Apple está a ponderar aumentar o preço do iPhone e “esconder” a culpa das tarifas

26 Comentários

A Apple poderá estar a preparar um aumento no preço dos seus futuros iPhones, não apenas devido a inovações tecnológicas, mas também como uma manobra estratégica para mitigar o impacto de tarifas comerciais sem o admitir publicamente.


Aumento de preço dos iPhones em equação

Segundo informações avançadas pelo The Wall Street Journal, a gigante de Cupertino está a equacionar um incremento no valor dos seus próximos modelos de iPhone. Fontes próximas dos planos da empresa indicam que a estratégia passaria por aliar esta subida de preço a novas funcionalidades e a um design renovado, de forma a justificar o valor acrescido perante os consumidores.

Embora os detalhes sobre estas melhorias permaneçam por confirmar, persistem rumores sobre um eventual modelo ultrafino que poderia servir de âncora para esta nova política de preços.

As mesmas fontes citadas pelo jornal norte-americano asseguram que existe uma intenção clara dentro da Apple de desvincular publicamente este potencial aumento das tarifas impostas pelos EUA a produtos fabricados na China, onde a maioria dos iPhones ainda é produzida.

A justificação é clara: em abril, um simples artigo que sugeria que a Amazon iria discriminar o impacto das tarifas no preço final dos produtos foi suficiente para a Casa Branca considerar o ato como hostil, obrigando a empresa de Jeff Bezos a recuar e desmentir rapidamente essa intenção. A Apple parece querer evitar um confronto parecido.

O cenário atual não é simples para a Apple

Segundo as fontes do WSJ, a margem para reduzir custos através dos fornecedores é escassa. Isto implica que, sem um aumento de preços, o impacto das tarifas resultaria numa diminuição direta dos lucros.

Consequentemente, a empresa estará a considerar o que fontes internas descrevem como “a opção menos desfavorável”: aumentar os preços, apresentando as alterações como uma evolução natural e justificada pelas melhorias do produto, em vez de uma consequência direta das políticas comerciais.

Paralelamente, a Apple prossegue com a sua estratégia de diversificação geográfica da produção. Tim Cook, CEO da empresa, já havia indicado que uma parte considerável dos iPhones comercializados nos EUA durante o segundo trimestre seria proveniente da Índia.

No entanto, a produção dos modelos de topo de gama – como as versões Pro e Pro Max – continuará, maioritariamente, dependente da China, segundo as mesmas fontes. Apesar de a Índia ter iniciado a montagem de algumas versões Pro, a sua infraestrutura técnica ainda não parece estar ao nível exigido para uma produção em massa equivalente à chinesa.

Recentemente, os EUA e a China anunciaram um acordo para suspender grande parte das tarifas mútuas. Contudo, algumas mantêm-se em vigor. Entre estas, destaca-se uma tarifa de 20% que afeta os smartphones, relacionada com o conflito em torno do fentanil, e outra de 10% que permanece como taxa base.

Esta trégua é, portanto, parcial e temporária, o que, se por um lado traz algum alívio, por outro adiciona um elemento de incerteza ao panorama global.

 

Leia também:

Com a concorrência a pressionar, estará o iPhone a perder o seu brilho?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Não há nada para esconder – se as taxas alfandegárias sobem, o preço sobe. A Apple pode esmifrar ainda mais os fornecedores, mas há limites.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Para quê esmifrar os fornecedores, se pode esmifrar os consumidores, hoje 1500, amanhã 2000 porque sim… e as pessoas vão pagar pelo status ou pelo menos pelo ecossistema e acabou a conversa, e se reclamarem ainda passam por pobretanas pelos círculos de amizade.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    A procura é tanta que não me choca, há que saber capitalizar quando os factores macroeconómicos assim o permitem

    1. Avatar de /Pedro António
      /Pedro António

      Sim,…. se perderemos devemos sempre roubar!

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pode subir à vontade e para os valores que quiser.
    Duvido que vendam menos.
    Isto é quase uma seita.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Será só a Apple?
    Pergunto-me qual será o preço dos Google Pixel 10 que serão lançados nos próximos meses… Também devem aumentar, digo eu…

    1. Avatar de José Faria
      José Faria

      Quando sair o 10 compro o pixel 9 pro e só de pensar que tem suporte até 2031 ou a alternativa graphenos os e sempre excelente negócio compra-lo desde que façamos questão de o ter tantos anos!

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @José Faria, provavelmente ainda nos vamos cruzar na fila de espera 🙂 🙂
        Se descer ao preço do Pixel 8 Pro assim espero também vou comprar o Pixel 9 XL, a idade não perdoa quanto maior melhor.

        1. Avatar de José+Faria
          José+Faria

          Temos que combinar o dia e a loja onde comprar! :p E sim estou a ponderar comprar o XL mas ainda tenho que o pegar e ver se não é grande mais. Mas acredito o que tamanho XL vai ser o tamanho standard daqui a 5 anitos

    2. Avatar de Max
      Max

      Espera aí – está-se a falar do aumento do preço do iPhone … nos EUA.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não conheces mesmo a politica de pricing da apple 😀

        1. Avatar de Max
          Max

          Conheço perfeitamente. Tirando o câmbio euro/dólar, que não é o do dia – é acertado periodicamente, o preço, sem impostos, nos EUA e na Europa é exatamente igual. Se estás a sugerir que os compradores europeus estão a subsidiar os compradores dos EUA estás totalmente enganado.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Estou a querer dizer que os preços são iguais em todo lado.
            Para os americanos não muda grande coisa porque os telemóveis são subsídiados dentro dos planos pós pagos, não conheço ninguém que compre iPhones pvp a não ser para levar para outro pais

        2. Avatar de Ric/\rdo
          Ric/\rdo

          Ate sao justos. Macmini com m4 e 16gb ram por 500 euros, e so o melhor preco beneficio num pc

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Mini itx concordo

  5. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Aumentar mais ainda? lol.

  6. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Fogo, ainda bem que comprei o iPhone 16 ainda há pouco. Até foi bom. Já tenho iPhone até 2031.

  7. Avatar de Aziado
    Aziado

    Enquanto houver pessoas a dar 1500€ e mais por um smartphone, o céu é o limite.

    1. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      Isso é verdade e dá para notar. A maior parte do povo compra as versões Pro e Ultra dos modelos mais caros das diversas marcas. Eu não posso. A versão mais barata serve-me perfeitamente. Ainda durante estes meses comprei o Samsung Galaxy S25 e o iPhone 16, os modelos mais baratos. Os outros dão rios de dinheiro pelos mais caros. Olhe, enfim…

    2. Avatar de Outro trolha
      Outro trolha

      os iphones sao baratos. O preço nao é que nao é feito a pensar no tuga

      1. Avatar de V@
        V@

        Checkmate. No tuga, no norte africano, nos subsaarianos e afins. A questão não é o preço que nunca economia saudável deve ser livre, mas sim o esforço que tem de fazer para aceder a um determinado bem em função dos seus rendimentos regulares.

  8. Avatar de O+que+sera,+sera
    O+que+sera,+sera

    So compra quem quer. Nao compro um telemovel há 5 anos e nao vou comprar até este partir ou não der para mais, por isso podem aumentar o que quiserem, so malucos e que comprou telemóveis todos os anos ou telemóveis a 1000 euros

  9. Avatar de jotabê
    jotabê

    A seguir serão outras empresas importadoras a fazer o mesmo porque os trumpistas não podem descobrir que o aumento de taxas alfandegárias lhes vai ao bolso.
    Na Europa todos sabemos que as taxas e impostos aumentam o preço dos produtos, mas a mensagem de Trump é que o aumento de taxas alfandegárias vai ser suportado pelos fabricantes, boa sorte…

  10. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    Qual é a novidade? Sempre aumentaram os preços… Agora têm mais uma pseudo desculpa. E vão culpar o Trump. Mas os fanboys bancam. Nem que seja em nome da liberdade ou inclusão.

  11. Avatar de CromossomaXY
    CromossomaXY

    Giro é perceber que o petróleo continua a baixar mas os preços dos combustíveis não… Deve ser da guerra na Índia ou das tarifas…

    1. Avatar de Max
      Max

      Preço do Brent:
      – dia 6/05 (4ª Fª): em torno de 61,3 USD, após um mínimo de 4 anos, acompanhando a descida das bolsas
      – dia 13/05 (4ª Fª): 66,6 USD, acompanhando a subida das bolsas após o anúncio da redução das tarifas de Trump à China em 115%
      Post de amanhã: subida do preço dos combustíveis.