Lançar o GTA 6 em 2025 “não era uma promessa realista”, afirmam empregados da Rockstar

22 Comentários

O adiamento de Grand Theft Auto 6 (GTA 6) continua a gerar discussão, mas para muitos dentro da Rockstar Games, a janela de lançamento original em 2025 nunca pareceu viável. Fontes internas sugerem que o prazo inicial era ambicioso demais face à escala do projeto.


Ceticismo interno na Rockstar Games

A notícia de que a Take-Two Interactive previa lançar GTA 6 no outono de 2025 foi recebida com surpresa por muitos, incluindo, aparentemente, os próprios colaboradores da Rockstar Games.

Segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, através de uma publicação na rede social Bluesky, a ideia de um adiamento já circulava internamente há meses, sendo considerada quase inevitável desde, possivelmente, o início do ano.

Ninguém com quem conversei na Rockstar acreditava que o outono de 2025 seria uma janela real há muito tempo. Muito trabalho, pouco tempo e o que parece ser um desejo real da gerência de evitar um “crunch” brutal. O adiamento do GTA VI para 2026 parecia inevitável há meses, se não mais.

Crunch

Períodos de trabalho intensivo e frequentemente excessivo.

Rumores antigos e o regresso aos escritórios

As primeiras indicações de que o GTA 6 poderia não cumprir a janela de 2025 surgiram em março do ano passado. Nessa altura, o site Kotaku reportou que o desenvolvimento do jogo estaria a enfrentar percalços, o que causou apreensão na Rockstar Games quanto à capacidade de cumprir o calendário previsto.

Foi também nesse período que a empresa determinou o regresso obrigatório de todos os colaboradores ao trabalho presencial nos escritórios. Esta decisão gerou controvérsia e levantou receios entre os trabalhadores sobre um possível regresso a uma cultura de trabalho mais tóxica, com pressão extrema para cumprir prazos apertados.

Apesar dos rumores e das preocupações internas, a Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar, veio a público pouco depois confirmar o lançamento do GTA 6 para o outono de 2025. Esta garantia tranquilizou momentaneamente os fãs e os investidores, com o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, a desvalorizar a possibilidade de atraso.

Contudo, a confirmação oficial do adiamento acabou por chegar. Num comunicado recente, a Rockstar informou necessitar de mais tempo para polir o jogo e garantir a qualidade esperada. Consequentemente, a próxima entrada na aclamada saga GTA está agora prevista para a primavera de 2026 (se não surgirem novos imprevistos).

 

Leia também:

Rockstar Games promete: GTA 6 vai exceder todas as expectativas

 

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ric/\rdo
    Ric/\rdo

    Tanta coisa e os graficos parecem de um jogo de 2016. Vejam o red dead redemption 2 ou o last of us e comparem. Nada de especial, ate o spiderman 2 esta no mesmo nivel

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não sejas tolo.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Mas já jogas te o jogo ahah? Ver videos é totalmente diferente.
      O GTA V quando foi lançado foi a bomba que foi anos de luz à frente de tudo o resto e este aqui será igual não tenhas dúvidas

    3. Avatar de Berto
      Berto

      Mas já sabes com base nos “possiveis vazamentos” ?
      Os gráficos finais certamente ainda não estão nem programados

      1. Avatar de Ric/\rdo
        Ric/\rdo

        Se vai correr na playstation 5 que corresponde a uma 3060 entao não pode ser nada de especial. Mesmo a ps5 pro e apenas uma 4060 equivalente

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não podes comparar isso dessa forma os jogos para PS são muito mais optimizados por exemplo a ps5 só tem 16gb que para um pc de jogos é pouquissimo e não dá para nada no entanto os jogos correm lindamente lá

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Vê-se que compreendes a essência de um videojogo e não és literalmente leigo na matéria lolol

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não sabia que o jogo já tinha sido lançado para se poder fazer comparações…

      O jogo ainda está em desenvolvimento e os leaks que há nem sequer é com o ambiente gráfico full desenvolvido. Na altura do GTA5 os leaks era exatamente a mesma coisa. Parecia o GTA4.
      E o material que a Take2 lançou nem é gameplay.

      Por isso não vejo a logica de comparações de algo que falta 1 ano para lançar e nem existe material oficial para fazer comparação.

    5. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Comentas no Record?

      1. Avatar de Ric/\rdo
        Ric/\rdo

        E tu também pelos vistos

        1. Avatar de Asdrúbal
          Asdrúbal

          Não, só leio os comentários.

  2. Avatar de PoPeYe
    PoPeYe

    E com isso as ações da Take 2cairam 5%.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      É esperar que caiam mais, é da maneira que dá para comprar ainda mais ações, pois em 2026, ou seja, lá quando sair o GTA 6 as ações vão disparar para níveis estratosféricos.

  3. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Deverá estar bom em 2030 no PC. Quando todos os problemas estiverem corrigidos.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Como está o Cyberpunk?

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Acho que já está corrigido. Anseio por pegar neste jogo aquando for buscar uma Switch 2 para mim. Espero que façam um pack alusivo ao jogo:)

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Se não era realista, então foi fraude para subir as ações. De qualquer forma, este é o ano da Switch 2. E para o mês que vem, no dia de Portugal, sai: MindsEye, do produtor de GTA 3.

  5. Avatar de X
    X

    A única coisa que me atrai-o para a saga GTA é mesmo os carros, explorar o mundo e fugir aos policias, já as missões de crime sempre achei meio nojento e aborrecido. Deviam de apostar em fisicas mais realistas nos carros, era uma outra dimensão para quem gosta de simulações.

    1. Avatar de Joao Patinho
      Joao Patinho

      Explorar o mundo e fugir aos policias? Devias jogar need for speed entao…gta não e o que procuras

  6. Avatar de Luis Marciano
    Luis Marciano

    Uma das maneira que o GTA 6 me podia surpreender era ter uma missão há estação espacial igual a do filme Elysium (2013), há estação Lunal e a Marte… DLC… e os graficos…

  7. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Eu aqui que já não jogo GTA deste os Stories, portanto fiquei pelo San Andreas…ainda nem ao GTAIV cheguei!

  8. Avatar de Miguel Santos Oliveira
    Miguel Santos Oliveira