Apple vai mover a câmara para o canto superior esquerdo e esconder o Face ID… mas porquê?

11 Comentários

São apenas rumores, mas sabemos que muitos destes rumores acabam por se materializar. Caso aconteça, por que razão a Apple irá mover a câmara frontal do iPhone para o canto superior esquerdo?


No 20.º aniversário, o iPhone vai esconder o Face ID

Há um relatório a referir que a Apple está a planear uma grande alteração no design dos modelos iPhone 18 Pro em 2026, movendo os sensores do Face ID para debaixo do ecrã e deslocando a câmara para o canto superior esquerdo do ecrã.

Durante anos, a notch ou a Dynamic Island ocuparam a área central superior para alojar os componentes do Face ID, sensores de proximidade e sensores de luz ambiente.

O relatório indica que, no iPhone 18 Pro e iPhone 18 Pro Max, a Apple pretende integrar todos estes sensores diretamente sob o painel do ecrã.

De acordo com uma fonte com conhecimento direto, isto permitirá um aspeto muito mais limpo, deixando apenas um pequeno orifício (estilo hole-punch) para a câmara frontal, agora colocada distintamente no canto superior esquerdo.

Um estilo novo no iPhone, mas batido no mercado

Mover o recorte da câmara do centro para o canto superior esquerdo, ao mesmo tempo que se escondem os sensores, reduziria significativamente a interrupção visual no ecrã.

Já vimos outros fabricantes tentarem colocar tecnologia debaixo do ecrã, embora nem sempre com sucesso — por vezes os sensores não funcionam tão bem ou o ecrã apresenta pequenas falhas nessa zona. No entanto, a Apple tende a esperar até conseguir resultados impressionantes antes de lançar uma funcionalidade.

Este design previsto para os modelos Pro de 2026 parece ser um passo calculado. Abre caminho para o objetivo final, que poderá chegar em 2027 (coincidindo com o 20.º aniversário do iPhone).

O relatório sugere que, nessa altura, pelo menos um modelo poderá ter tanto os sensores como a câmara frontal totalmente escondidos sob o ecrã, alcançando finalmente uma verdadeira experiência de ecrã de ponta a ponta.

Juntamente com os modelos Pro com este novo design frontal, espera-se também que a Apple atualize o iPhone fino (thin iPhone) e apresente o seu primeiro dobrável — um dispositivo tipo livro, que contará, segundo se refere, com um ecrã interno de quase 8 polegadas na diagonal quando aberto, e um ecrã externo de cerca de 5,7 polegadas quando fechado.

Se o relatório estiver correto, a Apple dividirá os seus lançamentos de smartphones, com os novos modelos standard e de baixo custo a chegarem na primavera de 2027.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aziado
    Aziado

    Agora que a posição das câmaras estava padronizada, os engenheiros da Apple, foram à casa de banho e tiveram uma ideia de m***.
    Só falta colocarem também a câmara dos iMacs e dos Macbooks, no canto do ecrã.
    A câmara frontal deve ficar, ao meio dos equipamentos, porque é a câmara que as pessoas utilizam, para videoconferência.

    1. Avatar de Vítor M.

      Chama-se evolução., padronizar… ok e é isso que a Apple poderá estar a tentar fazer. A Apple, apesar disto ser um rumor (e diz lá, tu é que não sabes ler), a Apple se algum dia lançar um iPhone dobrável quererá ter a câmara e o Face ID longe do centro, onde o ecrã dobra. Por isso poderá padronizar, como dizes, num outro sítio a câmara 😉 percebeste agora o rumor?

  2. Avatar de Ric/\rdo
    Ric/\rdo

    Tantos anos depois copia o android, a solucao e copiar o zenfone com a camera que flipa e usa a traseira para frontal

    1. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Ainda bem que todos copiam todos. Quem fica a ganhar é consumidor.

  3. Avatar de Mamaki Funini
    Mamaki Funini

    Em 2026 é que vai ser… ahaha sempre atrasados

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      Atrasados em quê? Que faz o teu telemóvel que o iPhone não faça? Explica lá.

      1. Avatar de Ambush
        Ambush

        Facil, digo uma e quero ver tu a responderes. Quando colocas o numero de telemovel no chamador de chamadas, não consegues apagar um numero do meio ou do inicio, não tens como editar se te enganares num numero, tens de colocar novamente ou apagar tudo, no android funciona. A mesma coisa com a calculadora, não é possível ver o historico.

        Confirma se isto é verdade ou mentira.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          numero de telemóvel verdade o histórico na calculadora funciona da para ver

        2. Avatar de bot101
          bot101

          Mentira. Acabado de confirmar. Se fizeres um “long press” tens a hipotese de editar e alterar a posição do cursor como em qualquer editor de texto.

          Fica a dica (também desconhecia).

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            ja vi tens razao thanks

        3. Avatar de Unknown
          Unknown

          Isso era uma piada??
          Afinal não é fácil dizeres uma…que seja verdadeira.