Windows 11 vai copiar uma das melhores funções do macOS para o smartphone

28 Comentários

A Microsoft está a preparar grandes novidades para o Windows 11, para o tornar ainda mais integrado com outros sistemas. Isso tem surgido com o tempo e agora surgem novidades. Este sistema em breve terá uma das melhores funções do macOS para o telemóvel, permitindo uma integração completa.

Windows 11 Microsoft Android

Em breve, será muito mais fácil interagir com as suas aplicações móveis num PC com Windows 11. A Microsoft trabalha numa funcionalidade muito útil que nos permitirá iniciar uma ação num smartphone e continuá-la num computador de onde parámos. Isto foi revelado durante uma sessão para programadores na conferência Build 2025.

Se o conceito parece estranhamente semelhante, é porque esta funcionalidade já existe no ecossistema da Apple. Chama-se Handoff, e permite iniciar uma tarefa num iPhone ou iPad e continuar no Mac sem interrupções ou inconvenientes. O que a Microsoft prepara é a sua própria versão do Handoff para Windows 11, com possibilidade de implementação em telemóveis Android. De momento, não se sabe se a será compatível com Google e iOS.

A demonstração apresentada pela Microsoft começou com um smartphone Android a reproduzir uma música no Spotify. Automaticamente, o ícone da plataforma de streaming de música apareceu na barra de tarefas do Windows 11, com um emblema especial. Ao passar o rato sobre o ícone, aparece um banner com o texto “Continuar. Aberto recentemente no seu telemóvel” e “Continuar onde parou “. Com apenas um clique, a reprodução da música foi retomada no PC.

Windows 11 Microsoft Android

Ainda não se sabe quando é que o clone do Handoff chegará ao Windows 11. O curioso é que, tal como foi revelado, a Microsoft removeu o fragmento desta demonstração do vídeo da sessão gravada na web. Embora o motivo não tenha sido explicado, é lógico pensar que pode ser um recurso experimental suscetível a modificações, e que aqueles que estão em Redmond estão a tentar guardar o anúncio para mais tarde.

De qualquer forma, ter uma funcionalidade estilo Handoff para interagir com as aplicações móveis do seu PC pode ser muito útil. O Windows 11 introduziu várias ferramentas para simplificar a gestão de um smartphone ou dos ficheiros nele armazenados. Desde ligar o telefone ao menu iniciar até aceder ao conteúdo de um dispositivo Android através do Explorador de Ficheiros, entre outras possibilidades.

A isto acresce o facto de a Google também estar a trabalhar numa solução semelhante ao Handoff para Android, que inicialmente foi especulada como limitada a interações com portáteis Chrome OS. Veremos como evolui esta, mas a verdade é que iniciar uma atividade no telemóvel e continuá-la no Windows 11 com apenas um clique é uma possibilidade cada vez mais próxima.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ric/\rdo
    Ric/\rdo

    Isso ja existe no linux, airdrop também ja existe em linux chama se kde connect. O windows e mac só copiam do linux

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Alguém te perguntou se já existe no Linux? No Endeavours nunca consegui a sincronização com o Kde connect, mas podia ser aselhice minha, e não saber configurar, ou não aplicar o comando correto, pois no Linux nada é fácil, nem a máquina percebe o que queres fazer….

    2. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      Parabéns… Queres um bolinho?

  2. Avatar de Paulo Fortes
    Paulo Fortes

    macOS é de longe o melhor SO do mundo perfeito. Quem nao tem mac e ainda usa windows da pena

    1. Avatar de Joao silva
      Joao silva

      Dá pena haver quem não veja as vantagens de cada um dos OS e vem para aqui comentar que nem um fanboy mimado……me me me me me

      1. Avatar de Paulo Fortes
        Paulo Fortes

        que vantagens tem o linux? Nao serve para nada, nao faz nada, so limitacoes me me me

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Voce esta a comparar coisas diferentes, compare os SO na mesma situaçao, consegue?? Posso dar um exemplo, o Linux suporta muito mais arquitecturas que qualquer outro SO e de longe!!! suporta mais sistemas diferentes de ficheiros e de longe… no mesmo hardware da 10-0 a todos os outros etc etc etc, e dou outro exemplo, se nao existe a suite Adobe para o Linux, nao é por falta de capacidade do SO mas sim porque o fabricante nao quer que exista Adobe no Linux… nao é dificil de saber pq, ou será???

        2. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          Que vantagens tem o macOS para mim se no meu trabalho utilizar aplicações que só existem para Windows? Nenhumas!!!

          O mesmo é válido para todos os sistemas operativos.
          Se a ferramenta que preciso só existe para um determinado sistema não terei vantagens nenhumas noutros sistemas…

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Mas não esta a comparar o SO, entende? se o fabricante apenas faz para Windows, nao é por falta de capacidade do SO… investigue sobre os acordos que a MS tem.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Em iguais circunstâncias Linux é o melhor OS do mundo, depois o MacOS e so depois la atras vem o Windows.

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        São opiniões, mas muita coisa depende de muita coisa para que se possam dizer que são “circunstâncias iguais”
        Como se conseguem “circunstâncias iguais” quando o hardware é diferente? Não existem processadores Mx para Linux/Windows, por exemplo, logo as “circunstâncias iguais” ficam logo manchadas

      2. Avatar de Ric/\rdo
        Ric/\rdo

        E demasiado limitado, não tem office

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não é devido a limitaçao do SO!!!! e se calhar o que faz no MS Office, faz nos outros Offices tb.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      a carneirada não falha

    4. Avatar de Humberto
      Humberto

      Porque é que o macOS está sempre a copiar o Windows então?! O macOS já têm uma gestão de janelas dignas de quem trabalha sequer?!

    5. Avatar de Dantas
      Dantas

      Mais um cordeirinho. Já passeaste o pauzinho do Cook hoje?

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Fanatismo! Se o Linux fosse minimamente razoável, primeiro não tinham esta necessidade premente de vir sempre para aqui doutrinar o Linux! E depois as quotas do Linux não estavam nos 1,93% (simplesmente ridículo!).

    1. Avatar de Rui
      Rui

      ja vai em 4%…..

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O Linux é o melhor SO do mundo e posso provar, ok? O SO mais usado é por sinal o pior dos 3 mais usados PONTO! Tem de comparar os SO nas mesmas circunstancias, nativamente o que são, bem como as suas capacidades, no campo da rapidez, segurança, flexibilidade e afins! As possiveis comparaçoes que estão presentes na sua cabeça, não são em igualdade de circunstancias nem no SO nativamente falando mas sim com softwares fabricados por terceiros.

      1. Avatar de Dantas
        Dantas

        É tão bom que ninguém usa.

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Eu uso, e como eu ha muitos. E nao sao so utilizadores, tambem ha empresas a usar. Entao isso de dizer nao serve para nada e um pouco surreal.

  4. Avatar de John Smith
    John Smith

    Deixem-se de medir **** com as vossas réguas de 15 cm.
    Mehor, pior, mais ou menos é tudo relativo e indexado às vossas necessidades e experiência de utilização.

    1. Avatar de Tó

      +1

      Aquelas clubistas ridículas que fazem em tudo e que denotam, por si, graus de inteligência muito reduzidos.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por acaso já me contentava em conseguir instalar o Windows 11 na minha principal máquina de trabalho/pessoal non gaming, com Intel Core i5 6400 e MB MSI B250M PRO-VDHMSI B250M PRO-VDH, já que pelos vistos a MS anda a fazer o possível para matar o Windows 10 :(.

    1. Avatar de trotas
      trotas

      Tens de colocar mais especificações porque queremos todos saber disso PRO-ULTRAMEGA 2034-SXWE-2323-DSDS-32232-DFTDD-2222 para sair à rua enquanto estou a estender a roupa que foi lavada a 10 graus :((

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Coloquei o “heart and soul” da máquina só a titulo de referência por serem componentes datados ao abrigo das limitações de hardware impostas pela MS, apesar de, como muitos milhões de outras máquinas que a MS ou quer empurrar para um upgrade ou para uma manutenção paga de mais um ano.
        Daí, uma não resposta como essa, é só de quem tem muito tempo livre…

        1. Avatar de trotas
          trotas

          Sim mas, repara, ninguém quer saber das especificações da tua máquina. Absolutamente ninguém.

  6. Avatar de trotas
    trotas

    A questão que se coloca é: É para muitos? Alguns queriam? Para todos? Ou afinal não?