Apagão energético: 15 GW foram repentinamente perdidos em apenas 5 segundos

41 Comentários

A Península Ibéria ainda está a recuperar do apagão energético ocorrido no ontem. A rede elétrica mostrou as suas fragilidades e neste momento procura-se a causa do sucedido. Sabia que 15 gigawatts foram repentinamente perdidos da rede em apenas cinco segundos?


Crise na energia é uma situação grave e inédita

A declaração é do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que referiu que “é algo que nunca aconteceu antes”. Segundo Sánchez, “15 gigawatts foram repentinamente perdidos do sistema em apenas cinco segundos”.

Quinze gigawatts equivalem a aproximadamente 60% do consumo do país nesse momento [cerca das 12h33]. O que provocou este desaparecimento súbito do fornecimento? É algo que os especialistas ainda não conseguiram determinar, mas vão fazê-lo.

Prometeu Sánchez.

O primeiro-ministro espanhol disse ainda que o apagão desencadeou uma “interrupção generalizada do abastecimento em toda a Península Ibérica e em algumas regiões do sul da França” que afetou milhões de pessoas e gerou “perdas económicas nos negócios, nas empresas, na indústria”. É uma situação grave e inédita.

Segundo o Conselho de Segurança Nuclear espanhol, os reatores das centrais nucleares espanholas que estavam em funcionamento “pararam automaticamente” por falta de energia.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cr
    cr

    Foi um “ovni” que ontem precisou de fazer um paragem e recarregar as baterias em terras de “nuestros hermanos”, 🙂

  2. Avatar de JL
    JL

    15 GW ou 15 GWh ?

    1. Avatar de Vítor M.

      15 GW “Sanchez said that the country had suffered a loss of 15GW of electricity generation in five seconds, equivalent to 60% of national demand. Technicians were working to figure out why that sudden drop occurred, he said.”

      1. Avatar de JL
        JL

        Pois, eles também falharam na unidade. Lol

        1. Avatar de Vítor M.

          Tu é que não estás correto. O que é estranho, para quem gravita tanto nos conteúdos dos elétricos 😉 mas vamos lá explicar. Para descrever a perda de potência instantânea no momento de um apagão, o correto é dizer 15 GW (gigawatts).

          Diferença:

          > GW (gigawatt) → medida de potência, ou seja, o quanto de energia estava a ser consumido/produzido naquele instante. Ex.: “O apagão causou uma perda de 15 GW de carga.”

          > GWh (gigawatt-hora) → medida de energia ao longo do tempo, ou seja, quanto foi consumido durante um período (1 hora, 2 horas, etc.)

          Portanto, para noticiar ou descrever o impacto instantâneo do apagão, a unidade correta é:

          “O apagão de ontem causou uma perda de 15 GW.”

          1. Avatar de Anung
            Anung

            O JL não consegue desligar a cabecinha do mundo dos elekros por 1 segundo 🙂

            É como vocês a alimentar paranóicos do caos.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            O JL é que está certo. Nós é o Pedro Sánchez e a REE também estão errados.

          3. Avatar de JL
            JL

            Anung, ninguém falou nisso, ao que parece você é que não desliga, tanto que veio logo com eles na boca.

        2. Avatar de JL
          JL

          É muito simples, potência é em watts, energia é em watts hora.

          O correto não é falar em perda, porque não se perdeu nada. A potência de geração é que caiu nessa unidade.

          1. Avatar de GF
            GF

            Na verdade, a unidade usada (GW) está correta. Quando falamos de uma perda instantânea de capacidade de geração elétrica, o que importa é a potência, e essa mede-se em watts, não em watt-hora.

            Se estivéssemos a falar de energia gerada ou consumida ao longo de um período de tempo, aí sim usaríamos GWh. Portanto, dizer que houve uma perda de 15 GW faz sentido para descrever o que aconteceu naquele instante.

            Quanto à questão de se “perder” ou não, percebo o que queres dizer — tecnicamente não desapareceu energia, houve foi uma quebra abrupta da potência de geração. Mas mesmo em comunicação técnica é comum usar a expressão “perda de potência” para simplificar e descrever este tipo de falha.

            Ou seja, a unidade está certa e o termo “perda” também é aceitável no contexto.

          2. Avatar de fantasticoMelga
            fantasticoMelga

            o JL não está errado. O mundo pode estar errado ou existir um tema mal estudado mas o JL não erra. Factos

          3. Avatar de JL
            JL

            GF, a noticia fala em tempo, dai a minha duvida.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            JL a lutar pela razão estupidamente? Estranho.

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          não importa, o que importa é que ligaste o tesla à powerwall e electrificaste a casa toda durante 8h

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, não preciso, liguei foi o tesla à instalação para CARREGAR, pois estava com produção muito boa, quanto ao resto da casa esteve desligada da rede até hoje de manhã, sempre com energia, e podia estar assim durante muitos meses.

    2. Avatar de Nuno Almeida
      Nuno Almeida

      Potencia. 15 GW. Está certo.

  3. Avatar de Impreparados
    Impreparados

    “é algo que nunca aconteceu antes” – “Antes”, não havia CyberGuerra como agora há. E pelos vistos não somos só nós, Portugal, que estamos impreparados para ela.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não foi cyberataque e a Repsol já tinha avisado

      1. Avatar de frogisdead
        frogisdead

        foi ataque cibernautico, não ouviste o gajo da REN. ciebrnautico, aquilo é um ataque cyber que vem do mar.

        Tenham cuidado!! lol 😉

        1. Avatar de Tiriri
          Tiriri

          por acaso também reparei 🙂

  4. Avatar de 1,2,3 test
    1,2,3 test

    Podemos ver pelos os nosso próprios olhos e ouvir pelos nossos ouvidos quando a união europeia mandou terem sempre preparados um kit de emergência, isto foi um Teste aos países do sul da Europa e toda gente Observou o que se passou.
    Foram umas horas, o kit era para 3 dias, mas como viram que a confusão já se estava instalar entre a população resolveram parar o teste, porque se partissem para os 3 dias ia ser Lindo é só pensar um bocadinho no que isto ia dar

    1. Avatar de AJ
      AJ

      1,2,3 vê se aqui cada uma, melhor do que ir ver os cartoons dos jornais ROTFL

    2. Avatar de Miguel Rodrigues
      Miguel Rodrigues

      alerta chalupa

    3. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      não cortes no chocapic do lidl não

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não ia dar em nada da minha parte. Tudo tranquilo e sem kits de sobrevivência. É ter calma e pensar 5s antes de entrar em pânico e começar a fazer coisas absurdas mas sim…os profetas do apocalipse iam esgotar quaisquer recursos disponíveis, precisassem ou não deles.

    5. Avatar de 1,2,3 test
      1,2,3 test

      Para vos que responderam, isto parece uma brincadeira são novos não pensam, se tiverem de cumprir o serviço militar por algum motivo para defenderam a pátria serão os primeiro a dar a sola eu fiz o serviço militar no meu tempo e tive de gramar com muita coisa, agora aqueles que vão voluntariamente parecem que querem um serviço de 5 estrelas.
      Espero que não chegue a esse ponto, eu queria ver esta malta nova o que iria fazer
      Sim sou Maluco é disso que gostam no Exercito

    6. Avatar de Tó

      Lol. Especialista

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Vou conjecturar ou ficcionar:
    De repente, o Sistema achou que perdera quinze gigawatts.
    Ordenou que se produzisse mais, para colmatar uma falha que nunca existira.
    E foi nessa tentativa de corrigir o que não estava errado que o Sistema se desbalanceou e colapsou.

    1. Avatar de aaa
      aaa

      diz-me que és brasileiro sem o dizeres

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Já não se pode ficcionar, pá 😀 😀

    2. Avatar de anonymous
      anonymous

      Hackeralho!

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…Segundo o Conselho de Segurança Nuclear espanhol, os reatores das centrais nucleares espanholas que estavam em funcionamento “pararam automaticamente” por falta de energia. …”
    Ouvi dizer que mesmo ontem já estavam a activar com recurso a geradores a gasóleo.

  7. Avatar de frogisdead
    frogisdead

    cyerattack ou não o zelensky telefonou em direto para a tve24 a dizer que os sintomas eram semelhantes ao que eles têm quando os russos faziam cyberattacks às centrais elétricas da ucrânia. A diferença é que com eles era sempre acompanhada de uma “bomboca” LOLOL

    Verdade seja dita os espanhois continuam a acreditar mais na versão “cyberattack” mas não dizem que é russo. Aqui em Portugal a comunicação social como pensa que o povo português é muita burrinho coitadinho então inventou fenómeno atmosférico ou queda de avião LOLOL

    Curioso que a reporter espanhola da tve quando respondeu à pergunta em direto “o Que é que a comunicação social portuguesa está a avançar como causa do apagão?” e disse que era fenómeno atmosférico ou queda de avião riram-se todos à gargalhada em desprezo. Obrigado comunicação social portuguesa, mais uma vez em grande!!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A imprensa portuguesa afirmou ter sido o avião a causa? E a teoria dos ciberataques foi exclusivamente da imprensa portuguesa? Vê lá bem isso…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      “Aqui em Portugal a comunicação social como pensa que o povo português é muita burrinho coitadinho então inventou fenómeno atmosférico ou queda de avião LOLOL” Não foi a comunicação social que inventou isto.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não, mas ficou comprovado que “algum” do povo Português é efetivamente muito burrinho 😀

  8. Avatar de Eu
    Eu

    Os arautos da calamidade e os treinadores de bancada aparecem logo de imediato como que baratas ou abutres.

  9. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Apanhem os gajos!

  10. Avatar de +1
    +1

    Mas vcs não percebem? Isto foi uma maquina do tempo!
    Nunca viram a série flash? É igualzinho!!