Grupo Volkswagen domina vendas de elétricos na Europa e Tesla Model Y é quem mais cai

19 Comentários

As vendas de carros elétricos na Europa têm estado a oscilar e a mostrar que certas marcas precisam de se adaptar. Os números mais recentes mostram uma mudança no topo, com o Grupo Volkswagen a assumir a liderança. Quem mais sofre é mesmo a Tesla, com o Model Y a cair mais de 50% nas suas vendas.

Volkswagen vendas elétricos Tesla Model Y

Grupo Volkswagen domina vendas

Recentemente, o mercado de veículos elétricos na Europa parecia estar totalmente focado na Tesla. Os números de vendas de abril deste ano foram bastante diferentes, com o novo SUV compacto Elroq da Skoda a ser o claro vencedor, seguido por outros três modelos do Grupo Volkswagen: o ID3, o ID7 e o ID4.

O Elroq, construído na mesma plataforma MEB do Grupo Volkswagen dos três modelos da marca , registou vendas de 8.070 no mês, de acordo com dados preliminares da Dataforce. Seguiu-se o ID3 com 6.937, o ID7 com 6.783 e o ID4 com 6.300. Aos quatro automóveis do Grupo Volkswagen seguiram-se mais dois novos modelos, o Renault 5 E-Tech em quinto lugar, com 5.715 vendas, e o Kia EV3 com 5.614 vendas.

Tesla Model Y é quem mais cai

O Tesla Model Y, o veículo elétrico mais vendido na Europa em 2024, caiu para a 10.ª posição em abril, com vendas abaixo dos 51%. Um modelo atualizado deverá chegar aos compradores de automóveis na primavera. Até abril, as vendas gerais de veículos elétricos aumentaram 28%, à medida que os fabricantes de automóveis pressionam os automóveis eletrificados para cumprir as novas metas de emissões da UE.

Volkswagen vendas elétricos Tesla Model Y

Outros notáveis ​​recém-chegados elétricos incluem o grande SUV premium Audi Q6 E-tron, com 3.971 vendas, em 11º lugar; o Citroen e-C3, com 3.862 vendas em 12º; e o Ford Explorer, com 3.687 vendas. O Explorer é mais um modelo sustentado pela arquitetura MEB do Grupo Volkswagen.

Outros cenários na Europa

As vendas de PHEV aumentaram 32% no mês, segundo a Dataforce. O modelo mais vendido foi novamente o BYD Seal U, com um volume de 5.300 unidades, seguido de perto pelo Tiguan, com 5.195, e pelo Volvo XC60, com 5.192 vendas.

As vendas de automóveis totalmente híbridos aumentaram 13%, com os modelos da Toyota e do Grupo Renault a continuarem na liderança. O pequeno SUV Toyota Yaris Cross foi o líder, com 15.800 vendas em abril, seguido pelo pequeno hatchback Yaris com 15.011. Dois modelos do Grupo Renault tiveram estreias fortes, com o crossover compacto Symbioz em quarto lugar, com 7.522 vendas, e o Dacia Duster em sétimo lugar, com 5.155 vendas. As vendas de modelos não híbridos a gasolina (-9,3%) e a gasóleo (-18%) caíram no mês.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Tenho dois familiares que comprar os ID3, e para o meu gosto pessoal os carros até são engraçados.
    Mas ainda assim acho que a Renault e a Peugeot estão com modelos mais a meu gosto.
    Dos carros com preço mais “acessível” o mais bonito para mim é o Kia EV3, e o EC3 da Citroen. o KIA EV 3 ao preço de 25 paus era a minha opção.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Detestei o ID3. O megane etech é muito bonito por fora e por dentro assim como confortável.

      Mas isto vai dar sempre ao mesmo, pelo preço o melhor que existe é oferecido pela tesla. A eficiência deles é ímpar no mercado.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        O “problema” do Tesla deste valor é ser baixinho, acredita a idade é fod!!!!!
        Eu tenho aqui na minha garagem um dos carros do meu irmão é um cabriolet é super baixinho para entrar e sair já começa a ser complicado, como o meu carro é alto entrar no Cabriolet parece que estou a descer aos quintos do inferno 🙂 🙂 🙂

  2. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Não digam que o Trump não fez nada de bom pela Europa. Ter chamado o moskas para a política acabou por provavelmente salvar a Volkswagen e outras marcas

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Assim como a industria militar.

  3. Avatar de X
    X

    Deviam de ensinar nas escolas aos jovens comuns o que têm que fazer para ter dinheiro para comprar um carro e casa, trabalhar parece que já não faz o efeito, é um mundo moderno este que nada é o que parece!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Trabalhar sem fez, faz e vai fazer efeito.
      Não querer trabalhar como tu é que tem como único efeito a inveja e choro.

      1. Avatar de X
        X

        Bater sempre na mesma tecla esperando resultados diferentes é sinal de loucura, vai ver isso!

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Exacto, por isso devias pelo menos tentar trabalhar.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eu se fosse ao Musk punha o Android Auto e o Apple CarPlay a dar no infotainment dos tesla. A ver se resolvia.

    1. Avatar de JL
      JL

      Para quê estragar o que está bom ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Bom? Contenta-se com pouco.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu contento-me com o bom que tenho, ao contrário de si que nem o conhece.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Ter mais opções não estraga nada, pelo contrário.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ter mais opções faz os sistemas pesados, tipo android auto e carplay nalguns sistemas, depois nem correm um nem outro com velocidade aceitável.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Boa desculpa. Não tem o essencial mas mais rápido lol é que nem isso.
            Olhe só o tempo que aquilo demora a carregar os mapas…Q desgraça. Não mudem de processador que não é preciso.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem mais que o essencial, e bem mais rápido que a maioria dos sistemas que existem.

            E sim, dá para meter carplay e android auto num Tesla, só que esse sim, é lento.

            Tempo a carregar mapas ? Os mapas estão sempre carregados, o sistema tem um cartão com os mapas, que actualiza de tempos a tempos automaticamente.

          3. Avatar de PTO
            PTO

            O Carplay é praticamente todo processado no smartphone, não causa “peso” no sistema de infotainment da viatura.

  5. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Ummmm? Está a faltar alguém aqui nos comentários