Restrições às exportações de terras raras são uma séria ameaça para a defesa dos EUA

17 Comentários

Um novo relatório alerta que os Estados Unidos da América (EUA) não são capazes de substituir o fornecimento de terras raras da China, numa séria ameaça à indústria da defesa.



Conforme informámos, a China restringiu a exportação de sete terras raras e materiais relacionados, essenciais para as indústrias da defesa, energia e automóvel, no dia 4 de abril.

Numa medida global, a decisão procura retaliar, especialmente, contra os aumentos das taxas impostos pelo Presidente dos EUA sobre os produtos chineses.

Embora ainda não se saiba exatamente como a China vai implementar estas restrições, o relatório do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (em inglês, CSIS), publicado na segunda-feira, alerta para interrupções no fornecimento a algumas empresas americanas.

Ilustração terras raras na China

Considerando o monopólio chinês nesta matéria, as restrições representam uma séria ameaça para os EUA, especialmente para o setor de tecnologia de defesa.

Os [EUA] são particularmente vulneráveis a estas cadeias de abastecimento.

Alertou o CSIS, citado pela CNBC, sublinhando que as terras raras são cruciais para uma série de tecnologias de defesa avançadas e são utilizadas em tipos de caças, submarinos, mísseis, sistemas de radar e drones.

De acordo com o relatório do CSIS, se os controlos comerciais da China resultarem num encerramento total das exportações de elementos de terras raras médios e pesados, os EUA serão incapazes de preencher a lacuna.

China e EUA

Além disso, o relatório do CSIS adverte que os controlos das exportações representam ameaças diretas à prontidão militar dos EUA, sublinhando que o país já está atrasado na sua produção de defesa.

Mesmo antes das últimas restrições, a base industrial de defesa dos EUA lutava com capacidade limitada e não tinha a capacidade de aumentar a produção para responder à necessidade de tecnologia de defesa.

Segundo a imprensa, os EUA não são o único país preocupado com o monopólio da China sobre as terras raras: países como a Austrália e o Brasil a estão a investir no reforço das cadeias nacionais de fornecimento de elementos de terras raras.

Neste caso, CSIS recomenda que os EUA ofereçam apoio financeiro e diplomático, ajudando a garantir o sucesso das iniciativas.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Trump já resolveu – aumentou a taxa de importação de 145% para 245%.
    A China já tinha dito que não ia acompanhar novas subidas de taxa, por isso a sua deve continuar em 125%.
    Para o caso de começarem a faltar produtos chineses, Trump, Musk e J.D. Vance já estão a mostrar como se fabrica nos EUA 🙂
    https://www.tiktok.com/@skyandmia/video/7491119307603102998

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Os EUA vão ter de se virar ainda mais para o Brasil.
    Mas com esta medida, a pressão sobre a Gronelândia por parte dos EUA vai aumentar ainda mais.
    Embora a quantidade de terras raras seja modesta (36 milhões de toneladas, mas das quais só 1,5 é que são económica e técnicamente recuperáveis) face às da China (44 milhões de toneladas), não deixam de ser quantidades consideráveis.

    1. Avatar de PoiZé
      PoiZé

      Em tempo de ‘guerra’ não há “economicamente recuperável”.
      Se for explorável, será explorado independentemente de ser ou não economicamente viável/rentável.
      Durante a segunda guerra mundial várias minas que estavam fechadas por não ser rentáveis foram reabertas e re-exploradas pois a obtenção do recurso era mais importante do que a viabilidade económica. (P.e. as minas de volfrâmio em portugal, da qual apenas resta uma, que estavam fechadas na altura e foram reabertas para produzir e vender volfrâmio quer aos alemães quer aos aliados..)

  3. Avatar de ummu
    ummu

    Fuck around and find out….

  4. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Upsss…

  5. Avatar de andre
    andre

    Afinal o Trump tinha razao?

  6. Avatar de Carlos faria
    Carlos faria

    Por isso queriam explorar na Ucrânia. Como na zona do Donbass quase toda a população era Russa tentaram expulsar-los das suas terras. Como a Rússia interveio agora os USA querem forçar a Ucrânia a um acordo de exploração. As verdades começam a vir ao de cima…

    1. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
      SouHumanoNaoOcidental

      Correto. Mas há mais pormenores.
      A revolta da população que fez o Zelensky subir ao poder. Se repararem a Europa não fez nada para que um presidente eleito democraticamente ficasse no poder e assim as regras da democracia continuariam a ser cumpridas.
      É nestes pequenos exemplos que vemos a sujeira das nossas democracias.
      Depois um ator, que em 3 anos consegue ganhar umas eleições, onde alguns regiões separatistas nao tiveram peso nessa eleição. Não houve exigência da parte da UE por exemplo para incluí-las nas eleições.
      Depois temos o caso do gasoduto onde Rússia e Alemanha gastaram 11 mil milhões de euros a construi-lo.
      A Europa aceitou a construção e depois quando os EUA sancionaram as empresas que o estavam a construir a UE não abriu o bico.
      E eis que de repente o gasoduto pronto não é usado.
      Mas a Rússia não é parva.
      Olhem para as reservas de ouro da Rússia.
      No início de 2000 tinha qualquer coisa como 300 toneladas e atualmente ultrapassa os 2000 toneladas e apesar de indicarem que eles economicamente estão mal continuam a comprar ouro e a livrar-se do dólar.
      E eis que o Donbass surge no mapa com minerais raros…Rússia e China sabem o que fazem..

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Caso não tenhas reparado os EUA também já tiveram um actor como presidente.

        A Europa não fez nada e deixo ir novamente a eleições livres na Ucrânia, o Put In como não gostou do resultado não respeitou a vontade do povo Ucraniano.

        Já agora como querias que se fizesse eleições num território já em guerra, como o Put In fez com pessoas armadas até ao dentes a entrar para dentro das casas das pessoas com uma urna em riste?

        Então também estas envergonhado com as revoluções que a Rússia apoio, nos países vizinhos onde têm fantoches no poder, mas ai está tudo bem, o problema é a Europa.

        Numa coisa estamos de acordo sabe mais o Put In a dormir que os 3 estarolas da casa branca acordados.

        Quando o presidente do país mais influente do mundo manda o amigo do golf negociar um tratado de paz entre a Rússia e a Ucrânia, está tudo explicado.

        O que revela mais uma vez o Trump é forte com os fracos e fraco com os fortes, mas deixa andar, parece a orquestra do Titanic o barco a afundar e a orquestra a tocar.

        1. Avatar de Dixie Nourmus
          Dixie Nourmus

          Devias tentar uma carreira como comediante. Não dizes nada de jeito e apenas limitas-te a repetir a (já muito gasta) retórica do costume.
          Pelos vistos usar o cérebro é algo complicado para esses lados.

  7. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    As” terras raras” não são escassas, são difíceis de minerar (por cada tonelada é preciso movimentar 3x ou mais toneladas de terra). OS EUA só tem é de contratar mais geólogos e investir em melhores métodos de mineração, por forma a serem uma indústria viável. Se vai demorar tempo? Depende de quanto dinheiro querem injetar.

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Se fosse em Portugal dizia-se a necessidade aguça o engenho, ao fechar-se uma porta abre-se uma janela, a duvida é se o estarola alaranjado é espeto o suficiente, aparentemente não é , mas para quem é tão dependente de terceiros nestas e noutras matérias, o estarola mor anda a dar tiros nos joelhos.
    Enquanto o estarola olha para as “ajudas” que os EUA dava como despesa os Chineses vão ocupando o lugar dos EUA, e vão ficando com as riquezas dos outros países e influenciar também esses mesmos países, lentamente estão a asfixiar os EUA, mas claro as três, últimas bolachas do pacote acham-se muito mais espertos que os outros.
    Embora o Muck já começou a abrir os olhos, vamos aguardar pelos próximos episódios.

  9. Avatar de Mamaki Funini
    Mamaki Funini

    Nobody cares

  10. Avatar de LM
    LM

    Os USA não precisam de terras raras…têm uma ave rara – o Trampa

  11. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    LOL! Fez ricochete!

    Temos pena! XD

  12. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Covfefe
    Lembram-se?

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O quê?
    A China não vende as terras raras aos EUA e isso põe em perigo a segurança nacional?
    Invasão já…
    Ai espera aí que estes são muito fortes.
    Vamos escolher um lingrinhas…