Tesla Model 3 é o carro mais seguro de 2025, segundo a Euro NCAP

71 Comentários

A segurança é um dos elementos mais importantes de um automóvel e, por forma a dar a conhecer ao consumidor as melhores e piores alternativas neste campo, a Euro NCAP conduz testes. Os resultados, recentemente divulgados, mostram que o Tesla Model 3 é o carro mais seguro de 2025.

Tesla Model 3 novidades carro elétrico

A Euro NCAP submeteu 20 modelos aos seus rigorosos testes de impacto e, até agora, 14 obtiveram a classificação máxima de cinco estrelas, após a adoção de critérios mais exigentes desde 2023.

Além dos testes de colisão frontal e lateral, são avaliados os sistemas de deteção e desvio de peões, ciclistas e motociclistas em cruzamentos, proteção ativa noturna, sistemas de assistência ao condutor (ADAS), monitorização da atenção do condutor e o recente sistema de assistência de velocidade, obrigatório desde julho de 2024.

O líder da tabela é o Tesla Model 3, seguido pelo Lynk & Co 02 e o Polestar 3, que se destacam em matéria de proteção ativa e passiva.

[Vídeo original]

O Model 3 da Tesla conseguiu uma pontuação notável de 87% em tecnologia de assistência, apenas igualada pelo Voyah Courage, uma marca da Dongfeng.

Além disso, o elétrico destaca-se pela proteção de peões e pelo sistema de deteção de crianças no habitáculo.

A Euro NCAP alerta, contudo, para o risco de se confundir o seu sistema Autopilot com condução totalmente autónoma.

 

Forte presença chinesa no ranking da Euro NCAP

Além do Polestar 3, entram na lista da Euro NCAP o Geely EX 5, do Grupo Geely, com 339 pontos e 83% em segurança ativa, e o Zeekr X, também do Grupo Geely, que se destaca pela proteção integral, e tecnologia de travagem e portas seguras.

A completar o leque de automóveis com notável segurança ativa e passiva está o Volkswagen ID 7, Mercedes Classe E, Audi Q6 e‑tron, Zeekr 001 e Mazda CX‑80.

Entretanto, numa tendência que se vai vendo noutros contextos, os carros fabricados por marcas chineses estão a conquistar o seu espaço, também, na Euro NCAP. Dos 10 primeiros classificados, cinco são chineses e apenas três são europeus.

 

Leia também:

Fabricantes avisam que as normas Euro NCAP ameaçam os carros pequenos e acessíveis

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    Estão sempre a dizer que o pessoal está a vender os Tesla, alguém quer vender o seu?

    Ando a procura deste modelo mas baratinho como estão sempre a dizer que existe, já procurei em nn de sites mas não vejo nada barato.

    1. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      +1, tem andado há procura também e nada.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      O que é baratinho?

      Um carro que novo custa mais de 40000 e ao fim de 4 anos vale mesnos de 20000 não é barato?

      1. Avatar de Fernando P
        Fernando P

        Isso acontece com todos os elétricos, Uns mais que outros mas a desvalorização é acentuada

        1. Avatar de KingSOL
          KingSOL

          E depois dos comentários nazis do Grok os Teslas ainda ficaram mais baratos.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Dos electricos ainda são dos que desvalorizam menos. Será que a malta é toda nazi?

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Arranja me lá um a 20k com poucos km sff

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Não sabes usar o standvirtual??

          Tens lá model 3 á volta de 100.000 km a menos de 20.000 e ainda podes negociar.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Parece me que tu é que não sabes usar o standvirtual porque no standvirtual só há 2 teslas abaixo de 20k com esses km e estes custam 19k por outro lado tens milhares de carros com essa km abaixo de 20k muitos deles “premium” portanto a tanga do desvalorizam muito também fica um bocado por terra

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Vai lá outravez vá…..

            Só assim rápidamente estão lá 12 entre os 19.000 e 21.000 e entre os 90.000 e 120.000km.
            E têm preços negociáveis, tenta baixar.

            Quais são esses premiums que dizes? Pode ser que esteja interessado.

            Agora que te arranjei negócio já não queres?

          3. Avatar de JL
            JL

            O negociável é só para baixar ? Looool, você deve ser fazer bons negócios. Looooool

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Esses gajos sabem la fazer a segurança dos carros é uma vergonha

  3. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    Seguramente nem 25% vale após 5 anos. 30K para o lixo.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Compro já 10 se me dizeres onde tem a esse preço.

      1. Avatar de KingSOL
        KingSOL

        Encontras facilmente centenas deles em descampados.

        1. Avatar de JL
        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Diz me la onde são os descampados que eu vou lá ja buscar 10

        3. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Este kingSol apanhou muito sol na pinha…

        4. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tão facilmente que nem consegues justificar a estupidez que dizes LOLOLOL
          Ganha juízo mas é…

    2. Avatar de outro_chegano
      outro_chegano

      como qualquer v.e. 😉 se é para não perder muito dinheiro na revenda, mais vale comprar um bmw, para depois despachar a um provinciano qualquer …

    3. Avatar de Zé

      Compro já dois com 5 anos por 7.500 paus cada. Diz-me onde por favor.

      1. Avatar de Trolha Men
        Trolha Men

        10 aqui

    4. Avatar de Anung
      Anung

      Os VE desvalorizam muito mas assim com disses também não, lol

    5. Avatar de JL
      JL

      Ontem era 20%, hoje já é 25 %, está a aumentar.

    6. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Consegues arranjar o contacto de alguem que tenha um desses há venda?

    7. Avatar de Trolha Men
      Trolha Men

      Quer 1 a 25% do preço

    8. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Envia aí os links com esses negócios…

  4. Avatar de MLopes
    MLopes

    é agora que o @JL tem um orgasmo 😀 😀 😀

    1. Avatar de JL
      JL

      Se ele me arranjar um a 20% do custo de novo, até sou capaz de ter.

      Já agora, não tenho nenhum destes, nem gosto deles.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O lobby claramente a trabalhar para enganar os distraídos.

    2023
    Tesla é a marca com a mais alta taxa de acidentes.
    https://www.forbes.com/sites/stevebanker/2023/12/18/tesla-has-the-highest-accident-rate-of-any-auto-brand/

    2024
    Tesla é a marca de carros com maior nr de mortos por km percorrido (o dobro em relação à média da indústria (Overall Average2.8, Tesla 5,6)
    https://www.carscoops.com/2024/12/tesla-has-the-highest-fatal-accident-rate-among-carmakers-in-the-us-says-study/

    2025
    Tesla Again Has The Highest Accident Rate Of Any Auto Brand
    https://www.forbes.com/sites/stevebanker/2025/02/11/tesla-again-has-the-highest-accident-rate-of-any-auto-brand/

    Entretanto, a Euro NCAP anunciou em 2023 e reafirmou em 2024 que não voltaria a atribuir 5 estrelas a carros que não tenham botões físicos dedicados às funções básicas da condução. E foi clara ao apontar a Tesla como o exemplo negativo, com uma interface totalmente dependente do tablet,  o contrário das boas práticas de segurança rodoviária.
    Mas estamos em meados de 2025 e a Euro NCAP continua a atribuir 5 estrelas a esses mesmos carros, ignorando os seus próprios critérios.

    Conclusão?
    Mais um caso em que fica claro que o lobby climático é terrível e está bem vivo e a funcionar. Segurança? Só se for para inglês ver.

    1. Avatar de JL
      JL

      Desta vez também é o lobby climático a tomar conta da EuroNCAP ?

      Mas isso foi na Europa ? Não vejo ai nada na Europa.

      Disse onde ?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Esse lobby climático Europeu aplica-se somente á Tesla (marca Americana) ou é tambem para outras marcas?

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      O motinhas mans noticias da treta para ir contra a melhor agência de segurança rodoviaria ahah não ganhes juizo não.
      E já agora o que é que um coisa tem a ver com a outra ahah o carro pode ser muito seguro mas se estao sempre a ter acidentes com ele a culpa já não é do carro.
      Mas também é bastante interessante de ver que “estudo” de 2024 foi feito pela ‘iseecars’ mas quando entramos no link deles está logo o estudo dos carros mais fatais e um tesla só aparece em 6º sendo ainda melhor que um porsche 911

  6. Avatar de Sail
    Sail

    FOGO!! A corrupção já chegou há Euro NCAP!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Vais fundamentar? Ou estás só aziado?

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Ninguém compra um carro tento o Euro NCAP em vista, assim como ao comprar uma TV mais carota ninguém quer saber se é A++++ ou B

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Estás muito enganado há muitas pessoas que preferem mesmo não morrer em caso de acidente e a Euro NCAP é das agências mais conceituadas posso te garantir com várias histórias que já assisti que um carro com 0 estrelas não tem nada a ver com um de 5 estrelas em caso de acidente.
        É muito fácil ver os resultados dos acidentes carros relativamente mais novos os ocupantes ficam em melhor estado do que quando é com carros antigos

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Então grante-me lá que as pessoas compram um carro com o Euro NCAP em mente.
          Dá exemplos.

          Claro que os carros novos são mais seguros, era só o que faltava serem piores.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            É passares aqui uma semaninha no stand e vais ver que há pessoas que perguntam pela segurança dos carros em relação a outro então quando é para os filhos nem se fala perguntam sempre e eu disse que as pessoas se preocupavam com a segurança não com o EuroNCAP em especifico porque muitas nem conhecem.
            Não diria que seja um fator decisivo até porque as pessoas procuram determinado tipo de carro com determinada idade a segurança é sempre muito parecida entre si normalmente as pessoas não estão indecisas entre um carro com 20 anos ou um carro com 2

  7. Avatar de X
    X

    Carros eléctricos são bem vindos, teslas nunca na vida.

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      A inveja é uma coisa feia… Casa vez se vê mais Tesla nas estradas…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Cada vez também vejo mais malta do Chega…so what?? Tenho inveja? LOLOL

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Ambos têm um motivo alguma coisas eles estão a fazer bem, e se tanta gente compra um produto tão caro é porque o produto não pode ser mau

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não é isso que está em questão mas sim a associação de “inveja” á afirmação.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Errado.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Certo

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Cresce mas é…

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Não obrigado. Os meu 1,94 metros já me chegam bem.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Boa, ninguém quer saber, agora só falta deixares de ser um imbecil e conseguires ter uma conversa relativamente normal 🙂

      2. Avatar de X
        X

        Não tenho invejas, o que me indigna as vezes é uns viverem num luxo ao lado de outros que nem o básico têm, os teslas nunca me fascinaram e sabendo o historia do dono agora até me repugnam.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Não tens invejas? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          Fosse a inveja uma maça e tu serias o pomar de alcobaça!

    2. Avatar de Anung
      Anung

      Para ti nem tesla nem nenhum. Com sorte um citro Ami usado!

      1. Avatar de X
        X

        Ainda te atropelo com o meu fiat panda dos 90s!

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Primeiro tens de tirar a carta de condução.
          Mas para quê atropelar-me se me podes agredir fisicamente? 😉

  8. Avatar de Cebolas Verdes
    Cebolas Verdes

    A Tesla cobra bem, mas paga ainda melhor.

  9. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Percebo pouco de carros, nem nunca ouvi falar deste Euro NCAP mas isto só deve ser de colisões até 50km/h só pode… E depois só testam 20 carros?

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Bem não ter ouvido falar do EuroNCAP é mesmo bizarro

      1. Avatar de JL
        JL

        Nunca ouviu falar, mas assume logo que as colisões só se fazem até aos 50 kmh.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOOOL mesmo.
        Mas uma coisa temos de admitir…os testes de segurança valem mais para propaganda do que outra coisa.
        Com as cadeiras para crianças a mesma história, pelo menos nunca vi uma relação direta entre os casos de sinistros fatais e a segurança dos veículos/cadeiras envolvidos.
        Existem dias de sorte…e também dias de grande azar mas a maior segurança está sem qualquer dúvida entre o volante e o assento.

        1. Avatar de rui
          rui

          Tens dados sobre isso, alias tens dados de fatalidades pre ncap e após ncap

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu disse que não tinha dados 😛

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ah não era uma pergunta… esquece :/

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Certo, crianças sem cadeira e mal “presas” será sempre pior, referiam-me apenas a não ter números concretos de que cadeiras de 500€ sejam efetivamente mais seguras que cadeiras de 100€.
            E não duvido que o sejam mas lá está, como disse abaixo não é fácil quantificar.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Condordo ligeiramente mas não se pode negar que a segurança rodoviária melhorou muito com estas agência e até pode ser 100% propaganda mas para fazer propaganda as marcas precisam de chegar as 5 estrelar portanto diria que para o consumidor é sempre a ganhar

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que sim. Não digo que seja propaganda no sentido de não serem efetivamente seguros. Eu confio nos testes, apenas acho que na prática a segurança acaba por ser relativa a tantos fatores que esses resultados se tornam quase irrelevantes (também por serem extremamente difíceis de quantificar como é óbvio).

  10. Avatar de Pedro P.
    Pedro P.

    Para um frigorifico com rodas, não está nada mal esse teste 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Têm bons ar condicionado, realmente são frescos, o problema é aquele tejadilho em vidro que aquele um bocado, mas não deixa de ser piores que aqueles fogões a combustão que muitos deles têm ar condicionado para ou não funciona ou não o ligam.