Apple coloca publicidade no iPhone e os utilizadores ficam revoltados

21 Comentários

A questão da publicidade nos smartphones sempre foi discutida e poucos gostam de a ter presente. A Apple sempre se mostrou contrária a esse movimento e sempre deu a entender que não o faria. Curiosamente, agora está a receber queixas de utilizadores revoltados, tudo após mostrar publicidade não solicitada numa notificação da app Wallet.



Apple coloca publicidade no iPhone

Os utilizadores de iPhone recorreram à Internet para expressar a sua indignação por um anúncio não solicitado do próximo filme da Apple sobre a Fórmula 1. A promoção surgiu como uma notificação push diretamente de um local que alguns podem considerar proibido para marketing: a app Wallet. Esta notificação oferecia um desconto de 10 dólares em dois bilhetes comprados pelo Fandango através do Apple Pay.

A Apple investiu muito dinheiro neste filme, por isso não é de admirar que o esteja a promover de forma tão agressiva. O filme, protagonizado por Brad Pitt, terá custado mais de 200 milhões de dólares para ser produzido e foi filmado com técnicas inovadoras e únicas na indústria.

How do I turn this off?
byu/PatientRock inAppleWallet

Utilizadores revoltados com situação

Para isso, a Apple criou câmaras personalizadas usando partes do iPhone 15 Pro para captar imagens dentro do carro e até incorporou a sua equipa fictícia APXGP em fins de semana de corridas de F1 reais. A empresa lançou também um “trailer tátil” exclusivo e apresentou o filme na WWDC. O marketing deste filme está em todo o lado.

A principal queixa dos utilizadores é que um dispositivo que custa “mais de 1.000 dólares” não deveria exibir anúncios nas apps principais e próprias. Para estes utilizadores, o desconto não importava. O problema era o princípio de exibir anúncios numa aplicação utilitária num telemóvel premium. As pessoas confiam principalmente na Wallet para transações financeiras e passes, e não para cupões de cinema.

Era apenas uma oferta da app Wallet

Este tipo de notificação push também parece ir contra as próprias diretrizes para programadores da Apple. Afirmam que as notificações push não devem ser utilizadas para marketing direto, a menos que os utilizadores tenham optado explicitamente por isso.

Atualmente, não existe uma forma simples de desativar a funcionalidade. No entanto, isso pode estar a mudar. Uma nova opção para desativar as promoções foi detetada na app Wallet numa versão beta para o iOS 26, sendo sugerido que a Apple tem planos para divulgar mais mensagens de marketing no futuro.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Trolha Men
    Trolha Men

    Olha olha, surprise pikachu!!!

  2. Avatar de Hugo Boss
    Hugo Boss

    Dantes o ios era fluido e bug free, hoje em dia o android esta melhor. Tenho um s25 ultra e nunca jamais voltaria ao iphone, e pior em tudo

    1. Avatar de Paula Latejante
      Paula Latejante

      Sim, a coisa mudou, atualmente é muito melhor que o iOS

    2. Avatar de cK
      cK

      Daqui a nada vão incentivar os utilizadores a pagar uma subscrição para se verem livre das pubs. Nada é feito por acaso.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu bem digo a Apple está cada vez mais parecida com a Xiaomi

    1. Avatar de Albertino Felizmino
      Albertino Felizmino

      Na Xiaomi pelo menos dá para fazer o debloat…

  4. Avatar de carlosf.
    carlosf.

    Pronto já começou…

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Vou buscar um banquinho e as pipocas para ver os comentários

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        Está fraco….. o pessoal já não se exalta como antigamente….

  5. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Não se preocupem. Se Apple faz os outros também vão fazer

  6. Avatar de Paula Latejante
    Paula Latejante

    não é publicidade nem spam, é iPub… a malta reclama por tudo e por nada.

    Qual é o mal de se dar 1800eur por um telefone e ter publicidade embutida? iCloud a dizer que o armazenamento está cheio e mais uns popups não fazem mal a ninguém, se quiserem podem pagar mais 200eur/mês e já não aparece nada disto

  7. Avatar de hjfghjfghj
    hjfghjfghj

    É só dar mais dinheiro que resolve o problema…

  8. Avatar de Max
    Max

    Bastará desativar a opção de receber as promoções.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      isso é o que se diz aos pobres dos xiaomis

      1. Avatar de Max
        Max

        Subscrevem canais de promoções. Depois ficam aziados porque lhes oferecem promoções – que podem ver ou desativar. Pensei que era ver obrigatoriamente publicidade numa app em que as opções são – ver publicidade ou ver publicidade dirigida.

  9. Avatar de Zé

    Agora a moda é fazer filmes sobre corridas? Vou ficar à espera do filme do Need For Speed, Forza e outros 1001 sobre mascotes e os seus karts.

  10. Avatar de saposomapuhc
    saposomapuhc

    hahaha afinal a xixomi chegou à apple. hehe

  11. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    A Apple anda d€s€sperada! Zero inovação nos últimos anos.

  12. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    200 milhões de dólares por um filme !! Eu nem acredito. 200 milhões de dólares, ao que isto chegou.

    1. Avatar de saposomapuhc
      saposomapuhc

      Agora vais pagar no iphone com ads de 5 em 5 minutos com o Brad Pitas.

    2. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Mesmo assim, foi mais baixo que o orçamento da Branca de Neve, que foi um flop….