Marcas estão a voltar à gasolina e gasóleo! O que se passa?

268 Comentários

Nos últimos tempos temos ouvido com frequência que os carros elétricos são o presente e o futuro. Mas será bem assim? As fabricantes automóveis têm regressado à gasolina, devido à  lenta aceitação dos carros elétricos.

Marcas estão a voltar à gasolina e gasóleo! O que se passa?


Marcas do segmento automóvel não estão a abandonar os elétricos…

Após de vários anos de uma aposta forte na eletrificação, marcas como a Volvo, BMW, Mercedes, Toyota, Mazda, Volkswagen, Audi e Renault estão a ajustar os planos e a voltar a ter modelos a gasolina e a gasóleo.

As vendas de EVs estagnaram e/ou caíram em vários mercados europeus. Mesmo com descontos elevados, algumas marcas têm sofrido quedas significativas (por exemplo, a Tesla caiu cerca de 36 % no Reino Unido).

Na verdade, as marcas do segmento automóvel não estão a abandonar os elétricos, mas sim a ajustar o ritmo da transição. Em vez de forçar o 100 % elétrico já em 2025 ou 2030, há uma tendência clara para reforçar a oferta de híbridos plug-in (PHEV), adiar prazos de transição total para veículos 100 % elétricos e responder à realidade do mercado — consumidores, preços, infraestruturas.

Comentários

268

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Esta noticia deve ser dificil pois segundo o JL o ritmo de aceitação dos EVs é de tal ordem que metade das bombas de combustivel já fecharam.

    1. Avatar de JL
      JL

      Lá estão eles a inventar outra vez só porque apenas leram o titulo.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Mas foi você que o disse, porque diz que estao a inventar? Prove lá? Mostre lá? Anda sempre com a novela dos númeors.

        1. Avatar de JL
          JL

          Leia a notícia e fica a saber.

    2. Avatar de Gtikiller
      Gtikiller

      Ca ganda fake, não estivesse eu na construção de bombas de combustível… nunca se construiram nem se reatauraram tantas como agora nos últimos 10 anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Por acaso já foram mais e diminuiu durante 3 anos.

        https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2a10.aspx

  2. Avatar de Guzland
    Guzland

    A Toyota bem avisou…

    1. Avatar de JL
      JL

      A toyota não avisou, a toyota desculpou-se para o atraso que tem em relação a outras marcas.

      https ://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-toyota-estrategia-eletricos/

      1. Avatar de Roberto
        Roberto

        Você acredita mesmo que a Toyota atrasou? Ela não quer tentar sair na frente para depois ter que regressar com prejuízo!

      2. Avatar de JL
        JL

        Nem fui eu que disse que se atrasou, aliás, eles próprios consideram um atraso, tanto que apressaram a fazer parcerias com chineses para lhes produzirem carros.

        Também pode ser por isso, já que muitas vezes saíram em prejuízo com outras tecnologias onde apostaram.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      A toyota foi avisada, agora vai ter de correr, e muito, atrás do prejuizo. Já estão a pedir à BYD para dar uma ajudinha e a fazer rebranding porque estavam a ver a vida toda a andar para trás e os chineses neste momento vão com 10 voltas de avanço. Foram muito mal aconselhados por alguém que ganhou muito dinheiro a convencer que o hidrogénio ia vingar num futuro próximo e provavelmente nunca vai, os carros eletricos são simplesmente muito melhores que todos os outros e está fácil de ver, quem não quiser ver isso vai ficar para trás como a Toyota

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pois foi, exactamente o que disseram…

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Já temos o veredito do JL?
    Não havendo, nada feito.. ele é a fonte da verdade e da vida.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Oh JL, já viste, o mercado a decidir para onde vão as coisas?
        Já viram que obrigar as pessoas a ter elétricos não resulta.

        1. Avatar de JL
          JL

          E alguém obrigou ? Então qual é o seu ?

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Quando vieram os carros também houve muitos que não largaram os cavalos por nada. E nem queiras saber o que diziam os donos dos stands de cavalos dos carros a gasolina!

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Não houve nada disso na altura, não sejas aldrabão.
            A população rendeu-se completamente aos automóveis de imediato.

          2. Avatar de JL
            JL

            Aconteceu pois, e a transição foi bem lenta, bem mais lenta que aquela que querem fazer agora:

            https://martaiansen.blogspot.com/2012/01/transicao-dos-meios-de-transporte-com.html

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como disse a Helena, quando vamos para o Algarve e vemos dezenas de Teslas parados à espera para carregar, até podíamos achar que aquilo era espetacular, se só conhecêssemos carros de bois.

          4. Avatar de JL
            JL

            Vê ? então mostre lá uma foto ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para que é q quer fotos?
            Para se auto flagelar?
            Já lhe mostrei um filme onde 11 teslas aguardavam em Fátima pela ambicionada carga. Isto num dia de semana e de chuva. Não chega?
            Ainda ontem lá estive pelas 16 e estava td a partilhar e mais 5 à espera. Nc mais saiam dali. Faço ideia qd chegasse a hora de ponta, até se devem comer uns aos outros, lol

          6. Avatar de JL
            JL

            O que é curioso é que acontece sempre cada vez que lá vai, só este ano já fui a mais vezes a superchargers que você durante a vida, e nunca vi nenhuma fila, mas você vê sempre, incrivel.

          7. Avatar de JL
            JL

            Já agora, como é que você que não sai da auto-estrada, já que faz médias absurdas, consegue ver as filas nos superchargers ? se eles não estão na AE, nem sequer em áreas de serviço, que supostamente você nunca ia parar, para não perder tempo.

            Isso é possível como ?

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Depois de almoço fui visitar um Cliente a Sta Catarina da Serra.
            Depois como estava com tempo, resolvi ir ao Santuário porque gosto e já de saida resolvi ir beber um café algures na zona e resolvi parar no Floresta para ao mesmo tempo conhecer o famoso supercharger.
            Foi tipo matar 2 coelhos com uma cajadada (o café e apreciar o que sofrem os gajos dos elektros) loolool

          9. Avatar de JL
            JL

            Em que dia, diga lá, é fácil saber o movimento por dia.

            Então mas uma pessoa sem tempo como você faz um desvio tão grande para tomar café ?

            Ao que aparece você é que sofre com o bem dos outros.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em que dia? Já tinha dito.
            Hora aproximada tb já tinha dito. Vc é mesmo despistado.
            Fica a hora exacta a que tirei uma foto 16:59H.

            De onde estava até ao Santuário são 3,9 kms e do Santuário ate à Floresta foram 2 kms.
            É muito?

          11. Avatar de JL
            JL

            Nesse dia nem sequer houve filas, apenas no de Loulé.

            Então mas é você que fiz que têm de fazer desvios e mais não o quê, assim se vê as pressas.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem q rever fontes.

          13. Avatar de JL
            JL

            A minha fonte é a Tesla, ele informa sempre se há fila ou não, há melhor e mais fiável ?

    1. Avatar de JS
      JS

      Bem você falou (escreveu)
      La está ele por estes lados
      Mas so em VE o resto nem ver-lo
      Vive so neste paradigma

      1. Avatar de JL
        JL

        É porque ele (JS) só anda pelos VE, veja lá bem.

        Vive só neste paradigma.

  4. Avatar de TugaPobre
    TugaPobre

    Parece que o discernimentoestá a regressar.

  5. Avatar de TugaPobre
    TugaPobre

    E já agora, acho que nos motores a combostão deviam pensar também nesta moda dos 3 cilindros que a mim não convence, e sem que seja especialista na materia parece-me ser mais poluidores pois andam sempre em rotação mais elevada…

    1. Avatar de Aziado
      Aziado

      Parecem motores de rega. Um gajo está parado no trânsito e o carro está sempre a tremer.
      Os cilindros devem ser aos pares. Mas sai mais barato fabricar um de 3 cilindros, que um de 4.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        O motor de 3 cilindros é um motor de 4 com um cilindro cortado. Assim a marca só gasta em investigação para produzir um motor em vez de dois.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Acho que um motor de 3 cilindros é um de 6 cilindros menos 3 cilindros.

      2. Avatar de Gtikiller
        Gtikiller

        E que tal um audi rs3…

  6. Avatar de Aziado
    Aziado

    A meu ver, a curto prazo o futuro vai ser hibrido, a gasolina. A longo prazo, não sabemos. A não ser que alguém tenha uma bola de cristal.
    No meu ver o principal problema a nivel de poluição está nos carros antigos e nos não hibridos. No caso dos não hibridos o maior problema é nas filas de transito, onde os hibridos levam grande vantagem porque é raro o motor a combustão ligar. O que leva à diminuição da poluição, dentro das grandes cidades.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      As filas de trânsito resolvem-se com bicis eléctricas. Ou normais a pedal. Com híbridos não, e eléctricos de 2 toneladas menos ainda. A poluição que eles provocaram a extrair minério e depois a fabricar baterias é monstruosa.

      1. Avatar de barf
        barf

        Resolve, quando o tempo(meteorologia) permite. Resolve, quando a estrada não é auto-estrada.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Nas autoestradas é suposto não haver filas. Quando há deixam de interessar. E quanto a meteorologia, na Holanda chove mais que aqui e isso não impede o uso da bicicleta

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Sim? Vai à Madeira e simula ir para o trabalho de bicicleta, do Caniço ao Funchal.

      3. Avatar de Baptista da Costa
        Baptista da Costa

        Experimente ir às compras do mês de bicicleta eléctrica ou não. Ou deslocar-se mais de 10 kms. E já pensou nas pessoas de mais idade que não aprenderam nunca a andar de bicicleta?

    2. Avatar de Gtikiller
      Gtikiller

      O futuro vão ser os efuels… combustíveis sintéticos…

      1. Avatar de JL
        JL

        E onde há energia para os produzir ? é que há aqui malta que diz que não há energia para eléctricos, logo muito menos há para esses combustíveis, já que gastam 8 x mais.

  7. Avatar de Nome
    Nome

    “Mesmo com descontos elevados”

    Mas quais descontos elevados?! Desconheço por completo.

    Carros com fraca autonomia, fracos materiais de construção a preços bastante elevados, isto sim é o que se vê.

  8. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Perceberam que o green wash só cabe a uma pequena franja da população, ou com mais dinheiro que segue as modas ou acha que tem consciência ambiental, e as restantes franjas deixaram de trocar de carro com a periodicidade que trocavam para esperarem por alternativas que lhes faça sentido

    1. Avatar de JL
      JL

      Os outros seguem as modas que sempre seguiram.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não são modas, são utilitários

        1. Avatar de JL
          JL

          Então qual é a diferença ?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            um tem utilidade, o outro só parece que tem

          2. Avatar de JL
            JL

            Se não o tiver, não tem utilidade nenhuma.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Qual é o continente que quer proibir a 100% carros a combustao? A Europa.
        Porque é que não mandam carros elétricos para áfrica? Porque é que o país que mais lucra com a poluição, usa carros elétricos? Porque é que náo deixa a Noruega de vender petroleo?

        1. Avatar de JL
          JL

          Nenhum, onde comprou essa rifa ?

          Tanto que mandam que andam lá muitos.

          Porque você não quer deixar de consumir petróleo e não quer ser obrigado a comprar ev.

          Faz perguntas quando tem as respostas ? Isso tem um nome…

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Ah então o facto de a Europa dizer que quer acabar com a venda de carros a combustão em 2035 é mentira? prove lá?
            São uns malvados já viu?

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, é mentira, em lado nenhum dizem isso.

            Já devia saber que isso era para os que usem combustíveis fósseis.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Eles não deixam de vender petróleo porque alguém compra, no entanto eles não querem lá os carros que o usam. Provavelmente os noruegueses são burros como uma porta e há aqui um tuga que é um génio

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    É uma questão de indexar o ISP da gasolina e do gasóleo ao teor de carbono de cada litro, ou seja, gasóleo taxado 14% acima da gasolina, que dispara aí uma corrida aos eléctricos que até mete medo. Enquanto a burguesia exploradora continuar a beneficiar de gasóleo barato para SUVs de luxo e alta cilindrada à pala da gasolina da classe média assalariada é diesel que eles vão comprar.

    1. Avatar de Doom
      Doom

      Claro, e a inflação dispara 20%. Todos os camiões onde circulam os bens que consome andam de elétrico? É impossível forçar toda a frota para elétrico de uma só vez, isto tem de ser aos poucos e ver se existem novas inovações no mercado da parte dos fabricantes.

      1. Avatar de JL
        JL

        E onde dizem que é só de uma vez ? Já andam nisto há 30 anos.

          1. Avatar de JL
            JL

            E nos a combustão também.

          2. Avatar de Baptista da Costa
            Baptista da Costa

            Experimente ir às compras do mês de bicicleta eléctrica ou não. Ou deslocar-se mais de 10 kms. E já pensou nas pessoas de mais idade que não aprenderam nunca a andar de bicicleta?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os camiões já tēm regime de gasóleo profissional. E que disparasse a inflação, com o que o estado ia cobrar a mais aos carros particulares da burguesia exploradora chegava e sobrava para dar apoios às famílias afectadas.

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já alguns presidentes de marcas automoveis já tinham dito que havia espaço para todos no mercado automovel…seja gasoleo, gasolina, electrico, hidrogenio, hibrido…só que querem impingir á força os carros electricos quando não temos redes suficientes de energia…nem postos de carregamento!

    1. Avatar de JL
      JL

      À força? Então qual comprou ?

      1. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        o “à força” é uma expressão…muito adequada para o “forcing” de marketing, social e apoios económicos

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas eu continuo a ver marketing para carros a combustão e híbridos, esses também são à força?

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Foi como os esgotos! Então não é que temos de ter esgotos e já não podemos ter fossas septicas a contaminar os solos nem tão pouco mandar o cócó pela janela para cima dos trausentes! Malandros!

  11. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Elétrico, nunca. Pela empresa adquiri recentemente um automóvel a diesel.
    Posso também indicar que tenho colegas já arrependidos por teres escolhido elétricos e dizem que nunca mais… Uma palavra, desilusão!

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu também tenho colegas que dizem, combustão nunca mais.

      1. Avatar de João
        João

        Por isso é que são teus colegas! Xd

        1. Avatar de JL
          JL

          Então os colegas do João e Álvaro são vossos colegas ! Xd.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Os meus dizem, eletricos nunca mais. Não vamos na onda da carneirada.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas na onda da carneirada está você, tanto que vem sempre com não sei quantos amigos.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            E você, que diz que o carro carrega numa instalação com 80 anos.
            Tretas. Só tretas.
            Até mete fotos de carros com perdas totais e diz que eles andam… Sim com o chassis empenado se calhar sim.

          2. Avatar de JL
            JL

            O meu carrega, o seu não ?

            Tretas, só tretas.

            Então mostre lá os que foram com perdas totais ?

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Quanto mais pessoas aprendem sobre elektros, menos querem fazer parte dessa realidade.
    https://gizmodo.com/american-interest-in-evs-plummets-to-lowest-level-since-2019-2000610247
    As marcas apenas se estão a adaptar ao mercado.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não estamos na América.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Sim, nós somos o barómetro da indústria no mundo. Sempre fomos. A nossa influência é tremenda na indústria automóvel e conseguimos influenciar o rumo da mesma.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se nós somos o barómetro quer dizer que os EUA não interessam para nada ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já não percebe uma ironia.
            Isso anda mesmo mal @JL. Há uns suplementos bons para o cérebro. Quanto á capacidade de lógica terá q treinar e fazer um esforço. A matemática costuma ajudar. O seu 18 continua a não convencer.

          2. Avatar de JL
            JL

            Se não entende a sua, não entende a minha.

            Eu não apresentei contas e fórmulas, nessa área já sabe que lhe dou 10 a 1.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não dá nada. Vc só dá calinadas disparatadas a matematica. São umas atrás das outras.

          4. Avatar de JL
            JL

            Pelo menos sei o que é a média de velocidade de uma viagem, coisa que você não sabe.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sabe…sabe. Isso bateu forte.

          6. Avatar de JL
            JL

            O que lhe bateu forte ? Não saber o que é uma média? No fim de tanto comentário a refutar isso, já era altura de parar de dizer que andou à velocidade média de, já que isso não existe.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Se ele fosse a 120 fazia uma média de 106, que é o que fez…”
            https://pplware.sitedev.pt/motores/um-navio-de-carga-com-cerca-de-3000-veiculos-foi-abandonado-apos-um-incendio-a-bordo/comment-page-1/#comment-3695926
            Como é que alguém pode dizer uma barbaridade destas e continuar sério? Tem q explicar melhor esse cálculo. Acho que me perdi na fórmula.

          8. Avatar de JL
            JL

            Simples, tem tanto video de carros a andar com o cruise control nos 120, veja que média obtêm.

            Anda sempre ai com os videos do chinoca, onde ele anda sempre a 120, e depois diz que fez média de 105, isso só confirma o que eu disse.

            Mas você não vê que uma média é obtida com o tempo total da viagem e da distância percorrida ? logo a velocidade que anda não manda nada.

            E sim, continuo a dizer, com cruise control em AE ligado nos 120, saindo de uma cidade e entrando noutra, se fizer média abaixo de acima de 100 já é muito bom.

            E sim, vou continuar a dizer que você não sabe o que é a média de velocidade de um percurso.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se mantiver uma velocidade constante de 120 km/h ao longo de 259 km, a média horária será 120 km/h. Simples, certo?

            A não ser que haja uma reviravolta matemática inesperada… mas aí já entramos no território das pérolas do cálculo alucinado depois de meter para dentro um certos ácidos!

          10. Avatar de JL
            JL

            Logo isso não possivel, não sai de casa a 120 kmh, portanto já viu o seu erro, além disso na estrada e na auto-estrada é impossivel manter 120 kmh constantes, já devia saber isso se andasse nela, mas como deve andar só de comboio, não deve saber isso.

            Mas onde foi dito que andaram a 120 kmh constantes ? é que inventa com cada uma, já ouviu falar em cruise control adaptativo ?

          11. Avatar de JL
            JL

            Tem aqui um exemplo disso, andar na casa dos 200 kmh e até acima, média final de 173 kmh.

            https://youtu.be/EiuIyHORZi8

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E quantas vezes ele aliviou a carga com medo que o carro incendiasse?
            Não sabe interpretar o q está a ver?

          13. Avatar de JL
            JL

            Nenhuma, ele apenas controlou a velocidade em função do que queria e dar e do trânsito, mas para si nunca há transito, e sai de casa no meio da autoestrada, este até saiu de um carregar junto à autoestrada e saiu noutro nas mesmas condições.

            Vamos ver se é desta que entende o que uma média.

            Eu sei, mas você não sabe

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop veja o vídeo como deve ser.
            Além dos receios de incêndio ele teve medo que o carro se desligasse na Autobhan o que poderia provocar um acidente gravíssimo (de acordo com o youtuber, há o perigo dos teslas se desligarem a 4% da bateria)
            Pelo que os últimos kms já foram cumpridos com extremo cuidado e a velocidades reduzidas.

          15. Avatar de JL
            JL

            Ena, agora até vai indicar, claro que teve receios, daí estar sempre colado nos 200 kmh, daqui a pouco até vai dizer que o carro ia explodir. Loooooool

            Os últimos KMS andou a 200, tal como antes, ele só reduziu para sair da ae e entrar no Supercharger.

            Deve estar a alucinar novamente. Looooool

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Com 39% já falava em reduzir a velocidade (MIN 30:37)
            Com 34% já estava a dizer mal da vida que aquilo os % estavam a cair rapidamente e baixou para menos de 195(MIN 32:42)
            Menos de 187 ( Mim 33:08)
            O CARRO PODE DESLIGAR ANTES DE CHEGAR A ZERO a 4% pode acontecer, deixa cá baixar para 180 kms/h com 27% (MIN 36:18)
            Está com medo de ficar que o carro desligue no meio da autobhan 170 kms/h (MIN 36:38)
            Não consigo manter os 200 (MIN 37:17) isto é hilário loooloool ao fim de pouco mais de 100 acabou ahahah
            TENHA EM CONTA QUE A VELOCIDADE MÉDIA INCLUI UMA PARAGEM (MIN 40:50) perante isto n não é preciso analisar mais nada, não é Sr. @JL? Como sempre sem noção de como as coisas se processam! É cada tiro cada melro. ahahah

            Um conselho, já que o cálculo anda pelas ruas da amargura nesse nível 18 de matemática, tente ao menos treinar a lógica. Há coisas que saltam à vista sem grandes contas, basta aplicar lógica matemática.

          17. Avatar de JL
            JL

            Falava mas não reduziu, facto.

            Pode mas não desligou.

            Aliás, nenhuma desliga, isso é invenção sua.

            A paragem não chegou a ser de 2 minutos, se os tirar, fica na média de 185kmh.

            Como vê, não vale dar voltas à vida para mostrar que está errado, nunca na vida metendo um CC numa velocidade vai conseguir obter essa velocidade de média, e ali nem sequer ia em CC porque não há CC acima de 150.kmh, portanto se fosse possível ir nos 200 kmh, a media era ainda mais baixa, porque nunca passa a dos 200.

            Sim, a minha matemática é muito boa, daí a profissão que tenho.

          18. Avatar de JL
            JL

            Além disso o outro também podia ter feito paragem idêntica, sem ter desligado o carro, e a média vai por ali abaixo, mas isso é uma noção que você não tem.

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc é mesmo abjecto lol
            Volto a chamar à atenção para o minuto MIN 36:18 é o v/ídolo (não eu) que diz q o carro pode desligar com níveis próximo dos 4%

            E a partir do min 32:42 nunca mais manteve os 200. Só arriscou um pouco mais mas não muito qd já estava qs a sair e viu q na havia perigo de baixar aos 4%.

          20. Avatar de JL
            JL

            https://youtu.be/EiuIyHORZi8?t=2076

            Minuto 34:36 – 200 kmh.

            Já agora ele diz; no pior dos casos o carro pode desligar entre os 3 e os 4%.

            Não se esqueça que o video tem 5 anos, na altura que foi lançado esta versão, já muito o carro evoluiu.

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas espere lá , nos EUA também estão a forçar a transição ? Eles também vão limitar as vendas em 2035 ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vc contradiz-se. Afinal estamos a ser empurrados ou não?
        Já não percebo a lógica que o move.
        https://pplware.sitedev.pt/motores/marcas-estao-a-voltar-a-gasolina-e-gasoleo-o-que-se-passa/comment-page-1/#comment-3695918

        1. Avatar de Alfie
          Alfie

          O JL tem formigueiro electrico na ponta dos dedos. É preciso entendê-lo e dar-lhe espaço. Sempre ajuda animar as hostes.

          1. Avatar de JL
            JL

            Já voltou com outro Nick ? Bolas.

            E não, a intimidação não resulta.

      2. Avatar de JL
        JL

        Eu eu fiz pergunta, não afirmei.

        Aprenda a ler.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ui…quem não o conheça q o compre.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então agora a ironia já não se aplica ?

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        e achas que a UE vai limitar alguma coisa em 2035? pelo andar da carruagem a data passa para 2050

        1. Avatar de JL
          JL

          Segundo as leis sim, segundo a minha opinião não, já que podem continuar a usar os que existem e os novos usarem outros combustíveis.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            as leis mudam-se conforme se vai aproximando a data, não só não vai acabar a venda de carros novos a combustão como os carros a diesel ainda se vão manter e as novas normas de emissões vão ser mais relaxadas, a pseudo poluição não vale a economia de um continente

          2. Avatar de JL
            JL

            Ainda não mudou nenhuma lei, continua tudo na mesma desde que foi aprovada.

            Claro que não vão, vão continuar a venda de usados e novos que consomam combustíveis sintéticos.

            Se não vale, não entendo porque se preocupa tanto com ela.

  13. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    As pessoas não sabem bem o que querem e é muitos só vão pelas modas. Primeiro temos que perceber que tipo. De veículo nos vai fazer falta. Sem saber isso vai ser sempre uma má compra. Seja elétrico gasolina ou gasóleo

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Modas? Qual modas qual quê. Quem não quer um carro silencioso, não poluidor e com potência para dar e vender?
    Não é moda é o ideal de um carro. Agora há problemas com o tempo de carga e autonomia, sim tem que melhorar, mas tal como se apostou no melhoramento da tecnologia do automóveis a combustão o mesmo temos de fazer em relação aos VEs.
    Há pessoal que só pensa no seu próprio umbigo e vivem apenas no passado.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Sim penso no meu umbigo sim, claro que sim!
      Um segmento B combustão custa 15k, posso atestá-lo em qualquer bomba com uma variância de 10centimos o litro em 10min.
      Um segmento B EV anda pelos 23-25k, nem existem bombas de eletrões em qualquer lado, o preço final pode variar enormemente chegando a ficar bem mais caro que a gota de sumo de dinossauro e “atestar” que até não é nada recomendado pode demorar quase 1h!
      E não, não tenho painéis nem lugar de garagem…
      Já sei se não tenho guito tenho é desempatar os remediados snobs e andar a pé ou de bicicleta…muito fixe para ir trabalhar e ir às compras.
      Manquem-se!

      1. Avatar de JL
        JL

        Ou menos.

        São para quem faz muitos KMS, que precisa de ir ao pão pode usar gasolina e gasóleo.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Por isso é que quando chega a epoca de férias, até jogam a porrada nos carregadores no Algarve.
          Ou como um casal amigo que tem um model Y, ah vamos sempre para o mesmo hotel no algarve porque não arriscamos ir para outro sem carregador e depois como é? Andamos sempre em stress a planear onde vamos carregar, até para onde vamos passear, doutra forma não dava.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá esse a jogar à porrada ?

            Há sempre um amigo em que tudo acontece, incrível.

            Praticamente todos têm carregadores, para sua informação.

            Então mas já venderam o carro ?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Por acaso foi o mesmo casal que ficou escandalizado com o preço dos pneus para o model Y.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então onde anda a fatura que tanto prometeu ? É que até lá são apenas desvaneios seus.

          4. Avatar de JL
            JL

            Então onde andaram à porrada ? Ou isso também é uma força de expressão ?

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Por falar no amigo em que tudo acontece, não és tu que tem um amigo com um BMW sempre a entornar óleo?

          6. Avatar de JL
            JL

            Sou, mas eu não tenho amigos para todas as ocasiões, inclusive pelas mais barbaras descrições como acontece aqui.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Amigo. Estou a falar em modas. Claro que nem todos conseguem comprar um EV, tudo bem.
        Estou a referir-me ao ideal de um carro, e na minha opinião, um EV é o ideal. Apostando nesta tecnologia vai-se conseguir baterias mais eficientes, mais rápidas de carregar e menos poluentes ao se descartar. E cada vez há mais postos de abastecimento, penso que este seria o futuro.
        Quanto aos preços, estão a baixar cada vez mais e acredito que vão continuar.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E a electricidade vai baixar ou vai subir?

          1. Avatar de JL
            JL

            Se for para fazer combustíveis, vai subir e bastante, já que gastam muito mais.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os combustíveis apenas sobem devido à carga de impostos promovidos pelo terrível lobby climático.
            Já a electricidade é subsidiada onde quer q haja um alucinado político no governo com poder de decisão, incluindo Austrália:
            https://youtu.be/YbxpieEQ7bc?si=2B9INl10bG95f7c8

          3. Avatar de JL
            JL

            Este ano subiram várias vezes e a carga de impostos até desceu.

            Se a eletricidade não fosse subsidiada, que ao que parece já não é, os combustíveis também eram mais caros, porque também a usam.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Para mim não é o ideal, o meu ideal de carro é conseguir fazer a revisão em casa, reparar mt coisa em casa ou no Zé da esquina mais barato e ter um carro para entregar aos netos.
          Fazer mudanças é um ponto positivo e andar sem medo de toques que podem custar muito muito caro também é um ponto positivo.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      facil, quem não quer carros minimalistas, com materiais baratos, sem conforto e sem botões a preços premium.. e quem não quer estar agarrado a uma ficha nem a ter de planear viagens

      quem olha para o seu próprio é a malta dos evs e vivem num futuro inexistente e inatingível

      1. Avatar de JL
        JL

        há quem prefira andar agarrado a mangueiras de abastecimento, e perder mais tempo com isso.

        Já agora o planeamento é o carro que faz, acorde, carros com menos de 10 anos fazem isso.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          planeiam parar em sitios sem disponibilidade de carregadores e sem infraestrutura para levares com 2h de seca.. uau

          1. Avatar de JL
            JL

            Se não têm disponibilidade nem sequer fazem plano para lá, as coisas funcionam, não funcionam apenas como você quer.

  15. Avatar de SergioA
    SergioA

    Simples. As baterias ainda nao sao de confianca.

  16. Avatar de Wat3rMan
    Wat3rMan

    Esta historia é sempre a mesma coisa. 🙂
    Resumindo, quem consegue programar viagens, não tem grandes imprevistos, usa na cidade e tem acesso a carregamentos em casa,,, compra elétrico.
    Quem tem pressa, quem tem imprevistos, faz longas distancias e não quer parar muito tempo… vai para plug in ou hibrido.

  17. Avatar de Rui
    Rui

    O que se passa na Europa é o verdadeiro exemplo errado de como se deve mudar de tecnologia! Mas já tivemos muitos casos de sucesso entre nós! Mudamos de monitores/TV CRT para monitores/TV LCD sem dramas e sem imposições ou subsídio-dependência do Estado!!!! Da disquete para o CD também não me lembro do Estado meter o nariz a subsidiar a nova tecnologia!!!!!

    Com os carros eléctricos tivemos a UE e os Estados Europeus a decretarem a morte dos carros a combustão e a escolha e subsidiação dos carros eléctricos!!!!! O que se passou a seguir? Evidentemente se há todas as ajudas a uma tecnologia, esta não precisa de baixar os preços!!!!!

    Com todos os subsídios deste e do outro mundo porque é que os carros eléctricos não baixam mais de preço? Não pagam ISV (uma factura pesada nos carros a combustão), podem deduzir 100% do IVA até 62.500€ + IVA (cabe aqui quase qualquer eléctrico) e mesmo assim as pessoas não aderem, porquê? Vejam as tabelas de preço dos eléctricos e vejam onde começam os preços!!!

    Depois a UE esqueceu-se de outra coisa, onde vai buscar a energia para tanta electrificação? Não aprendemos nada com o apagão? Que centrais a inércia é que nos restam?

    Eu realmente estou estupefacto pelo povo não aderir em massa aos eléctricos!!!!!
    Será que esta gente não olha para os indicadores e vê qual a idade do parque automóvel?

    De vez em quando conduzo um carro eléctrico da empresa. E apesar de excelente autonomia teórica de 700km e 91KW de potência da bateria, apesar de ter algumas vantagens em relação a um carro a combustão, o carro para saír do Douro, lá do fundo, gastou 50kw/100km na A24!!!!! Felizmente foram só 15km ou lá se ía a bateria toda!!!!!! E não passei dos 120km/h.

    Percebem porque os eléctricos são os novos papa-reformas? É o stress da autonomia andar para trás e não sabermos se chegamos a algum sítio para ligar a uma tomada!!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas houve imposições nas TVs, tanto que foram proibidas o fabrico de algumas tecnologias que consumiam muito, portanto o mesmo problema dos carros.

      Mas eles têm baixado de preço, tem a certeza que vive no planeta que está a comentar ?

      Mas tem falta de energia onde ? Desde quando o apagão foi falta de energia?

      Para aderirem é preciso dinheiro e infraestrutura.

      50 kW a 120 kmh ? Portanto é mais uma invenção como as anteriores.

      Não,ninguém percebe.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O JL é cá um expert! Tente lá saír da Régua com o VW ID Buzz, pela A24 e diga-me qual é o consumo que faz normalmente! A descer é uma maravilha, com a regeneração ligada, mas saír do Douro é tramado!!!!!

        Diga-me lá que carros é que baixaram de preço? O Taycan? O ID5? O i4? EQA? EQB? Diga-me lá que carro eléctrico é agora mais barato que à 2 ou 3 anos!!!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah afinal era uma carrinha, você disse carro.

          Todos eles baixaram de preço, todos eles, daí dizerem que desvalorizam mais, porque me novos baixaram.

          Mas diga lá qual é a ID bus com 700 KMS de autonomia, agora fiquei curioso.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Buzz da VW é o Y da Tesla apenas é muito mais bonito.

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, é um furgão e bem espaçoso.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            prove lá? Mostre lá? Afinal não sabe provar nada.

          4. Avatar de JL
            JL

            A sério que não sabe o que é uma id uzz ? Loooool

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        todas as minhas tvs oled são G ou F, aliás, diria que nenhuma tv decente tem eficiência energética acima de G, deve consumir mais que os monos crts.

        a falta de energia é global, ou ainda não reparaste que começou tudo a virar para o nuclear.. com a AI a crescer nem para os evs atuais vais ter energia, muito menos para os que desejarias que toda a gente tivesse

        1. Avatar de JL
          JL

          Ha várias, não pode é comparar o tamanho que se usava de TVs antigamente com o de agora.

          Qualquer TV de 52 cm, sim cm consumia mais de 100w.

          Mas há falta de energia onde ? Só se for onde ela nunca chegou.

          Então e querem partir para soluções que consomem muito mais !?? Realmente esta malta não tem noção do que falta.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            não querem partir, já partiram, o mundo faz-se de dinheiro e de evolução, os fundamentalismos ficam para trás quando há coisas reais a tomarem forma

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, ainda não partiram porque não se vendem ainda.

            Sim, por isso o vosso fundamentalismo está cada vez menor.

      3. Avatar de Mário
        Mário

        Só mudas o tubo de escape do sitio… em vez de fazeres poluição á porta da tua casa, o fabricante do teu carro já o fez muito longe. e como não vês, está tudo certo.
        Já agora, ofereço-te uma exploração de caulinos ao lado de casa para ver se gostas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e os outros ? Têm 5 tubos se escape, no carro, no fabricante no poço da extração, no navio que transporta o petróleo e na refinaria, e ainda falta o camião que o transporta.

          Mas exploração de caulinos tenho na minha porta, eu vivo no distrito de Leiria, há muito disso por aqui.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Sabe que o gás natural na plataforma petrolifera ou é consumido ou é queimado não sabe?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Então quer dizer que segundo o que o JL diz…. um elétrico produzido na china e poluindo na china, não estraga o planeta? correto?
            Depois como vem com florzinhas para a europa, já não polui? No dia em que vermos os carros num qualquer descampado aí, não vamos ter um problema ambiental por causa das baterias? É que é o mais normal.

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde eu disse isso, mostre lá ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Porque haviam de deixar as baterias num descampado ? Se souber de alguma diga, vou lá buscar.

  18. Avatar de Joe Doe
    Joe Doe

    Eu estou num dilema, tenho um Seat a diesel que fez em Abril 25 anos de vida, preciso trocar pois foi abalroado e reparado mas não ficou o mesmo, o motor também já está a consumir muito óleo… qual é o dilema ? O carro electrico de momento não é o ideal para mim e tenho recieo de comprar a gasolina ou diesel e depois o estado começar a subir os impostos para obrigar a ir para o electrico. Eu gosto de comprar carro para 20 anos no minimo, não sou de trocar carro de 5 em 5 anos… acho que vou comprar um diesel usado de 2008 /10 e esperar pelo que vem aí.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      é o que toda a gente está a fazer, à espera

      1. Avatar de JL
        JL

        Então os que se vendem, é malta que fartou se de espera ?

        1. Avatar de SoLinux
          SoLinux

          e os que não se vendem e enchem espaços? (depois dizem que foi boicote à tesla) tb é malta que se fartou? https://www.fastcompany.com/90999268/unsold-evs-are-piling-up-at-car-dealerships-what-does-that-mean-for-the-auto-industry

          1. Avatar de JL
            JL

            Então e hoje ainda estão assim ?

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Amigo, se vai pela opinião do JL, ele diz-lhe já que então o elétrico não é para si, tem de trocar no minimo de 5 em 5 anos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Isso é se fizer o mesmo que o Mário, que troca de 5 em 5 anos.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Tanto que não troco, que o meu tem 10 anos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas trocou ao fim de 5, por um em segunda mão, disse isso noutro post, até se veio gabar que perdeu pouco dinheiro.

  19. Avatar de gelzaraka
    gelzaraka

    O problema é só um.
    Eléctricos Chineses.
    As marcas europeias, começam a compreender que é uma guerra perdida. Não têm capacidade de competir com os preços e tecnologia das marcas chinesas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tem a certeza? https://youtu.be/Kw94t1oGHgM?si=_eMSe02HWkrlkKOK

      A China foi e é competitiva porque conseguia vender os seus produtos no exterior com tarifas muito mais baixas que os produtos ocidentais!!!! Agora que os chineses já não morrem à fome, todos os países estão a deixar de considerar o país pobre e aplicam, e muito bem, tarifas iguais aos países ocidentais.

      Um carro não é a mesma coisa que comprar hortaliças, se fosse, a FIAT nadava em dinheiro e a Mercedes, BMW e Audi estariam na penúria!!!!!!!!

      A cima de tudo tem de haver reciprocidade, se uma empresa que produz na Europa tem de cumprir com 1 milhão de regulamentos, desde ambientais até laborais, porque é que temos de permitir a entrada de produtos de países que pagam menos, exigem menos do que aos nossos? Não faz qualquer sentido! Olhe outro exemplo mais simples, Marrocos consegue vender carne de cabrito muito mais barato que nós, com as ovelhas a serem abatidas no deserto árido, ao ar livre e com resmas de moscas (não sei se já viu esse espetáculo ao vivo). Porque é que preferimos pagar mais pela carne abatida com controle cá e não a de fora muito mais barata?

      E já agora, quem é que lhe dá a si emprego? As empresas que estão aqui ou são empresas sedeadas lá fora?

      E vou simplificar ainda mais, imagine você e mais 10 pessoas conhecidas com negócios ao lado uns dos outros, mas sem serem concorrentes (um tem um restaurante, outro uma oficina, uma padaria………..), se você for comer fora porque é mais barato, for a uma oficina fora que faz uns euros mais barato uma reparação….. acha que os outros empresários vão dar-lhe a si dinheiro a ganhar?

      A isto chama-se comunidade, nós fazemos parte de uma rede, não somos uma ilha!!!!!

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Verdades como punhos!
        +1

      2. Avatar de JL
        JL

        Já vi que não tem mesmo noção do que é um negócio.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O que é que as tarifas alfandegárias e até a proibição de importações tem a ver com um negócio!?

          O objectivo de uma empresa é reduzir custos o mais possível para aumentar a sua margem, sem (hipoteticamente diminuir a qualidade). Coisa diferente é um Estado se permite ou não que inundem o seu mercado com produtos provenientes de países que pagam uma fracção do salários do seu próprio país! Se eu obrigo a que o salário mínimo cá seja de 870€ mensais por 40 horas de trabalho semanal + subsídio de refeições, porque hei-de permitir importar produtos sem qualquer tarifa de um país que paga só 100€ aos seus trabalhadores e não tem qualquer preocupação com a legislação nacional e Europeia como obrigo às nossas empresas?

        2. Avatar de JL
          JL

          Exato, voltou a confirmar o que disse antes.

    2. Avatar de Joe Doe
      Joe Doe

      A UE está a cavar a própria sepultura, quantas pessoas trabalham na indústria automóvel ? Não sei como é no resto do país mas no distrito de Viana do Castelo e Braga não deve estar muito longe da desena de milhar… Esta politica da UE é pura transferência de cor da Ásia e Àfrica para a Europa, uma Europa mais verde significa uma Ásia e África mais cinzenta, sim porque os minerais necessários à industria automóvel electria tem que ser minerados, e onde estão eles ? No subsolo das florestas da Índonésia, China, e Africa. Para uma Europa verde, uma Ásia e Àfrica cinzentas ou mesmo negras.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        em PT são 60k
        a culpa é dos fundamentalistas que abriram esta caixa de pandora com o Green wash

      2. Avatar de JL
        JL

        Os minerais para a indústria a combustão também vêem de África e do resto do mundo.

  20. Avatar de Infinity
    Infinity

    senso comum

  21. Avatar de Tone
    Tone

    Tenho um carro eletrico há 2 anos. Não quero outra coisa. Postos de carregamento é coisa que não falta. Fiz mais de 6000 km nas ferias de verão em 3 semanas (espanha, frança, holanda, luxemburgo, alemanha, suiça e italia). Vejo muita gente aqui a falar daquilo que não sabe. É verdade que os carros eletricos ainda são caros, mas a autonomia e os tempos de carga estão a melhorar de dia para dia. Faz parte da evolução. Quando o diesel surgiram, ninguém os queria porque era só fumo e eram lentos. A transição é feita com o tempo.

    1. Avatar de Joe Doe
      Joe Doe

      Fez muito bem. Eu vou esperar mais 4 ou 5 anos, gosto muito dos pioneiros, gosto que as bombas rebentem nas mãos deles e não nas minhas. Como ser pioneiro nestes casos não trás vantagens nenhumas deixo que eles corram os riscos por mim. numa corrida ao ouro eu seria o primeiro, neste caso não me importo de ser o último. Vou esperar os comentários da malta que comprou hoje e os comentários daqui a 5 anos. São importantes para a tomada de decisões.

    2. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      Eletrico só para quem consegue carregar em casa e faça percursos citadinos. Tenho dois veículos..um a combustão puro e um híbrido. Para as voltas na cidade, sai menos oneroso carregar em casa…agora viagens longas…é fugir dos carregadores exteriores…feitas bem as contas, sai-me mais barato a gasolina

      1. Avatar de JL
        JL

        A gasóleo pode sair, a gasolina não.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Olha que o meu híbrido gasta menos de 5,5 a gasolina mesmo sem o carregar…

          1. Avatar de JL
            JL

            Para gastar menos que um eléctrico tem de consumir menos de 4 litros, já que para gasóleo são 4.5 litros, isto segundo os números desse artigo.

  22. Avatar de Realista
    Realista

    Dizem sempre que as vendas estão a cair… mas cada vez mais se vendem mais carros hahaha

  23. Avatar de Rui
    Rui

    Ainda ontem passei por uma concentração de Mazda MX5! É coisa que não vou ver com os eléctricos, excepto nas grandes cidades, qualquer concentração de eléctricos numa cidade mais pequena, vai certamente sobrecarregar a rede eléctrica do vilarejo!!!!!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu passei por uma concentração de teslas, coisa que não vou ver com combustão.

      Então mas precisam de carregar na concentração? Para quê?

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Não vai ver pq não quer. Alguém o proibe?

        1. Avatar de JL
          JL

          Não vou porque não tenho Mazda, o Rui também não vai a uma concentração de teslas porque não tem. Loool

      2. Avatar de SoLinux
        SoLinux

        se for uma concentração em que permita 70% da bateria (ida e regresso), não precisam…

        1. Avatar de JL
          JL

          Não posso carregar pelo caminho porquê?

  24. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    melhor solução no momento e talvez ainda durante alguns anos.
    PHEV e HEV

    1. Avatar de JL
      JL

      Para quem quiser o pior dos 2 mundos.

      1. Avatar de Pedro P.
        Pedro P.

        JL, não existe tecnologia perfeita ,cada solução tem compromissos.
        PHEV oferece eficiência elétrica no quotidiano e autonomia total quando necessário. É, objetivamente, uma das soluções mais equilibradas disponíveis. Dizer que é “o pior dos dois mundos” ignora os factos e revela apenas uma opinião enviesada.
        A liberdade de escolha continua a ser uma vantagem, não um defeito.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas é exatamente isso que não oferece, porque não são eficientes tanto no modo eléctrico como no modo a combustão.

          Revela apenas opinião de quem já teve um.

          Mas sim, continuo a dizer que a liberdade de escolha é tudo, e finalmente temos essa liberdade, durante décadas só nos impingiram carros a combustão, agora podemos escolher qualquer tecnologia.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não são eficientes em modo nenhum?
            O meu híbrido gasta 5,4l/100km se nunca o carregar.
            É menos eficiente que um a gasolina?

          2. Avatar de JL
            JL

            É menos eficiente que um não plug in e até que muitos a gasolina.

            Um honda insight de 2011 faz 3.9, 4.6 em autoestrada.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estás a falar de consumos teóricos a 80km/h em condições ideais e eu estou a falar de consumos médios reais em quase 30.000km…
            Se me meter na AE a 80km/h também fico abaixo de 4,6L/100km…

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, estou a falar do consumo que o carro do meu irmão faz.

            O dele tem 80 mil, portanto ainda são mais abrangentes.

            Não vale a pena meter valor num plugin senão o carrega, aliás, foi exatamente por isso que perderam muitos incentivos, se não para carregar mais vale ter um híbrido comum, porque gastam menos.

          5. Avatar de JL
            JL

            Pois, mas o dele faz 4.6 a 120 kmh, não precisa de ir a 80.

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            1. Não disse que não o carrego. Disse que sem o carregar faz consumos de 5,4. Se saio de casa e faço 1200km de enfiada sem o carregar tenho bem como saber o consumo sem o carregar já que vejo o consumo a subir de 0 até 5,4 nos primeiros 300km ou menos.
            2. Não, o honda insight não faz 4,6 nem 3,9 a 120km/h na AE. Só se arranjares um troço sempre a descer. Só o facto de dizeres que faz de 3,9 a 4,6 na AE já prova que estás a usar valores teóricos. Faz uma viagem de 1000km a arrancar e a chegar ao mesmo sítio e depois falamos…

          7. Avatar de JL
            JL

            Também não disse para não o carregar, o que disse é que senão o carregar não pense que vai fazer menor consumo que outros.

            Faz pois, e até já chegou a fazer 3.6 e comigo dentro, mas isso foi apenas numa viagem.

            Não, prova que eu confirmei que fazia.

          8. Avatar de Nuno
            Nuno

            Numa viagem até faço 1 ou menos dependendo do tamanho da descida….
            De qq fitness o carro do teu irmão é a prova que um EV não dá poupança nenhuma…
            Ou ele também é burro?

          9. Avatar de JL
            JL

            A média geral dele está nos 4.4.

          10. Avatar de JL
            JL

            Primeiro não chamei burro a ninguém.

            Segundo que ele tem ev, não o vendeu porque precisava de outro carro na família, é neste momento o segundo carro. E não, continua a não compensar em relação ao Ev.

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            Então o teu irmão tem um carro que não compensa em vez de o trocar por um EV e começar a fazer dinheiro enquanto anda de carro?
            Essa família não deve muito à inteligência…
            Gastam dinheiro em carros que dão prejuízo apesar de fazerem medias inferiores às anunciadas pelos fabricantes… Cambada de gente estúpida que nem a fazer médias impossíveis arranja forma de fazer negócios de jeito…

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ai as médias…agora tocaste na ferida do @JL.

          13. Avatar de JL
            JL

            Não compensa trocar para os KMS que esse carro faz, já que tem um EV que realmente faz KMS.

            O meu irmão não é Uber.

            Mas alguém falou em prejuízo ?

            Mas ele não faz médias inferiores as anunciadas, a anunciada é 4.5 em AE .
            Quanto à cambada de gente estúpida não entendi.

          14. Avatar de Nuno
            Nuno

            Frases do JL:
            1. ” até já chegou a fazer 3.6 e comigo dentro”
            2. “Mas ele não faz médias inferiores as anunciadas, a anunciada é 4.5 em AE .”
            Mentes pouco, mentes…

            PS: Os 4.5 em AE são a 80Km/h em estrada plana.

          15. Avatar de JL
            JL

            Exato, está tudo bem se soubesse ler.

            Em Ae foi a 120 kmh, como são todas as anunciadas.

          16. Avatar de Nuno
            Nuno

            Então 3.6 não é menos que o anunciado? Ou comes mesmo palha ao pequeno almoço?

          17. Avatar de JL
            JL

            Mas eu não disse que era 3.6 na autoestrada.

            Não, o Nuno é que come palha, como se não fosse possível em algumas situações a baixar as anunciadas.

            Os 3.6 foi em uma situação bem benéfica para um híbrido, andar em passeio devagar, em estrada nacional.

          18. Avatar de Nuno
            Nuno

            Blá bláblá whiskas saquetas e tu és o detentor da verdade e eu não sei os consumos dos meus carros… blá blá blá…
            Primeiro era o pior dos 2 mundos mas faz consumos de 3,9… Qual é a parte pior mesmo?
            É que começas por atacar os híbridos e a meio da conversa arranjas argumentos para os defender…

          19. Avatar de JL
            JL

            Você anda meio confuso com a sua vida, por acaso eu disse que os seus consumos estavam errados ?

            Pior de 2 mundos para os PHEV, pensava que isso era bem evidente, porque o HEV só tem “um mundo”, só lhe mete gasolina e modo eléctrico não tem.

            Eu não defendi nenhum, essa é a vossa mania de achar que alguém por estar a falar sobre algo está a defender.

          20. Avatar de Nuno
            Nuno

            Ai então so meter gasolina e nao ter modo elétrico é bom…
            Então os 5s que diz perder para meter o carro a carregar são maus?
            E fazer kms em modo elétrico é mau?

          21. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que era bom onde ? É que assim só tem o pior de um mundo.

            Onde disse que perdia 5s para carregar ?

            Eu disse que era mau onde ?

            Enfim, está a ficar pior.

          22. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não costumas apregoar que demoras menos de 5 segundos para meter o carro a carregar?
            Achas que um PHEV é menos eficiente que um HEV? Estás portanto a ignorar as centenas de kms que podes fazer em modo 100% elétrico, certo?
            Então diz lá qual o carro a gasolina mais eficiente para eu saber sff.

          23. Avatar de JL
            JL

            Não costumo não.

            Eu não disse que era menos eficiente, o que eu disse é que sem o carregar nunca vai fazer menor consumo que um hev e até que um a gasolina, isso é física pura.

            Eu não ignorei, até o disse.

            Não sei qual o mais eficiente, isso depende de muita coisa.

          24. Avatar de Nuno
            Nuno

            Continuo a não saber qual o carro a gasolina mais eficiente. Alguma dica ou é só garganta?

          25. Avatar de JL
            JL

            Nem eu, há tantos.

          26. Avatar de Nuno
            Nuno

            Mete lá um aqui sff só para não ficar a ideia, mais uma vez, que andas aqui simplesmente a mentir a torto e a direito…

          27. Avatar de JL
            JL

            A mentir como ? ainda não entendi essa.

            Quer um mais eficiente que o seu, já lhe disse, o Honda Insigth.

          28. Avatar de Nuno
            Nuno

            O insight é hibrido e não é mais eficiente que o meu. Volto a perguntar onde anda esse carro a gasolina mais eficiente.
            Relembro que disseste “É menos eficiente que um não plug in e até que muitos a gasolina.” e são esses muitos a gasolina que aguardo com poucas esperanças…

          29. Avatar de JL
            JL

            Depende de qual o seu, se for um carro maior até pode ser mais eficiente.

            Diga lá qual o seu e logo se arranja um mais eficiente, não se esqueça que eu disse “se não o carregar”.

          30. Avatar de Nuno
            Nuno

            Então há muitos mais eficientes que o meu mas agora precisas de tantos detalhes? Chuta aí 5 ou 6 anda…

          31. Avatar de JL
            JL

            Óbvio, qualquer um do tamanho do seu é mais eficiente nessas condições, só precisa de dizer qual é para eu lhe dizer quais.

          32. Avatar de Nuno
            Nuno

            Lol
            Deixa aí meia dúzia de tantos variados. Há tantos segundo dizes que não deve ser difícil..

          33. Avatar de JL
            JL

            Primeiro tenho de saber qual é, senão não os posso listar.

          34. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pois não. Porque será… Hahahahaha
            Skoda Oktavia Ultra IV. Vai lá fazer as tuas pesquisas de valores teóricos para comparar com os meus consumos reais…

          35. Avatar de JL
            JL

            Aqui tem, até a versão não phev é mais eficiente que a phev se não for carregada:

            https://www.skoda.pt/skoda-octavia-1/octavia

          36. Avatar de Nuno
            Nuno

            O link que mandas fala em 6,6L/100kms em condições ideais. Eu faço 5,6L/100kms em condições reais…
            Como mediste essa eficácia?

          37. Avatar de JL
            JL

            E também fala em 4.6.

            Simples, vi os dados sobre wltp no caso do seu, que são mais elevados que este.

          38. Avatar de Nuno
            Nuno

            Faltou meteres cá o link para essa informação falsa e fica a faltar não ignorar o consumo real que eu apresentei que é o que tenho jos últimos 30.000km
            Mas vindo de quem vem, já se sabe com que contar…

          39. Avatar de JL
            JL

            Aqui tem, e não é falsa.

            https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Skoda/120939/Skoda-Octavia-4-14-TSI-PHEV.html

            Portanto se diz que esse consumo é dos últimos 30 mil, mais razão me dá.

          40. Avatar de Nuno
            Nuno

            Tu não bates bem. Só pode…
            Metes informação que contraria taxativamente o que dizes e rematas com “mais razão me dá”…
            Hahahahaha

          41. Avatar de JL
            JL

            Antes pelo contrário, só confirma o que já tinha dito antes.

          42. Avatar de Nuno
            Nuno

            Sim, leva lá o amendoim…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O Toyoda afirmou recentemente que um elektro polui o mesmo que 3 híbridos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Está a melhorar então, há uns tempos era que um eléctrico dava para fazer 90 híbridos, está lá quase, entretanto já dizem a verdade.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Uma coisa é o q polui outra é os recursos q consome. Sempre a dar no LSD este @Jl

          2. Avatar de JL
            JL

            Se lesse o artigo em questão sabia porque ele disse isso, e apenas referiu um país.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se fosse na China (80%) ou Polónia ainda era pior.

          4. Avatar de JL
            JL

            Errado, pior que esses 2 só mesmo o Japão.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Errado anda vc:
            -China~500–600 gCO₂/kWh (muito carvão)
            -Polónia~600–800 gCO₂/kWh (quase só carvão)
            -Japão~400–500 gCO₂/kWh (gás e carvão, pouco nuclear)
            https://app.electricitymaps.com/map/72h/hourly

          6. Avatar de JL
            JL

            Que interessa isso ? Interessa é o total, que você viu mas tenta a todo o custo dissimular, e sim, o Japão tem uma matrix a fóssil muito maior que a China, 80% é fóssil.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desculpe lá… pode repetir?
            O electricitymaps nao informa o mix total de cada pais?
            Os 80%, como é obvio, referem-se à parte das baterias à escala mundial que são fabricadas na china.

          8. Avatar de JL
            JL

            Por isso o eletricitymaps não interessa para o assunto, ele só mostra o que se está a passar nessa altura, não durante o ano.

            Então esse é mix da produção deles em baterias de híbridos ? Já que ve não têm.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim, claro… às segundas, quartas e sextas a China é ecológica. Às terças, quintas e sábados queima carvão com gosto. Ao domingo faz pausa estratégica para meditar sobre sustentabilidade.

          10. Avatar de JL
            JL

            Ah, bem me parecia que era você a inventar.

  25. Avatar de Nuno
    Nuno

    Vim aqui comentar só para ver a resposta do JL…

  26. Avatar de eu+mesmo
    eu+mesmo

    será impressão minha ou escrever com o (JL) é quase como discutir com pombos.
    por mais que se diga algo, acaba sempre por ficar apenas com a opinião dele !
    tal e qual os pombos. por mais que se refile, se faça barulho eles vão continuar a voar e a cagar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Raramente dou aqui a minha opinião, mas se eles não refutam, é porque não sabem o que refutam.

      Exato, sabe que há pessoas que se sentem livres, sem terem de pertencer a rebanhos e essa teimosia de acharem que os rebanhos são tudo na vida.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…mas se eles não refutam, é porque não sabem o que refutam…”
        Epá é cada lógica. Afinal refutam ou não refutam?

        1. Avatar de JL
          JL

          Não sabem refutar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se não sabem refutar como é q refutam?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O JL é uma espécie de autoridade.
      O que ele diz é a verdade absoluta, e quem não concorda com ele é porque está enganado…

      1. Avatar de JL
        JL

        São vocês que o consideram, não eu.

        Obrigado. LOL

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Lá está. A autoridade falou e somos nós que consideramos tal como a autoridade acabou de decidir!

          1. Avatar de JL
            JL

            Decidir ? Decidir o quê?

  27. Avatar de Electrao
    Electrao

    Fonox esse JL é o detentor da verdade.

    Sabe tudo domina tudo e todos os outros sao burros. Pena da mulher dele.
    Arurar isto tds dias e dose

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual é a verdade que eu disse ?

      É que depois espeto essa naqueles que estão a dizer que eu estou a mentir.

      Não tenha pena dela, é muito feliz.

      A sua mulher também vem para aqui ? Qual o Nick ? É que assim podem ser amigas. Loool

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        ‘…mulher também vem para aqui…”
        Eu já desconfiava. E as x’s é o primo e outras é Zé das Couves.
        https://pplware.sitedev.pt/motores/empresa-alema-de-defesa-criou-uma-solucao-curiosa-para-o-carregamento-de-eletricos/comment-page-1/#comment-3688586

      2. Avatar de JL
        JL

        Não sei se reparou, mas era uma pergunta, com rasteira claro.

        Você é muito desconfiado, ainda não entendi porquê, mas o tempo mostra.

  28. Avatar de Ev31
    Ev31

    Não há hipótese. Os burros vão continuar a ignorar o futuro e a andar com os fumareiros até quando puderem. Este artigo é só ridículo. As vendas da Tesla caíram porquê?

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Há de tudo. Mais um tótó q caiu na ladainha elektra e vem chamar burros aos outros. Lol

      1. Avatar de JL
        JL

        Ou mais um totó que não caiu nas malhas do rebanho e na ladainha petrolhead.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Esses são os amigos que você faz lá na igreja e que de vez em quando manda para aqui mandar umas laranjadas, ou é você com outro nick?

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, tanto que nós não temos sempre a mesma ladainha, já reparou que são todos dirigentes e não entram numa de andar sempre a repetir o mesmo ?

            Ah, agora também me quer comparar com o secalharya? Looool

            Enfim, assim andam os alucinados, já que não têm argumentos, tentam outras formas.

  29. Avatar de JL
    JL

    Aposto que a seguir vão voltar a fabricar palhinhas de plástico.