PSP Alerta: muita atenção às burlas com falsos acidentes

26 Comentários

As burlas com falsos acidentes são cada vez mais frequentes em Portugal. Só este ano as autoridades já receberam mais de 100 denúncias. Saiba qual o Modus Operandi dos burlões.

PSP Alerta: muita atenção às burlas com falsos acidentes

PSP: Há situações que os burlões até têm um terminal automático de pagamentos

De acordo com um comunicado da PSP é explicado que os burlões abordam a vítima quando está a efetuar algum tipo de manobra – na maior parte das vezes marcha-atrás -, sobretudo em estacionamentos de grandes superfícies comerciais. Em seguida afirmam que embateu na sua viatura e pedem compensação imediata em dinheiro pelos danos, usando manipulação e recorrendo à intimidação.

A PSP revela que as vítimas são normalmente pessoas idosas, vulneráveis quer pela idade, doença ou fragilidade económica e acabam por ser “forçadas” a entregar quantias monetárias com o recurso à intimidação e/ou ameaça física.

PSP Alerta: muita atenção às burlas com falsos acidentes

As autoridades referem também que este tipo de burla já está tão avançado que, em algumas situações, o criminoso apresenta à vítima um terminal de pagamento automático, forçando que proceda ao pagamento imediato.

A PSP e a GNR têm reforçado os alertas à população, especialmente aos mais vulneráveis. Este fenómeno está ligado a redes de crime organizado que exploram o medo e o instinto de proteção familiar.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário
    Mário

    “o criminoso apresenta à vítima um terminal de pagamento automático”

    Estes tipos cada vez são mais empreendedores.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Mesmo, até acabam por ajudar as seguradoras.
      Então eu sou obrigado a ter um seguro que pague os estragos a terceiros que a minha viatura possa causar. Pago esse seguro.
      E então, um melão destes, ia obrigar-me a pagar-lhe um suposto estrago, para o qual eu já pago (seguro).
      Burlas?? Mas vocês estão com a cabeça onde? Isto é roubo sob intimidação e ameaças físicas. Não existe outro nome.

  2. Avatar de MP
    MP

    “a entregar quantias monetárias com o recurso à intimidação e/ou ameaça física.”.
    Isto não é burla, é roubo.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      sem dúvida. a tipificação do crime é inequívoca, é roubo

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Lelos in tha house…
    Um conhecido meu contou-me que o pai dele vendeu o carro a uns lelos.
    Barato, coisa para 1500 euros.

    Passado uns dias tinha em frente a casa uma data de lelos a dizerem que o carro avariou e arranjaram e queriam que ele pagasse o arranjo.
    Mas quem, no seu juízo, faz negócios com essa gente?

    1. Avatar de frogisdead
      frogisdead

      Nem todos são rambos, no entanto uma dash camera de 60 EUR resolve o problema.

      1. Avatar de Zé da Quinta
        Zé da Quinta

        Infelizmente as dashcam neste pais não servem de prova e, ainda, as imagens pod3m ser usadas contra si em tribunal, por nao respeitar a proteção de dados.

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Não é bem assim:

          Em Portugal, a utilização de dash cams para gravar sistematicamente a via pública é questionada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e pode constituir uma violação da lei, em particular o artigo 19.º da Lei n.º 58/2019. No entanto, a utilização não é completamente proibida, desde que as gravações não sejam divulgadas publicamente sem o consentimento das pessoas filmadas e que sejam respeitadas as normas de privacidade e proteção de dados pessoais.
          Argumentos Contra a Utilização:
          Violação da Privacidade:
          A CNPD argumenta que a gravação sistemática da via pública, sem o consentimento das pessoas, viola o direito à privacidade.
          Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD):
          O RGPD, implementado em Portugal através da Lei n.º 58/2019, limita a utilização de câmaras de vigilância em áreas públicas.
          Capacidade de Identificação:
          As imagens captadas por dash cams podem permitir a identificação de pessoas, mesmo que não estejam visíveis de forma óbvia.
          Argumentos a Favor da Utilização:
          Evidência em Caso de Acidente:
          As gravações podem ser usadas como prova em caso de acidente ou incidente de trânsito.
          Respeito pela Privacidade:
          É fundamental que as gravações não sejam divulgadas publicamente sem o consentimento das pessoas filmadas.
          Utilização Limitada:
          A utilização da dash cam deve ser limitada à situação específica em que é necessária (ex: acidente, situação de perigo) e não como forma de vigilância constante.
          Recomendações:
          Respeitar a Privacidade:
          Não divulgar as gravações publicamente sem o consentimento das pessoas filmadas.
          Utilização Limitada:
          Não utilizar a dash cam para vigilância constante da via pública.
          Informar-se:
          Consultar o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e as diretrizes da CNPD sobre a utilização de câmaras de vigilância.
          Ter Cuidado com a Lei:
          A Lei n.º 58/2019 limita a utilização de câmaras de vigilância em áreas públicas.

  4. Avatar de MLopes
    MLopes

    os meus sogros já foram vitimas disto o ano passado.
    começou num parque de estacionamento de um supermercado, um indivíduo abordou o carro, o meu sogro não ligou e continuou a vida dele saindo do parque em direção a casa sendo perseguido pelo carro do referido indivíduo e um comparsa, o carro começou a buzinara e a dar sinal para o meu sogro parar, ele não parou até que no meio de uma estrada larga mas sem muito movimento o carro ultrapassa e atravessa-se à frente dele. abordaram-no a perguntar se ele não tinha visto que tinha batido no caro deles no estacionamento, mostraram-lhe uns danos (tinta raspada) mas o carro do meu sogro não tinha dano algum pelo que no caso era claramente mentira ter feito algo ao carro dos indivíduos. exigiram dinheiro e quando o meu sogro se recusou e pediu à minha sogra que ligasse à polícia ameaçaram-no e ele acabou por entregar algum dinheiro.
    ficou de tal forma nervoso e em choque que nem a matrícula do carro se lembrou de apontar….não que valesse de muito mas….

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Espero que pelo menos tenham apresentado queixa. Sem queixa não há crime. Mesmo que não dê em nada, como é costume.

  5. Avatar de freakonalesh
    freakonalesh

    Confesso que quando leio sobre este tipo de crime violento ferve-me o sangue e penso que nisto os Texanos têm razão. Valorizas mais o meu dinheiro que a tua vida? FAFO!

  6. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    Dash camera a gravar para a nuvem. Não impede a intimidação, mas se isto é parecido com aquela moda que estava a acontecer nos EUA onde bastante malta postou os videos nas redes sociais e estes criminosos forma filmados no acto então a proteção é fácil.

    Claro que os mais idosos com dash cameras é mentira, mas basta uma pessoa apanhar estes fulanos em flagrante para eles pensarem duas vezes antes de fazerem de novo.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tendo em conta o anedótico estado da Justiça e das Forças de “Segurança”, o melhor é entrar rapidamente dentro do carro, trancar as portas, ligar para a GNR/PSP e aguardar umas 4 ou 5 horas ….

    1. Avatar de Yamahia
    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Jorge, sou da opinião que a licença de porte e uso de arma deveria ser facilitada e não ser a palhaçada que é.
      Tem registo criminal limpo? Há algum outro factor que possa impedir a posse da arma, tipo ter alguma doença mental ou similar?
      Não? Então pode ter.
      Balística feita e se a usar nós vamos saber que a usou e arcará com as consequências, se as houver.
      Usou num ladrão que lhe queria arrombar a porta às tantas da manhã?
      Vai receber um louvor e uma medalha.
      Usou para proteger a sua vida ou a de outros?
      Herói nacional.

      Agora, claro, com estas leis que temos, em que só o criminoso pode ter armas, estamos tramados.
      Já para não falar que quem usar uma arma num ladrão está desgraçado…
      Ainda me lembro do outro do café, que viu um ladrão a roubar-lhe o estabelecimento e deu-lhe um tiro.
      Resultado? Teve que indemnizar o ladrão…

      Este país é um bananal…

      Anyway, quem quiser mesmo uma arma há maneiras de a obter.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Se a licença de porte de arma for facilitada é mais fácil um ladrão andar armado e quando estiver a fazer uma coisa destas, e por alguma razão correr mal, mata a vitima. A vitima, como são idosos, mesmo que tenham uma arma consigo se a tentar usar, há mais probabilidade de matar outra pessoa que o próprio ladrão. Mas se queres experimentar o que é matar por causa de um roubo de 50 ou 100€, vais para as favelas do Brasil e já podes ter uma pequena noção do país que tínhamos se tivéssemos imbecis como tu em cargos de responsabilidade.

  8. Avatar de Nrc
    Nrc

    O Ventura é que tem razão 😀

  9. Avatar de Aziado
    Aziado

    Os ciganos são peritos em fazer, este tipo de golpes. E a PSP e GNR como têm medo deles, olham para o lado.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Aziado, a PSP e a GNR não têm medo deles.
      Por eles bem que lhes caíam em cima.
      Problema são as esganiçadas aos gritos e um povo burro que nem uma porta que permite coisas destas sem se revoltar.

  10. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    na estava na altura de actualizar o enquadramento legal das dash cams. Esta a chegar ao ponto em que vai ser impossível não ser aldrabado sem isso

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Em Portugal, a utilização de dash cams para gravar sistematicamente a via pública é questionada pela Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e pode constituir uma violação da lei, em particular o artigo 19.º da Lei n.º 58/2019. No entanto, a utilização não é completamente proibida, desde que as gravações não sejam divulgadas publicamente sem o consentimento das pessoas filmadas e que sejam respeitadas as normas de privacidade e proteção de dados pessoais.
      Argumentos Contra a Utilização:
      Violação da Privacidade:
      A CNPD argumenta que a gravação sistemática da via pública, sem o consentimento das pessoas, viola o direito à privacidade.
      Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD):
      O RGPD, implementado em Portugal através da Lei n.º 58/2019, limita a utilização de câmaras de vigilância em áreas públicas.
      Capacidade de Identificação:
      As imagens captadas por dash cams podem permitir a identificação de pessoas, mesmo que não estejam visíveis de forma óbvia.
      Argumentos a Favor da Utilização:
      Evidência em Caso de Acidente:
      As gravações podem ser usadas como prova em caso de acidente ou incidente de trânsito.
      Respeito pela Privacidade:
      É fundamental que as gravações não sejam divulgadas publicamente sem o consentimento das pessoas filmadas.
      Utilização Limitada:
      A utilização da dash cam deve ser limitada à situação específica em que é necessária (ex: acidente, situação de perigo) e não como forma de vigilância constante.
      Recomendações:
      Respeitar a Privacidade:
      Não divulgar as gravações publicamente sem o consentimento das pessoas filmadas.
      Utilização Limitada:
      Não utilizar a dash cam para vigilância constante da via pública.
      Informar-se:
      Consultar o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e as diretrizes da CNPD sobre a utilização de câmaras de vigilância.
      Ter Cuidado com a Lei:
      A Lei n.º 58/2019 limita a utilização de câmaras de vigilância em áreas públicas.

  11. Avatar de J. Bastos
    J. Bastos

    Segundo tenho visto , este procedimento já hà muito tempo que está sendo corriqueiro no Brasil , onde até são provocados acidentes em estradas. No entanto , com este CPP que protege mais os criminosos que os cidadãos não vamos a lado nenhum , e até parece que os partidos são cúmplices desta situação , pois ela está identificada, até Jorge Sampaio o disse quando era PR . Quando fotos da PJ de criminosos a manusearem droga não podem ser utilizadas como prova à pala do omnipotente direito à privacidade . Eu fui educado no tempo do “quem não deve não teme ” . Mas… esta arquitetura foi desenhada ,sabem por quem ? Que até são maioritariamente advogados , e criaram uma mina para os advogados chicaneiros .

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      É uma questão de todos terem de cumprir a lei, até os policias veja-se lá!

  12. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Tem-se agravado desde que vieram tantos imigrantes com cadastro para Portugal…

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Pois é coitados, são vitimas dos portugueses que os roubam.