Combustíveis: boas notícias para a próxima semana

23 Comentários

Com o fim de semana, são conhecidas as previsões dos preços dos combustíveis para os próximos dias. A partir de segunda-feira, os condutores deverão encontrar o gasóleo e a gasolina mais baratos.

Combustíveis

É hora de uma descida no preço dos combustíveis

Após algumas semanas de subidas, os condutores deverão ver um alívio na carteira na hora de atestar o depósito. Para a próxima semana, prevê-se que o preço da gasolina desça 3,5 cêntimos e que o valor do gasóleo diminua 4 cêntimos.

De ressalvar que os valores previstos são apenas indicativos, pois cada marca e posto de combustível pode praticar o preço que quiser.

 

Em que posto de combustível os preços são mais baixos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Além dos preços, disponibiliza-se, igualmente, informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.

Este portal permite ainda apurar, diariamente e para cada combustível comercializado, os preços médios.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
    BurroFuiEuQueEstudei

    Obrigado Trump

  2. Avatar de Max
    Max

    Pois, com a forte descida do Brent e a continuação da desvalorização do dólar, até me pareceu que a descida seria maior:
    “Max 26 de Junho de 2025 às 00:40
    Como já são conhecidos os valores de 25/06/2025,
    – 11/06/2025 (4ª Fª): 68,93 USD x 0,8758 € = 60,37 €
    – 18/06/2025 (4ª Fª): 76,67 USD x 0,8705 € = 66,74 €
    – 25/06/2025 (4ª Fª): 67,81 USD x 0,8616 € = 58,43 €
    vamos ter o anúncio de uma forte descida dos combustíveis – mais de 5 cêntimos por litro (com valores diferentes para a gasolina e o gasóleo)”.

    1. Avatar de José Esteves
      José Esteves

      Podia ser mas as gasolineiras não estão para perder oportunidades de encher os bolsos!
      É um belo oligopólio!

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Pois o interesse em que desça não é muito.

      1. Avatar de Max
        Max

        Eu faço um cálculo aproximado, a partir do preço do Brent em euros. A fórmula de cálculo do preço de referência leva em consideração é a cotação internacional da gasolina e do gasóleo à saída da refinaria, além de outras variáveis como os impostos. A subida e a descida da cotação do Brent pode ter sido diferente da da cotação de gasolina e do gasóleo.
        Para a gasolina 95 a fórmula é: Preço de referência para a = [Cotação + (Preço do Biocombustível substituto da gasolina- Cotação) x % Incorporação do Biocombustível + Frete + Descarga e armazenagem + Reservas Estratégicas + ISP] x (1 + IVA)
        Em que a cotação da gasolina é a “cotação diária de gasolina IO95 considerando o preço CIF NWE em USD/ton, posteriormente convertido para €/L”.
        Não há razão para dizer que a fórmula não é respeitada. Ao preço de referência cada gasolineira acrescenta a sua margem, que pode subir ou descer, para se obter o preço final.

  3. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Com a desvalorização do dólar e a descida do preço do baril de petróleo, os combustíveis até deveriam descer muito mais, no mínimo deveriam descer de modo a anular a brutal subida da semana anterior.
    Mas como sempre, em Portugal, os combustíveis sobem sempre muito mais do que descem, o que é uma vergonha.
    Agora, que o Chega chegou ao 2º lugar na oposição, nem nisto fala, pois vive dos impostos, tal como os restantes partidos.

    1. Avatar de carlosf.
      carlosf.

      Não me digas que és daqueles que ainda acreditou no chega? Vocês realmente são uns anjinhos…

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Portugal com preços do gasóleo ao nível da Alemanha (1.634) e do Mónaco (1.639). Surreal!

  4. Avatar de Joaquim Gil
    Joaquim Gil

    Vergonhoso!! Há oito dias estava o petróleo a 77 dls. barril, subiram os combustíveis 8 cms.litro, agora na hora que estou a postar, está a menos 10 dls. barril!! Baixam 4 cms. , com a forte desvalorização do dolar ainda por cima. Não acham que é a gozar com o Zé pagode?? É uma cambada de sanguessugas, uns pulhas que não têm outro nome.Temis que mostrar a nossa indignação, embora que para esta canalha isto pouco valha.

    1. Avatar de Ricardo Goncalves
      Ricardo Goncalves

      exatamente será que ninguem ve isto!

      1. Avatar de f
        f

        Este tipo de perguntas….só se fores tu que não vês isso. De resto toda a gente vê. E vais fazer o quê? Nada. Paga se queres.

    2. Avatar de carlosf.
      carlosf.

      Olha…pagas e não bufas…senão andas a pé…um gajo bem se pode queixar mas vale o quê?

  5. Avatar de PM
    PM

    Subiu 8 e baixa 4. Engana-me que eu gosto.

    1. Avatar de Max
      Max

      O gasóleo subiu 8 cêntimos e baixa 4 cêntimos.
      A gasolina subiu 3 cêntimos e baixa 3,5 cêntimos
      Também não é preciso andar a enganar.

  6. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    No mínimo tinha que descer 10. Não os 8 que subiu porque o petróleo baixou mais e o euro ganhou mais

    1. Avatar de Max
      Max

      A conta não é feita com a cotação do petróleo bruto, é feita com a cotação internacional da gasolina e do gasóleo. É isso é que justifica que o gasóleo tenha subido 8 cêntimos e baixado 4 e a gasolina tenha subido 3 cêntimos e baixado 3,5. Considerar o preço do crude e o valor do dólar só permite saber se sobem ou descem e , e se muito ou pouco. O resto é palpite. Mesmo assim sempre é melhor que os palpites -“é por causa do verão”, “é por ser semana dos impostos”, ou “é por causa da subida dos impostos (quando as taxas não subiram, embora o IVA por incidir sobre os outros elementos da fórmula, incluindo o ISP) amplie o valor das subidas ou descidas)”.

      1. Avatar de Sérgio V.
        Sérgio V.

        Nada disso a desculpa na semana passada foi o preço do petróleo. Não foi outras cotações. Para subir qualquer desculpa serve. É como a energia. Com paravam a negativoas não baixaram os valores. Estiveram uns dias sem comprar já vieram dizer que tinham que subir porque produzir ew caro. Tudo para manter os bolsos cheios dos amigos

        1. Avatar de Max
          Max

          Se o petróleo bruto sobe (ou desce), o preço dos combustíveis refinados sobe (ou desce) – não é isso que está em causa, na semana passada ou nesta, em que se verifica que isso aconteceu.
          A questão é que, embora variando no mesmo sentido, têm variações distintas. Ou seja, quando se quer uma análise mais refinadas sobre a evolução do preço da gasolina e do gasóleo – o que deve ser considerar é a cotação internacional dos combustíveis refinados e não a cotação do crude.
          Acima pus a fórmula de cálculo do cálculo do preço de referência da gasolina 95 (a do gasóleo é idêntica).
          A “cotação diária de gasolina IO95 considera o preço CIF [custo seguro e frete, ou seja, o vendedor suporta os custos de seguro e transporte até ao porto do comprador] NWE [para países do noroeste da Europa, uma das cotações que é publicada] em USD/ton, posteriormente convertido para €/L”.
          A fórmula fala em cotação diária. não é a da 6ª Fª de cada semana (embora tenha razões para acreditar que a da 4ª Fª de cada semana dê resultados muito aproximados).
          Está a procurar o dinheiro que fica nos bolsos das gasolineiras no lugar errado. Tens que procurar na margem com que cada um vende. Mas não haver concorrência nas margens e ser o Estado a fixar o preço final, de venda, está posto de parte e ainda bem.

          1. Avatar de Max
            Max

            Apenas para confirmar que as cotações internacionais da gasolina e do gasóleo (CIF NWE) e do Brent têm variações diferenciadas. Fonte: EPCOL (valores da semana, de 2ª – 6ªFª)
            1) Brent
            09-13 de junho: 535,978 USD/ton
            16-20 de junho: 585,36 USD/ton
            +49,382 USD/ton, +9,2%
            2) Gasóleo
            09-13 de junho: 665,9 USD/ton
            16-20 de junho: 762,8 USD/ton
            +96,9 USD/ton, +14,6%
            3) Gasolina
            09-13 de junho: 748,2 USD/ton
            16-20 de junho: 791,7 USD/ton
            +43,5 USD/ton, +5,8%
            Foi o facto de, na semana de 09-13 de junho, a cotação do gasóleo ter subido 14,6%, muito mais do que a da gasolina, que foi de 5,8%, que explica que na semana iniciada a 23 de junho o gasóleo ter subido 8 cêntimos/L, muito mais do que a gasolina, que foi de 3 cêntimos/L.

    2. Avatar de Max
      Max

      Acima: “é por ser semana de feriados e pontes” (e não semana dos impostos, falados a seguir).

  7. Avatar de Joaquim Gil
    Joaquim Gil

    Sr Max, não venha com a treta da fórmula A ou da fórmula B!! São uma cambada de vigaristas!!!

  8. Avatar de JS
    JS

    Então ja acabou a Guerra no medio-Oriente?
    Na semana passada teve o aumento devido ao escalar da Guerra
    Agora como acabou baixou?
    Fazem de nos totós

    1. Avatar de Max
      Max

      Fazem de nós totós porquê? Não era de esperar que isso acontecesse?