China descobriu enorme depósito de lítio e outros minerais: 490 milhões de toneladas!

34 Comentários

Sendo já uma das maiores detentoras mundiais de reservas de lítio, a China descobriu um enorme depósito do mineral. Além deste, foram detetados outros, como rubídio, tungsténio e estanho.

Lítio

Atualmente, com a evolução tecnológica e o crescimento dos carros elétricos, o lítio é um mineral crítico, largamente valioso.

Após descobrir um grande depósito de lítio na sequência de cinco anos de prospeção e exploração, em janeiro do ano passado, a China fez, agora, mais uma descoberta de peso: 490 milhões de toneladas de lítio e outros minerais.

Encontrada na zona mineira de Jijiaoshan, no concelho de Linwu, na província central de Hunan, a reserva foi classificada como um depósito de lítio do tipo granito alterado, com cerca de 1,31 milhões de toneladas de óxido de lítio.

Além de lítio, foram encontrados outros minerais, como rubídio, tungsténio e estanho, segundo de acordo com o departamento de recursos naturais da província de Hunan.

 

Descoberta do depósito de lítio resulta de anos de exploração

A descoberta foi possível, graças aos avanços nas tecnologias de exploração e anos de trabalho, conforme esclarecido pelo Instituto de Pesquisa de Recursos Minerais da província de Hunan, que liderou o projeto. Este terá decorrido, conforme contado, em complexas condições geológicas.

Segundo Xu Yiming, professor do instituto, a reserva recém-descoberta deverá assegurar recursos para que a cidade de Chenzhou, que administra Linwu, desenvolva ainda mais a sua indústria de novas energias.

Em janeiro, o Serviço Geológico da China, sob a tutela do Ministério dos Recursos Naturais, disse que as reservas de lítio do país aumentaram para 16,5% do total global, impulsionando-o para o segundo lugar no ranking mundial.

 

Leia também:

Gráfico mostra o esmagador domínio da China na produção de metais de terras raras

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Os veículos elétricos já estão a passar para baterias de sódio…

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      Ainda bem que litio só é usado para isso 😀

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A maior parte do consumo de lítio mundial é usado no fabrico de baterias… (cerca de 75%)

  2. Avatar de Mário
    Mário

    China sempre a somar!

  3. Avatar de X
    X

    Um governo mundial já estava a preparar para distribuir justamente este recurso.

    1. Avatar de RICARDO
      RICARDO

      Distribuir pelos pobres que não fazem nada pela vida…

      1. Avatar de X
        X

        A pobreza dos outros é a nossa pobreza colectiva, queres fazer negócio e não fazes nada para tirar as pessoas da pobreza depois não vendes nada! Já para não falar que estão a morrer à fome mas claro só pensas com o bolso!

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Qualquer pessoa que trabalhe, seja que trabalho for, já faz imensamente mais pelos pobres do que tu já fizeste na tua miseravel vida toda.

    2. Avatar de Tó

      estava, estava…

      1. Avatar de X
        X

        Realmente isto da evolução só selecionou os corruptos e agora temos que nos aturar uns aos outros e somos todos infelizes! mas não desistas da Humanidade, vai limpar o Karma!

        1. Avatar de narcesudo
          narcesudo

          Finalmente o X viu-se ao espelho, não queira é o X extrapolar para os outros aquilo que viu de si!

          1. Avatar de X
            X

            Então mas o ser Humano já encontrou a felicidade duradoura para toda a vida? não me parece, anda sempre preocupado com algo e insatisfeito, isto é geral!

    3. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      O comunismo nunca resultou em lado nenhum, só serve para enriquecer aqueles “que são mais iguais” que os outros, porque é que iria funcionar com o litio?

      1. Avatar de X
        X

        Se nada funciona até agora temos que encontrar outras soluções.

  4. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    RIP campo de férias para as crianças. Daqui a nada estão a ser escravizadas nas minas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Lítio e crianças ? onde ?

        1. Avatar de JL
          JL

          “Picada a rocha, levam o que podem até às crianças que se debruçam sobre as pedras à procura de fragmentos valiosos de lítio.” Tem tudo para ser verdade.

          1. Avatar de Actarus
            Actarus

            Lógico, quando não te convém, pões em causa a informação.

          2. Avatar de JL
            JL

            Convém tanto a mim como a si, não me diga que usa dispositivos que não usam litio ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Já agora, o minério na rocha não é visível, as rochas têm de ser moídas e depois fazem-se processos químicos para concentrar o minério, portanto essa noticia tem tudo para ser treta.

          4. Avatar de Actarus
            Actarus

            Deixa-te de tretas, Jorge Luís. Estás a fugir com o rabinho à seringa. Perguntaste, mais acima, cheio de bazófia, “Lítio e crianças? Onde?”.

          5. Avatar de JL
            JL

            Sim, porque com essa descrição não é de certeza, e justifiquei.

            Quem fugiu à questão foi você, não usa ?

            E não, também não é esse nome.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Pode tratar-se de um bluf da China para pressionar os países do Triângulo do Lítio, onde detém a maioria das concessões atualmente em fase de renovação. Especialmente no Chile, onde o novo governo promete rever os critérios para a atribuição do mineral a terceiros.

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, deve haver falta de procura deste mineral. LOOOL

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nada a ver com procura. Leia novamente.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas eu li :

          “Atualmente, com a evolução tecnológica e o crescimento dos carros elétricos, o lítio é um mineral crítico, largamente valioso.”

          Não há procura ? Até diz que andaram 5 anos na prospecção.

  6. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    A China não descobriu nada… isto faz parte da estratégia para manterem a liderança neste tipo de materiais e tb nos chamados “raros” que na realidade não são assim tão raros.
    Um mina custa muito a montar e a começar a trabalhar, extração e processos de separação e tratamento dos materiais. Tem um investimento brutal á cabeça e depois espera anos para o break even, se entretanto o mercado for invadido por milhões de toneladas os preços vem por aí abaixo e logo deixa de ser lucrativo fazer esses novos investimentos ocidentais, como deixaram a china ficar com tudo nas ultimas decadas agora mamam no dedo…

    1. Avatar de João
      João

      Chegou o gajo especialista falando do alto de seu sofá com um teclado rgb.

      1. Avatar de narcesudo
        narcesudo

        Informação vinda de ditaduras há que esperar confirmação e reconfirmação por entidades independentes. Como disse o jaugusto, pode muito bem ser uma maneira de a China dizer a todos os países que não vale a pena investirem em minas de lítio (e outros minerais) porque a China tem afinal muito para inundar o mercado… e depois de os restantes países desistirem de minerar, volta a China a fazer birra e a cortar as exportações e o restante mundo fica então, mais uma vez, a chuchar no dedo à espera da boa vontade da China!
        O que a China quer é trunfos para se impor a todos os restantes países.

        1. Avatar de JL
          JL

          E acha que todos vão nessa conversa só porque alguém disse ? Looool

      2. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        https://time.com/7294964/us-rare-earths-minerals-china-dominance-trump-tariffs/
        “Além disso, a enorme capacidade de processamento da China significa que simplesmente abre a torneira sempre que surge um potencial concorrente para os fixar o preço fora do mercado. O Estado chinês não tem qualquer problema em suportar perdas de curto prazo para manter importantes alavancas estratégicas sobre a economia global. A dinâmica é semelhante para muitos minerais diferentes, incluindo cobalto, níquel e titânio. Hoje, o óxido de neodímio custa menos de 60 dólares por quilo — cerca de metade do seu custo em 2023 — e a previsão é que fique ainda mais barato.”