Mais de 800 condutores apanhados ao telemóvel em apenas 1 semana

9 Comentários

A revelação foi feita pela Polícia de Segurança Pública (PSP), a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), que informaram que foi feita a fiscalização de 5.448.726 veículos, entre 14 e 20 de maio, e detetaram 25.098 mil infrações.

Portugal: Mais 800 condutores apanhados ao telemóvel em apenas 1 semana


No que diz respeito às infrações relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução, registaram-se um total de 815 infrações, sendo que 797 registaram-se no continente e 18 nas Regiões Autónomas, tendo sido 654 detetadas pela GNR e 161 pela PSP.

Foram ainda fiscalizados automaticamente por radar 5.387.981 veículos, dos quais 145.011 pelas forças de segurança (GNR e PSP) e 5.242.970 pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR. As forças de segurança fiscalizaram presencialmente 60.745 veículos e condutores.

De acordo com a comunicação, esta é a quinta das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025.

Mais 800 condutores apanhados ao telemóvel em apenas 1 semana

Segundo o  Artigo 84.º – Proibição de utilização de certos aparelhos, do Código da Estrada:

  1. É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos;
  2. Excetuam-se do número anterior:
    1. Os aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;
    2. Os aparelhos utilizados durante o ensino da condução e respetivo exame, nos termos fixados em regulamento.
  3. É proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações.

Tipos de infrações quando usa equipamentos enquanto conduz

  • Utilização do telemóvel para falar: segurar o telemóvel ao ouvido enquanto conduz constitui uma contraordenação grave;
  • Envio de mensagens de texto: neste caso, normalmente o condutor tem de fazer o manuseamento de forma continuada do equipamento que requer também atenção visual e cognitiva.
  • Mexer no telemóvel: qualquer ação que envolva mexer no telemóvel, mesmo que por instantes, como verificar notificações, é considerada também uma infração;
  • Atividades de utilização do telemóvel em marcha: se usar o telemóvel para outras ações que não sejam ligar para alguém também é considerada uma infração, pois além de aumentar a distração do condutor e o risco de acidentes, o condutor tem de fazer o manuseamento contínuo do equipamento.

Multa ao telemóvel: gravidade e coima

Em Portugal, o uso de telemóvel enquanto se conduz é considerado uma infração grave. As multas e penalizações podem variar dependendo da gravidade da infração.

  • Multa: O uso de telemóvel sem dispositivo de mãos-livres pode resultar numa multa entre €250 e €1.250.
  • Pontos na carta: além da multa monetária, esta infração resulta na perda de 3 pontos na carta de condução.
  • Situações específicas: se o condutor estiver envolvido num acidente enquanto utiliza o telemóvel, as penalizações podem ser mais severas.
  • Equipamento permitido: É permitido o uso de dispositivos de mãos-livres, como sistemas Bluetooth, desde que o condutor não tenha que manusear o telemóvel durante a condução.

As autoridades têm vindo a reforçar a fiscalização, especialmente em áreas urbanas e em vias com maior tráfego, para reduzir acidentes causados por distração ao volante.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ainda ontem á tarde foi fazer a minha caminhada e desta vez fui por uma nova ciclovia que ainda não tinha utilizado, e a ciclovia é paralela a uma estrada com algum movimento em certas horas, o pessoal novo estava tudo a mexer nos tlf, impressionante claro que depois as filas ficam maiores porque estão distraídos a mexer no tlf e não reparam que os outros carros já avançaram, eu nem consigo imaginar este pessoal no dia do apagam, deviam parecer baratas tontas, se o apagam fosse as tais 72 horas que se falava, a taxa de suicídio tinha disparado. 🙂 🙂
    O que é que esta gente têm de tão urgente para estar sempre agarrados aos tlf?

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      faz falta um detox.

      1. Avatar de GM
        GM

        HMD tem detox mode.

  2. Avatar de Simão
    Simão

    Força nisso, é multar essa malta à grande.
    Isto é daqueles fenómenos que me irrita imenso e sou da geração de 90.
    Não consigo entender mesmo o porquê deste vício horrível da malta.
    A conduzir é para estar atento ao redor, não para ver mensagens, posts do Insta, tik tok, vídeos, chamadas de vídeo ou seja lá o que for! Será que isso é mesmo urgente enquanto conduzem?
    E o que irrita mais é que hoje em dia nos carros modernos é só ligar o telemóvel ao carro através do Bluetooth e dá para fazer chamadas à vontade, controlar spotifys, e entre outras coisas…
    E se ainda não têm carro moderno, basta comprar um suporte dos variados modelos que existem e colocá-lo no carro para poderem fazer chamadas à vontade sem terem de agarrar no telemóvel!

  3. Avatar de RAVEN
    RAVEN

    Sinais dos tempos. Falam muito dos adolescentes e crianças estarem viciados, mas no adultos assume contornos muito severos também! Flagelo silencioso!

  4. Avatar de RAVEN
    RAVEN

    Simplesmente ridículo ver tantas pessoas a verem estados das RS, escreverem mensagens ou mesmo estarem em videochamadas ao volante. Se ficassem também sem o telemóvel piavam fininho! Injustificável!

  5. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    Eu sou motociclista e todos os dias há um condutor de automóvel que tenta matar-me… Já tenho visto ursos com headphones nos 2 ouvidos todos contentes…
    E se um “animal” está a usar as duas faixas ou aos SSS é garantido que está a olhar para o telemóvel (ou está bebado, ainda pior)…
    Eu não desejo multas a ninguém mas a estes condutores desejo que lhes passe um autocarro em cima e que fiquem paralíticos para refletirem bem no que fizeram…

  6. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Quando são radares moveis dizem que é caça a multa, quando são apanhados ao telemóvel deve ser caça aos retardados, carregar forte neles, e nos que não fazem a porcaria de um pisca, carros cada vez mais inteligentes para pessoas cada vez mais burras.