iOS 26 ganha vida num conceito espetacular inspirado no vidro

11 Comentários

Já se sente alguma ansiedade nos fóruns e grupos dedicados ao iOS. Aliás, há uma curiosidade em perceber como será redesenhado praticamente todo o ecossistema Apple. Como será o novo iOS e todos os restantes sistemas operativos? O designer Sebastiaan de With apresenta um conceito de iOS 26 inspirado no visionOS e no vidro.


Será assim o iOS 26?

Dentro de poucos dias, a Apple irá revelar oficialmente o novo rosto do iOS 26 durante a WWDC 2025. Mas, enquanto a contagem decrescente entra na reta final, há já quem tenha colocado no papel aquele que poderá ser o restyling mais fascinante alguma vez imaginado para o sistema operativo do iPhone.

O autor é Sebastiaan de With, designer reconhecido e cofundador da Lux, a equipa que criou aplicações aclamadas como Halide, Kino, Spectre e Orion.

Antigo colaborador da Apple, de With publicou um conceito intitulado Living Glass, que não só se inspira nos rumores das últimas semanas, como parece capturar na perfeição o espírito da próxima evolução do iOS.

O seu trabalho assenta numa ideia simples, mas poderosa: e se a interface do iOS estivesse finalmente à altura dos materiais dos dispositivos Apple?

Todos os teus dispositivos têm superfícies em vidro. Este design traz uma interface do mesmo material, dando a impressão de que o próprio vidro ganha vida.

Escreve de With.

Um design delicioso, quase “palpável”

O resultado é um sistema operativo que surge fluido, reativo, transparente e imersivo, quase como uma extensão natural do ecrã. Um conceito que faz eco dos princípios observados no visionOS e que, segundo o que tem sido avançado por Mark Gurman, deverá também inspirar a estética do iOS 26.

Com efeitos “glassy”, transparências sofisticadas e superfícies em movimento, a experiência do utilizador procura tornar-se ainda mais integrada com o hardware.

O conceito Living Glass de de With não se limita ao iPhone. O designer especula também sobre como o macOS e outros sistemas Apple poderiam evoluir seguindo esta filosofia visual unificada.

No seu artigo completo, de With aprofunda a evolução do design da Apple desde os primórdios do iOS até aos dias de hoje, identificando detalhes e indícios que parecem confirmar uma mudança de direção iminente.

O resultado final? Uma antevisão que despertou o entusiasmo de muitos entusiastas. E que, se vier a concretizar-se mesmo que parcialmente, poderá marcar uma das maiores revoluções visuais da história recente do iOS.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    ããããhhhh…. ok.

  2. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Que venha Setembro rapidamente. É só mais uns 3 meses de espera. Passa num instante.

    1. Avatar de ComentadorDeBancada
      ComentadorDeBancada

      Para quem é tester chega bem antes de Setembro 🙂 Talvez as primeiras betas chegam este mês ainda, e as public betas já no fim do mês/inicio de Julho.

  3. Avatar de Ric/\rdo
    Ric/\rdo

    Mal posso esperar, o melhor smartphone do mercado de longe. Androids passado 3 meses ja a bateria precisa de ser carregada 2 ou 3 vezes ao dia

    1. Avatar de Nome
      Nome

      “Androids passado 3 meses ja a bateria precisa de ser carregada 2 ou 3 vezes ao dia”

      Para quem não sabe o significado de Hipérbole, eis um belo exemplo.

      Carrego o meu Galaxy S20 FE de 2020 UMA vez por dia, e não está apenas pousado, é de facto usado e justificado o carregamento diário.

      Duas e três vezes é apenas e só absurdo e isso aplicar-se-á a qualquer smartphone (independentemente da marca) se estiveres a jogar nele o dia todo. Apesar do que apregoam por aí, não existem milagres.

    2. Avatar de Miguel Rodrigues
      Miguel Rodrigues

      Se estivermos a falar de há 10 anos, sim isso acontecia. Agora, nem de perto, o meu Pixel carrego 2x por semana.

    3. Avatar de CantorBN
      CantorBN

      Ric/\rdo, isso é tão verdade como a terra ser plana hahaha mas continua a dizer isso, até algum pato pode pensar que é verdade. O meu S25 Ultra com muito uso, carrego a 80% e ao final do dia tenho 32 – 36% de bateria ainda, isto com 2 números a funcionar em simultâneo. O iPhone 15 PM não faz melhor, aliás, com também os 2 números chego ao final do dia a 20-25%. Mas ok, vende lá o teu peixe.

    4. Avatar de Afonso
      Afonso

      Uso desde sempre iPhone, mas não deve ser essa edição especial como o teu. Compraste na Temu, ou fui eu?

  4. Avatar de Ric/\rdo
    Ric/\rdo

    Android nem live activies ainda tem, de bradar os ceus. Nem a copiarem a descarada consegue ser tao atrasados e limitados

    1. Avatar de hjfghjfghj
      hjfghjfghj

      O android permite tudo, basta uma APP.

    2. Avatar de CantorBN
      CantorBN

      O meu S25 Ultra tem e que eu saiba qualquer um com Android 15 bem personalizado ou Android 16 (a maioria dos telemóveis de gama média e alta Android, com 2-3 anos, irão receber o Android 16) terão. Na verdade uso zero essa função. Agora se eu for fazer a lista do que o iOS mais recente não tem e o Android 11 com muitos anos tem, ficaria aqui o dia todo.