Mobi.E: rede pública de carregamentos atinge valores recorde

21 Comentários

A Mobi.E é a entidade gestora da rede de mobilidade elétrica em Portugal e foi criada para promover a adoção de veículos elétricos no país. Desenvolve e gere a infraestrutura pública de carregamento de veículos elétricos e recentemente atingiu valores recorde.

Mobi.E: rede pública de carregamentos atinge valores recorde


Mobi.E com 660 mil carregamentos em março (+48% face a fevereiro de 2025)

A rede Mobi.E registou, em março, o melhor mês de sempre em todos os indicadores –carregamentos, número de utilizadores, energia consumida e número de postos utilizados.

Segundo informações, foram realizados mais de 660 mil carregamentos, o que representa um aumento de 48% face ao mesmo mês do ano passado, efetuados por mais de 108.000 utilizadores distintos, uma subida de 44% em comparação com o período homólogo. Foram consumidos cerca de 14,6 GWh, mais 61% em relação a fevereiro de 2024.

Em média, foram efetuados 21.419 carregamentos por dia, um aumento face a fevereiro, quando a média tinha sido de 20.708 carregamentos.

No primeiro trimestre deste ano, o número de carregamentos já ultrapassou 1,7 milhões de carregamentos, um aumento de 47% em comparação com o mesmo período de 2024.

Mobi.E: rede pública de carregamentos atinge valores recorde

A infraestrutura tem acompanhado o crescimento da procura. No final de março, a rede de carregamento pública disponibilizava 6.091 postos, o que corresponde a 11.319 pontos (tomadas que podem estar a carregar em simultâneo). Destes, mais de 2330 eram de carregamento rápido ou ultrarrápido (com potência superior a 22 kW), representando 38,3% do total da rede.

Outro dado importante é o facto de, a 31 de março, a rede Mobi.E disponibilizar mais de 377.000 kW de potência, ultrapassando o exigido pelo regulamento europeu para a criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR), que determina que deve existir uma potência de 1,3 kW por cada veículo 100% elétrico e 0,8 kW por cada veículo híbrido plug-in.

Em termos de poupança ambiental, no terceiro mês de 2025, a utilização da rede Mobi.E evitou que fossem emitidas para a atmosfera mais de 11.700 toneladas de dióxido de carbono. Seriam necessárias mais de 193 mil árvores, em ambiente urbano, com 10 anos, para reter o mesmo CO2. Fazendo as contas ao trimestre, já foram poupadas mais de 30.700 toneladas de CO2.

Em média, existem atualmente 92 tomadas por 100 quilómetros de estrada e 125 tomadas por 100 mil habitantes.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    é preciso mais

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Carrego sempre em casa e só gasto 1€ por semana”

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu é quase sempre, no ano passado apenas fiz 5 “meias” cargas fora, e na rede tesla, públicos nem usei.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nem se percebe como a MobiE relata estes afluxos espectaculares.

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque nem todos têm as mesmas condições.

  3. Avatar de V
    V

    Não tenho carro elétrico mas já percebi que, como está neste momento, o sistema não funciona a favor do consumidor.
    Espero que mude rapidamente.

    1. Avatar de AM
      AM

      Exactamente isso que escreve.
      Somente nos carregadores do Continente e da Tesla se paga o preço adequado/normal. Todos os restantes (uns mais que outros) é um fartar vilanagem aos bolsos dos utilizadores (kW, tempo, taxas e taxinhas).

      1. Avatar de V
        V

        E, pelo que sei, está a impedir a expansão da rede de carregadores.
        Espero que o futuro governo mude isto.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    E bom e mau sinal porque há muitos carregadores que não estao a funcionar sobretudo os carregadores antigos que tem muitos problemas. E há também ainda uma visão errada do modelo de carregamento, devia haver muitos mais lugares junto as zonas residenciais para carregar e não em centros comerciais.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Seguros de 9000 (podem chegar a 60000!!!!) euros mensais, impedem essa ideia.
      As, poucas, autarquias, que montaram, tem estado a desmontar. O preço, dos seguros e o vandalismo, impede a sua existência. Mesmo em prédios, montar já tem custos gigantes, o seguro dispara 5000%, por ano, depois quem paga? É que 5 em 80, condóminos, vão usar, os carregadores. E, os 80, vão pagar 2800 euros, anuais, por causa daqueles 5?

      1. Avatar de JL
        JL

        Então mostre lá um seguro desse valor ?

        Têm? Então mostre lá notícias com autarquias a desmontar os postos.

        Seguro de posto de carga ? Há cada invenção por aqui…..

        Quem paga deve ser você, porque mais ninguém se queixa desses aumentos absurdos.

        Então antes era 9000, agora já é 2800 ?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Vai dizer que os postos de carga não têm de estar cobertos por um seguro? Então porque faz o do seu carro? Afinal um carro não é para ter acidentes.
          Se eu chegar ao é de um posto e por algum motivo ele tiver alguma falha e a pessoa apanhar um choque elétrico? Pode acontecer.
          Vá ver o caderno de encargos das autarquias, e tire as suas próprias conclusões.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mostre me a prova como têm?

            O meu carro pode provocar danos a outros por ser algo que se move na estrada.

            Também pode acontecer ter alguém em casa e apanhar choque, é obrigado a ter um seguro na sua casa ?

            Então mostre lá esse caderno de encargos ?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Oh JL o governo é tão mentiroso que até já faz decretos lei a exigir isso:
            os postos de carregamento públicos de veículos elétricos em Portugal são obrigados a ter seguro. Esta exigência está estabelecida pela Portaria n.º 231/2016, de 29 de agosto, que determina a obrigatoriedade de um seguro de responsabilidade civil para os operadores de pontos de carregamento. Este seguro deve cobrir danos causados durante o exercício das atividades de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica e de operação de pontos de carregamento

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Não sou obrigado mas o custo de não ter é maior do que o custo de ter.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Óh JL, vai pesquisar 5 minutos e deixa de chatear os outros com palermices. Que paciência…….

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas os dos prédios são públicos ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Oh Anung,não é melhor fazer o que depende que os outros devem fazer, e sim, vou continuar a chatear.

          7. Avatar de JL
            JL

            Está a faltar o caderno de encargos…

      2. Avatar de RanhetaFacada
        RanhetaFacada

        Fuma menos isso

  5. Avatar de paulo
    paulo

    Normalmente carrego em casa. Cada vez que vou carregar na rua o posto está avariado ou até desligado.

    Os lidls eram bons mas já é a segunda vez que chego a um e está desligado.

    Alguns postos são fiáveis, e já sei que é melhor esquecer os outros e ir aos poucos bons.

    Acho a situação uma vergonha!