, ocupava a posição de liderança entre as plataformas de streaming, com 12,5% do total de visualizações na televisão, acima da Netflix ou Prime Video, e ultrapassando a televisão tradicional no seu próprio terreno.

Sobre a publicidade no YouTube, recorde que esta nem sempre foi tão invasiva quanto é hoje em dia, estabelecendo-se em banners discretos, por exemplo, fossem estáticos ou dinâmicos.

Ao longo do tempo, contudo, e à medida que a plataforma foi procurando meios de monetização, os anúncios foram sendo introduzidos, com mais e mais frequência, resultando numa receita colossal para o YouTube.

Atualmente, na plataforma de vídeo, os anúncios podem ocupar entre 15% e 20% do tempo total de visualização de um vídeo, segundo uma reportagem do Xataka. De facto, é comum encontrar dois ou três anúncios em vídeos de 10 minutos e até cinco interrupções em vídeos com mais de 15 minutos.

Não fosse tudo isto suficiente, o YouTube tem reforçado as medidas para ajustar a publicidade aos utilizadores e impedir que a passem à frente: desde continuar o anúncio mesmo que a reprodução seja posta em pausa na Smart TV, por exemplo; até dificultar a utilização de adblocks, como já vimos várias vezes.

Neste cenário, impõe-se a questão: estará esta abordagem estratégica do YouTube a prejudicar a experiência dos utilizadores e a afastá-los da plataforma?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    O meu adblock funciona bem. Zero pub.

    1. Avatar de Dani Marcos
      Dani Marcos

      Qual é?

        1. Avatar de Joao leonardo
          Joao leonardo

          Russo, não es muito inteligente

    2. Avatar de Xtremis
      Xtremis

      Isto. Adblock e clientes alternativos em Android, zero anúncios há já muitos anos.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Vejo muito pouca coisa no YouTube, mas só para contrariar o abuso da Google até no iPhone pus YouTube da SideStore e nem sou a favor de sideloading

    1. Avatar de cK
      cK

      Reparei. Está quase ilegível. Estou quase a abandonar o YouTube de vez

  3. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Se a tua publicidade interfere no vídeo que estou a ver, nunca comprarei a tua marca! Um vídeo de 5 segundos no inicio ainda é aceitável, interromper o vídeo é como acordar um cão a dormir. Ás vezes até paro de ver!

    1. Avatar de PM
      PM

      5 segundos?? E aqueles que são de 30 ou mais? Já para não falar que durante um video aparecem 3 anúncios.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os youtubers (portugueses) já chegam a ter 15 minutos, em 25 slots, para vídeos de 20 minutos. Passam 45 segundos, pimbas 1 minuto de publicidade, 2 minutos do “criador de conteúdos”, pimbas 5 minutos de publicidade a casas de apostas e, alguns, porno; mais 5 minutos, mais 2 minutos de publicidade (a casas de apostas)…

  4. Avatar de tim apple
    tim apple

    o youtube tem pulicidade?

  5. Avatar de narcesudo
    narcesudo

    Se fosse só o youtube… mas o que não faltam são sites com publicidade aos pontapés. E então aqueles sites (que existem também aos pontapés) em que apenas queremos ler umas coisinhas e, assim do nada, vemos que ficámos ligados também a (largas) dezenas de outros domínios, todos certamente muito inofensivos!

  6. Avatar de EC
    EC

    Uso o YouTube Premium e recomendo:
    – Sem anúncios
    – Dá para fazer download e ver offline
    – Inclui YouTube Music (uso com o meu Galaxy Watch para correr sem telemóvel)
    – Dá para ouvir com o ecrã desligado ou noutras apps
    – Para criadores, permite vídeos com +15 min
    – Preços: 8,49€ individual, 12,99€ família, 4,99€ estudante

    Desde que uso, nunca mais quis voltar à versão grátis.

    1. Avatar de rubenp
      rubenp

      é por isso que nao param por povinho como tu

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      E porquê pagar quando são os outros que estão interessados em mostrar? Temos que os aturar e pagar por cima? Sou explorado 2 vezes

      1. Avatar de freakonaleash
    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Criadores de conteúdo portugueses receberam 98300 milhões de euros, do Youtube, em 2024. Imagine lá de onde apareceu essa batelada de dinheiro e até percebe, como, alguns, compram carros de 500000 euros ou vão 7 meses, para Balim na Indonésia, fazer vídeos ou pagam 130000 euros, pelo arrendamento, da vivenda, onde fazem vídeos e 29 festas, com convidados.

  7. Avatar de mushlom
    mushlom

    Desisti de ver na tv. Só com cast e ublock

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Smarttube

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nas rádios, podemos ouvir uma música sem interrupções de publicidade. No YouTube é constrangedor.
    Com o browser Bravo posso ouvir músicas no YouTube sem publicidade e com o ecrã desligado

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Depende das rádios e do programa que está a dar. Eu acho que devia ser punível por lei interromper uma música para algo que não seja uma informação de emergência, estão a deturpar uma obra de arte e a corromper a visão dos autores.

  9. Avatar de Pintor
    Pintor

    Ao me aparece publicidade alguma.

  10. Avatar de Marco
    Marco

    Podiam colocar a publicidade, mas com a opção de saltar caso não fosse do interesse do utilizador.
    Os anuncios supostamente são direcionados com algoritmos para chegar a um publico alvo, obrigar alguem a ver so porque querem parece lavagem cerebral e devia ser proibido!

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os “criadores de conteúdo” podem escolher 9833307486524545490340 (dados de hoje) tipos de anúncios, de 23620 categorias. Se pagaram 700 euros, passam a poder usar 2000 dessas categorias, incluindo casas de apostas, investimentos crypto e outras coisas. Depois recebem comissões de 1 cêntimo até 10000000 euros, baseado no tempo, que os seguidores, viram vídeos, dessas pessoas.
      Claro que se o “criador de conteúdo” paga, escolhe o máximo de anúncios e pimbas 60 minutos, de publicidade, por cada hora e meia de vídeos disponibilizados.

  11. Avatar de Anung
    Anung

    Não reparei. A publicidade para mim continua a mesma desde sempre, ou seja, Zero!

  12. Avatar de Eccos
    Eccos

    Adoro meu Brave Browser por isso, não vejo publicidade a anos…

      1. Avatar de AntiAd
        AntiAd

        Sem publicidade desde 2020… brave browser + mais apk alternativos a essa plataforma do demo-ad

    1. Avatar de SérgioB
      SérgioB

      Também uso sempre no telemovel, mas não consegui por a bombar na minha Nvidia Shield 🙁

  13. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    De facto tem sido insuportável e a tal,ponto que passei a usar o YouTube no browser e com Adblock. Usar a app nativa é frustrante e insuportável, tive de desistir.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É quase como se o Youtube quisesse vender subscrições de 9,99 € mensais do Youtube Premium.

    Se houvesse uma adesão massiva ao Youtube Premium, provavelmente introduziam novamente publicidade e criavam um qualquer novo plano onde a pessoa teria de pagar ainda mais para ver sem publicidade… porque eles querem mesmo é mostrar publicidade e simultaneamente ganhar dinheiro de uma subscrição para maximizar o lucro.
    Tendo em conta a Netflix, o Youtube provavelmente deveria estar a cobrar 50€ ou mais por mês para haver alguma esperança do cliente não ser apenas uma fonte de despesa.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Faziam como anda a fazer a netflix: “São só 400 minutos, por mês, para quem pague 12,99 ou 50 minutos para quem pague 49,99, mensalmente.”
      Todos estão a ir por aí, por causa do preço da pub se ter despenhado 91,64%, nestes 3 anos.

  15. Avatar de Torrão
    Torrão

    A publicidade hoje em dia, é uma praga.

  16. Avatar de João
    João

    É verdade. Está quase impossível. Aumentou em demasiado. Já até diminui o uso.

  17. Avatar de sergio ramos
    sergio ramos

    A estratégia nojenta do YouTube, e de outras plataformas, ou mesmo redes sociais como “Meta”, é inundarem-nos cada vez mais com anúncios, saturando a nossa paciência, até termos inevitavelmente que pagar uma SUBSCRIÇÃO mensal $, para ver menos ou nenhuns anúncios.
    Muitos vão pensar “não pago, que se lixe, deixo de usar”, mas assim deixaremos de usar tudo. Qualquer plataforma e rede social, está repleta de anúncios, seja TikTok, Instagram, etc.
    Está insuportável.

  18. Avatar de Pdramorim
    Pdramorim

    Duas palavras: Brave browser

  19. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Por mim até podia ter publicidade do início ao fim de um vídeo, eu vejo zero dela, uBlock Origin limpa tudo.

  20. Avatar de Saiyajin
  21. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    A publicidade é uma praga em todo o lado.
    Entendo que l youtube queria arrecadar dinheiropara pagar aos criadores e etc.
    Mas no inicio de cada video seria o suficiente, agoda sim notei aumento de publicidade e havia mesmo alturas que ver conteudo no youtube era complicado, eu até estava a deixar passar a pub para ajudar, mas como estava impossivel assistir conteudo, voltei a ativar o adblock.

  22. Avatar de Rui
    Rui

    Definitivamente a abandonar o youtube

  23. Avatar de SoRir
    SoRir

    Não vejo publicidade EM NENHUM SITE desde 2008/2009.

  24. Avatar de Zé

    Só reparei em alguns Youtubers que abusam. Esses meti na lista negra e não vejo anúncios nos videos dele.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Os gulosos “famosos”, pagam 700 euros e metem 8000 a 2 milhões de minutos, por semana, nos vídeos, que disponibilizam. As pessoas acham que 15 minutos, do vídeo, e apanharem 20 minutos, em 5 clips, pelo meio do vídeo, é natural… quem ganha é o “influencer” e o youtube. É que os “criadores de conteúdo” não querem que, quem veja, seja subscritor, do youtube premium, pois o que recebem, chega a ser 99,9% abaixo de qualquer outro, pelo mesmo tempo de visualizações. O youtube quer vender subscrições, para incentivar canais próprios, em que existem outras subscrições. Acaba por ser uma bola de neve. Os youtubers, que sacavam 2 milhões de euros, em 2020, por ano, hoje pagam impostos, e precisam de 760000% mais visualizações, do que precisavam, para o mesmo valor. E, cada mês, precisam de 10% a 30% mais, pois vão perdendo receita, mesmo que publiquem mais e tenham mais visualizações. Daí que, já voltaram ao vender publicidade, nos seus próprios vídeos, reduzindo a monetarização, que pode cortar 95% da publicidade.

  25. Avatar de Mário
    Mário

    Não notei nada, ublock original limpa tudo.

  26. Avatar de 9WaInJo11
    9WaInJo11

    Firefox + uBlock Origin. Zero publicidade!

  27. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Pior são os directos no YouTube com publicidade pelo meio. Uma pessoa acaba por perder o os minutos que foram para a publicidade

  28. Avatar de Palm
    Palm

    Eu tenho problemas de dependencia. Cmpro tudo o que vejo noa anúncios. Então consegui um atestado médico. Agora já vejo videos sem publicidade.
    tem é que ser na app do SNS.

  29. Avatar de jk
    jk

    O que me irrita e estar a ver um video e a meio do video aparecer publicidade assim do nada
    o youtube esta abusar estao muito ganancios qualquer dia as pessoas começam a deixar de ver youtube de vez