Os mais ricos não querem carros elétricos? Ferrari adia segundo modelo pela fraca procura

99 Comentários

O crescimento paulatino dos carros elétricos não parece ser transversal, com o mercado de luxo a sentir resistência à mudança. Fontes anónimas revelaram que a Ferrari adiou os planos para o seu segundo modelo elétrico a bateria, devido à fraca procura.

Ferrari

A Ferrari planeia começar a revelar o seu primeiro veículo elétrico a bateria em outubro, num processo de três etapas que culminará com uma estreia mundial no próximo ano. Entretanto, as primeiras entregas aos clientes estão previstas para outubro de 2026.

De acordo com duas fontes próximas, à Reuters, a fabricante de luxo planeava lançar um segundo modelo elétrico a bateria no final de 2026. Contudo, por não haver uma procura real e sustentável por um desportivo elétrico, o carro não deverá chegar antes de 2028.

A mesma fonte mencionou que, apesar de a fraca procura ser a principal razão para o adiamento, o baixo interesse do mercado dará à Ferrari tempo para desenvolver ainda mais a tecnologia interna do seu segundo veículo elétrico.

Ferrari

Aparentemente, segundo as fontes, o segundo modelo a bateria da Ferrari deverá representar uma verdadeira revolução para a sua estratégia de veículos elétricos. Por sua vez, o primeiro será mais simbólico, de baixo volume.

 

Não é só a Ferrari que está a adiar os planos elétricos

Conforme recordado pela imprensa, a Ferrari não é a primeira fabricante a adiar os planos para o lançamento de modelos eletrificados, com outros nomes a testemunharem, também, o desinteresse dos clientes.

Primeiro, a Lamborghini, que disse, em dezembro, que lançará o seu primeiro modelo totalmente elétrico em 2029, em vez de 2028. Depois, a Porsche, que reduziu os seus planos para elétricos a bateria devido às vendas fracas dos modelos a bateria que já possui.

Em março, a Maserati cancelou os planos para uma versão elétrica a bateria do seu desportivo MC20.

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    isto é o mesmo que dizer que os clientes de alta relojoaria não querem relogios quartz

    1. Avatar de Zé

      Temos que ver que nos carros e nas motas muitas vezes o motor e o ruído que fazem estão diretamente ligados ao órgão reprodutor do dono.

      1. Avatar de David
        David

        Assim como o electrico tem a ver com a fraca capacidade mental de raciocinar., é uma maria vai com as modas.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Podes elaborar? Por exemplo, para andar na cidade os eléctricos são uma ótima escolha se puderes carregar em casa.

          1. Avatar de Joao Patinho
            Joao Patinho

            Na cidade o melhor é uma bicicleta eletrica, 320 euros com o apoio do governo e anda a 50kmh com 100km de autonomia…perfeito. Moro em benfica e chego ao trabalho em 20 mins no parque das nacoes

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, tens razão. Eu estava a comparar com carros a combustão.
            Melhor ainda seria ter transportes públicos com uma maior cobertura para retirar o trânsito do centro da cidade.

          3. Avatar de Zé

            Concordo com a bicicleta elétrica ou até a pedal, dependendo das distâncias. Mas como tenho putos para levar à escola todos os dias, tem mesmo de ser carro. No verão, como normalmente não tenho essa obrigação, até costumava vir trabalhar e ir ao ginásio de bicicleta a pedal, mas por um pequeno problema de saúde tenho estado mais limitado, mas espero voltar.
            Curiosamente, aqui para os meus lados há pelo menos 3 citroen AMI. Por 8 mil euros um para reformas elétrico é 5*, desde que seja só para 2 pessoas. Também há 1 ou 2 Twizzy, mas já têm uns anos, claro.

          4. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Para poupar uns tostões por mês?

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Concordo em parte, mas não é regra.

        Não possuo um carro do aço nem um carro que faça brum brum alto, até porque isso não me acrescenta nada no dia a dia, mas em corridas, rally, ou no geral, gosto de um bom roncar de motor, principalmente quando abrem as golas em baixas.

        Coisa que um elétrico não enche as medidas.

        Basta veres uma corrida tradicional de F1 e uma corrida de Fórmula E.

        É estranho..

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É a mesma coisa que ver um Sporting – Benfica sem público. Só se ouvem os apitos.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Para quem gosta verdadeiramente de futebol é o ideal, porque até consegue ouvir os jogadores.

        2. Avatar de Zé

          Não tenho carro elétrico, mas já andei várias vezes e em cidade é uma paz, especialmente dentro do carro. Além da condução ser muito mais “suave” (é discutível, eu sei, mas eu considero mais suave).
          Eu também gosto de um “bom” roncar de motor, mas isso também cansa ao fim de algum tempo. Alguns super carros têm piada, mas um tipo fica é surdo.
          O meu cunhado passou de um BMW M1 para um cupra elétrico e não quer outra coisa. E dificilmente um carro a gasolina/gasóleo consegue ter aquele “punch” que tem um bom carro elétrico.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Claro, andar sempre com um V16 às costas a roncar ao fim de algum tempo imagino que deva ser cansativo ou pelo menos acaba por perder a piada. Mas para o comum mortal como é o meu caso, ocasionalmente ouvir esses roncos confesso que é bastante prazeroso.

            Quanto aos elétricos, aí acredito que a coisa já é mais discutível e entra muito no gosto pessoal.

            Andei algumas vezes de elétrico (acho que foi sempre em Uber) e confesso, em todas as viagens ficava com uma sensação estranha. Não era desconforto físico, mas sim algo estranho na experiência em si, o arranque sem som, aquela sensação de nave espacial, o som característico dos carros elétricos, tudo isso admito baralha um bocado o meu cérebro, que está formatado para carros a combustão.

            Mas reconheço que possa ser uma questão de hábito ou talvez o facto de não estar a conduzir e ir simplesmente à pendura.

            Talvez esteja a ficar velho do Restelo aos 30, mas gosto de sentir o carro, sentir o carro para mim é mais confortável, nem que seja inconscientemente.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nem todos os carros fazem barulho de nave espacial, isso até é algo que dá para desligar em muitos dos que fazem esse barulho.

          3. Avatar de Zé

            É daquelas coisas. Quando comprei um carro com caixa automática também me fazia uma confusão tremenda. Não sabia o que fazer ao pé esquerdo. Depois fiquei completamente fã.
            É mesmo uma questão de hábito, olho para os carros elétricos como para um carro ICE. Cada um tem pontos fortes e fracos.
            Uma coisa que os carros elétricos têm que eu adoro é aquela sensação de potência “instantânea”. Não se sentem aqueles milissegundos de tempo de resposta.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Elektro faz barulho similar às brocas dos dentistas.

          5. Avatar de JL
            JL

            Também não faz esse barulho, isso deve você ouvir quando vai ao dentista.

          6. Avatar de JL
            JL

            Nunca andei em nenhum a fazer esse barulho.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Elementar, meu caro Watson”
    Nem os mais ricos nem os mais pobres.

    1. Avatar de JL
      JL

      Também não vejo Ferraris a gasóleo, deve ser porque os ricos não querem carros a gasóleo.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Que comentário mais parvo e sem sentido… Não faz sentido um Ferrari ou um supercarro desportivo ser a gasóleo.
        Quem compra carros desportivos fá-lo muitas vezes pelas rotações, performance, etc., coisas que com gasóleo não tens. Falta-lhe aquela “explosão” que a gasolina te dá.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porque fazia sentido serem eléctricos ?

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Não sei, tu é que estas a dizer isso… Diz-me tu

            Tanto que não faz sentido que é o que se vê, em carros desportivos simplesmente elétrico não vende.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas vendem, não vendem é tanto como os outros, já a gasóleo poucos ou nenhuns se vendem.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Gasolina >> Diesel >> electricos…..

        1. Avatar de JL
          JL

          Nesse caso muda as posições do diesel para eléctricos, já que Ferrari a gasóleo não se conhece nenhum.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Só a GPL

          2. Avatar de JL
            JL

            Ou a casca de nós.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Enfim, gente que não vem ao pplware instruir-se com as lições do JL e do primo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Quais lições ?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Quer dizer, apostei as minhas fichas todas em como ias perguntar quem é o teu primo.
        E tu vens perguntar quais lições??
        Bom, pelo menos sabia que vinha aí alguma pergunta.

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois, já devia saber que não vale a pena andarem com essas infantilidades.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se o artigo fosse realmente bom…. os ricos tambem o comprariam, eles nem precisariam de incentivos e o preço nunca seria entrave!!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então os a gasóleo também não prestam ?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        JL repara, porque vou dizer-te muito devagarinho.
        O Nuno disse assim “se os elétricos fossem bons, os ricos também os comprariam”. Que tem a ver a tua pergunta dos carros a gasóleo?? Sabes bem que os carros a gasóleo prestam, principalmente para quem tem de fazer contas à vida.
        Provavelmente ficaste birrento, mas é um facto: quem tem dinheiro para poder escolher à vontade, não quer elétricos. Podes digerir isso como quiseres, mesmo que te custe muito.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Quem tem dinheiro a valer, é sempre 6 cilindros para cima e 300 cavalos minimo!! nem querem ouvir falar de diesel e muito menos electricos!!

          1. Avatar de JL
            JL

            Então é porque não prestam, é isso ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Então porque não compram desportivos a gasóleo ?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não tens muitos

          2. Avatar de JL
            JL

            Porque não prestam ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Para papar kms não há melhor.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os eléctricos sim, não há melhor.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tadinhos. 😛

          2. Avatar de JL
            JL

            Pois, daqueles com muitos anos e poucos KMS.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ainda agora vi um “filme” em que um dos carros em teste teve que recarregar 4 x’s para fazer 500 kms
            1ª para começar a andar
            2ª para ganhar autonomia para chegar ao destino.
            3ª Pq afinal a carga não dava para chegar ao destino.
            4ª para conseguir chegar ao restaurante para jantar que já se fazia tarde.
            Isto numa bateria de 100 kWh.
            É uma tristeza franciscana.

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, pelo menos quando se inventa como você faz.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O “filme” é publico e grátis.
            Confira por si.

          6. Avatar de JL
            JL

            Eu conferi, não houve mais de 2 cargas e os outros fizeram apenas 1.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pois para começar a andar e para ir jantar ali abaixo são cargas imaginárias.
            Grandes secas loollol

          8. Avatar de JL
            JL

            Jantar ? As 15:30 ? Você janta cedo.

            Oh sim, eles agora vão jantar a 1000 KMS dali.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pergunte-lhes.
            Se calhar era um almoço ajantarado.
            O certo é q se não fizesse a 4ª carga ia mas era a pé ao McDonald’s da Guarda eheheh

          10. Avatar de JL
            JL

            Mas onde disseram que iam jantar ? enfim, já não sabe onde se meter.

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Rico que é rico tem carro a gasolina meu caro!!! nem querem ouvir falar de diesel!!!! mas tem alguma comparação?

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu conheço 1 fico que tem carro eléctrico, e tem um Ferrari na garagem.

      4. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Defendes 100% carros EV (“lá os coxos ficam com os fósseis”), só que, nem sabem que os seguros são 240% a 6000%, acima dos a diesel/gasolina. Uma casa, com carregador eléctrico (então ser for “super charger”), vê, o seguro, disparar 3 a 7 vezes mais, se não for feita, a actualização, qualquer problema, que a seguradora possa ligar ao carregador ou instalação eléctrica, dão-lhe a escolher: pagar 9 milhões de euros, a advogados e, talvez, lhe paguem 1%, do que gastou, sem contar, com advogados, ou pagar todas as reparações.
        Esta é uma das razões, para ricos, não comparem EV, de alta gama. Até a BMW, já reduziu, as produções, dos carros de gama média e alta.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então prove lá que são 240% mais caros ?

          Então mostre lá esse seguro a disparar 3 a 7 vezes ?

          9 milhões de euros ? Nos seus sonhos molhados ?

          Só para advogados, ainda faltam uns biliões para outros ?

          Se os ricos não compram, porque a Porsche vende 50% em eléctricos ?

          https://www.razaoautomovel.com/podcasts/auto-radio-94-vendas-porsche-portugal/

          Ah já sei, porsche não é marca para ricos.

          Então mostre lá a bmw a reduzir produções ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O q é q VC vem fazer para um artigo da Ferrari com apêndices comerciais de 68000€ na mira da subsidiodependencia ?
            Se quiser comparar têm q ir Para um 911 GT3 RS, um 911 Turbo S Cabriolet ou um 911 Turbo S Coupé. Isso sim, são Porsche de verdade. Agora esta treta do Macan elektro?
            Só se vende graças aos oportunistas saloios que querem colar um logótipo da Porsche num caixote de 2,5 toneladas, e que o compram apenas porque recebem dos tansos do Estado uns generosos 15 000 € de subsídio à compra.

          2. Avatar de JL
            JL

            Estando acima do valor não deduzem nada, isso é mais uma das suas invenções.

            Segundo o diretor de marketing, qualquer Porsche é um Porsche.

            Não recebem nada do estado, como foi dito antes.

          3. Avatar de JL
            JL

            Já agora, o artigo fala também da Porsche.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não paga IVA ate 62500€. Só paga sobre os restantes 5000€ e com isto mete quase 15000€ ao bolso.

          5. Avatar de JL
            JL

            Hein ? Então como é que faz isso ? Se tem de entregar a declaração da alfândega ?

            Deve pensar que eles andam a dormir, e achar que os outros acreditam nas suas invenções.

            Mas ainda assim, então mas afinal o problema não é dos carros eléctricos, é do preço ? Porque afinal são bons. Looooool

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E depois? Não sou livre de fazer um desconto, quer ver? Ou vai-me condenar por dumping? looolooolool

            Btw 5000€ é menos q o ganho da concessão.

          7. Avatar de JL
            JL

            Não, o valor está declarado na folha da alfândega.

            Portanto não ganho nada.

            Mas já que insiste com isso, peça lá um orçamento para ver se dão o desconto.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pra quê? Isto, qd se chega a este ponto não é para curiosos.
            Já comprei um carro assim. Não por causa de subsídios para mas por outras razões. (tudo o que era extra e consultadoria paguei numa factura à parte).
            Bem como as frotas não pagam o preço de tabela. Nc na vida. Eu que não tenho frota nenhuma, fizeram-me desconto de 8% como se fosse de frota pequena. Agora imagine para frotas grande quanto não descontam.
            É a mesma treta com os inventários e referral’s da Tesla tudo junto colocam o carro no enquadramento fiscal que querem. Há muita maneira de matar pulgas.

          9. Avatar de JL
            JL

            Que interessa o que paga à parte, o carro sem extras já passa o valor.

            Então a Porsche não sabe o que são Porsches ?

            Agora até tentam dar significado as marcas quando as novidades não vos convém.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, o que é que não percebe?
            Basta um desconto de frota de 8% ao alcance de qq um para meter esse carro no enquadramento fiscal pretendido.

          11. Avatar de JL
            JL

            Mas o que interessa o desconto, o que conta é valor declarado do carro na alfândega.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não diga asneiras.
            O que é declarado na alfandega é o valor da mercadoria mais seguro, se houver, mais frete.
            Não inclui margens, serviços ou opcionais.
            Estávamos bem tramados.
            Vc qd pede o subsídio manda a DA do concessionário ou manda a factura da compra?
            Pois…

          13. Avatar de JL
            JL

            Então mas olhe lá, o problema é o valor ou os carros não serem Porsche ? Se pagarem IVA já são Porsche ?

            As voltas que você dá para levar a sua avante, aceite que dói menos.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não percebi essa.
            Concentre-se
            Pense apenas num facto. É fácil comprar um carro que custe PVP ≈ 68000+IVA por 62499,99+ IVA. Basta um pequeno desconto de frota. Sabe o q é?
            Não precisa comprar 50 carros de uma assentada como os gangues da Amadora e do Ká100 para ter acesso a esse desconto.
            Nessa ordem de valores facilmente chega aos 20%

          15. Avatar de JL
            JL

            Então se é fácil peça um orçamento e comprove a sua ideia.

            Então mas vão comprar quantos ? então não era mais barato comprar um 911 ? que mesmo com iva ficava mais barato ?

            Portanto os eléctricos não prestam, mas comprados à meia dúzia já são bons ? é isso ?

            Portanto enquanto isso não acontece, inventa-se mais um bocadinho.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já não diz coisa com coisa.
            É melhor ficarmos por aqui. 😛

          17. Avatar de JL
            JL

            Leia o que escreveu e depois leia o meu post, entende logo.

  5. Avatar de Anung
    Anung

    Se tivessem 1 milhao para gastar num carro era mesmo um electrico que comprava.

    A rimac que o diga….

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Entretanto o Rolls Royce Spectre vende mais que os outros modelos da Rolls Royce a combustão…

  6. Avatar de FnF4ver
    FnF4ver

    Os pobres serão infelizes quando os elétricos forem baratos e os carros a gasolina caros.

    Quem é rico sabe o que é bom: carro a combustão interna.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então o George Clooney, Leonardo Dicaprio são pobres ?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Fazem parte do movimento do green wash

        1. Avatar de JL
          JL

          Que movimento é esse ?

          Então quem compra um Ferrari a gasolina faz parte do black wash ?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Testosterona wash

          2. Avatar de JL
            JL

            Ou apenas vontade de ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pelo que sei esses gajos têm altas maquinas a combustão.
        Tb acredito que o Clooney beba Nespresso só para inglês ver.

        1. Avatar de JL
          JL

          E segundo sei também têm altas máquinas eléctricas.

          Então ele gasta gasolina para inglês ver ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essas devem ser tipo o patrocínio da máquina da Nespresso, que deve estar para lá encostada a um canto.
            Who cares?

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e porque não lhe pagaram em gasolina ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            No caso do NespressoMan, foi a esposa que lhe ofereceu o Porsche. Ainda quer que seja a esposa a meter a gasolina?

          4. Avatar de JL
            JL

            Se ele gostasse de Porsches comprava-o ele.

            Portanto como é oferecido ainda vá, não vá a mulher ficar chateada.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ele não tem apenas esse Porsche. Posso ir procurar se quiser saber o q é q ele tem ao certo. Os paparazzis não poupam.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então procure, deve mais uns quantos que não usa….

  7. Avatar de X
    X

    Com menos ricos no mundo o mundo seria mais silencioso e saudável!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      E agora lhe pergunto, que interesses tem voce com os ricos a valer? certamente que nenhuns interesses em comum, mas certamente que vota no mesmo partido que eles 🙂

      1. Avatar de X
        X

        Esses contorcionismos é no circo Nuno, o meu interesse com os ricos é enquanto existe miséria no planeta não deviam de ter paz, já que insistem em existir.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E com menos progresso e menos emprego

      1. Avatar de X
        X

        Os ricos só atiram dinheiro aos cérebros e trabalhadores, no fundo não sabem fazer nada.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Chegaram a ricos sem fazer nenhum

  8. Avatar de JL
    JL

    Então mas os ricos não querem eléctricos e depois 50% das vendas da Porsche foram eléctricos no primeiro semestre ?

    https://www.facebook.com/reel/1465673171035746?locale=pt_PT

    Ah já sei, a seguir a desculpa vai ser que em Portugal não há ricos….

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Atenção é que a Porsche viu, as vendas, descer 46%, ano a ano.
      Normal que o investimento, quase 8 milhões de euros, na Península ibérica, foi, quase tudo, para eléctricos, Mas, já estão em regressão, pois a “mãe” BMW, vai cortar 95%, na produção de eléctricos e já cancelou 9 modelos, previstos, para os próximos anos. Até a Audi, já reduziu produção (que gerou protestos, na Alemanha e França, por despedirem 3800 funcionários e 7600 irão sair, até ao fim do ano).

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde ? na China ? No vídeo ele fala da queda, e não é esse numero.

        Então mostre lá informações a comprovar isso ? sobre a bmw ?