Autonomia alargada: proprietário transformou o seu Tesla num veículo “a gasolina”

39 Comentários

A autonomia inquieta muitos potenciais clientes de carros elétricos a bateria, mas também proprietários, que fizeram a compra, apesar do receio. Tirando partido do seu engenho, este dono de um Tesla terá transformado o seu Model Y num veículo “a gasolina”.



Apesar de os carros terem autonomias cada vez mais alargadas, o problema da infraestrutura de carregamento mantém-se em muitos locais do mundo, especialmente nos mais rurais e remotos.

Com o objetivo de enfrentar uma viagem até à plataforma de observação do Monte Evereste, o proprietário de um Tesla terá modificado o seu Model Y, transformando-o numa versão “extended-range”.

Conforme relatado pelo CarNewsChina num artigo recente, o proprietário instalou um gerador a gasolina de 8 kW na traseira do seu Tesla, afixando-lhe uma placa de matrícula, por forma a cumprir os regulamentos.

 

Versão “extended-range” do Model Y da Tesla

No mesmo artigo, é explicado o processo: o gerador produz energia CA, que é depois enviada para uma extensão elétrica, permitindo ao proprietário utilizar o carregador normal do veículo para recarregar a bateria quando necessário.

A versão “extended-range” do Tesla Model Y terá alcançado com sucesso a plataforma de observação do Monte Evereste no condado de Lazi, situado a uma altitude superior a 5300 metros.

Segundo relatado pelo proprietário, mesmo a esta altitude extrema, o gerador conseguia fornecer uma potência de carregamento de 3 kW, o que se traduz numa estimativa de 19 quilómetros de autonomia extra por hora.

Apesar de um carregamento completo com o gerador demorar cerca de 9h30m, o proprietário partilhou que o objetivo principal não passava por carregar totalmente a bateria com o gerador, mas adicionar autonomia suficiente para chegar à próxima estação de carregamento disponível ou fornecer energia de emergência quando necessário.

Conforme citado pelo órgão de comunicação, o gerador terá custado 2800 yuan (cerca de 345 euros) e, quando se utiliza o gerador para reabastecimento de energia, a gasolina custa cerca de 1 yuan (cerca de 12 cêntimos) por quilómetro. De ressalvar que a ideia passava por recorrer ao gerador quando não existissem opções de carregamento adequadas.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    ” (cerca de 0,12 cêntimos) por quilómetro.”
    Ou seja, 12€ por cada 100 km.
    Ainda bem que a gasolina na China é cara…
    Se fosse baratinha como em Portugal, fazer 100 km custava só uns simpáticos 22€.
    Segundo alguns alucinados do mundo elektro, carregar um carro elétrico com recurso a um gerador a gasolina sai mais barato do que colocar a gasolina diretamente num motor de combustão.
    É o cúmulo da engenharia do disparate… transformar energia térmica em elétrica… para voltar a transformá-la em movimento, com perdas em cada etapa, e ainda achar que se está a poupar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Óbvio, os alucinados como você nem viu que usam um gerador de 8 kW para carregar a 3, ou seja, nem souberam adaptar o gerador a usar a potência máxima.

      É isso que os híbridos fazem e consomem menos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Estou com uma pena de si…O santo milagreiro dos geradores que alimentam elektros a consumir menos que gasolina directamente nos motores. looolooolool

        Olhe diga-me lá onde é que há geradores de  8 kW a 300 paus. Vou já lá comprar.
        É que ando com ganas de comprar um até 500€ e o que aparece só dá 2 ou 3 kW de pico e na maioria do tempo não podem estar em carga máxima.

        P.S. se efetivamente, apesar do preço de baixa gama, tinha  8 kW e só puxou 3 tb gastou menos combustível. É assim que a coisa funciona.

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, porque como ele disse é para aumentar um pouco de autonomia.

          Na China, naquele país que disse que a gasolina é mais barata.

          Tem de comprar na China, já se esqueceu onde foi a adaptação ?

          Se ele soubesse como o carro funciona, podia ter metido 6 a 7 kW de carga, aproveita a carga máxima do gerador e poupava combustível.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que é que ainda não percebeu?
            Vc não pode puxar pela potência de um gerador continuamente no máximo. 8kW deste gerador é a potência de pico que ele tem. A potência sustentável terá que ser sempre menor, idealmente em torno dos 4kW, de contrário dá cabo dele.
            Ainda por cima em altitude… e como o gerador não parece ter injecção electrónica, de contrário não custava 300 e picos €, parece-me que 3kW já são um bom valor. Vc é que não perde a mania de querer ser mais papista que o papa.

            P.S. Novamente, Se fosse possível operar continuamente à potência de pico, também não gastava somente 0,12 €/km, mas sim 0,24 €/km ou mais…

            Quanto ao preço da gasolina no Tibete, o Tibete continua a ser China. Qualquer variação de preço que exista é residual!

          2. Avatar de JL
            JL

            Pois não, mas posso puxar 6.4 kW, não percebeu essa, eu disse de 6 a 7.

            Errado, não encontra nenhum gerador onde a potencia continua é metade, normalmente é 75 a 80% do máximo.

            Ele não custou euros, lá está você a mentir, custou yuans.

            Mas ele não precisa de trabalhar há potência de pico, até porque nenhum carro carrega a 8 kW em monofásico.

            Seja onde for, não é euros.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “…É isso que os híbridos fazem e consomem menos. …”
        Consomem… consomem, então não consomem?
        Veja-se o caso do i3 REX, uma tecnologia datada que a própria BMW descartou vai para uma década, mas que agora os chinos, cheios de inovação, andam a vender sob o cognome ERVE como se fosse a última bolacha do pacote.
        “…Using 52.4 miles instead, our 1.722 gallons of gasoline burned at a rate of 30.4 mpg…”
        São só uns simpáticos 7,7 litros aos 100 km naquela casca de noz de nome i3.
        LOL!
        https://www.edmunds.com/bmw/i3/2014/long-term-road-test/

        1. Avatar de JL
          JL

          Falhou outra vez, o I3 não é hibrido.

          E isso é muito para um carro a gasolina ?

          Casca de nós ? tem mais espaço que o seu, realmente não pesca nada de automoveis.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É tão híbrido como o Li Auto L7, por exemplo.
            Ambos têm uma bateria, e em ambos os casos o motor a combustão (gerador) não está ligado às rodas.
            Ambos são veículos movidos exclusivamente por motores elétcricos, sendo que o motor térmico serve apenas para gerar electricidade quando necessário.
            Ambos podem ser usados no dia a dia como 100% elektros e contam com o gerador como extensor de autonomia para viagens mais longas.
            Ambos não são híbridos convencionais, são elektros com geradores a gasolina, desenhados para oferecer o melhor dos dois mundos…condução eléctrica sem ansiedade de autonomia.
            O que mais os diferencia é que o i3 levava uns 8 litros de gasolina enquanto que o Li leva uns 70 litros LOL
            Ainda não há um teste sério ao Li mas é fácil concluir que se o casca de nós gasta 7,7/100, este Li arraçado de mastodonte deve gastar uns 12 😛

            Adiante 7,7 é pouco para aquela carica?
            Eu acho muito
            O meu gasosas foi atestar ao preço antigo, espere aí que já vemos:
            Ainda não estava na reserva por isso não foram os habituais 48 litros, foram só 44,54 para 726,8 kms. Ou seja 6,13L/100 km. Tem sido sempre assim. Não desespere, LOL
            E sempre aqui nas voltinhas que é o que mata o consumo dos térmicos (para viagens mais longas levo o Diesel, como não podia deixar de ser)

            Qt ao tamanho, A carica apenas é mais alta de resto perde em largura e em comprimento. Tanto assim é que não tem espaço para 5 pessoas.
            E é mais alta porque tem que ser mais alta por causa da marreca, caso contrário os passageiros batiam com a cabeça no tejadilho ou ficavam marrecos a fazer pandan com a marreca. eheheh

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, não é híbrido, já vi que nem de automóveis percebe.

            Se são movidos por motores eléctricos, são eléctricos.

            Pois não sei híbridos convencionais nem não convencionais, já que não são híbridos.

            O i3 leva 9 litros.

            E não, o Li Auto L7 são 65 litros, não acerta uma.

            Depende a que regimes andou.

            Já conhecemos alguém que fez 180 KMS com 9 litros.

            Portanto se as voltinhas é o que mata os consumos, deve saber porquê, porque trabalham em vários regimes, ao contrário dos extensores de autonomia que trabalham a um regime certo, daí os baixos consumos.

            Um i3 é um carro com muito espaço, mete inveja a qualquer pandeireta grande por fora mas depois é pequena por dentro.

            É mais alta porque tem mais espaço, ocupa menos espaço e faz menos incomodo a bateria num eléctrico que o túnel de transmissão num a combustão, tanto que muitos até deixam de ter 5 lugares nalguns países devido a isso.

            O i4 é um carro baixo e também tem bateria, deixe-se de parvoíces e preconceitos sem nexo.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó @JL, estou-me a marimbar para o gajo que vcs conhecem que diz que fez os 180 kms com 9 lts. O que me interessa é que um reput@do e insuspeito órgão de comunicação social “Edmunds” testou e comprovou que a carica mama 7,7l/100

            Quanto às capacidades dos depósitos de um e outro tem que rever o seu português. Eu dei uma aproximação não um valor exacto: (“uns” sabe o que significa?)
            A ideia da ordem de grandeza que se pretendia passar está correcta. Um tem depósito de motoreta, o outro tem depósito de jipe loooloool

            Qt ao espaço. Lamento mas a carica só leva 4 e qt a factos não há argumentos.
            Ainda por cima tem um porta-bagagens onde nem sequer cabe um porco para assar !

            Quanto a serem elektros ou híbridos plug-in ou o raio que os parta, isso pouco importa. O que importa é que por via do que quer que sejam, mesmo que gastem 15 aos 100 , só porque andam com um plug atracado passam automaticamente a contar para o hype da religião elektra, disso não restam dúvidas. Foi preciso um trabalho sério de investigação, em mandarim, imagine-se, para perceber como eram realmente constituídos os famosos NEVs da China, que não paravam de crescer e figuravam nas estatísticas da EVangelização mundial e lá no fundo do baú foi possível descobrir que um ou dois distraídos se descaíram e mencionavam os ERVEs. Ora bolas. Se calhar não era para se saber…
            O certo é que eles nunca deixaram de contar para as estatísticas elektas sob a capa do nome genérico NEVs “Veiculos de Nova energia” que KKKlanElektro garantia ao mundo que era tudo BEV.

          4. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            No dicionário diz que a palavra hibrido “significa algo que é uma mistura de diferentes elementos, seja em termos de espécies, materiais, ou conceitos. Pode referir-se a um animal resultante do cruzamento de duas espécies distintas, a uma palavra composta por elementos de línguas diferentes, ou ainda a um automóvel que utiliza diferentes fontes de energia, como um motor a combustão e um motor elétrico”
            Portanto, um carro é hibrido porque pode andar com 2 tipos de fontes de energia. Depois se os motores estão ligados às rodas ou não, são particularidades técnicas e por isso é que se começou a dividir em subsecções Mild, Plug-In, REX, etc. Um carro GPL, tecnicamente, também é um hibrido e quem disser o contrário, tem de voltar a ler a definição que está no dicionário

          5. Avatar de JL
            JL

            Deve estar a marimbar porque não interessa também essa realidade.

            Comprovou tal como o outro que fez muitos mais KMS.

            Sim, leva 4 com bastante espaço, já outros a combustão levam um quinto que tem de ir à perna larga devido aos túneis de transmissão, em alguns países já tiram esse lugar do número da lotação.

            Errado, eles são eléctricos, e algumas vezes usam o motor a combustão para carregar a bateria, mas os alucinados da combustão usam logo isso como argumento para dizer que é a combustão.

            Eles já pararam de crescer há muito tempo, e nunca cresceram tanto como os 100% eléctricos, isso é apenas desvaneios de alguns, como você.

            Tanto não contam que até você não conta, tanto que chamou nev que é bew energy vehicles, nada tem a ver com eléctrico.

          6. Avatar de JL
            JL

            *”New”

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            NEV
            “NEV” significa New Energy Vehicles, que em português se traduz normalmente como Veículos de Nova Energia foi o que eu disse e não está errado. Porque insiste em desconversar?

          8. Avatar de JL
            JL

            Em Português significa círculos a novas energias, electricidade não é nenhuma nova energia.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só vc é que está certo e todos os outros estão errados:
            …Veículos de nova energia da China ganham terreno na Europa

            02:12:17 2025-03-21…”
            https://portuguese.cri.cn/2025/03/21/ARTI1742523135066960

          10. Avatar de JL
            JL

            Não entendi onde apareceu o “círculos”. Loool

            Nesse caso está mal traduzido, o que isso que quer dizer é que são veículos que usam energias que antes não eram usadas nos mesmos, não se refere à energia em si, mas sim aos veículos.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A descrição é sempre igual, qq que seja a fonte. NEV na China=Veículos de Nova Energia.
            Em resumo, NEV (Veículos de Nova Energia) é tudo o que tenha um Plug-in para conectar à corrente = BEV + PHEV (incluindo EREV) e também os FCEV (H2).
            Googlar está à distância de um click, confira por si.

          12. Avatar de JL
            JL

            Exato, veículos que antes não existiam e como vê nem todos são de ligar à tomada.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto. Os Fcev não são de ligar à tomada. Por isso estão na mesma frase, mas separados dos que se ligam à tomada.

          14. Avatar de JL
            JL

            Separados onde ? Não são na mesma NEV ? Então afinal qual é a diferença neles para outros para estarem dentro do mesmo grupo ?

    2. Avatar de Gonçalo Andrade
      Gonçalo Andrade

      ” (cerca de 0,12 cêntimos) por quilómetro.” (portanto pouco mais de uma décima de cêntimo)
      0,12 x 100km = 12 cêntimos por cada 100km. E não 12 euros.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Um @Andrade, será sempre um andrade. Nunca desiludem 😛
        P.S. o autor queria escrever 0,12€. Hoje em dia o yuan vale ≈0,13€

      2. Avatar de Max
        Max

        O post está errado – são 12 cêntimos por km e não 0,12 cêntimos por km. O que diz a fonte (link do último parágrafo do post):
        “Ao usar o gerador para reposição de energia, a gasolina custa aproximadamente 1 yuan (14 centavos de dólar) [= 0,12€] por quilómetro.” Por isso está certo: 100Km = 12€
        Querer fazer 100Km po 12 cêntimos – nem na China 🙂

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          100Km po 12 cêntimos é possível. De bici eléctrica. E até por zero cêntimos. De bici normal.E até se poupa em transporte, em ginásio e em tempo, e mesmo em farmácia! As pessoas é que não têm QI suficiente para isso.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Compensa se for feito numa central, não é num geradorzito chinês que já toda a gente sabe que ainda é mais ineficaz que um carro com motor térmico… Se puser um hibrido a carregar a bateria só com o motor também vai gastar muito mais combustível do que se fosse a andar. Leis da física ninguém as engana, nem um super cromo da inteligência

  2. Avatar de Max
    Max

    Comentário do editor
    “Em vez de chamar isso EREV [extended range EV], é mais preciso dizer que o carro viaja com um gerador de energia. Este não é um verdadeiro extensor de alcance capaz de carregar a bateria enquanto se conduz, e não é economicamente viável. Mesmo considerando o custo mais alto de carregamento rodoviário, o custo operacional típico de um veículo elétrico na China geralmente não é superior a 0,4 yuan por quilómetro [5€ aos 100km]. Além disso, 98% das áreas de serviço rodoviário em toda a China agora estão equipadas com estações de carregamento rápido. No entanto, dado que o proprietário estava a viajando para o Tibete, muitas vezes referido como o “Teto do Mundo”, esse nível de ansiedade de alcance talvez seja compreensível.”
    Bem, se 98% das áreas de serviço já estão equipadas com estações de carregamento rápido, percebe-se o crescimento dos VE na China.

  3. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    O titulo é enganador desnecessariamente, ele não “transformou o seu Tesla num veículo “a gasolina””
    Apenas adicionou um gerador a gasolina para adicionar autonomia suficiente para chegar à próxima estação de carregamento disponível ou fornecer energia de emergência quando necessário. São coisas completamente diferentes transformar um tesla num veiculo a gasolina ou manter o carro elétrico e adicionar um gerador a gasolina.

  4. Avatar de Ska
    Ska

    O Opel Ampera faz o mesmo e não precisa de um gerador xD

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      E o Mazda mx-30 também, com um motor wankel a servir de gerador. Falta só dizer que os consumos poder passam dos 10 litros/100 kms quando a bateria acaba e o carro é alimentado a gerador.

  5. Avatar de Zé

    Transformou o carro elétrico em híbrido. Apenas estás a seguir as tendências do mercado lol

  6. Avatar de JL
    JL

    Não faz qualquer sentido, gastava menos tempo num carregador rápido, e não, a andar não carrega, por mais voltas que ele dê.

  7. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Transformou num hibrido é a verdade. Aliás o BMW i3 Rex já tem mais de 10 anos e tem precisamente esta configuração com uma bateria de algumas dezenas de Kw e um motor de 700cc se não me engano a que chamaram (extensor de autonomia – Range EXtender)

    1. Avatar de JL
      JL

      Nesta configuração é um bev com extensor de autonomia, hibrido é quando ambas as motorizações estão ligadas às rodas.

      É um motor 650cc o mesmo que usam na scooter C 650

  8. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Mais valia ele ter comprado um híbrido. Caiu na ratoeira do Musk. lol!

    1. Avatar de JL
      JL

      Qual é o seu hibrido V12 ?

  9. Avatar de abilioesilva
    abilioesilva

    E quando chegar o dia da inspeção técnica? Vai subornar o inspetor?