Restrições da China sobre as terras raras podem paralisar as fábricas da UE em breve

79 Comentários

O presidente da Câmara de Comércio da União Europeia (UE) na China alertou que as restrições chinesas sobre as exportações de terras raras podem paralisar as fábricas europeias dentro de poucos dias.

Ilustração terras raras na China

Em abril, a China reforçou a guerra comercial e sublinhou o seu domínio em matéria de terras raras, restringindo a sua exportação para todo o mundo. No dia 4 do mês passado, especificamente, o país asiático decidiu restringir a exportação de sete terras raras e materiais relacionados, essenciais para as indústrias da defesa, energia e automóvel.

Apesar de algumas medidas não tarifárias terem sido suspensas, desde que os Estados Unidos e a China concordaram no início deste mês em suspender a maioria das taxas adicionais recíprocas, os requisitos de licenciamento para terras raras continuam em vigor.

Agora, o presidente da Câmara de Comércio da UE na China, Jens Eskelund, alertou que algumas empresas europeias estão prestes a ficar sem materiais para produção.

Temos uma situação neste momento na Europa. Portanto, isto é algo que precisa de ser resolvido muito, muito em breve. [A incapacidade de encontrar uma solução levará a um] custo muito significativo [para] as fabricantes europeias.

Segundo Jens Eskelund, parece haver um “atraso significativo” no processamento dos pedidos.

Produção de carros elétricos

 

China alega que quer “proporcionar um ambiente político justo”

A questão das restrições às exportações foi levantada, na terça-feira, durante uma mesa redonda entre empresas de semicondutores da UE e da China.

De acordo com Adam Dunnett, secretário-geral da Câmara de Comércio da UE na China, citado pela imprensa, os funcionários do Ministério do Comércio chinês que participaram na reunião explicaram que estão a trabalhar arduamente para lidar com todos os pedidos da indústria.

Além disso, Dunnett lamentou que o anúncio das medidas de controlo de exportação sem permitir um período de transição suficiente não tenha deixado margem para as empresas planearem e “evitarem o tipo de crise potencial” que agora se desenrola na produção europeia.

Numa declaração do Ministério do Comércio da China, após a reunião de terça-feira, o país asiático defendeu que “pretende proporcionar um ambiente político justo, estável, transparente e previsível para as empresas”.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Pensava que a China era nossa amiguinha.

    1. Avatar de sergio ramos
      sergio ramos

      Os americanos quiserem impor taxas à China, o Trump mencionava taxas de 140% (era bluff, para negociar). A Europa criticou, mas foi hipócrita, pois agora também quis impor tarifas à China.
      A China agora vai retaliar. Estas tarifas de bosta, não ajudam ninguém, sairemos todos prejudicados.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    O grande plano é acabar com a UE. Rússia, EUA e agora China. Ninguém gosta da UE devido á sua arrogância moralista.
    Primeiro encheram a UE com migração de terceiro mundo desestabilizadora, agora é hora da parte económica.

    Preparem-se, a coisa fai ficar dificil.

    1. Avatar de X
      X

      Não descansas enquanto não meteres o povo europeu a pão e água só para não pagares impostos, tu e o venturinha.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Lol, isso é que é uma visão distrorcida. Eu, que trabalho e pago impostos para que gente como tu que não quer trabalhar e apela a que outros não trabalhem ainda tenha pão e água é que sou o mau.

        Que delírio….kkkkkkk

        1. Avatar de X
          X

          Perigo para a saúde mental é mesmo começares a acreditar nessa tua mitologia!

          1. Avatar de Anung
            Anung

            No teu mundo acredito que trabalhar e pagar impostos seja mesmo uma mitologia.

    2. Avatar de Tozzini
      Tozzini

      “Arrogância moralista”? Os chineses são escravos do PC chinês; os russos são escravos e carne para canhão do regime do Putin; os americanos estão a ficar escravizados por um regime capitalista idêntico ao do século XIX. Quem é que achas que está a tentar impedir que o mesmo não nos aconteça? Se te esforçares para pensar (partindo do princípio que essa cabeça ainda é capaz de fazer raciocínios básicos), descobrirás que a UE, apesar de todos os seus defeitos, ainda é o melhor que temos.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        +1

  3. Avatar de Junior Perez
    Junior Perez

    Era legal falar mal dos EUA… até agora.

  4. Avatar de Realista
    Realista

    O objectivo é não haver proxys que as vendam depois aos EUA.
    Os justos pagam pelos pecadores.

  5. Avatar de luisa
    luisa

    Bem… a europa abriu o seu proprio buraco desde o inicio… políticos corruptos e ambições esquerdistas associadas a um mundo injusto com criminosos no poder = resultado actual

    Foi bom enquanto durou..

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Quais ambições esquerdista? A UE é um antro do capitalismo neoliberal. Toda a UE. É por isso que a extrema direita cresce tanto. Até um dia em que os parolos perceberem que também está ao serviço dos capitalistas e que os ganhos deles são feitos das perdas dos outros.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Haha, capitalismo neoliberal!? Para abrires uma chafarica precisas de passar por milhentas regulações e aprovações de burocratas e políticos com uma data de gente a mamar á tua custa depois de a abrir

        Se tivéssemos capitalismo neoliberal produzia-se muitas coisas, infelizmente o Ocidente passou de uma civilização que faz para uma civilização que distribui.

      2. Avatar de Luisa12
        Luisa12

        Loool andaste a dormir enquanto a europa andou a importar imigrantes e a defender merdas sem sentido como a agenda woke?? A Europa é um antro de hipocritas… na frente tudo woke, nas costas corrupção e cada um por si!
        Isto está destinado a morrer desde o inicio e garanto te que o problema nunca foi o capitalismo…

  6. Avatar de Luisa12
    Luisa12

    “China alega que quer “proporcionar um ambiente político justo””

    Esta é para fazer rir… nada na china é um ambiente justo! Absolutamente nada! Motivo principal de estarmos assim como estamos agora…. Nao me façam rir….
    Só o facto de a china ser um dos principais poluidores do mundo e a EU taxar empresas europeias pela poluição mas depois tem Políticas de porta aberta para produtos chineses demostra a grande machadada que andavam a dar na tal “justiça “ ….

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Lol, desde 2020 que o comum dos mortais sabia que o desfecho iria ser este. A UE que se deixe de alucinações e de carros elektros. Ainda se fossem alguma coisa de jeito…Bem como deixar de mandar destruir florestas, assassinar animais para implantar espelhos chinos com inversores chinos e eólicas chinas.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A comparar acidentes com acções premeditada?
        Sr. @Realista, francamente!

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Para além do impacto direto nos solos, no ar, na paisagem, na perigosidade ainda tem os acidentes…

          Era só passar ao lado da refinaria de Leça da Palmeira para se sentir o cheiro.

          https://www.publico.pt/2023/02/03/azul/noticia/terreno-antiga-refinaria-galp-vai-descontaminado-2037474

          1. Avatar de Realista
            Realista

            E nem vamos entrar pelas descargas dos petroleiros em alto mar… que são ações completamente premeditadas.

            https://expresso.pt/sociedade/2022-03-22-Descargas-ilegais-de-navios-dia-sim-dia-nao-soa-um-alerta-em-aguas-europeias-886fe018

            Aliás só mesmo um completo ignorante é que poderia dizer que o impacto das energias renováveis é maior que o impacto da industria petrolífera.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esses devem ser os navios que trazem os BYD da CN.

    1. Avatar de Luisa12
      Luisa12

      O problema nunca esteve em carros electricos ou paineis fotovoltaicos ou o que quer que seja… o problema está na forma como a EU fez politica, taxas os seus para comprar lá fora mais barato… parem com o ilusão dos carros como se isso fosse o problema…

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A Europa devia continuar a apostar nos combustiveis. Unica forma de sermos completamente independentes de outros paises.

    3. Avatar de JL
      JL

      O que tem os carros eléctricos a ver com isto ? daqui a pouco há uma crise de bacalhau e você vem dizer que os culpados são os carros eléctricos.

      Já agora, todas essas coisas que mencionou também é usado pelas outras tecnologias, e algumas delas voltam a não ter nada a ver com aquilo que tanto odeia.

    4. Avatar de JL
      JL

      O que as florestas têm a ver com o tema ?

  8. Avatar de Realista
    Realista

    A verdade é que se os fabricantes europeus tivessem dedicado mais financiamento a desenvolver os automóveis elétricos em vez de terem financiado formas de aldrabar os testes de emissões, não estariam onde estão hoje…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Como queres falar omeletes sem ovos?
      Vejam o documentário “O Lado Negro das Energias Verdes” entretanto mandado apagar dos arquivos da RTP pelo terrível lobby climático instalado na UE. No entanto ainda pode ser visto no YouTube.
      Está lá tudo, incluindo esta questão do domínio das terras raras por parte da China. E sim data de 2020 ou antes.

      1. Avatar de Luisa12
        Luisa12

        Mais uma vez uma reportagem sem estudos e dados concretos… ai e tal os carros electricos precisam de metais raros, etc… no entanto não existe nenhuns dados que consigam comprovar que o carro electrico é pior que o de combustível, ou vise versa…a eficiência do carro electrico em relação ao dos combustíveis é inegavel e a poluição na extração de materia prima tambem…e agora?? Qual será pior?? e mais uma vez isto é uma conversa secundária, o problema principal é outro e não o dos carros…

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1 Os veiculos a combustao só pareceram porque a Europa tem tanto petroleo que tiveram que arranjar forma de gastar aquilo tudo.
        Apostam nos elektros agora o que vao fazer aos milhares pocos de petroleo Europeus

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O tema do artigo são as terras raras.
          Portanto aqui a questão não é o petróleo, é o facto de, há muito, se saber que ao enveredarmos pelas baterias, íamos ficar de mãos atadas aos pés da China.
          Não foi falta de avisos, foi escolha. E agora pagamos o preço, ao tentar trocar toda a experiência e conhecimento inigualável acumulado pela indústria automóvel europeia ao longo de mais de um século, por uma dependência total de Pequim.
          Não pq não saibamos fazer, pq continuamos a fazer melhor, mesmo elektros. Mas sim pq eles detêm o monopólio e domínio das terras raras em todo o mundo.
          O trabalho deles ao longo destas décadas foi esse. Tudo o que mexe em África e na América do Sul está sob controlo chino. De resto continuam a não saber fazer carros.

          Mas se quiseres falar de petróleo, lembro que recentemente a GALP descobriu 1 (um) poço só por si suficiente para alimentar Portugal por mais de 100 anos.
          Claro que a GALP é uma formiga perto dos grandes. Agora é só fazer a conta.
          Em resumo:
          – Há petróleo para dar e vender.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então e depois ?

            Só as baterias usam terras raras ?

            Então que fabricas são essas que vão parar ?

            Descobriu ? e está a explorá-lo ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Northvolt, chega ou quer com mais molho?

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Esse poço está localizado em que região de Portugal.
            É que o artigo não é acerca de terras raras, é acerca da dependência de países externos.

            E se há petróleo dá para dar e vender, quanto petróleo Portugal vende (ou dá) anualmente?

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas a nortvolt agora já existe outra vez ? Pensava que tinha falido.

      3. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Como se não houvesse o “Lado Negro da Extração do Petróleo”.
        Mas o ponto não é sobre os carros eléctricos porque esses metais são usados para muitas outras coisas. A questão é muito mais complexa e abrange várias áreas.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Falar do petróleo não conta. Este pessoal ignora sempre isso. A conversa tem que ser imparcial e isso só pode acontecer se ignorar o petróleo

      4. Avatar de Realista
        Realista

        Em tudo na vida existem sempre desvantagens ao escolher algo, nada é perfeito.

      5. Avatar de JL
        JL

        Mandado apagar por quem ? ou porque tinha informações falsas ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Por quem? Está lá escrito. Quer um desenho? Tome lá:
          https://youtu.be/w59Yp8087V0?si=q15RbpykZ-bKxpSO

          1. Avatar de JL
            JL

            Lá vem o velho caduco que não fez quando podia ter feito.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas qual lobby ? Aquele que me deixa produzir energia à borla em casa ? Que raio de lobby é esse ? Nunca se viu um lobby assim, que raio de lobby tão tosco.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @JL se depender do Yamahia, Producão electrica em casa seria banido. Isso e carregamentos em casa.
            Onde já se viu passar o verao todo com AC ligado e nao ter que pagar á EDP. Tudo isso tem que ser proibido

          4. Avatar de Realista
            Realista

            E a EDP que não se atreva a produzir energia sem da boa maneira antiga: Queimando coisas.

          5. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Segundo o @Yahamia só deveria ser permitido produzir electricidade em casa com um gerador a combustivel

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, à borla? Tá bem abelha:
            Custos:
            1- paineis para 1000w, minimo 4 paineis MeyerBurguer………1 288,00€+IVA, só por aqui já fostes
            https://www.ffsolar.com/products/FF_lista_PVP.pdf
            Depois acrescenta aí:
            2-Inversor 1000,00€
            3-Estrutura com montagem 400,00€
            4-Sistema de monitorizaçao 300,00€
            5-Cabos e conectores 200,00€
            6-Instalação (Mão de Obra) 1000,00€
            7-Bateria pequena LG Chem RESU: 6.000 € capacidade 6,5 kWh (1 a cada 10 anos)=6000,00
            8-Seguro 1%/10 484,24€ = 104.85€x25 anos=2 621,25
            9-Limpeza profissional anual 150€x25anos=3 750,00€
            10-Inspecção anual 200,00€x25=5 000,00€

            Acrescenta 2 baterias (1 a cada 10 anos)=12000,00€
            Portanto:
            Custo Total do Sistema para 25 anos Incluindo Manutenção, Seguro e Substituição das Baterias: 33 855,49€
            Produção total de Energia ao longo da vida útil=1200 kWh/ano×25 anos=30000 kWh =1200 kWh/ano×25 anos=30000 kWh

            Custo por kWh= 30 000kWh/33 855,49€=1,129€ por kWh

            Resta aguardar pelos impostos sobre a produção solar para autoconsumo. Já há países no mundo onde essa prática foi implementada.

          7. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Já o lobby da OPEP não existe

          8. Avatar de JL
            JL

            Sim, à borla, porque o que produziu, deixei de pagar e o que recebi pelo que vendi, há muito que pagou o investimento.

            De resto, como sempre não sabe fazer contas, é como a limpeza profissional. lool

            Se quiser mando lhe a fatura dos equipamentos, assim escusa de inventar.

          9. Avatar de JL
            JL

            Então mostre lá esses países que metem impostos sobre a produção solar ?

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não preciso.
            Está tudo na net.
            Qusnto ao resto, Já tenho a minha experiência e basta-me para saber o que a casa gasta.

          11. Avatar de JL
            JL

            Pois claro, a temida resposta: “pesquise!!”. Lol

          12. Avatar de JL
            JL

            Explique lá onde inventou essa inspeção anual ?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É. Pode não parecer mas hoje em dia está td à distância de um click e de uma calculadora.

          14. Avatar de JL
            JL

            Claro, qualquer um inventa números.

          15. Avatar de JL
            JL

            Uma bateria da mesma marca que falou e com mais 2 kWh, 8.6 kWh, custa metade daquilo que você falou, quer mais algum exemplo dos números disparatados que inventa ?

            https://wsolar.shop/pt/bateria-lg-chem-resu-flex-bma?srsltid=AfmBOop1OEQcbIENCK1WJ2OZGiVKIUhtM2vi-4O1hpnGx6AisPKsNQ65

          16. Avatar de JL
            JL

            E já agora, porque havia de trocar a bateria ao fim de 10 anos ? Também trocou o seu carro quando acabou a garantia ?

          17. Avatar de Realista
            Realista

            Paguei €1600 (com IVA) por 3 painéis de 450w + inverter 1.5kW c/Wifi + estrutura + instalação + registo DGAG.

            Desde 09/2022 até hoje produzi 4.6 MWh.

            Assim ao analisar o que descreve, um inversor híbrido para essa capacidade fica por volta dos €500 e não €1000.

            Aliás com €1000 compra um inversor para 6kW (6 vezes superior à capacidade que quer instar) e geralmente os sistemas de monitorização já estão incluídos no inverter.

            Para além disso nunca limpei nem nunca precisei de limpeza profissional. Não é preciso fazer seguro, mas posso incluir no seguro da casa se quiser. Não é preciso fazer inspeção anual…

            Outra coisa, o que está a ver são os preços PVP (Preço Venda Público), mas quem instala são empresas que os compram a preços mais baixos, porque possuem descontos avultados.

            Aliás tem aí €20.000 a mais na pior das hipóteses.

            Para ter uma ideia em 2022 a EDP – que tem preços elevados, fazia-me a instalação de um sistema solar com bateria com 10 painéis + bateria de 5kW por €9.000 já com iva e eu não aceitei porque achei caro.

            LOLOL

          18. Avatar de Realista
            Realista

            Para não ficar com a ideia de que estou a mentir, está aqui cópia do orçamento:

            https://i.postimg.cc/JzP91j9B/Capturar.png

            Você muito gosta de inventar

            Trololololol

          19. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Pensa que custa 33.000€ para ter painéis solares com bateria. E depois os outros é são os incultos 🙂

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O gabarolas do @JL compra tudo ao preço da chuva.
            Vá lá a ver se tem sorte
            https://www.europe-solarstore.com/lg-chem-resu-6-5-sma-sunny-island-4-4m-12-storage-package.html

          21. Avatar de JL
            JL

            Faço como qualquer pessoa, procura o preço mais em conta, parece que você não, só faz isso quando se trata de baterias e paineis, quando se trata de gasóleo também já encontra os preços mais baixos, incrivel, até foi para outros paises ver se encontrava mais caro.

          22. Avatar de JL
            JL

            Aqui tem a minha fatura, a bateria não está ai, essa como disse aproveitei de um veiculo.

            https://ibb.co/nMdQLS5M

          23. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Faço como qualquer pessoa, procura o preço mais em conta…”
            Um xicoEsperto, será sempre um xicoExperto.
            1⁰ esse modelo não é o mesmo.
            2⁰ Vá ver o funcionamento desse pack, q por sinal, as instruções estão no SEU link:
            ( Mínimo 2 undidades para el funcionamiento )
            Na minha terra 2×3000 são 6000€ na mesma.
            -Que se engane a si próprio é uma coisa e é lá consigo.
            -Que venha para o Pplware passar a vida à tentar enganar os colegas é q é de lamentar.
            ‐-
            Qt à  Garantia da LG Chem RESU, capacidade 6,5 kWh, a tal de 6000€ x1 q eu falava… 10 anos é mais uma falácia da sua parte.
            Tal como nos carros, a garantia da bateria é dada sob condição de tempo e uso ( o que acontecer 1⁰) Para nos situarmos, um Uber pode acabar com a garantia da bateria de um elektro em 2 anos.

            Portanto, a expectativa de vida no funcionamento da bateria indicada pelo fabricante são 6 mil ciclos e o factor tempo são 10 anos.
            Por exemplo, um consumidor pequeno como eu (10kWh dia) pode acabar com a garantia da estacionária em 7,5 anos (atenção à capacidade util da bateria). Se a isto juntar um carro elektro a gastar 5kWh (25kms ) por dia, acabo com a garantia em 5anos.
            Qt mais kms fizer por dia, mais depressa acaba com a estacionária.
            As contas são simples. Escusa de andar com filosofias.

          24. Avatar de JL
            JL

            1⁰ pois não, é um modelo com mais capacidade, 8.6 kWh .

            2- são 6000 euros mas fica com uma capacidade de quase 3 vezes que aquela que mencionou, 17.4 kWh.

            Quem foi enganado foi você, tanto que aparece com preços descabidos.

            Tem aqui exatamente o mesmo modelo por menos de metade do preço que você inventou:

            https://etronixcenter.com/en/8173345-resu65-lg-lg-resu-lv-65-65kw-off-grid-energy-storage-for-solar-systems.html

            Não é nenhuma falácia, está lá na loja, não viu ? 10 anos de garantia, mas a pergunta continua, troca as suas coisas após o termino da garantia ?

            Mesmo que fosse 6 mil ciclos, a garantia é de 10, isso na minha terra dá 6000 / 365 = 16.4 anos, o que até me parece uma duração muito baixa.

            Então mas como acaba com uma bateria dessa forma ? não estou a entender ? como a carrega mais de 3 vezes por dia ? com o Sol da noite ?

            Já agora, os carros eléctricos não gastam 5kwh por 25 kwh, senão o seu gasta 9 litros a cada 100 kms.

            Mas como acaba com a estacionaria ? não estou a entender, na prática e no máximo consegue fazer um ciclo por dia, não é possível fazer mais, ela só vai carregar com o Sol, portanto 16.4 anos é a pior das hipóteses.

          25. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Oica, eu falo de alhos e vc continua a insistir em bogalhos.
            A LG Chem RESU foi feita para aguentar vários ciclos por dia, desde que dentro dos limites normais de operação (temperatura, profundidade de descarga, etc.). Não é como as baterias de elektros que só fazem um ciclo por dia . estas estacionárias suportam até 2 ou 3 ciclos diários sem drama.

            Quer discutir outras configurações e preços? Vamos a isso, mas noutra thread.

          26. Avatar de JL
            JL

            Pois foi, mas porque havia de fazer vários ciclos por dia ? não estou a perceber como.

            Os eléctricos conseguem fazer vários ciclos por dia, porque carregam de noite, depois descarrega, e numa viagem podem carregar várias vezes, já uma estacionária não vejo como, como é que a carrega mais que uma vez por dia ?

            Não precisa de discutir, já vimos que qualquer uma serve para esse efeito, essa ultima até dá para mais inversores que a outra que deixei antes. Não se esqueça que sou eu que entendo dessas coisas, não você.

          27. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá vem ele armado em “expert” dos cabos, Ainda por cima é vaidoso e soberba não lhe falta. Que feio @JL.

            Essa história de “vários ciclos por dia” numa bateria estacionária não é obra do Espírito Santo, percebe? Tem um “pequeno” detalhe chamado cenário de uso. Deixe-me desenhar:
            – Sol a brilhar? A bateria enche o depósito (meia voltinha).
            – O sol foi-se? A bateria entra em ação e descarrega (mais meia voltinha).
            Resultado? 1 ciclo completo e se sobrar mais sol ou a rede ajudar, lá vai outro.
            Percebe agora? Mesmo sem sol o dia todo, um sistema inteligente (tipo um inversor híbrido) pode facilmente espremer 2 a 3 ciclos completos ou fracionados por dia, sem dramas nem milagres.

            As dos carros elektros têm q ter um BMS mais zen. Não foram concebidas para estes ritmos de carga e descargas contínuas.

            Ah, e já agora, saiba que ligar uns cabos não faz de si o guru das baterias. Seja mais humilde.

          28. Avatar de JL
            JL

            Mas como descarrega tão rapidamente a bateria ? Estou curioso.

            Sabe ao menos o que é um ciclo ?

            Não, não percebo, porque o que diz não faz o mínimo sentido, uma bateria deste tamanho está desenhada para carregar durante todo o dia, como é que a carrega com a vinda do sol e descarrega com uma nuvem ?

            Só mesmo por hate é que de diz tanto disparate junto. Você dedique-se a outras invenções porque nestas só fica mal.

            As dos carros têm um bms indentico, sem qualquer diferença, aliás, há baterias destas a usar os mesmos bms.

            Já se esqueceu que sou programador. Lool

          29. Avatar de JL
            JL

            De si só posso dizer o seguinte, lá porque sabe abastecer o carro, não quer dizer que entenda de baterias. Loool

          30. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aqui o que mais se vê são pavões, vc incluido, a bradar aos 7 ventos que andam de elétrico à borla. Se assim é, então o autoconsumo tem de ser agressivo. Não há milagres, ou gasta da rede às horas de ponta ou gasta da bateria.

            E convém lembrar q as garantias das estacionárias só são acionadas quando a capacidade cai abaixo dos 60%. Qd lá chegar, já não está a fazer 3 ciclos por dia… está a fazer 5. E isso muito antes dos 10 anos.

            Não é por acaso que a expectativa realista de troca de uma estacionária é de 10 anos. E é apenas isso q está reflectido nas contas do kWh obtido com recurso a um sistema de autoconsumo solar. Claramente sai bastante mais caro que o kWh pago à rede, mas vc armado em pavão continua a querer passar a mensagem que custa zero a bem da narrativa elektra lol

          31. Avatar de JL
            JL

            Sim, pode começar por si, a abrir a asa para temas que nada entende.

            Sim, o Sol não se paga, ao contrário daquilo que você disse noutro tópico, e ainda estou a aguardar resposta.

            Autoconsumo agressivo ? Isso quer dizer o quê?

            Mas como faz 3 ciclos por dia ? Consegue explicar ?

            Mas a garantia é 10 anos e 60%, portanto se antes dos 10 anos atingir os 60%, a garantia é acionada.

            Onde está essa expectativa ? Então quer dizer que a duração de um gerador com motor a combustão, tal como acontece nos veículos, é de 3 a 5 anos ?

            Claramente você não sabe aquilo que fala.

            Custa zero no fim de rentabilizado. Não sabe o que quer dizer esta palavra ?

          32. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nunca mais vai rentabilizar pq ao fim de 25 anos vai tudo para o lixo . Entretanto andou a gastar mais de 1€ por cada kWh para dizer aos amigos que não gasta em electricidade.
            P.S. 25 anos se forem painéis como deve ser. Já há por aí umas versões que só dão 12 anos. Ah poizé.

          33. Avatar de JL
            JL

            O que quer dizer que tem 20 anos de borla, no pior dos casos 15, nesse tempo já ganhou o suficiente para 5 sistemas iguais.

            Errado, andei foi a poupar 10 a 20 centimos por kwh, já que é quanto custam nas horas de produção.

            Então mas os paineis são como baterias e motores diesel ? acabam no dia que acaba a garantia ? quantos motores já meteu no seu ?

  9. Avatar de Soluções?
    Soluções?

    Economia Circular, reciclagem agressiva, estabelecimento de contactos com outros Países fornecedores, ou nos processos de fabrico usar produtos equivalentes ou transformados que haja em quantidade na UE.

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não se macardito.
    Então andam a espetar com sanções e tarifas aos Chineses e esperavam que eles não respondessem à letra?
    Ah e tal, mas nós somos os bons, podemos sancionar.
    Os outros não podem, têm que nos obedecer.
    Isso já lá vai o tempo…

    É o que dá, meter antas em cargos de governação acontece isto…

  11. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Eu sei a quem estas medidas não irão afetar. Quem paga os devaneios dos decisores são sempre os mesmos. É a democracia a funcionar. Não somos tidos nem achados em nada. A grande maioria vota em chavões. Os políticos riem-se da ignorância de quem os põe lá.