TCPView: com que máquinas o seu PC está a “comunicar”?

3 Comentários

Quer saber com que máquinas a sua máquina está a “comunicar”? Os sistemas operativos oferecem ferramentas para saber essa informação facilmente. Para o Windows há uma ferramenta interessante que se chama TCPView.

TCPView: com que máquinas o seu PC está a “comunicar”?


TCPView: a app que “substitui” o netstat

Uma das ferramentas mais usadas para saber as ligações estabelecidas entre a nossa máquina e outras é o Netstat. Com esta ferramenta podemos saber ainda, detalhadamente, quais os portos de comunicação TCP e UDP abertos na nossa máquina, ver tabela de encaminhamento, estatísticas das interfaces, etc. Hoje vamos conhecer a ferramenta TCPView.

A ferramenta TCPView é uma ferramenta gratuita da Microsoft (Sysinternals) que permite monitorizar em tempo real todas as ligações TCP e UDP no sistema.

TCPView: com que máquinas o seu PC está a “comunicar”?

O TCPView é uma ferramenta gráfica para Windows que mostra uma lista detalhada das conexões de rede ativas no seu sistema, incluindo:

  • Processos que estão a usar a rede
  • Endereços IP locais e remotos
  • Portos lógicos utilizadores (locais e remotas)
  • Estado das ligações TCP (Ex: ESTABLISHED, LISTENING, TIME_WAIT)
  • Protocolo utilizado (TCP ou UDP)

O TCPView não captura pacotes de rede (como o Wireshark), apenas mostra as ligações existentes e os processos associados. Para captura e análise profunda, é necessário usar ferramentas como o Wireshark ou Microsoft Network Monitor.

TCPView

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    No Janelas 11 é uma quantidade assustadora de comunicações com gente estranha. Solução? Linux!!!

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      é, esse nunca comunica com nenhum outro PC
      haja paciência…..

      1. Avatar de frogisdead
        frogisdead

        pode comunicar, mas dá para monitorar melhor, sendo que o janelas 11 como é código fechado faz as ligações e tu tens 2 hipóteses, fazes o debloat e ficas com um SO vegetal ou aguentas-te às ligações ao Chade para faezr updates sei lá vindos donde.

        Haja paciência.