Empresa devolve frota inteira de carros Tesla por culpa de Elon Musk

57 Comentários

A posição da Tesla na Europa não tem sido simples de gerir. Elon Musk escolheu tomar algumas posições mais radicais e apoiar Donald Trump, o que foi mal recebido pelos seus clientes. Com algumas situações extremadas, surge agora uma que eleva tudo. Uma empresa devolveu a sua frota inteira de carros da Tesla por culpa de Elon Musk.

Tesla empresa frota carros Elon Musk

Empresa dinamarquesa devolve frota inteira

A Tscherning, uma construtora dinamarquesa, revelou agora que devolveu toda a sua frota corporativa de carros da Tesla por culpa de Elon Musk. Na Europa, a Tesla sofre grandes danos na marca devido ao envolvimento do seu CEO na política e, o que tem sido recebido de forma nada boa.

As vendas já estavam a cair em 2024, mas o declínio acelerou de forma rápida e drástica em 2025. Isto aconteceu depois de muitas pessoas terem começado a ficar cada vez mais preocupadas com o apoio de Elon Musk a Donald Trump e aos partidos políticos de extrema-direita na Europa.

O problema é que a Tesla não só está a perder todas as novas vendas, como os atuais proprietários de Tesla também estão tentar vender os seus carros elétricos porque não querem estar associados à marca e ao seu dono. Isto também se aplica às vendas empresariais, que são populares na Europa.

São carros da Tesla e a culpa é de Elon Musk

No ano passado, fizemos uma reportagem sobre a Rossmann, uma das maiores cadeias de farmácias da Europa. Rossmann tinha uma grande frota corporativa de Tesla e decidiu vendê-la devido às ações de Musk. A Tscherning, uma grande construtora dinamarquesa, estava numa situação semelhante. A empresa eletrificara a sua frota empresarial utilizando carros da Tesla, mas anunciou esta semana que os devolveu a todos.

Na Tscherning, não decidimos apenas como conduzimos, mas também com quem conduzimos. Foi por isso que optámos por entregar as chaves dos nossos carros da empresa Tesla — não porque a Tesla se tenha tornado um mau carro, mas à luz do empenho político de Elon Musk e das opiniões que expressou publicamente (e que são cada vez mais difíceis de ignorar), nós, enquanto empresa, escolhemos dizer “obrigado pela viagem”.

A empresa acrescentou que não quer estar “associada aos valores e à direção política que atualmente acompanham a marca Tesla”. Em vez disso, comprará “alternativas europeias” aos veículos da Tesla. Esta posição da Tscherning foi de tal forma extremada que a marca partilhou um vídeo de devolução dos seus veículos.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Factos
    Factos

    E nós todos a fazermos dinheiro com as acções da Tesla. Venham mais empresas do género.

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Concordo. Os Poetugueses são, como sempre, uns oportunistas.
      Grandes empresas que admiramos. Grandes atitudes fazem a diferença

  2. Avatar de Xixas
    Xixas

    Segundo essa analogia… Os juros para quem tem depósitos sejam onde forem na Europa rende o que rende devido aos socialistas?

  3. Avatar de Jonh
    Jonh

    Todos os clientes deveriam fazer o mesmo.
    Há que ignorar/sancionar um neo nazi.

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Sim vamos todos a correr comprar um BYD, MG, Volvo.. ou até Mercedes que também já é chinesa !!! A China é um exemplo sem ditadura ou escravidão….

      Vai ganhar juízo rapaz e depois volta a comentar

      1. Avatar de Raul
        Raul

        A Mercedes chinesa?
        Ora bem, na verdade quer se queira ou não, a economia chinesa está no top. Por culpa de quem?
        Essencialmente os americanos que foram aproveitar a mão de obra barata dos pobres dos chineses. Até o meu (ex) iPhone é feito internamente na China. Claro….a montagem e os logos são terminados nos EUA.

        1. Avatar de Jota
          Jota

          Sim, a Mercedes é chinesa agora como podes ver aqui https://group.mercedes-benz.com/investors/share/shareholder-structure/ o maior acionista com 10% são os chineses BAIC !! Ainda de notar que na China está 22% do capital total da Mercedes apenas superado pelo outros 33%!

          De notar que a Alemanha tem 7% e a Europa tem 22% no entanto grande parte destes são pequenos investidores sem puder de decisão!

      2. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        Escravidão na China ? Ate pode haver alguns casos mas não são comuns. Cá tambemse detectam casos de vez em quando, em explorações agricolas. Isso significa que as empresas portuguesas tambem usam escravos ?

        1. Avatar de Jota
          Jota

          https://observador.pt/2022/08/17/sistema-de-trabalho-na-regiao-chinesa-de-xinjiang-pode-equivaler-a-escravatura-segundo-relator-da-onu/

          Se calhar agora a ONU é mentirosa… Mas se pesquisares no Google e saíres do mundo cor de rosa vais encontrar muito mais até aqui no Pplware já rodou essas notícias

        2. Avatar de Jose
      3. Avatar de JL
        JL

        Também há escravatura em Portugal, deixa de comer produtos produzidos cá devido a isso ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Também há n links do que se passou em Portugal nos últimos tempos, e também não vive num mundo cor de rosa.

      4. Avatar de Orlando
        Orlando

        Concordo

    2. Avatar de JL
      JL

      Então que mal ele lhe fez ?

      1. Avatar de Actarus
        Actarus

        Pareces uma comadre cusca da aldeia a querer saber tudo dos vizinhos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então que mal ele lhe fez a si ?

          Há algum mal nisso ?

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Dá-lhe urticária invejosa.

          2. Avatar de JL
            JL

            Invejosa ? Nem por isso.

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Controle a inveja, se não tens condicões de comprar há quem tenha.

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Empresas militantes. Uma hora o político muda e aí já conhecemos essa história.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Ou seja a empresa vai deliberadamente perder dinheiro por questões políticas… Espero que não esteja em bolsa pois isso pode ser contestado como incompetência na gestão pelos acionistas…

    1. Avatar de Max
      Max

      Vai perder dinheiro porquê? Troca uns elétricos, de uma empresa dos EUA, por uns elétricos, europeus – e melhora a sua imagem corporativa.
      E aproveita a publicidade gratuita. Até fez um vídeo com os Teslas a sair
      https://electrek.co/2025/05/15/company-returns-entire-tesla-vehicle-fleet-because-of-elon-musk/

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Elementar

  6. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Comprassem a gasolina. Ainda abriram os olhos a tempo.

    1. Avatar de JL
      JL

      A gasolina não vem de ditadores ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Aqui compraram a gasolina e estão cheios de problemas, pelo menos nos teslas o problema não são os carros.

      Tivessem comprado eléctricos, ainda abriam os olhos a tempo .

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Vocês são engraçados. Tem carros a gasolina com problemas, tem carros elétricos com problemas, tem carros a gasóleo com problemas. Criticar é fácil mas até quando ardem carros parte do problema começa na parte elétrica independente de ser elétrico gasóleo ou gasolina. Mas para algumas pessoas os problemas são só derivados ao combustível

        1. Avatar de JL
          JL

          O meu não tem problema nenhum. Lool

          Eu só fiz o que ele gosta de fazer.

          Sem parte eléctrica também não funcionavam, e muitas vezes são fugas de combustível e lubrificantes.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Eu começo a pensar é em dizer obrigado pela viagem ao pplware, pois já me incomoda há algum tempo o tipo de informação quer partilham e opiniões que emitem, erradamente, quer do ponto de vista da substância, quer do ponto de vista do site que não tem nada a ver com isso……….

    1. Avatar de Alfie
      Alfie

      Realmente já houve melhores dias. A tecnologia está em desaparecimento…

      1. Avatar de Vítor M.

        Bem pelo contrário. Além de cada vez haver mais tecnologia, nos seus mais variados formatos, o que antes era da área da mecânica, hoje é tecnológico, olha os carros, por exemplo. E posso-te dizer aqui já uma confidencialidade, no espectro nacional da informação automóvel, o Pplware está no top dos mais preponderantes.

        Ai e tal o Pplware é isto e aquilo… é jovem… ó jovem, não escrevemos o que tu gostas, escrevemos a verdade dos factos. Por vezes acolhe o gosto do leitor, por vezes não. É a vida, quantas vezes comes o que não gostas?

        Pensa nisso. 😉

        PS: em 2025, nos 4 primeiros meses do ano, o Pplware teve um dos seus melhores resultados. 🙂

  8. Avatar de joao
    joao

    quando começarem a oferecer quero 1 Tesla……por enquanto estão caros…..é usados que imaginei que ficavam mais baratos pelo contrário estão cada vez mais caros

  9. Avatar de Zé dos galos
    Zé dos galos

    Aceito Teslas , e ainda dou 5 euros …

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      É o que costumas meter de gasolina para passear ao domingo…

  10. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Eu vou até aos 10 euros. Não sou fã dos elétricos mas não me importo de comprar por 10 euros. Ainda devo conseguir ganhar dinheiro

    1. Avatar de JL
      JL

      Entretanto também deve ter uns a gasolina da Polícia italiana.

    2. Avatar de Xixas
      Xixas

      10 euros é quando sias do monte e tens que meter gasolina para subir de novo

  11. Avatar de Aziado
    Aziado

    Eu dou 50€, mas tem de me oferecer uma cybertruck, para ir até à praia do malhão. Se for com o carro, perco os para-choques, pelo caminho.

  12. Avatar de Max
    Max

    Parece que ter um Tesla é correr risco de vida. Ia um, num Cybertruck, no seu sossego, quando ia a ultrapassar outro carro, este deu-lhe uma panada que o atirou para fora da estrada, por ódio à Tesla e a Musk. Li isso num post há dias. É preciso ter cuidado. Sabe-se lá se não foi por causa disso que a Rossmann e a Tscherning se desfizeram dos seus.

  13. Avatar de Celso
    Celso

    Se começarem a vender teslas semi novos a 10 mil euros … ???

    1. Avatar de Carlos+Fernandes
      Carlos+Fernandes

      Na escola ensinam isso, não realidade não executam. Vejam os bancos em Portugal que não podem ir à falência e executam um movimento socialista em que as todas as pessoas têm de os salvar. Já se uma família não tem condições para pagar uma habitação, não vejo os bancos a unirem se para encontrarem uma solução.

  14. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    O nivel de demencia destes tipos da esquerda e inacreditavel.

    1. Avatar de Max
      Max

      São empresas a desfazer-se dos Teslas. Não são de esquerda nem de direita. Fazem o que consideram ser melhor para a sua imagem corporativa.
      No caso da Rossman, que tinha uma frota de cerca de 800 veículos Tesla e comprava 180 carros Tesla por ano, desfez-se dela em agosto de 2024 por:
      “Elon Musk não esconde o facto de que apoia Donald Trump. Trump chamou repetidamente às mudanças climáticas uma farsa – essa posição está em grande contradição com a missão da Tesla de proteger o meio ambiente através da produção de veículos elétricos”, explicou o CEO da Rossmann, Raoul Roßmann.

      1. Avatar de Giggio
        Giggio

        A ignorância total servindo de desculpa! Mudança climática só no meu saco quando meto nas piranhas !

  15. Avatar de João Paulo Valador
    João Paulo Valador

    Parabéns O Mundo
    Por Seres Consciente

  16. Avatar de Marcos
    Marcos

    Voltem se para a China ou Rússia e logo vêem o que é bom para a tosse….acreditar que os estados unidos estão para ajudar alguém é um pouco inocente, mas acreditar que a China ou a Rússia estão para ajudar alguém, para além de inocente é ignorância e pouca inteligência. Já vi que a Pplware dar relevo a artigos destes devem ser só comunistas aí desse lado que concordam com autocracias. Mais um artigo desses e tbm vou deixar de seguir as vossas páginas. Felizmente o povo português ontem deu sinais de abrir um pouco os olhos e virou á direita. Admira me os que apoiam tanto o 25 de abril e depois são a favor de ditadura. O Trump mal ou bem, que em bom da verdade não é flor que se cheire…..mas foi a eleições e ganhou. Perguntem aos homólogos de China e Rússia se ganharam as eleições? Até acredito que haja eleições mas é tudo muito bem controlado, não há liberdade de voto

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Grande texto cheio de arrogância e discurso típico de aspirante a ditador e depois nem sabes se há eleições na China e na Rússia, enfim… é a ascensão da ignorância aliada à estupidez e com a propaganda imperialista bem oleada.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Estás enganado, se há quem respeite as eleições e democracia sou eu. Tu pelos vistos é que só respeitas os resultados quando corre para o teu lado. É simples vais trabalhar 1 ano nos USA, outro na Rússia, outro na China , outro na Venezuela e outro em Inglaterra e depois vem aqui comentar. Lá é que são ditaduras, se há eleições são controladas ou então prendem se ou eliminam se os opositores com capacidade de chegar mais longe …..simples. Pelos vistos o ditador és tu…..e pior és fundamentalista porque não aceitas a diferença e pluralidade de pensamentos. És do pensamento único, que é o teu. Tu próprio contradizes te para quem é tão a favor da liberdade de expressão e pluralidade de opinião

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Vou transcrever o que disseste para as pessoas entenderem:
          oink, oink, oink vai para Cuba! oink, oink, oink vai para a Coreia do Norte!, oink, oink, oink vai para a Venezuela, oink, oink, oink ditadura oink, oink, oink terrorista oink, oink, oink, rok rok

          PS: já foste ver se há eleições na Russia e na China ou nem isso aprendeste comigo?

          1. Avatar de Marcos
            Marcos

            Pode haver eleições mas não é transparente. Aqui no tempo do estado novo caso não saibas tbm havia eleições mas era de tal forma controlado que ganhava sempre o mesmo. Aqui o único verdadeiro ditador és tu, mas isso é um problema teu.
            Tens a tua opinião e eu respeito, eu tenho a minha, portanto respeita a minha

          2. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Ninguém falou em transparência. Falou-se em eleições, quanto há “transparência” é outra conversa, ainda há poucos anos se andaram a anular votos nos EUA e o presidente que ganhou no dia seguinte não foi eleito (espanto!), portanto, não são as “democracias” que são transparentes de certeza nem muito menos “limpam tudo”, como em Gaza que vemos um genocídio em direto mas ninguém faz nada porque “é uma democracia”…
            Quando não sabes se há ou não eleições em 2 dos países mais influentes do Mundo (sem ir ver ao Google) é porque não estás minimamente informado , não lês jornais, não vês as noticias, não lês nada relacionado com politica internacional (e muito seguramente nacional), visto isso, não achas que deverias moderar a tua opinião e manter a bitola baixa? Quando a ignorância é o único argumento que tens, começas a chamar ditador e fundamentalista, vai para Cuba e outras cassetes de propaganda imperialista que não fazem sentido nenhum só porque coloquei em causa a tua afirmação, não te sentes um boneco a ser empurrado à mercê dos arrogantes que manipulam as tuas ideias?

          3. Avatar de Leonel matos
            Leonel matos

            Há sim eleições já Rússia. Antes de começar já o Putin é o vencedor mas tem sim eleições.

          4. Avatar de Marcos
            Marcos

            Ter eleições não transparentes é a mesma coisa que não ter. É a mesma coisa que um jogo de futebol ter o vencedor e a equipa que perde já sabe que o adversário vai ganhar nem que seja com esquemas. Joga se o jogo só para tapar os olhos aos adeptos …..concordas com isso? Eu não.
            Já para não falar do trabalho escravo e do respeito que há pela dignidade humana na China…..

  17. Avatar de Certificado_na_vida
    Certificado_na_vida

    É o que acontece quando se usa um determinado objeto de uma determinada marca pelo status que esta proporciona no meio social. Neste momento ninguem se quer associar ao Musk e a Tesla é que paga…

  18. Avatar de Badmordeafoka
    Badmordeafoka

    Acho muito Bem, penalizar uma pessoa por apoiar um presidente eleito democraticamente, isso é inadmissivel. Vamos mas é para a ditadura Chinesa e pelo trabalho escravo. Temos que acabar com essas cenas dos votos que o povo é parvo, o comité é que deve decidir por todos.

    1. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Mas não estão a penalizar o Musk pelo Trump não te enganes. Estão a penalizar o Musk pelas suas atitudes e pela sua arrogância. Fazer parte da política foi opção dele e algumas das coisas que desagradam milhões de pessoas em todo mundo foi concelho dele ao Trump. Não julguem que o velho é o único responsável por todas coisas parvas que faz ou diz